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- Como o judiciário brasileiro se comunicou durante a pandemia de coronavírus: uma análise de conteúdo do Instagram dos tribunais estaduaisPublication . Holanda, Karine Wanessa de Sousa; Gaio, SofiaEste trabalho de investigação pretende abordar de que forma os Tribunais estaduais brasileiros se comunicaram nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, usando as mídias sociais como principal estratégia de disseminação de informações para a sociedade. Por meio de revisão da literatura, é possível perceber que nem sempre o Judiciário esteve aberto a esses canais, devido a desafios linguísticos e culturais, mas mudou de postura ao longo do tempo e intensificou sua participação nessas mídias em decorrência da necessidade de distanciamento social. A fim de identificar os conteúdos abordados e promover reflexões sobre o objetivo público da Justiça, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo para analisar 6.363 publicações do Instagram dos Tribunais estaduais. Entre as conclusões, depreende-se que as mídias digitais, por sua versatilidade e rápida disseminação, puderam unificar o discurso sobre a pandemia no Judiciário nacional. A principal mensagem refletiu os esforços para demonstrar que a Justiça continuava atuante por meio do home office e mantendo a produtividade. No contexto de crise, coube também ao Judiciário um papel educativo e de combate à desinformação.
- Sistema esfera pública digital: a proposta de um modelo para a construção colaborativa e participada de uma plataforma digital para a gestão da informação da Educação Especial em Betim - BrasilPublication . Araújo, Paulo SérgioApresentação de defesa de tese de doutoramento. Sistema esfera pública digital: a proposta de um modelo para a construção colaborativa e participada de uma plataforma digital para a gestão da informação da Educação Especial em Betim -Brasil
- Sistema esfera pública digital: a proposta de um modelo para a construção colaborativa e participada de uma plataforma digital para a gestão da informação da educação especial em Betim (Brasil)Publication . Araújo, Paulo Sérgio; Gouveia, Luis Borges; Toldy, Teresa MartinhoEsta investigação tem como objectivo, verificar se a proposta de um modelo de construção colaborativa e participada propiciou o desenvolvimento de uma plataforma digital, com o apoio dos profissionais que atuam com os alunos da Educação Especial no Município de Betim – Brasil. Para a efetivação do estudo foi realizada, por meio da fundamentação teórica, uma genealogia do conceito de sistema. Com isso, identificou-se a ideia de interdependência e intercomplementaridade, considerados como fatores preponderantes para a existência de um sistema. Constatou-se que no contexto da engenharia de software e dos sistemas de informação, estes elementos são identificados nas aplicações técnicas no desenvolvimento de software e pouco explorados nas relações intersubjetivas com os usuários de base. A aplicação do conceito de esfera pública, como espaço de participação direta e colaborativa, indica um ideário filosófico que sugere a retomada da ideia original do conceito de sistema, aplicada à relação entre a equipa desenvolvedora e os usuários, a mitigar perspetivas positivistas que possam ser constituidas nessa relação, de modo a garantir um SI construído com a participação dos usuários. Para isso, o tipo de sistema utilizado, que sugere a participação, mais efetiva dos usuários foi o sociotécnico. Tecnologia (Hardware e Software), a Organização (Secretaria de Educação) e as Pessoas (Usuários/Educadores), constituem as condições de possibilidade para a existência da proposta de um modelo para a construção colaborativa do SI, que visa a gestão da informação de alunos com deficiência. O modelo está baseado em quatro conceitos referenciais, oriundos da filosofia e sociologia, e aplicados por meio de uma metodologia de pesquisa-ação. Assim, a investigação empírica foi realizada com recurso à três questionários, com cada um a operacionalizar os conceitos referenciais. Desta forma, foram recolhidas informações dos usuários, no primeiro questionário, sob a perspetiva interpretativa da subjetivação. Os conteúdos foram transpostos no modelo Web objetivação, em seguida, a intersubjetivação, com interações em grupos presenciais e no formato online, pelo segundo questionário. Em seguida, os usuários interagiram dando sugestões e validando a plataforma – terceiro questionário, a partir do conceito de interconectividade. Os resultados obtidos, atestados pelos usuários, na sua maioria os de base, foi a validação da importância da sua colaboração e participação. O modelo de construção de um sistema de informação em conjunto com a equipa desenvolvedora, foi intitulado modelo Z. Esta investigação sugere a importância de se pensar os ideários filosóficos que sustentam as visões de mundo, na construção de plataformas digitais e na transformação do contexto das relações, cuja exploração do digital precisa de contar com a construção de relações interpessoais, mais interdependentes e de intercomplementaridade, cuja participação em condições simétricas entre os usuários e equipa desenvolvedora, mostram-se como condições fundamentais, em construções colaborativas de SI e, com isso, mais sustentáveis e capazes de representar às necessidades dos seus usuários.
- Fandom e marketing online: atitudes face aos conteúdos relacionados com filmes e séries nas redes sociaisPublication . Carvalho, Sandra Margarida Mota de; Cardoso, Paulo RibeiroEsta Dissertação de Mestrado desenvolve um tópico de marketing - o marketing digital nos espaços de fandom - dedicando especial atenção ao que envolve o mundo cinematográfico (em especial filmes e séries). O presente trabalho tem como objetivo análise e compreensão das perspetivas dos indivíduos inquiridos face aos conteúdos, de filmes e séries, que são publicados nas redes. Devido ao vasto e diverso mercado em torno de filmes/séries acredita-se que este género de fans e o seu comportamento online são de bastante importância de estudar e investigar. A crescente utilização de múltiplas plataformas online, redes sociais e outros canais digitais tem aberto cada vez mais o espectro do público-alvo que uma campanha pode atingir, o que provoca a necessidade de enquadramento face à multiplicidade de gostos, tipos de interação e formas de utilização, por cada individuo, dentro do espaço digital. Com cada vez mais recursos, mais poder existe para trocar ideias, influenciar outros ou abrir espaços e oportunidades de compra / venda de produtos. No intuito investigativo desta dissertação foi elaborado um questionário para compreender as perceções de uma amostra sobre os temas ligados ao uso de canais digitais no tema filmes e séries, tentando encontrar a relação e as opções de marketing digital nesses espaços. Os dados foram tratados e processados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os principais resultados demonstram o envolvimento dos inquiridos em consumo de filmes/séries, dando bastante importância às dimensões de consumo de conteúdos e intenção de compra.