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Advisor(s)
Abstract(s)
oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
Description
Keywords
Metodologias ativas Quizizz Saneamento básico Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Dinâmicas pedagógicas TIC e educação
Citation
Pereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, M. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea). São Paulo. V. 17, n. 2, pp 153-168. ISSN: 1981-1764. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12922
Publisher
Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea)