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- A internacionalização do ensino superior como processo de inovação institucional: estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAPPublication . Oviedo, Lourdes Evangelina Zilberberg; Trigo, Nadine RombertO trabalho a seguir analisa o processo de internacionalização do ensino superior sob a ótica da inovação institucional. Através do estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP, e a partir do conceito de inovação de Rogers (1983) e da teoria da inovação aplicada às instituições de ensino superior, de Levine (1980), identificaremos se o processo de internacionalização é percebido pelas diversas áreas acadêmicas como inovador, quais são seus benefícios e qual é o estágio em que a instituição se encontra. No intuito de contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno, parte-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos de globalização, o contexto da sociedade global e, principalmente, analisa a internacionalização do ensino superior com suas principais características, tendências, motivações, atores, dimensões, estratégia e estágios. A pesquisa qualitativa completa-se com a triangulação teórica da teoria da criatividade e da inovação aplicadas ao ensino superior e à internacionalização. A percepção das diversas unidades sobre o assunto é apresentada a partir dos resultados das entrevistas semiestruturadas, realizadas com as principais autoridades da instituição objeto da análise.
- Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa no estado de São PauloPublication . Alves, Elisabete Aparecida; Cunha, PedroO objetivo geral deste trabalho é procurar identificar e analisar algumas das características de pessoas criativas e qual sua relevância para o papel do líder. O líder tem um papel fundamental para a obtenção de um ambiente organizacional produtivo e contribui para resultados mais eficientes e eficazes (Kouzes e Posner, 2013). Em termos teóricos, começamos por apresentar os conceitos de criatividade, personalidade criativa, métodos criativos, liderança, com base nas teorias contingenciais e o papel do líder na condução das equipes. De igual modo, são debatidas e relacionadas os conceitos de personalidade criativa e a liderança criativa, considerados alguns métodos criativos que o líder utiliza para gerar idéias inovadoras e colocá-las em prática, observando ainda que critérios são utilizados e como são avaliados os processos de inovação. Em termos empíricos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na aplicação de uma entrevista semiestruturada a cinco pessoas que ocupavam posições de direção e liderança, com o objetivo de verificar especificamente a relação possível entre criatividade nas empresas, características do líder criativo e algumas dimensões sobre o autoconceito do líder criativo. Os resultados provenientes da análise do conteúdo das entrevistas apontam no sentido de confirmar o quanto a cultura das empresas e as características de pessoas criativas no papel de líderes podem contribuir para que as equipes também sejam mais criativas e os resultados mais eficientes e eficazes.