Repository logo
 

Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 09, 2012

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 13
  • Cobertura televisiva da campanha para as legislativas 2011: os textos dos pivots nos telejornais portugueses
    Publication . Ferreira, Renato; Pinto, Ricardo Jorge
    De que forma se faz Jornalismo Político em Portugal? E de que forma se poderia fazer, melhorando-o? Partindo de uma análise quantitativa aos telejornais dos canais portugueses RTP1 e TVI saídos nos dias de campanha das Legislativas 2011, tentaremos teoricamente esboçar um modelo explicativo de como a Política – neste caso em campanha – é acompanhada pelos média (em particular aqui pelos telejornais), para depois, no decorrer do artigo, esboçarmos um modelo abstrato de hipotético acompanhamento, apresentando soluções concretas para esse efeito. How do we make Political Journalism in Portugal? What can be done to improve it? Departing from a quantitative analysis of the main news programmes in the tv channels RTP1 and TVI that were broadcast during the days of political campaign of the 2011 Legislative Elections in Portugal, we will attempt to draw a theoretical explicative model of how Politics – in this case, political campaigns – is covered by media (in particular by TV news), in order to arrive at an abstract model of possible (and better) coverage, offering concrete solutions to that effect.
  • Relação com os públicos: uma análise do discurso do Mercúrio Português
    Publication . Moreira, Cláudio; Pernes, Duarte
    Este estudo procura investigar, através de critérios de noticiabilidade reconhecidos, a influência exercida pelo Mercúrio Português, jornal do século XVII, junto dos seus públicos. Pretende-se fundamentalmente comprovar que os artigos jornalísticos escritos ao longo de cinco anos não têm por desiderato único informar os leitores. Analisando algumas passagens deste periódico, é objetivo fulcral desta pesquisa atestar o caráter propagandístico do jornal e os efeitos praticados naqueles que o liam. The following study seeks to investigate, by means of well-acknowledged newsworthy criteria, the influence exerted by Mercúrio Português, a 17th-century newspaper. Fundamentally, it is our aim to prove that the articles published in this newspaper during a time span of five years did not have the sole purpose of keeping its readers informed. One of the main goals of this article is to confirm the propagandistic nature of the newspaper and its importance among those who read it, with the analysis of a number of passages from some of its articles.
  • Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
    Publication . Gomes, Cristina Caramelo; Rendeiro, Margarida
    O presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.
  • Comunicar o direito à distância: breve estudo sobre o ensino do direito comparado
    Publication . Cardoso, João Casqueira
    O ensino à distância constitui uma nova oportunidade para os estudantes e docentes de Direito comparado. Com efeito, os temas do Direito comparado são, prima facie, adaptados ao ensino à distância — na medida em que incluem questões pluriterritoriais e multiculturais. Contudo, o ensino à distância implica aqui vários desafios, todos eles relacionados com os processos de comunicação. É o caso da definição do curso, dos seus tópicos principais, das suas línguas e metodologias. Estas questões são abordadas através da análise de exemplos específicos, de forma a sublinhar as melhorias possíveis na comunicação. Distance learning is a new opportunity for Comparative Law students and teachers. Indeed, the subjects of Comparative Law are, prima facie, adapted to learning by distance — as they involve pluri-territorial and multicultural issues. Yet, distance teaching implies here several challenges, all of them related to the processes of communication. This is the case of the definition of the course, of its main subjects, of its languages and methodologies. This contribution focuses on these questions by analyzing specific examples, and by underlining possible improvements in communication.
  • Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissional
    Publication . Vinha, Elisabete; Santos, Nelson Lima
    Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
  • O pensamento estético-cinematográfico em Ángel Quintana a partir da obra Fábulas de lo Visible
    Publication . Almeida, Mário Vaz
    Neste artigo dedicado à obra de Àngel Quintana, Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades, dissertamos sobre o seu pensamento estético - cinematográfico, nomeadamente, a ideia do acaso como signo do real e a tese sobre a autoconsciência realista que está presente numa certa praxis cinematográfica contemporânea. Fundamentalmente, as considerações tecidas giram em torno da árdua missão que o cinema detém como construtor de realidades e de fábulas. In this article, devoted to the thesis of Angel Quintana ‘Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades’, we analysed his aesthetic thoughts on cinema, namely the idea of hazard as a sign of the real and his thesis on realistic self-consciousness that constitutes the practice of some contemporary film. Fundamentally, it is a tissue of theoretical discussion regarding the role of cinema as a builder of realities and fables.
  • O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológica
    Publication . Mateus, Samuel
    O conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso, foi sucessivamente abordado de forma indireta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de advertising. Apresentando-o a partir das perspetivas históricas crítica e demonstrativa, este artigo pretende consagrar o princípio de publicidade como um campo de estudos autónomo. Para tal, propõe-se uma terceira perspetiva, a socioantropológica, a qual salienta a essência comunicacional da publicidade. The concept of ‘publicity’, understood as the quality of something that belongs to the public domain, is vital to human societies. Nonetheless, it has consecutively been addressed in an indirect manner, either through the notion of the public sphere, or through the notion of ‘advertising’. Presenting it from the critical and demonstrative historical perspectives, this article aims to present the principle of publicity as a separate field of study. Thus, it postulates a third perspective, a socio-anthropological one, which emphasizes the communicational spirit of publicity.
  • Os catálogos como ferramenta de comunicação com públicos do setor do vestuário
    Publication . Teixeira, Sandrina Francisca
    O catálogo é um produto de comunicação com presença forte no mundo da moda, reflexo por excelência de cada coleção e imagem de marca. Verifica-se que os critérios objetivos de avaliação dos catálogos não foram ainda alvo de uma análise estruturada e aprofundada, apesar da importância que possuem para as empresas do setor têxtil. Assim, decidiu-se estudar os elementos que definem o nível de qualidade estética e gráfica dos catálogos de vestuário. Analisaram- se catálogos de marcas nacionais e internacionais da indústria da moda cuja qualidade é reconhecida pelos profissionais de design. Como resultado desse estudo foram criados os Modelos Função e Linguagem dos Catálogos Imagem e Função e Linguagem dos Catálogos Produto. Catalogues are communication products with a strong presence in the fashion world and they reflect the excellence of each collection and brand image. The objective criteria for evaluating catalogues have not yet been the subject of a deep and structured analysis, despite the importance they have for companies in the textile sector. We have analyzed national and international brand catalogues in the fashion industry, whose quality is recognized by professional designers. As a result of this study we established a Model of Language Function and Image Catalogs and the Model of Language Function and Products Catalogues.
  • A tipografia no outdoor publicitário e a comunicação visual com os públicos
    Publication . Morais, Gabriel; Mesquita, Francisco
    Ao abordarmos o Outdoor Publicitário e a sua importância na comunicação fora- -de-portas, podemos verificar que estamos perante um meio de grande impacto. A sua relação com os públicos baseia-se na sua própria urgência em existir, isto é, difundir mensagens visuais para um grande número de pessoas, nos mais diversos espaços. A Tipografia associa-se ao Outdoor como elemento fundamental na constituição destas mensagens. Procurámos compreender e revelar a importância deste elemento “gráfico-linguístico” no grande cartaz de rua através de uma análise teórica destes conceitos, assim como através de uma pesquisa de campo para alcançar o estado atual da aplicabilidade da Tipografia, em Portugal, mais precisamente nas cidades de Lisboa e Porto. No final do estudo conseguimos concluir que existe uma boa aplicabilidade da Tipografia, através de uma positiva utilização e escolha de elementos visuais no Outdoor publicitário. When we consider the medium ‘outdoor’ and its importance in the field of external communication, it is possible to confirm its huge impact. Its relationship with the audiences is visible in the very purpose of the medium, i.e to broadcast visual messages to a large number of people in many different spaces. Typography is associated with Outdoor as a key element in the constitution of these messages. We sought to highlight the importance of this graphic and linguistic element by means of a theoretical analysis of these concepts. We have also undertaken field research to define the current state of the applicability of typography in Portugal, more precisely in the cities of Lisbon and Porto. At the end of the study we concluded that there is a good applicability of Typography, due to a positive selection and use of visual elements applied to the Outdoor.