Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 09, 2012
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- Uma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbanoPublication . Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Neves, JorgeA rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC), capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas é também apontado como fator responsável pela maior presença desta tipologia de publicidade no espaço urbano. A localização do Outdoor Personalizado no contexto urbano, caso aflorado nesta reflexão, dá conta da importância destas imagens no espaço. Pela sua dimensão e espetacularidade, pode afirmar-se, sem reservas, que elas marcam indelevelmente as nossas cidades. Deste modo, pretende-se compreender algumas das importantes variáveis que condicionam a sua disposição tendo como cenário a cidade do Porto. Mapeadas as zonas de atividade mais importantes da cidade, foi possível concluir que a Zona Urbana, Escritórios e Serviços foi, entre todas as outras, a que teve uma maior incidência de Outdoors personalizados. The quick growth of Outdoor advertising, especially that of the Customized Billboard, is due both to the existence of digital printing equipment of big format in the market and to printing materials as textile substrates (polyester) coated by polyvinyl chloride (PVC), which tolerate sizes that paper cannot accommodate. Also, the increase of people’s mobility is mentioned as the main reason for the prevalence of this kind of advertisements in the urban space. The location of the Customized Billboard in an urban context, the focus on this study, shows the importance of these images in space. Considering their size and magnificence, we can postulate that they almost influence our cities. Thus, it is our purpose to understand some of the important variables that influence the location of the Customized Billboard, with Oporto as our scenery. After mapping the most important areas of activity in the city, we concluded that the urban space (offices and services) was the area with the highest incidence of customized Outdoors.
- Os catálogos como ferramenta de comunicação com públicos do setor do vestuárioPublication . Teixeira, Sandrina FranciscaO catálogo é um produto de comunicação com presença forte no mundo da moda, reflexo por excelência de cada coleção e imagem de marca. Verifica-se que os critérios objetivos de avaliação dos catálogos não foram ainda alvo de uma análise estruturada e aprofundada, apesar da importância que possuem para as empresas do setor têxtil. Assim, decidiu-se estudar os elementos que definem o nível de qualidade estética e gráfica dos catálogos de vestuário. Analisaram- se catálogos de marcas nacionais e internacionais da indústria da moda cuja qualidade é reconhecida pelos profissionais de design. Como resultado desse estudo foram criados os Modelos Função e Linguagem dos Catálogos Imagem e Função e Linguagem dos Catálogos Produto. Catalogues are communication products with a strong presence in the fashion world and they reflect the excellence of each collection and brand image. The objective criteria for evaluating catalogues have not yet been the subject of a deep and structured analysis, despite the importance they have for companies in the textile sector. We have analyzed national and international brand catalogues in the fashion industry, whose quality is recognized by professional designers. As a result of this study we established a Model of Language Function and Image Catalogs and the Model of Language Function and Products Catalogues.
- Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applicationsPublication . Gomes, Cristina Caramelo; Rendeiro, MargaridaO presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.
- Cobertura televisiva da campanha para as legislativas 2011: os textos dos pivots nos telejornais portuguesesPublication . Ferreira, Renato; Pinto, Ricardo JorgeDe que forma se faz Jornalismo Político em Portugal? E de que forma se poderia fazer, melhorando-o? Partindo de uma análise quantitativa aos telejornais dos canais portugueses RTP1 e TVI saídos nos dias de campanha das Legislativas 2011, tentaremos teoricamente esboçar um modelo explicativo de como a Política – neste caso em campanha – é acompanhada pelos média (em particular aqui pelos telejornais), para depois, no decorrer do artigo, esboçarmos um modelo abstrato de hipotético acompanhamento, apresentando soluções concretas para esse efeito. How do we make Political Journalism in Portugal? What can be done to improve it? Departing from a quantitative analysis of the main news programmes in the tv channels RTP1 and TVI that were broadcast during the days of political campaign of the 2011 Legislative Elections in Portugal, we will attempt to draw a theoretical explicative model of how Politics – in this case, political campaigns – is covered by media (in particular by TV news), in order to arrive at an abstract model of possible (and better) coverage, offering concrete solutions to that effect.
- Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissionalPublication . Vinha, Elisabete; Santos, Nelson LimaEste trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
- Comunicar o direito à distância: breve estudo sobre o ensino do direito comparadoPublication . Cardoso, João CasqueiraO ensino à distância constitui uma nova oportunidade para os estudantes e docentes de Direito comparado. Com efeito, os temas do Direito comparado são, prima facie, adaptados ao ensino à distância — na medida em que incluem questões pluriterritoriais e multiculturais. Contudo, o ensino à distância implica aqui vários desafios, todos eles relacionados com os processos de comunicação. É o caso da definição do curso, dos seus tópicos principais, das suas línguas e metodologias. Estas questões são abordadas através da análise de exemplos específicos, de forma a sublinhar as melhorias possíveis na comunicação. Distance learning is a new opportunity for Comparative Law students and teachers. Indeed, the subjects of Comparative Law are, prima facie, adapted to learning by distance — as they involve pluri-territorial and multicultural issues. Yet, distance teaching implies here several challenges, all of them related to the processes of communication. This is the case of the definition of the course, of its main subjects, of its languages and methodologies. This contribution focuses on these questions by analyzing specific examples, and by underlining possible improvements in communication.
- A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfaçãoPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Diniz, Alberto OrtizO presente estudo tem como objetivo analisar a cidade enquanto marca na perspetiva dos seus residentes. Mais concretamente pretende-se analisar as dimensões Notoriedade, Imagem, Qualidade e Satisfação e verificar até que ponto as três dimensões influem na Satisfação dos indivíduos face à sua cidade. Foi levado a cabo um estudo de caráter quantitativo, com base num questionário administrado a uma amostra de 256 residentes da cidade do Porto. Verificou-se que os residentes consideram que o Porto tem um elevado nível de Notoriedade, que avaliam muito positivamente a Imagem e a Qualidade daquele espaço urbano e, finalmente, que estão satisfeitos com a sua cidade. The present study intends to analyze the city as a brand in the perspetive of its inhabitants. Specifically, we intend to analyze the dimensions of Awareness, Image, Quality and Satisfaction among inhabitants and to verify the relationship between the cities’s Awareness, Image and Quality dimensions and the Satisfaction regarding the city. A questionnaire was applied to a sample of 256 inhabitants of Oporto. The results show that inhabitants consider the city to have a high level of Awareness, a positive Image and Quality, and that they are globally satisfied with the city.
- Nota introdutóriaPublication . Simões, Elsa; Tuna, Sandra
- O pensamento estético-cinematográfico em Ángel Quintana a partir da obra Fábulas de lo VisiblePublication . Almeida, Mário VazNeste artigo dedicado à obra de Àngel Quintana, Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades, dissertamos sobre o seu pensamento estético - cinematográfico, nomeadamente, a ideia do acaso como signo do real e a tese sobre a autoconsciência realista que está presente numa certa praxis cinematográfica contemporânea. Fundamentalmente, as considerações tecidas giram em torno da árdua missão que o cinema detém como construtor de realidades e de fábulas. In this article, devoted to the thesis of Angel Quintana ‘Fábulas de lo visible. El cine como creador de realidades’, we analysed his aesthetic thoughts on cinema, namely the idea of hazard as a sign of the real and his thesis on realistic self-consciousness that constitutes the practice of some contemporary film. Fundamentally, it is a tissue of theoretical discussion regarding the role of cinema as a builder of realities and fables.
- O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológicaPublication . Mateus, SamuelO conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso, foi sucessivamente abordado de forma indireta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de advertising. Apresentando-o a partir das perspetivas históricas crítica e demonstrativa, este artigo pretende consagrar o princípio de publicidade como um campo de estudos autónomo. Para tal, propõe-se uma terceira perspetiva, a socioantropológica, a qual salienta a essência comunicacional da publicidade. The concept of ‘publicity’, understood as the quality of something that belongs to the public domain, is vital to human societies. Nonetheless, it has consecutively been addressed in an indirect manner, either through the notion of the public sphere, or through the notion of ‘advertising’. Presenting it from the critical and demonstrative historical perspectives, this article aims to present the principle of publicity as a separate field of study. Thus, it postulates a third perspective, a socio-anthropological one, which emphasizes the communicational spirit of publicity.