FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Análise da viabilidade econômica-financeira para utilização de biodigestores na geração de energia elétrica a partir de dejetos de suínos: estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Catapan, Anderson; Cardoso, AntónioEsta pesquisa de pós-doutoramento teve o objetivo de calcular o ponto de equilíbrio, em número de animais, para viabilizar a implantação de biodigestores para a produção de energia elétrica com a utilização de dejetos de suínos no Brasil e em Portugal. Com o intuito de cumprir este objetivo, foram levantadas informações, através de entrevistas, relativas aos investimentos iniciais e as entradas e saídas de caixa para o fluxo de caixa do projeto. Os fluxos dos dois países foram projetados independentemente. Então, foi calculado o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto e, através da ferramenta Atingir Meta do Excel, calculado o número mínimo de animais para viabilizar a implantação. Então, foi rodada a simulação de Monte Carlo para mensurar a sensibilidade dos parâmetros de entrada. Os resultados ilustraram que o ponto de equilíbrio são 1040 suínos para o Brasil e 837 para Portugal. Considerando as premissas da Simulação de Monte Carlo e considerando que p(VPL<0) = p(Taxa Interna de Retorno < Taxa Mínima de Atratividade) precisa ser no máximo 0,20 (menor risco do investidor perder dinheiro), sugere-se implantar o biodigestor para propriedades com, no mínimo, 1095 suínos no Brasil ou 880 em Portugal.
- Análise das posições-sujeito e das resistências na mediação de conflitosPublication . Fajardo, Lúcia Maria Costa; Simões, ElsaEste relatório de pós-doutoramento trata da análise do discurso na mediação de conflitos nos Juizados Especiais Cível e Criminal (JEC e JECRIM). Como corpus, trabalhamos com três gravações de sessões de mediação de conflitos. Resultados desta pesquisa: A prática da mediação de conflitos não corresponde ao seu posicionamento teórico. Os mediadores, enquanto representantes legais da instituição, direcionam a mediação. Isso mostra o caráter assimétrico da mediação de conflitos. As posições-sujeito e as resistências assumidas pelos sujeitos lhes conferem autoridade pelo lugar social que representam, revelando suas posições ideológicas. As posições-sujeito assumidas pelos mediadores, interpelados em sujeitos de seus discursos, correspondem, na maioria das vezes, à posição institucional que eles ocupam. Conclusões: A mediação de conflitos apresenta-se como contradição.
- Arquivos de Pessoa(s): um estudo sobre entendimentos e representações dos arquivos manuscritos da Casa Fernando PessoaPublication . Aldabalde, Taiguara Villela; Leão, Isabel Vaz Ponce deEste artigo pretende apresentar os resultados finais de uma investigação de pós-doutoramento. A pesquisa procura discutir a compreensão dos manuscritos arquivísticos de Fernando Pessoa (1888-1935) como um "espólio" e inferir o quantitativo das representações desses documentos, bem como identificar as práticas através das quais essas representações foram mediadas na Casa Fernando Pessoa. O método histórico-documental é adotado considerando a base empírica como os produtos, o espaço do museu e a documentação administrativa de 2006 e janeiro de 2017. Do entendimento de "espólio" resultam as seguintes consequências: uma mistura de arquivos como resultado de adições impróprias, a falta de controle sobre a preservação de autenticidade dos documentos, a ausência de representações arquivísticas e de vínculos arquivísticos, a tematização do arquivo em detrimento da descrição arquivística, a desarticulação entre coleções particulares e arquivos públicos e a não-conformidade com padrões metodológicos compatíveis com um fundo fechado de arquivo. A Casa Fernando Pessoa está localizada como um lugar de convergência entre materiais de museus, arquivos e bibliotecas. O resultado quantitativo total das representações dos manuscritos arquivísticos de Fernando Pessoa (1888-1935) corresponde ao número total de 225 representações. Foram identificadas as seguintes categorias de representação: fac-similar, artística, visual, gráfica e digital. ldentificou-se a ocorrência de 22 práticas distribuídas nos seguintes tipos: recriação histórica. exposição, exposição multimídia, curso, efemérides, webdifusão e curadoria digital. Foi possível constatar que a Casa Fernando Pessoa contribuiu para a democratização das representações dos manuscritos através de práticas de difusão e mediação cultural com material de arquivo.
- Avaliação da qualidade do serviço e da satisfação dos clientes da EDP D com o fornecimento de energia elétrica: Análise dos combustíveis fósseis e das energias renováveis usadas na produção de eletricidadePublication . Machado, Manuel Afonso; Lemos de Sousa, M. J.O tema deste trabalho é a avaliação da qualidade do serviço e da satisfação dos clientes da EDP D com o fornecimento de energia elétrica. Análise dos combustíveis fósseis e das energias renováveis usadas na produção de eletricidade. Os objetivos deste estudo empírico foram: a avaliação da qualidade de serviço e da satisfação dos consumidores com o fornecimento de energia elétrica. Foram aplicados os modelos ACSI e ECSI Portugal a uma amostra aleatória estratificada para verificar qual destes modelos explica mais da satisfação dos clientes com o fornecimento de energia elétrica. Os principais resultados apontam para o seguinte: O modelo ECSI P é o que melhor avalia a qualidade de serviço em 47,8%, é o que explica mais da satisfação dos clientes (78,4%). Os restantes valores são explicados por outras variáveis não consideradas no modelo. A produção de eletricidade renovável atingiu em 2015 uma média anual de 70% do total necessário para o consumo de eletricidade do país. Reduzi-mos em cerca de 60% as emissões de CO2 na produção de energia elétrica que representa no momento apenas 30% da energia total que se consome em Portugal. Os restantes 70% de energia que faltam para sermos autónomos no futuro, serão alcançados com mais e melhores tecnologias, mais eficiência energética e mais produção de energia renovável e geração distribuída por redes inteligentes, com capacidade de armazenamento e gestão digital, é que poderemos ambicionar a sustentabilidade ambiental.
- Avaliação das práticas de fomento da economia circular em Manaus-AM: estudo de múltiplos casos em uma escola pública e em duas empresas do polo industrialPublication . Oliveira, Marcelo Albuquerque de; Cardoso, AntónioA proposta deste trabalho incidiu em investigar as práticas de gestão, com base nas premissas da economia circular, em uma escola pública da cidade de Manaus, em uma empresa que atua no polo industrial da região e em uma microempresa que atua no ramo de produção de utensílios de madeira. Com respeito à escola pública, a proposta consistiu na avaliação da percepção dos alunos sobre os conceitos relacionados à educação e sustentabilidade, e como a economia circular pode ser impulsionada na sociedade por meio de políticas educacionais consistentes. Com base na aplicação de um questionário aos alunos, foi possível avaliar sua percepção sobre o tema ambiental e a promoção de ações circulares. Como conclusão do estudo na escola, a existência de uma política educacional sólida é capaz de impulsionar os conceitos preconizados pela economia circular, criando um círculo virtuoso natural para que esses conceitos estejam fortemente enraizados em todas as camadas da formação educacional do indivíduo. Já a marcenaria sustentável explora o conceito de economia circular com base no uso de resíduos de madeira provenientes do processo produtivo de uma empresa que atua no setor de produtos de higiene e limpeza do Polo Industrial de Manaus, que alimentam o processo de fabricação de uma Oficina Sustentável que fabrica produtos personalizados. A metodologia deste trabalho consistiu em explorar as etapas de seu processo de fabricação e revelou o potencial a ser explorado na região devido às oportunidades econômicas e aos impactos socioambientais. Por fim, o último estudo deste trabalho incidiu na avaliação do desenvolvimento de um produto a partir de sobras do processo produtivo de uma empresa fabricante de lápis de cor. O planejamento de um produto com os atuais princípios de economia circular aumentou a criatividade e a inovação para criar novos métodos que podem ser aplicados desde a fase de planejamento até o produto final chegar ao mercado.
- Avaliação de desempenhoPublication . Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes; Cunha, PedroA sociedade é cada vez mais exigente com os serviços que lhe são prestados. Em qualquer organização, os funcionários são o seu ativo mais importante, o elemento chave de concretização das suas estratégias. Daí que a motivação no trabalho deva ser uma preocupação constante dos líderes das organizações. O atual ambiente organizacional – de instituições públicas ou privadas – é altamente dinâmico e competitivo, o que exige respostas rápidas eficazes através de performances de qualidade, o que leva a um aumento de pressão sobre os líderes e gestores a quem se exige desempenhos de grande qualidade. A liderança emerge como um fator com influência sobre os comportamentos e sobre as atitudes dos colaboradores, quer pela relação interpessoal – em líderes e subordinados – quer por porem em prática os objetivos estratégicos e de GRH. A avaliação de desempenho tem por principal objetivo melhorar a performance dos funcionários, assim como, o desempenho da organização. Esta, deve ser um processo contínuo, devendo ter uma história e prospetiva, devendo integrar os objetivos individuais com os organizacionais De acordo com a nossa investigação, verificámos que os sistemas de avaliação são uma importante ferramenta de diagnóstico, possibilitam a adequação de desempenho dos funcionários e dos seus comportamentos, assimcomo, o surgimento de novas estratégias na resolução de problemas, quer por parte das chefias quer dos subordinados e, quando bem-feita, avaliação de desempenho é, sem dúvida, uma ferramenta de gestão.
- Capacidades dinâmicas nas organizações de saúde: as dificuldades na gestão, durante a pandemia COVID-19Publication . Loureiro, Ruben Joaquim Pinto; Cardoso, António; Simões, JorgeEm todos os setores, sejam públicos ou privados, o atual contexto organizacional é caracterizado por mudanças tecnológicas, económicas, políticas, sociais e culturais, que afetam as relações entre países e empresas. No setor público, o fator político e seus ciclos políticos estão mais presentes, assim como as responsabilidades sociais e humanas em saúde nos permitem diferenciar nosso ambiente de estudo de todos os restantes. Atualmente, durante a fase pandémica, de acordo com a necessidade de adaptação e a dinâmica das Unidades de Saúde, isso ainda será mais visível. As capacidades dinâmicas (DCs) precisam de ser renovadas para responder às mudanças emergentes no ambiente, e as organizações devem desenvolver capacidades para sustentar bons níveis de desempenho. Portanto, as CDs desempenham um papel essencial no desempenho das organizações. Os principais objetivos deste estudo são estudar as Capacidades Dinâmicas em Unidades de Saúde durante a fase inicial da pandemia COVID-19, com o objetivo de desenvolver um mapeamento de indicadores que permitissem uma resposta mais eficiente às mudanças organizacionais e estruturais da Saúde. Este projeto apresenta dados de uma investigação que tem como contribuições: ajuda a identificar as relações entre as várias capacidades, relacionando a importância da capacidade tecnológica, a capacidade dos recursos humanos e a especial importância atribuída aos recursos de aprendizagem (através de atividades de rotina).
- Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidadePublication . Acosta, Ana Jamila; Cunha, PedroEste Relatório de Pesquisa apresenta o estudo desenvolvido sobre o estado do conhecimento da instituição Universidade com base em sua ancestralidade, a partir das sociedades hidráulicas, seu surgimento e sua trajetória até a contemporaneidade, com o objetivo de propor/construir referenciais para um modelo teórico-prático de gestão no qual a Universidade possa se constituir em comunidade de aprendizagem à luz da tríade ensino, pesquisa e extensão, na pluralidade de seus âmbitos gestores. O estudo investigou a evolução da Universidade e a configuração de sua missão à luz das condições específicas de tempos e espaços sociais, políticos, culturais e econômicos no seu âmbito de atuação, no decorrer dos séculos e os desafios e perspectivas que enfrenta no século XXI. À luz de um suporte metodológico qualitativo, bibliográfico, descritivo e histórico, o estudo propõe referenciais que balizam um modelo de gestão, alicerçado no entrelaçamento simbiótico dos princípios de comunidades de aprendizagem e gestão universitária democrática, amparado pela similaridade de princípios e valores, tais como democracia, participação, compartilhamento, solidariedade, inclusão, dialogicidade, todos circundados pelas dimensões da liberdade.
- Design de imprensa e primeira página do jornal impressoPublication . Orlando, Ricardo Augusto Silveira; Sousa, Jorge PedroO design jornalístico é campo que vem recebendo muita atenção e participa hoje dos segmentos fundamentais para o entendimento da comunicação contemporânea e seus processos. Trata-se de um contexto cada vez mais permeado por preocupações que envolvem a visualidade e seus modos de expressão, sua dimensão discursiva e os papéis dela nas atuais formações sociais. Estudiosos discutem e avaliam a relevância e o estatuto da imagem e da visualidade, tanto para a produção e a circulação da informação e do conhecimento, quanto para os modos de formação da subjetividade contemporânea. A visualidade desponta como parâmetro para a compreensão da sociedade atual. As primeiras páginas são um tema de atenção restrita nas pesquisas em jornalismo. No geral, elas aparecem como tópico diluído entre outros no estudo dos jornais e sua produção informativa e discursiva. Nesse viés, a discussão é feita de modo pouco detido, por vezes adotando para esse espaço um papel quase óbvio, que não necessitaria assim de maiores debates. São relativamente poucos os trabalhos em que elas são o centro, conforme pudemos verificar no levantamento bibliográfico prévio para esta investigação, ainda mais se o recorte for o design jornalístico1. Este trabalho procura seguir nessa direção, colocando o diálogo entre jornalismo, primeiras páginas e linguagem visual, constituindo-se como contribuição no trato das especificidades do design no campo. Para tanto, se baseia nas observações da coleção de reproduções publicadas pelo Newseum, instituição que disponibiliza diariamente primeiras páginas de jornais do mundo todo em seu sítio na web.
- O discurso de O Portuguez e a Corte portuguesa no BrasilPublication . Fernandes, Mario Luiz; Sousa, Jorge PedroEste estudo faz uma análise do discurso do jornal O Portuguez, editado em Londres (1814 a 1822 e 1823 a 1826), pelo jornalista português João Bernardo da Rocha Loureiro, sobre a estadia da Família Real portuguesa no Brasil. A fuga da Corte para o Brasil, a abertura dos portos brasileiros às nações amigas e os tratados de 1810 com a Inglaterra, o possível retorno da Corte a Portugal em 1814, a criação do Reino do Brasil em 1815, a independência das colônias espanholas na América e a possível formação de um império na América liderado pelo Brasil, e a Revolução Pernambucana de 1817 foram os eventos analisados sobre os quais Rocha Loureiro debruçou extensas, densas e minuciosas análises. Apesar de distante destes fatos e do cenário onde eles ocorreram, seus artigos demonstram que o jornalista conhecia com propriedade a realidade brasileira e possuía o olhar aguçado de um analista político, econômico e social. Tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo, o estudo aponta que O Portuguez foi uma obra aberta do catecismo liberal e analisou os temas mais relevantes da história do Brasil do início do século XIX. Essa é uma pesquisa em desenvolvimento, portanto, as análises e considerações desenvolvidas aqui não são conclusivas e encaminham-se para um estudo mais aprofundado para futura publicação. This study analyses the discourse of the newspaper O Portuguez, published in London (1814 to 1822 and 1823 to 1826), by the Portuguese journalist João Bernardo da Rocha Loureiro, about the Portuguese Royal Family stay in Brazil. The escape of the Court to Brazil, the opening of Brazilian ports to friendly nations and the 1810 treaties with England, the possible return of the Court to Portugal in 1814, the creation of the Kingdom of Brazil in 1815, the independence of the Spanish colonies in America, the possible formation of an empire in America led by Brazil and the Pernambucan Revolt in 1817 were the analysed events on which Rocha Loureiro wrote dense, extensive and detailed analysis. Although far from those events and their scenarios, his articles show that the journalist properly knew the Brazilian reality and had the keen eye of a political, economical and social analyst. Having as a methodological reference the Content Analysis, the study points that O Portuguez was a open work of liberal catechism and analysed the most relevant issues of Brazil's history of the early nineteenth century. This is an ongoing research, therefore, the analyses and considerations developed here are not conclusive and refer to further study for publication.