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- Literatura para a infância no processo de alfabetização e letramento: em escola pública do Município de Contagem-MG/BrasilPublication . Leal, Maria do Rosário Gomes; Alves, Ana Paula AntunesO estudo sobre as literaturas para a infância tem sido alvo de vários estudiosos. As escolas públicas brasileiras trabalham com alunos que muitas vezes não tem condições de adquirir literaturas. Perante essa situação, considerou-se pertinente analisar se as literaturas para a infância são trabalhadas com alunos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Contagem, estado de Minas Gerais na região Sudeste do Brasil. Os objetivos foram criar expectativas aos professores da pré-escola e dos alunos que se iniciam o processo de alfabetização, quanto ao uso da literatura, perceber como são trabalhadas em sala de aula, propor atividades sugestivas para serem trabalhadas na escola e clarificar a importância da literatura conforme descrição de alguns teóricos. O estudo sustentou-se com enquadramento teórico atualizado. O estudo empírico baseia-se na metodologia qualitativa, com recurso de questionário contendo questões abertas e fechadas aplicadas aos profissionais da educação em escola pública. Usou-se também a estratégia de elaborar atividades de leitura compartilhadas entre docentes e alunos em sala especial, cujo objetivo era observar o interesse de alunos e docentes. Pontua-se que escola e os colaboradores foram identificados por nomes fictícios, nomes de flores. E o resultado das informações foi suficiente para realização do trabalho. Os dados sugerem que as informações obtidas levam á compreensão de que as literaturas são trabalhadas nas séries iniciais do ensino fundamental e pré-escola e existe o empréstimo de livros a todos os alunos, incentivando-os ao hábito da leitura.
- Estudo eletromiográfico dos músculos escapulares em diferentes variações da box position e da pranchaPublication . Dias, Catarina Rocha Melo; Rodrigues, Sandra; Seixas, AdéritoResumo: Objetivo: Analisar a atividade eletromiográfica dos músculos serrátil anterior, trapézio superior e inferior ao longo do exercício de box position e prancha com diferentes variações e superfícies. Metodologia: Foi realizada a análise da atividade electromiográfica dos músculos acima referidos em quinze participantes (média de idades 22.00±2.00 anos; IMC 23.41±3.83 kg/m2) nas diferentes variações dos exercícios box position e prancha, sendo os elétrodos colocados no membro superior dominante dos participantes. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas quando analisada a atividade electromiográfica nos diversos músculos em cada variação mas também em cada músculo entre as variações. O músculo serrátil anterior foi o que evidenciou uma maior atividade muscular, com cerca de 38,41% de contração máxima voluntária, sendo que os valores mais altos foram observados em superfícies estáveis. O músculo que evidenciou menos atividade muscular foi o trapézio superior. Conclusão: A atividade electromiográfica dos músculos em questão variam consoante o tipo de variação dos exercícios efetuados. No entanto o músculo serrátil anterior apresentou os maiores níveis de atividade eletromiográfica em todas as variações dos exercícios propostos.
- Psychological expert evidence and the analysis method of the statements credibility (SVA): a reflective analysis.: A prova pericial psicológica e o método de análise da credibilidade das declarações (SVA): reflexõesPublication . Caridade, Sónia; Trindade, JorgeA prova pericial psicológica baseada no método de análise da credibilidade das declarações (SVA) está assumindo grande relevância no contexto forense, constituindo, não raras vezes, um meio de prova determinante para a decisão judicial. Tal fato acarreta algumas exigências aos decisores judiciais, nomeadamente aquelas de controlar a validade científica e analisar o fundamento racional e objetivo da produção pericial. Acrescente-se que o uso da prova pericial psicológica com recurso à SVA tem motivado acirrado debate científico e legal, onde se ressaltam as divergências e ausência de consenso. Assim, neste artigo, começaremos por tecer breves considerações conceituais que se afiguram nucleares nesta matéria. Na sequência, traremos algumas reflexões que giram em torno do método de análise da credibilidade das declarações (SVA). Mais concretamente, em relação a este método, procuraremos discutir sua aplicabilidade e seus limites no meio forense, identificando- se igualmente os cuidados a ter no seu uso de forma a potencializar a qualidade da prova pericial. Esperamos que este trabalho constitua um contributo válido para aqueles profissionais que estão incumbidos da produção e apreciação da prova pericial, mas também para aqueles que têm a tarefa de controlar e validar essa metodologia (SVA) no ambiente do processo.
- How learners and faculty rate online assessment methodsPublication . Silva, Fátima; Reis, PedroThe increasing importance of online education has resulted in attempts to make these teaching/learning means more reliable, valid and feasible in order to avoid the criticisms that are often directed that any e-learning course, above all its assessment process within teaching and learning contexts. Given the potential of online education to higher education, our question is whether, and in what ways, different types of assessments might have an impact on the view faculty and learners have of the assessment methods used in the Virtual University of Fernando Pessoa University (UFP-UV) in Porto, Portugal, in relation to their reliability, feasibility and validity. In this paper we will revisit some of the approaches involved in any assessment process, with particular emphasis on online assessment. The case study carried out sought to investigate the extent to which faculty and learners consider the assessment used in the curricular unit of the e-learning course to be feasible, valid and reliable. These impressions were gauged in two different questionnaires (one for the teachers and another for the learners) in which respondents assigned graded qualitative responses to certain statements, and, in the observation section of the questionnaire, they could provide qualitative comments on the question, thus allowing both a quantitative and a qualitative analysis of the data. The results demonstrate that the virtual classroom is, for both groups in this case study, the mechanism that shows the most reliability whether the virtual classroom acts as a ‘real’ classroom in which both parties are 'face-to-face' via audiovisual means or only the audio means of the virtual classroom is used to question the learner orally.
- Eficácia das manobras de fisioterapia vestibular na vertigem paroxística posicional benignaPublication . Ambert, Aurèle René Noël; Ribeiro, AndreaObjetivo: Analisar a eficácia da Fisioterapia nas Vertigens Posicionais Paroxísticas Benignas (VPPB). Metodologia: pesquisa computorizada nas bases de dados B-on, PubMed, Google scholar e Scielo para identificar estudos que analisassem a eficácia do tratamento da Fisioterapia nos sintomas dos VPPB seguindo os criterios de inclusão definidos para o estudo. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 7 artigos envolvendo 713 pacientes. Dos artigos mencionados, podemos concluir que em 93,5% dos pacientes os sintomas de VPPB diminuíram ou ficaram quase inexistentes. Conclusão: As manobras de Fisioterapia parecem representar um papel importante mostrando-se eficazes, na diminuição dos sintomas desta patologia. No entanto, constatamos que a eficácia destas manobras poderá haver necessidade de recorrer a aconselhamentos específicos após a aplicação das manobras.
- Importância da fisioterapia na prevenção e tratamento da pubalgia atléticaPublication . Oliveira, Cláudio Gomes; Amaral, LuísaIntrodução: A pubalgia atlética é uma patologia complexa, cuja etiologia é ainda questionável e desafiadora, contudo acredita-se que esteja relacionada com desportos que integram rotações imprevisíveis e repentinas. Objetivo: Investigar de que forma diversos protocolos fisioterapêuticos atuam a nível da prevenção e/ou do tratamento da pubalgia atlética. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados da PubMed, PEDro e Scielo para identificar estudos com procedimentos terapêuticos do fisioterapeuta na pubalgia atlética. A qualidade metodológica dos estudos foi analisada através da escala Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: A presente revisão inclui 5 artigos, 2 referentes à prevenção e 3 à reabilitação, com um total de 1087 atletas, com idades compreendidas entre 18 e 50 anos. Após a implementação de diversas técnicas terapêuticas verificou-se uma redução no tempo de retorno à atividade desportiva. O risco lesivo aumenta com a reincidência de lesões e com níveis competitivos superiores, assim como com a presença de desequilíbrios musculares entre adutores e abdutores. Conclusão: Com base nos estudos analisados, o fisioterapeuta deve atuar utilizando o tratamento multimodal, tendo também como opções o exercício terapêutico, e o tratamento passivo, embora com menor benefícios.
- Literacia em saúde: um retrato da população adulta portuguesaPublication . Carneiro, Vânia Andreia Sousa; Silva, Isabel; Jólluskin, GloriaO presente estudo tem como objetivo descrever os níveis de literacia em saúde em adultos portugueses. Foi estudada uma amostra de conveniência constituída por 316 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos (M=35.12; DP=14.49), 66.1% do sexo feminino. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e à Escala de Literacia em Saúde. Os resultados indicam que os níveis globais de Literacia em Saúde são medianos. Ao nível da Literacia Comunicacional, os participantes revelam possuir competências razoáveis, porém ao nível da Literacia Funcional estas são apenas medianas e ao nível da Literacia Crítica são claramente fracas.
- A discriminação em função da orientação sexual em Portugal: da homofobia aos crimes de ódioPublication . Lopes, Tierri Nora; Cunha, PedroO presente projeto de graduação centra-se na discriminação face à orientação sexual das pessoas, saber o que é e como funciona a comunidade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Interssexuais) em Portugal e conhecer algumas das instituições de apoio a esta comunidade, propondo-se a realização de um estudo empírico quantitativo. Assim, tem-se como objetivo principal a análise da discriminação face à orientação sexual, com base na revisão da literatura científica sobre o tema em análise. Nesse sentido, e de modo a melhor contextualizar o tema, a parte teórica analisa aspetos como a comunidade LGBTI em Portugal, a sua evolução histórica e o desenvolvimento legislativo face à discriminação com base na orientação sexual das pessoas. Embora não sendo uma condição necessária para o projeto, considerou-se interessante propor um pequeno estudo empírico quantitativo através da aplicação de um breve inquérito por questionário, concebido especificamente para a investigação, a uma amostra de conveniência. Os resultados, não obstante todas as limitações inerentes a uma pesquisa com os contornos atrás indicados, poderão relevar aspetos de interesse não só para análise científica como também para refletir sobre a intervenção do criminólogo na área. Em jeito de conclusão, procurar-se-á refletir sobre as potencialidades e limitações do estudo da temática, assim como pistas futuras para quem venha a dedicar-se ao tema de investigação analisado.
- Comunicação de más notícias no serviço de UrgênciaPublication . Mendonça, Catarina Alexandre Miranda; Monteiro, Amélia JoséA comunicação da má notícia em saúde constitui uma das maiores dificuldades para os profissionais de saúde e nomeadamente para os enfermeiros. Esta dificuldade eleva-se quando o processo de morrer se enquadra num contexto de comunicação de má noticia, não só pela imprevisibilidade deste terrível acontecimento, como pela impreparação não só dos profissionais em lidarem com a situação assim como, dos familiares em receberem a notícia e iniciarem o processo de luto. Pretendemos com este estudo compreender a(s) vivências(s) dos enfermeiros no processo de comunicação da má notícia em contexto de morte inesperada, no serviço de urgência, de modo a contribuir para uma melhor intervenção nesse processo de comunicação. O estudo assenta na investigação qualitativa, com carácter descritivo e de características fenomenológicas e a estratégia de recolha de dados incidiu na entrevista semiestruturada, dirigida a enfermeiros de um serviço de urgência. Os dados foram analisados com o recurso à análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os enfermeiros consideram o processo de comunicação da má notícia difícil e constrangedor, salientando no entanto a relevância que deve ser atribuída ao mesmo no contexto dos cuidados. Foram evidenciadas as dificuldades sentidas no processo, centrando-se estas aos níveis do profissional, da dinâmica do serviço e do processo de comunicação, assim como as estratégias que são mobilizadas e que se relacionam sobretudo com o procedimento, a equipa e o profissional. A comunicação da má notícia despoleta diversos sentimentos e reacções, inerentes à situação, propriamente dita, e ao ato de comunicar a má notícia.
- Epistemologia e prática da mediação: por uma cultura de pazPublication . Cunha, Pedro; Monteiro, Ana PaulaProcuramos analisar a estreita relação estabelecida entre a existência de conflito, a procura da paz e a mediação, entendida esta hoje, em Portugal, como uma atividade socioprofissional com múltiplas formas de abordagem, aplicável em distintos campos de atuação e passível de integrar diferentes modelos de intervenção. De fato, a mediação pode inscrever-se num amplo contexto de pacificação social, que pode tomar formas tão díspares como uma simples via alternativa de resolução de conflitos, um meio autêntico, eficaz e construtivo de resolução de conflitos, um importante modo de regulação social ou um verdadeiro modelo de intervenção social. Independentemente dessas circunstâncias que delimitam, simultaneamente, sua epistemologia e sua pragmática, a mediação preconiza, sem exceção, o empoderamento dos indivíduos que a procuram e a alteração das suas premissas conflituais iniciais para um acordo que se pretende “co-construído” pelos intervenientes. Muitas e pertinentes questões podem, assim, ser colocadas e isso é o que nos propomos debater.