Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao abordarmos o Outdoor Publicitário e a sua importância na comunicação fora-
-de-portas, podemos verificar que estamos perante um meio de grande impacto.
A sua relação com os públicos baseia-se na sua própria urgência em existir, isto
é, difundir mensagens visuais para um grande número de pessoas, nos mais diversos
espaços. A Tipografia associa-se ao Outdoor como elemento fundamental
na constituição destas mensagens. Procurámos compreender e revelar a importância
deste elemento “gráfico-linguístico” no grande cartaz de rua através de
uma análise teórica destes conceitos, assim como através de uma pesquisa de
campo para alcançar o estado atual da aplicabilidade da Tipografia, em Portugal,
mais precisamente nas cidades de Lisboa e Porto. No final do estudo conseguimos
concluir que existe uma boa aplicabilidade da Tipografia, através de uma
positiva utilização e escolha de elementos visuais no Outdoor publicitário. When we consider the medium ‘outdoor’ and its importance in the field of external
communication, it is possible to confirm its huge impact. Its relationship with
the audiences is visible in the very purpose of the medium, i.e to broadcast visual
messages to a large number of people in many different spaces. Typography is
associated with Outdoor as a key element in the constitution of these messages.
We sought to highlight the importance of this graphic and linguistic element
by means of a theoretical analysis of these concepts. We have also undertaken
field research to define the current state of the applicability of typography in
Portugal, more precisely in the cities of Lisbon and Porto. At the end of the study
we concluded that there is a good applicability of Typography, due to a positive
selection and use of visual elements applied to the Outdoor.
Description
Keywords
Outdoor Tipografia Publicidade Comunicação visual Comunicação com os públicos Billboards Typography Advertising Visual communication Communication with aundiences
Citation
Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 41-52.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa