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Advisor(s)
Abstract(s)
O design jornalístico é campo que vem recebendo muita atenção e participa hoje
dos segmentos fundamentais para o entendimento da comunicação contemporânea e
seus processos. Trata-se de um contexto cada vez mais permeado por preocupações que
envolvem a visualidade e seus modos de expressão, sua dimensão discursiva e os papéis
dela nas atuais formações sociais. Estudiosos discutem e avaliam a relevância e o
estatuto da imagem e da visualidade, tanto para a produção e a circulação da informação
e do conhecimento, quanto para os modos de formação da subjetividade contemporânea.
A visualidade desponta como parâmetro para a compreensão da sociedade atual.
As primeiras páginas são um tema de atenção restrita nas pesquisas em jornalismo.
No geral, elas aparecem como tópico diluído entre outros no estudo dos jornais e sua
produção informativa e discursiva. Nesse viés, a discussão é feita de modo pouco
detido, por vezes adotando para esse espaço um papel quase óbvio, que não necessitaria
assim de maiores debates. São relativamente poucos os trabalhos em que elas são o
centro, conforme pudemos verificar no levantamento bibliográfico prévio para esta
investigação, ainda mais se o recorte for o design jornalístico1.
Este trabalho procura seguir nessa direção, colocando o diálogo entre jornalismo,
primeiras páginas e linguagem visual, constituindo-se como contribuição no trato das
especificidades do design no campo. Para tanto, se baseia nas observações da coleção de
reproduções publicadas pelo Newseum, instituição que disponibiliza diariamente
primeiras páginas de jornais do mundo todo em seu sítio na web.
Description
Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismo