Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PD_39067.pdf398.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este Relatório de Pesquisa apresenta o estudo desenvolvido sobre o estado do conhecimento da instituição Universidade com base em sua ancestralidade, a partir das sociedades hidráulicas, seu surgimento e sua trajetória até a contemporaneidade, com o objetivo de propor/construir referenciais para um modelo teórico-prático de gestão no qual a Universidade possa se constituir em comunidade de aprendizagem à luz da tríade ensino, pesquisa e extensão, na pluralidade de seus âmbitos gestores. O estudo investigou a evolução da Universidade e a configuração de sua missão à luz das condições específicas de tempos e espaços sociais, políticos, culturais e econômicos no seu âmbito de atuação, no decorrer dos séculos e os desafios e perspectivas que enfrenta no século XXI. À luz de um suporte metodológico qualitativo, bibliográfico, descritivo e histórico, o estudo propõe referenciais que balizam um modelo de gestão, alicerçado no entrelaçamento simbiótico dos princípios de comunidades de aprendizagem e gestão universitária democrática, amparado pela similaridade de princípios e valores, tais como democracia, participação, compartilhamento, solidariedade, inclusão, dialogicidade, todos circundados pelas dimensões da liberdade.
This Research Report is a study into the state of our knowledge on the institution of the University: taking into account its history, from the cradle of civilization, its emergence and its growth up to contemporary times, so as to suggest and provide a framework for a theoretical-practical model for management in which the University can exist as a Learning Community, guided by the three key aspects of teaching, research and community activity, in all sides of its management. The study looked at the evolution of the University, as part of its scope, and its developing raison d’être, throughout history’s various specific social, political, cultural and economic conditions and the challenges and perspectives it currently faces in the 21st century. In the light of the qualitative, bibliographic, descriptive and historical approach employed and evidence gathered, the study proposes a framework that is a management model, based on the symbiotic intertwining of the principles of Learning Communities and democratic university management, supported by the similarity of principles and values, such as democracy, participation, sharing, solidarity, inclusion, discussion, all enabled by an environment based on freedom.

Description

Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Gestão

Keywords

Gestão Democracia Universidade Comunidade Aprendizagem Management Democracy University Community Learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License