FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 10 of 85
Results Per Page
Sort Options
- “Alguém já viu uma medida minha contra a mídia?”: potencial de noticiabilidade e comportamento autoritário do perfil do Presidente Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) no TwitterPublication . Neves, Cinthia Maria Lages; Sousa, Jorge PedroA migração da comunicação política para as redes sociais, ambiente da nova Esfera Pública, impõe o desafio de contribuir para uma governança mais democrática. Este estudo parte do seguinte problema: o bloqueio de jornalistas das contas oficiais em redes sociais de agentes públicos como prática censória a limitar o acesso à informação pelos profissionais de imprensa, meios de comunicação e perfis críticos. Para esta pesquisa foi selecionada a conta oficial do Twitter do presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro. O perfil @jairbolsonaro é o principal canal de comunicação do governo, tendo colocado o líder brasileiro entre os mais influentes da América Latina, graças à visibilidade alcançada na rede social. Assim, o objetivo geral é analisar a dinâmica comunicativa do Presidente Jair Bolsonaro no Twitter, ponderando até que ponto o bloqueio de jornalistas no acesso à conta presidencial desrespeita a liberdade de expressão e os direitos profissionais dos jornalistas, tendo em conta a Constituição, as leis, a ética e o relacionamento que outros Presidentes eleitos tiveram com a imprensa. Como objetivos específicos delimitamos: a) compreender o conceito de Comunicação Pública e Comunicação Política; b) entender como a internet alterou a forma de fazer comunicação política a partir da modificação do papel dos atores envolvidos; c) observar as limitações de acesso ao perfil do presidente no Twitter e como isso se insere no ambiente de novas práticas de censura ao exercício da atividade jornalística e a violência contra seus profissionais; d) analisar as postagens realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro noTwitter, de 1º de julho a 1º de novembro de 2021 (esse período soma 153 dias), a partir do potencial de noticiabilidade (Traquina, 2005) e da categorização dos indicadores de comportamento autoritário apresentados por Levitsky & Ziblat (2018). A análise teve como suporte uma pesquisa teórica que incluiu conceitos de comunicação política, esfera pública, mídias sociais, democracia e deliberação on line. O ato do bloqueio a jornalistas vale-se de um um vácuo na legislação brasileira sobre a gestão das redes ditigais da Presidência da República. Neste sentido, realizamos uma pesquisa documental recolhendo os 505 tweets do período estipulado e para análise desses dados utilizamos a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Assim, definimos as seguintes categorias: crítica; imprensa; política internacional; reconhecimento; divulgação de governo; autopromoção; polêmica; família/povo; outros para mapeamento e análise dos dados. Verificamos durante a pesquisa que 254 publicações, o que representa 50,04% dos tweets da conta presidencial no período estudado, são de divulgação de ações governamentais. Esses posts ressaltam anúncios de nomes que passam a integrar o governo ou obras realizadas, informações sobre obras, leilões de estatais, anúncio de medidas como redução de impostos, lançamento de programas e projetos governamentais. Isso mostra que o perfil do presidente é utilizado como um meio de divulgação institucional. Assim, o impedimento de acesso aos profissionais de imprensa a conta presidencial contribui para o cenário de desinformação difundido fortemente no ciberespaço e está associado ao cenário de aumento de violência contra jornalistas no Brasil, fenômeno que deixa em alerta entidades internacionais de defesa dos direitos dos jornalistas. A liberdade de imprensa é um dos pilares da Democracia. A negação a esse preceito básico na esfera pública é interpretada como uma forma de autoritarismo.
- A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante VS marca de distribuidorPublication . Matos, João Henrique Correia Pinto Carvalho de; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de Mestrado está inserida na área de estudos de Marketing e Publicidade. Componente de estudos do nível de Mestrado da Universidade Fernando Pessoa do Porto, da Licenciatura em Ciências da comunicação. O trabalho assenta o seu interesse no contexto de um determinado grupo de indivíduos em relação a duas marcas inseridas no panorama do consumo de vestuário desportivo. É avaliada a atitude do consumidor face às duas marcas em estudo: Nike e Sportzone. O principal aspecto que é alvo de estudo prende-se com a atitude de compra face a estas duas marcas, percebendo a atitude de compra deste tipo específico de consumidores, conhecendo também aspectos como a regularidade de compra, e não menos importante, a confiança que uma e outra marcas despertam no consumidor de vestuário desportivo. O ponto principal desta dissertação prende-se com uma comparação de comportamento de consumo face a estas duas marcas, mas com uma separação evidente entre as duas marcas analisadas. No caso da Nike (marca de fabricante), estamos perante uma líder de mercado a nível mundial, com o reconhecimento conhecido. No caso da Sportzone, este estudo pretende compará-la à Nike como sendo uma marca “branca” comercializada dentro das lojas Sportzone, fazendo parte da categoria de marcas da distribuidora. Estas marcas funcionam como alternativa mais económica às grandes marcas (Nike), no sentido de fazer uma concorrência com preços mais apelativos. O interesse principal do estudo pretende mostrar precisamente, uma comparação de qualidade-preço entre estas duas marcas, ao mesmo tempo tão distantes ao nível do sucesso no mercado, mas próximas no seu principal público-alvo que neste estudo são os consumidores de vestuário desportivo. Para a realização deste estudo empírico, foi realizado um questionário a 102 indivíduos com mais de 18 anos. A Plataforma de preenchimento e divulgação foi o modo online, precisamente para permitir um grande número de respostas de forma eficaz aproveitando a evolução das tecnologias da comunicação. No geral, é possível perceber que os resultados estão dentro do expectável no sentido em que a Nike inspira confiança ao consumidor, mas a Sportzone também transmite confiança sob a forma de relação qualidade preço. Factor que se deve principalmente ao facto de estarmos a tratar de uma marca com preços bem mais baixos do que a Nike, e com um leque de produtos consideravelmente competitivo em relação à mesma. O factor realmente positivo neste estudo está na regularidade na compra de vestuário desportivo relativamente às duas marcas (tendo em conta que não se trata de produtos da categoria de bens essenciais).
- Análise dos fatores que influenciam os estudantes na seleção da instituição de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul - BrasilPublication . Ohlweiler, Marcelo Fábio; Cardoso, AntónioEsta dissertação de mestrado busca analisar os fatores que influenciam os estudantes na seleção do Instituto de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Como problemática, buscou-se analisar o que motiva os alunos do ensino superior na hora de definir a instituição de ensino? O estudo apresentou como objetivo conhecer os fatores influenciadores na região do estudo. Foi utilizado abordagem exploratória e descritiva na qual buscou-se conhecer o assunto e posterior geração de hipóteses. Já a pesquisa descritiva complementou o estudo pois tem o objetivo de descrever as características de uma população e estabelecer a relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Estima-se uma população de aproximadamente 378.000 alunos matriculados divididos em 131 estabelecimentos de ensino superior, caracterizadas na categoria privada e pública, com organização acadêmica de faculdade, centro universitário, universidade e instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa disponível online, onde foi criado 15 questões de múltiplas escolhas, mais 4 blocos de questões para identificação dos fatores onde se abordou áreas como ensino, instalações, serviços e influências, totalizando 19 questões. Como técnica de estatística de amostragem, utilizou-se o modelo “bola de neve”, em que, após enviado o questionário para o responsável da instituição de ensino superior era repassado aos demais para participação. A população alcançada foi de 423 questionários respondidos por alunos residentes em 49 municípios do Estado. Constatou-se que fatores como qualidade do ensino, capacidade de transmissão do conhecimento por parte dos docentes, corpo docente qualificado, empregabilidade ou reconhecimento do diploma no mercado como também infraestrutura das salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, conectividade, segurança física, limpeza e visita as instalações são fatores predominantemente importantes no momento da seleção da instituição de ensino.
- Atitudes dos consumidores face às marcas do distribuidor e do fabricante: uma análise de duas marcas portuguesas no sector lácteoPublication . Soares, Sofia Miravall Silva Baptista; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de mestrado analisa a atitude do consumidor face às marcas do distribuidor e do fabricante. Em concreto são estudadas duas marcas de lacticínios distintas: Terra Nostra e Continente. Após a revisão da literatura sobre os principais conceitos envolvidos no tema da dissertação, apresenta-se um estudo empírico baseado num inquérito por questionário. Este questionário foi aplicado a uma amostra constituída por 204 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, havendo um equilíbrio entre o sexo feminino (105 indivíduos) e o sexo masculino (99 indivíduos). Na análise dos dados é possível verificar que a marca de fabricante obtém valores mais altos em diversas variáveis colocando-a acima da marca do distribuidor, nomeadamente em termos de valor, qualidade, prazer e projeção. A variável que não apresenta diferença significativa é o preço. Esta dimensão é aceite e valorizada pelo consumidor, quer na marca do fabricante, quer na marca do distribuidor. No final da dissertação são apresentadas as principais conclusões e algumas sugestões, quer para profissionais, quer para investigadores.
- Beber para saciar a sede ou para aparecer? Um estudo de caso sobre a (in)eficácia orgânica e a (in)sustentabilidade ambiental no consumo de águas gourmet no Brasil e PortugalPublication . Santana, Isabella Andrade; Torres, RuiO tempo e o desenvolvimento cultural lograram cimentar nas mentes das pessoas uma tendência ao consumo de produtos gourmet. Dentro dessa categoria se encontram diversos produtos e um deles será abordado ao longo desse trabalho, qual seja, a água. Esse mercado vem crescendo e em alguns países ele encontra-se em ampla ascensão, conquistando cada vez mais consumidores. Nessas condições, o presente estudo tem como objetivo analisar o mercado e a propaganda das águas gourmet nos países, Brasil e Portugal. Considerando o mercado mais alargado de águas envasadas, passando pelas circunstâncias da produção e as grandes empresas, pretendemos promover um debate sobre as águas gourmet, destacando elementos como o seu mercado objetivo, isto é, clientes que sabem valorizar produtos que marcam tendências e transmitem uma sensação de bem-estar e exclusividade. Esses consumidores se encontram nos dois países analisados e consomem água em lojas gourmet, restaurantes e hotéis, no geral, homens e mulheres profissionais maiores de 25 anos, com poder aquisitivo, que privilegiam a exclusividade, se encontram em busca de produtos que os diferenciem dos demais e, no caso das águas envasadas, geralmente optam pelas águas gourmet. Debateremos ainda a situação das grandes empresas do ramo da água envasada, destacando suas estratégias, as apresentações de seus produtos em supermercados nos dois países, observando o apelo de seu produto e suas garrafas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, combinada com a análise das águas gourmet com o respaldo da discussão da pesquisa comunicacional.
- Brand love e engajamento no contexto das redes sociais: um estudo da marca NetflixPublication . Morgado, Laila Silva; Cardoso, Paulo RibeiroDiante da crescente concorrência de marcas e dificuldade do consumidor em diferenciar os atributos destas, acrescido ao fato da crescente popularidade da comunicação através das redes sociais, vê-se a necessidade da conquista do consumidor de uma maneira mais intensa e emocional. As empresas enfrentam o desafio de engajar os consumidores nos discursos, comportamentos e atividades da marca, na tentativa de criar uma relação de longo prazo. O consumidor passa a confiar muito mais na opinião da sua rede de relacionamentos, seja ela de pessoas conhecidas ou apenas de clientes que experimentaram o produto. Dessa forma, creditam à opinião destes fator decisivo para suas compras. Nesse contexto, as marcas têm o desafio de transpor esta barreira, concebendo uma relação de estima entre marca e consumidor, fazendo deste um porta-voz da empresa. Neste trabalho foram abordados o brand love e o engajamento no contexto das redes sociais. Para o estudo do tema, foi realizada a análise de conteúdo da fan page Netflix Brasil, onde buscou-se relacionar os elementos conceituais do brand love com o comportamento dos fãs na rede social.
- Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótuloPublication . Marques, Douglas Rafael; Mesquita, FranciscoA comunicação visual antecede a história da humanidade, uma vez que sua origem é anterior à escrita. Antes mesmo da fala, já se fazia presente e assumia importante papel na vida em sociedade. O fato é que o ser humano é visual, consome incontáveis imagens no decorrer da vida e a interpretação de cada uma delas está relacionada às experiências, ao conhecimento, ao meio em que vivem. É essa habilidade inerente de visualizar, processar e interpretar as imagens que este estudo se propôs. Para tal, utiliza a imagem dos rótulos das principais cervejas artesanais brasileiras da atualidade, realizando uma leitura destas imagens. Com base na obra de Donis Dondis, foi possível estratificar cada um dos elementos da composição da imagem, de modo a obter a fundamentação necessária para a interpretação. Os estudos de Martine Joly e também Sandra Ramalho e Oliveira permitiram que as imagens fossem analisadas sistematicamente, correlacionando os elementos e justificando sua presença. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e o conjunto dessas ações resultou na leitura dos rótulos, entendidos aqui como uma única composição visual. Como resultado, foi possível estabelecer padrões entre as análises individuais, talvez não similares entre si, mas de relação entre os diferentes elementos que compõe. Referências regionais, de estilo, conectadas às diferentes características da cerveja, de cunho cultural e tradicional e também relacionada ao pertencimento, de associação com o conhecimento popular já difundido.
- O ciberespaço enquanto palco de confissões e contradições: uma problematização a partir da notícia de um caso de estupro coletivo de uma adolescente brasileiraPublication . Nascimento, Carlos Augusto Fernandes do; Santos, LuísDentro do contexto pós-moderno, o ciberespaço ocupa um importante lugar de realização instantânea de um vasto leque de necessidades e motivações individuais e coletivas, dadas as suas múltiplas possibilidades e características. Em particular, a liberdade e o poder experimentados neste palco sem limites têm atraído um crescente número de usuários que, protegidos pelo anonimato, expressam posicionamentos que estimulam problematizações elaboradas em sede de diferentes áreas do saber. O presente trabalho discute a relação entre as potencialidades da comunicação mediada pela internet e a construção colaborativa de discursos em torno de um caso mediatizado de estupro em grupo de uma adolescente brasileira residente em uma comunidade no Rio de Janeiro. Relaciona os posicionamentos emergentes das (co)produções discursivas dos utilizadores acerca das causas, responsabilidades e consequências do estupro com as condições de (co)produção discursiva. Discute ainda contributos do ciberespaço enquanto palco revelador da coexistência de realidades contraditórias e conflituantes em matérias como a violência contra as mulheres. A partir de uma metodologia qualitativa, foram selecionados 142 comentários publicados em um período de 48 horas na caixa de comentários que acompanhou a notícia divulgada no site www.g1.globo.com. A interpretação dos dados, orientada pela análise temática, permitiu identificar três temas: i) justiça virtual: acusações e defesas; ii) a persona e o machismo como expressão de verdade; e iii) realidade social e preconceito, expressões e (in)compreensões do mundo. Os resultados sugerem a (co)produção de discursos e a disseminação nem sempre respeitosa de práticas discursivas influenciadas por práticas machistas que desvalorizam o lugar da mulher na sociedade contemporânea. Reforça-se, assim, a necessidade de repensar o ciberespaço enquanto palco acessível e disponível para a (re)produção de posicionamentos que (i)legitimam práticas atualmente configuradas como crime, como é o caso do estupro. Ressalta-se a pertinência de uma discussão sobre os atuais termos de utilização das caixas de comentários dos jornais online.
- Como o judiciário brasileiro se comunicou durante a pandemia de coronavírus: uma análise de conteúdo do Instagram dos tribunais estaduaisPublication . Holanda, Karine Wanessa de Sousa; Gaio, SofiaEste trabalho de investigação pretende abordar de que forma os Tribunais estaduais brasileiros se comunicaram nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, usando as mídias sociais como principal estratégia de disseminação de informações para a sociedade. Por meio de revisão da literatura, é possível perceber que nem sempre o Judiciário esteve aberto a esses canais, devido a desafios linguísticos e culturais, mas mudou de postura ao longo do tempo e intensificou sua participação nessas mídias em decorrência da necessidade de distanciamento social. A fim de identificar os conteúdos abordados e promover reflexões sobre o objetivo público da Justiça, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo para analisar 6.363 publicações do Instagram dos Tribunais estaduais. Entre as conclusões, depreende-se que as mídias digitais, por sua versatilidade e rápida disseminação, puderam unificar o discurso sobre a pandemia no Judiciário nacional. A principal mensagem refletiu os esforços para demonstrar que a Justiça continuava atuante por meio do home office e mantendo a produtividade. No contexto de crise, coube também ao Judiciário um papel educativo e de combate à desinformação.
- A comunicação das marcas de moda através das redes sociais: a perceção dos consumidores e intenção de compraPublication . Pinto, Inês Mendes; Cardoso, Paulo RibeiroO presente estudo tem como tema central a perceção do consumidor perante a comunicação das marcas de moda nas redes sociais. Com a internet, tudo se tornou mais rápido e facilitado e, como tal, o comportamento dos consumidores de moda sofreu algumas alterações. Consequentemente, as redes sociais tornaram-se um dos canais essenciais de comunicação para as marcas de moda. As possibilidades tornam-se infinitas no que toca a estas novas plataformas, e a verdade é que a rápida integração da internet nas estratégias de marketing tem vindo a mudar a estratégia de comunicação que as marcas têm com os seus consumidores (Cluley, 2017). O objetivo do presente estudo é perceber a importância que a presença de uma marca de moda nas redes sociais tem, do ponto de vista do consumidor. Pretende estudar de que forma tal presença afeta o valor percebido da marca, explorando possíveis dimensões que o promovem, e de que forma afeta o passa-palavra e intenção de compra. A metodologia do presente trabalho consiste numa revisão literária de materiais já realizados que se aproximam da temática aqui abordada. Serviu-se, também, do estudo de abordagem quantitativa de design descritivo com amostra não probabilística por conveniência, realizado em formato de questionário online. Os dados recolhidos contaram com uma amostra de 124 respostas válidas. Os dados resultados dos estudos feitos demonstraram o quão presentes as páginas de marcas de moda nas redes sociais estão no dia-a-dia dos portugueses. Concluíram que quanto mais intensas as dimensões praticadas pelas marcas de moda nas redes sociais a nível de “entretenimento”, “interatividade”, “informação”, “personalização” e, em especial a “tendências” são, mais intenso será o “valor de marca” percebido. Por último, mostram correlação consequente entre o “valor da marca” com a intenção de compra e o passa-palavra.