FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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Browsing FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Arteterapia criativa expressiva liberadoraPublication . Bittencourt, Danielle; Prado, DavidO presente estudo descreve uma análise e diagnóstico intervencionista institucional da psicologia como reflexão e aplicação de um programa de Institucionalização da criatividade em Arteterapia como psicologia social familiar no processo de educação criativa. O objetivo desta investigação é apresentar e institucionalizar um trabalho profissional como CLÍNICA TERAPÊUTICA ARTÍSTICA CRIATIVA. Inicialmente é apresentado o modelo da psicologia analítica de Carl Gustav Jung como embasamento teórico, sendo compartilhado em seguida os processos da criatividade como expressão criadora total, utilizando os Ativadores Criativos do Doutor David de Prado e o processo de Oficina Criativa de Cristina Alessandrini. Para validar os estudos, utiliza-se a criatividade metódica em Arteterapia e os Estágios e Bloqueios Psicossociais da Criatividade. Finalmente, é desenvolvida uma metodologia de análise de casos em Arteterapia Clínica com o uso do modelo de entrevista justificada e das dinâmicas psicoartísticas de diagnostico intervencionista (terapia artística expressiva).
- As características criativas dos jogadores brasileiros de futebolPublication . Finardi, Alessandro César; Seabra, DanielA criatividade sempre esteve relacionada a atributos de ordem mitológica, mágica ou considerada como um dom restrito a um pequeno número de privilegiados, com destaque para os gênios e artistas. Este panorama começou a ser mudado a partir da segunda metade do século XX, quando a criatividade passou a ser estudada cientificamente e, consequentemente, passou a ser revelada não mais como um talento natural, mas como um atributo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que se disponha e tenha acesso às técnicas para desenvolver o seu potencial criativo. Dentre as pesquisas acerca da criatividade, as características das pessoas consideradas criativas é um tema abordado por um vasto número de especialistas em diferentes campos de atuação. Em virtude de seu aspecto multidisciplinar, a criatividade está inserida, muitas vezes de maneira imperceptível, em todas as atividades humanas, inclusive nos esportes. Conhecido como “País do Futebol”, o Brasil faz juz a este título ao se constatar a presença massiva do esporte coletivo mais popular do mundo na vida e no cotidiano dos brasileiros, quer seja pela prática em si ou pela colossal exposição midiática. Ao se juntar a simplicidade para se obter os recursos necessários para o jogo com a capacidade do povo brasileiro em improvisar a partir de suas necessidades, o futebol alastrou-se pelo país, rompendo o caráter elitista dos seus primórdios. A formação sociocultural brasileira marcada pela intensa miscigenação de índios, europeus e africanos, resultou em elementos para compor a brasilidade expressa por meio da música, dança, carnaval e futebol. Este último, ao se misturar com outros atributos essencialmente brasileiros, desenvolveu características distintas do “futebol-força” praticado pelos europeus, passando a ser considerado “futebol-arte”. Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelo estilo individualista, habilidoso e criativo. O presente estudo procurou conectar a criatividade ao estilo de jogo brasileiro, com o objetivo de identificar as características geralmente atribuídas aos jogadores de futebol brasileiros a partir da percepção de especialistas na modalidade.
- Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovaçãoPublication . Gomes, Gustavo Bueno; Gaio, SofiaO presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.
- Criatividade e inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca AlessiPublication . Sansão Junior, Roberto; Cardoso, Paulo Ribeiromercado corporativo busca cada vez mais soluções inovadoras que possibilitem as empresas se diferenciarem. O design de produtos tem-se mostrado uma solução interessante a partir do princípio que permite atribuir novos significados aos objetos, ganhando a atenção do consumidor e gerando resultados financeiros. A proposta desse trabalho é investigar a possibilidade do uso da inovação no design como forma de oferecer novos significados (ressignificar) aos produtos consumidos pela sociedade, a fim de se obter diferencial competitivo quando do lançamento de novos produtos. A investigação utilizou para tal, dois estudos: um Estudo de Caso da marca Alessi, no qual foi possível entender como essa estratégia de inovação foi inserida no contexto da empresa e uma Pesquisa com Especialistas face à marca Alessi e seus produtos, com a qual foi possível conhecer os principais atributos e associações que contribuem para o sucesso da empresa. Como principais conclusões foi possível compreender que a Alessi tem em sua estratégia de negócios a inovação como principal pilar, possui um ambiente interno inovador, criou processo próprio para geração de novas ideias, aliando contribuições externas de designers internacionais, além de se utilizar de técnicas de criatividade e sustentar a marca com uma série de atividades que a consolidam no mercado e a diferenciam de seus concorrentes.
- Criatividade e inovação nos trabalhos sociais e educativos: a história de vida como elemento de reflexão social, desenvolvimento criador e maior autonomiaPublication . Castro, Maria da Glória Ribeiro de; Barroso, Eduardo PazEste trabalho constituiu-se em um estudo de caso sobre como a criatividade aliada à prática reflexiva pode contribuir para o desenvolvimento individual e social. Cristina Santos da Silva – 43 anos, mulher, brasileira, natural do Rio de Janeiro, moradora da favela Cerro Corá, analfabeta funcional, chefe de família monoparental liderada por ela, mãe de 10 filhos e avó de 10 netos – é a protagonista social escolhida para este estudo de caso por seu papel rizomático e multiplicador no centro de sua família e de sua comunidade. Por meio de uma oficina de criatividade reflexiva, foram implantadas técnicas e ativadores para que a protagonista social, a partir do acesso à sua própria imagem, pudesse refletir sobre o seu processo de vida; e por meio de narrativas, pudesse delinear objetivo e metas na maturação de seu processo e elaboração de sua história de vida. Analisou-se essa experiência em três tempos, em um processo que recorta passado, presente e futuro, registrado no filme documentário “Cristina, mãe de todos eles”, com duração de 30 minutos, que esta dissertação acompanha.
- Criatividade, filosofia e emaravilhamento: (Técnicas de criatividade aplicadas a comunidade de investigação em filosofia com crianças)Publication . Brito, Maria do Céu Barroca de; Jardim, Maria Antónia; Prado, David; Castro, Maria GabrielaO projeto de investigação “Criatividade, filosofia e emaravilhamento” foi desenvolvido com um grupo de crianças do ensino pré-primário e duas turmas do 1º ciclo de escolaridade. A investigação decorreu em Comunidades de Investigação Filosófica, através da aplicação da metodologia de Filosofia Para Crianças, de Mathew Lipman. Sendo a matriz deste projeto holística, a dimensão cognitiva integrou a corporalidade e fê-la dialogar dialeticamente com os conceitos de sensibilidade estética (aisthésis) e razão prática (phronésis), através de uma poiésis orientada para o desenvolvimento cognitivo, ético e estético. O recurso às técnicas de criatividade de David Prado Diez, nomeadamente a Analogia Inusual, o Torvelinho de Ideias e o Relaxamento Criativo, permitiu estabelecer o diálogo entre a imaginação, a cinestesia, a criatividade e o discurso argumentativo. A cooperação, a intersubjetividade, a comunicação autêntica, a vivência imagética da beleza, da harmonia e da paz, visaram a formação de um ethos comum e de uma consciência em simbiosinergia com as comunidades bióticas e com o cosmos.
- O designer que habita em nós: um canto no mundoPublication . Galeazzo, Fabio; Simões, ElsaO objetivo desta pesquisa é verificar como o tema design de interiores se desenvolve como fenômeno localizado na experiência cultural sob a percepção da díade pessoa-ambiente, explorando essa relação de mútuas influências, em que o meio ambiente influencia o sujeito e este influencia o seu entorno. Trata-se de uma investigação de caráter interdisciplinar dentro de um panorama contemporâneo rico e intrincado, que deve considerar a importância da ação humana e como esta ação se reflete no entorno de maneira criativa, transformando o espaço e quem o habita, potencializando, assim, a compreensão de si através de seu espaço como uma forma de comunicação. Como acompanhamento teórico metodológico, este estudo trouxe diversos autores com suas abordagens a respeito do tema, margeando a experiência, o habitar, a transicionalidade e a alma. A investigação apontou que o design de interiores pode ser acatado como uma metodologia a ser utilizada no desenvolvimento da criatividade interior, com o intuito de buscar de uma qualidade de vida que dê suporte ao cotidiano, de modo a proporcionar um habitar mais humano.
- A espacialidade do corpo: a interface entre o físico e o tecnológicoPublication . Caversan, Walquiria; Torres, RuiO objeto de estudo desta pesquisa está engendrado nas reflexões sobre o corpo e suas possíveis configurações, pautadas pela ciência, arte e tecnologia e tangenciadas à passagem do real para o virtual, do analógico ao digital, e principalmente da interface entre o físico e o tecnológico. A tese profere um universo teórico, e deste embasamento se ambiciona realizar um objeto criativo, configurado em um livro-roupa, que como expansão de desenvolvimento, se conclui no desenvolvimento de um site interativo. O conceito do trabalho é servir-se do livro como metáfora do corpo-informação, através da roupa que substitui as páginas do livro e que veste o corpo bidimensional. A roupa referencia a pele como órgão sensível e comunicador, nela sendo estampados códigos de barra do gênero QR Code, que permitam a interface entre o universo analógico e digital. A partir da leitura deste código pelas câmeras de um celular ou de um computador, podem-se acessar novas informações conexas ao universo corpóreo.
- Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa no estado de São PauloPublication . Alves, Elisabete Aparecida; Cunha, PedroO objetivo geral deste trabalho é procurar identificar e analisar algumas das características de pessoas criativas e qual sua relevância para o papel do líder. O líder tem um papel fundamental para a obtenção de um ambiente organizacional produtivo e contribui para resultados mais eficientes e eficazes (Kouzes e Posner, 2013). Em termos teóricos, começamos por apresentar os conceitos de criatividade, personalidade criativa, métodos criativos, liderança, com base nas teorias contingenciais e o papel do líder na condução das equipes. De igual modo, são debatidas e relacionadas os conceitos de personalidade criativa e a liderança criativa, considerados alguns métodos criativos que o líder utiliza para gerar idéias inovadoras e colocá-las em prática, observando ainda que critérios são utilizados e como são avaliados os processos de inovação. Em termos empíricos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na aplicação de uma entrevista semiestruturada a cinco pessoas que ocupavam posições de direção e liderança, com o objetivo de verificar especificamente a relação possível entre criatividade nas empresas, características do líder criativo e algumas dimensões sobre o autoconceito do líder criativo. Os resultados provenientes da análise do conteúdo das entrevistas apontam no sentido de confirmar o quanto a cultura das empresas e as características de pessoas criativas no papel de líderes podem contribuir para que as equipes também sejam mais criativas e os resultados mais eficientes e eficazes.
- A gestão da criatividade para o empreendedorismo da inovaçãoPublication . Costa, Adriano; Cardoso, AntónioNão há como construir as capacidades organizacionais essenciais para o futuro sobre uma plataforma do início do século XX. É por esse caminho que o mestrado em Criatividade e Inovação abre as portas para um potencial na área administrativa. Precisamos deixar de pensar como as empresas do início do século passado e alterar as formas de liderança para então inovar e criar novos processos administrativos, voltados para a gestão com uma melhor qualidade empresarial. Assim, vamos gerar mais renda e criar novos líderes. Hoje em dia, não basta apenas que o líder saiba gerenciar uma equipe e os processos de trabalho que existem dentro dela, cada vez mais se torna clara a evidência de que um líder precisa saber se auto gerenciar. Pensando desta forma, nós iremos conseguir desenvolver empresas preparadas para o ser humano. Este trabalho pretende investigar o que se aplica de criatividade e inovação na área gestão e liderança, bem como o comportamento humano e o tratamento dos líderes e subordinados. Uma vez reconhecida essa aplicação da criatividade e do potencial inovador do colaborador, o presente estudo tem como objetivo analisar o modo com que as organizações atuam, buscando um futuro da gestão inovadora. Se pudermos construir empresas que estejam preparadas para as pessoas, e que possibilitem desenvolver o potencial criativo de cada um, seremos inovadores na área administrativa e alavancaremos a possibilidade de sucesso do nosso negócio.