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- A contribuição do sistema público de acesso à informação para governança dos recursos hídricos: o caso do Estado do CearáPublication . Silva, Antonio Paulo da; Guerreiro, Maria João; Silva, Samiria Maria Oliveira da; Neto, José B.Lobo; Sousa, Carlos Henrique deO propósito desse estudo é apresentar a contribuição do Sistema Público de Acesso à Informação do Estado do Ceará para a governança dos Recursos Hídricos, um sistema que, desde a sua concepção inicial, colocou como premissa básica a participação da sociedade no trato dos bens comuns. Aplicou-se o método de análise de conteúdo e realizou-se um levantamento de informações disponibilizadas na Plataforma Ceará Transparente e nos sítios institucionais das entidades e órgãos que, direta ou indiretamente, têm suas atribuições ligadas à governança dos recursos hídricos do Estado. As unidades de análise foram o volume de informação, o tipo de informação solicitada, o tempo médio de resposta e as deliberações do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Observou-se à redução do número de solicitações de informação aos Comitês de Acesso à Informação dos órgãos e entidades que cuidam da temática dos recursos hídricos ao passo em que se evidenciou o aumento de acessos ao Ceará Transparente. Pelas análises empreendidas, foi possível identificar a existência e funcionamento de um Sistema Público de Acesso à Informação para o fornecimento de informações, formando uma estrutura eficiente e flexível, capaz de permitir a implementação de melhorias na governança dos recursos hídricos do Estado do Ceará.
- Beber para saciar a sede ou para aparecer? Um estudo de caso sobre a (in)eficácia orgânica e a (in)sustentabilidade ambiental no consumo de águas gourmet no Brasil e PortugalPublication . Santana, Isabella Andrade; Torres, RuiO tempo e o desenvolvimento cultural lograram cimentar nas mentes das pessoas uma tendência ao consumo de produtos gourmet. Dentro dessa categoria se encontram diversos produtos e um deles será abordado ao longo desse trabalho, qual seja, a água. Esse mercado vem crescendo e em alguns países ele encontra-se em ampla ascensão, conquistando cada vez mais consumidores. Nessas condições, o presente estudo tem como objetivo analisar o mercado e a propaganda das águas gourmet nos países, Brasil e Portugal. Considerando o mercado mais alargado de águas envasadas, passando pelas circunstâncias da produção e as grandes empresas, pretendemos promover um debate sobre as águas gourmet, destacando elementos como o seu mercado objetivo, isto é, clientes que sabem valorizar produtos que marcam tendências e transmitem uma sensação de bem-estar e exclusividade. Esses consumidores se encontram nos dois países analisados e consomem água em lojas gourmet, restaurantes e hotéis, no geral, homens e mulheres profissionais maiores de 25 anos, com poder aquisitivo, que privilegiam a exclusividade, se encontram em busca de produtos que os diferenciem dos demais e, no caso das águas envasadas, geralmente optam pelas águas gourmet. Debateremos ainda a situação das grandes empresas do ramo da água envasada, destacando suas estratégias, as apresentações de seus produtos em supermercados nos dois países, observando o apelo de seu produto e suas garrafas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, combinada com a análise das águas gourmet com o respaldo da discussão da pesquisa comunicacional.