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- A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante VS marca de distribuidorPublication . Matos, João Henrique Correia Pinto Carvalho de; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de Mestrado está inserida na área de estudos de Marketing e Publicidade. Componente de estudos do nível de Mestrado da Universidade Fernando Pessoa do Porto, da Licenciatura em Ciências da comunicação. O trabalho assenta o seu interesse no contexto de um determinado grupo de indivíduos em relação a duas marcas inseridas no panorama do consumo de vestuário desportivo. É avaliada a atitude do consumidor face às duas marcas em estudo: Nike e Sportzone. O principal aspecto que é alvo de estudo prende-se com a atitude de compra face a estas duas marcas, percebendo a atitude de compra deste tipo específico de consumidores, conhecendo também aspectos como a regularidade de compra, e não menos importante, a confiança que uma e outra marcas despertam no consumidor de vestuário desportivo. O ponto principal desta dissertação prende-se com uma comparação de comportamento de consumo face a estas duas marcas, mas com uma separação evidente entre as duas marcas analisadas. No caso da Nike (marca de fabricante), estamos perante uma líder de mercado a nível mundial, com o reconhecimento conhecido. No caso da Sportzone, este estudo pretende compará-la à Nike como sendo uma marca “branca” comercializada dentro das lojas Sportzone, fazendo parte da categoria de marcas da distribuidora. Estas marcas funcionam como alternativa mais económica às grandes marcas (Nike), no sentido de fazer uma concorrência com preços mais apelativos. O interesse principal do estudo pretende mostrar precisamente, uma comparação de qualidade-preço entre estas duas marcas, ao mesmo tempo tão distantes ao nível do sucesso no mercado, mas próximas no seu principal público-alvo que neste estudo são os consumidores de vestuário desportivo. Para a realização deste estudo empírico, foi realizado um questionário a 102 indivíduos com mais de 18 anos. A Plataforma de preenchimento e divulgação foi o modo online, precisamente para permitir um grande número de respostas de forma eficaz aproveitando a evolução das tecnologias da comunicação. No geral, é possível perceber que os resultados estão dentro do expectável no sentido em que a Nike inspira confiança ao consumidor, mas a Sportzone também transmite confiança sob a forma de relação qualidade preço. Factor que se deve principalmente ao facto de estarmos a tratar de uma marca com preços bem mais baixos do que a Nike, e com um leque de produtos consideravelmente competitivo em relação à mesma. O factor realmente positivo neste estudo está na regularidade na compra de vestuário desportivo relativamente às duas marcas (tendo em conta que não se trata de produtos da categoria de bens essenciais).
