Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-27"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade de vida no trabalho e o acolhimento como intervençãoPublication . Neves, Gisele Baeta; Alves, Carlos TeixeiraA qualidade de vida no trabalho é, cada vez mais, tema de relevância no mundo atual. As organizações estão atentas aos conflitos existentes dentro do tema e a forma mais adequada de se lidar com ele, no sentido de propiciar, aos sujeitos no mundo do trabalho, mais dignidade em seu cotidiano laboral. A evolução da qualidade de vida no trabalho dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, verificou-se uma estratégia de intervenção para a evolução da qualidade de vida no trabalho: o acolhimento. Para tanto, era necessário saber que tipo de situações acontecem dentro do universo do trabalho que interferem na sua produção e na qualidade de vida. Também era importante conhecer a motivação, a saúde mental e o trabalho, enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo da qualidade de vida no trabalho, e como o acolhimento como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os dados do órgão responsável pela saúde ocupacional do servidor público federal, o SIASS (Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor), e um estudo piloto sobre Qualidade de Vida no Trabalho, também elaborado pelo SIASS, dentro da instituição em questão. A elaboração do projeto permitiu-nos concluir que, dentro do universo institucional de educação, o acolhimento como forma preventiva de vários tipos de desgaste pode ser um instrumento pertinente e eficaz.
- Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: estudo de casos no Rio Grande do SulPublication . Müller, Madeleine Cavalheiro; Mesquita, FranciscoO presente estudo busca compreender como o conceito de moda se relaciona com a sustentabilidade e o consumo consciente através da atuação de marcas que estão buscando novas formas de produzir artigos de vestuário e acessórios, com preocupação social e sem causar impactos ambientais. A moda, enquanto produção cultural da sociedade em determinado momento e espaço, reflete as transformações nas relações de consumo, nas quais a comunicação é parte importante na disseminação de valores sociais e ambientais. Mais do que artigos ecologicamente corretos, a moda sustentável pode gerar novos comportamentos e tendências transformadoras, produzindo sentido e repensando a lógica do consumo atual, cuja viabilidade econômica não pode estar desvinculada dos princípios éticos e sociais, além de redefinir o papel dos fabricantes, dos designers e dos consumidores. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma análise de estudo de casos múltiplos cruzados, com a participação de cinco empresas de moda de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil, cujas práticas foram identificadas, em diversos níveis e através de abordagens específicas, dentro dos critérios da sustentabilidade. Os dados levantados nas empresas e também através de uma amostra de consumidoras, sugerem que o equilíbrio na atuação de seus principais atores abre caminhos para novos negócios, pautados na ética e na responsabilidade, buscando um desenvolvimento mais sustentável na área. Nesse cenário, ainda em construção, o Slow Fashion representa uma alternativa de produção e consumo, cuja percepção depende de uma comunicação focada em seus valores, capaz de motivar e inspirar comportamentos que atendam ao novo paradigma que se estabelece: o do consumo consciente.
- Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótuloPublication . Marques, Douglas Rafael; Mesquita, FranciscoA comunicação visual antecede a história da humanidade, uma vez que sua origem é anterior à escrita. Antes mesmo da fala, já se fazia presente e assumia importante papel na vida em sociedade. O fato é que o ser humano é visual, consome incontáveis imagens no decorrer da vida e a interpretação de cada uma delas está relacionada às experiências, ao conhecimento, ao meio em que vivem. É essa habilidade inerente de visualizar, processar e interpretar as imagens que este estudo se propôs. Para tal, utiliza a imagem dos rótulos das principais cervejas artesanais brasileiras da atualidade, realizando uma leitura destas imagens. Com base na obra de Donis Dondis, foi possível estratificar cada um dos elementos da composição da imagem, de modo a obter a fundamentação necessária para a interpretação. Os estudos de Martine Joly e também Sandra Ramalho e Oliveira permitiram que as imagens fossem analisadas sistematicamente, correlacionando os elementos e justificando sua presença. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e o conjunto dessas ações resultou na leitura dos rótulos, entendidos aqui como uma única composição visual. Como resultado, foi possível estabelecer padrões entre as análises individuais, talvez não similares entre si, mas de relação entre os diferentes elementos que compõe. Referências regionais, de estilo, conectadas às diferentes características da cerveja, de cunho cultural e tradicional e também relacionada ao pertencimento, de associação com o conhecimento popular já difundido.
- Criminalidade sexual em estabelecimentos prisionais: o caso Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPENPublication . Mendonça, Edenilson Alencar; Cardoso, João CasqueiraO presente trabalho analisa dos crimes de abusos sexuais no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), Brasil, nos últimos cinco anos e qual o desfecho dos referidos crimes. Trabalho este desenvolvido mediante pesquisas bibliográficas, entrevistas jornalísticas, entrevistas com agentes penitenciários e consultas a relatórios de entidades e relatos de pessoas que fazem trabalhos sociais juntos aos apenados Amapaenses. Também trará um enfoque histórico sobre os crimes de abusos sexuais e como são praticados nos ambientes prisionais brasileiros. Procurará fazer uma abordagem teórica sobre tais crimes e seus reflexos no Direito Brasileiro e Direitos Humanos. Por fim, o trabalho lançará luz a um assunto pouco debatido e muitas vezes até incentivado nos ambientes prisionais e na sociedade brasileira, e visa melhorias na implementação de políticas públicas no sentido de coibir e prevenir tais praticas criminosas.
- Cárie secundária e propriedades antibacterianas dos materiais restauradoresPublication . Machado, João Paulo Oliveira; Domingues, JoanaGrande parte do tempo clínico do Médico Dentista é, atualmente, gasto a substituir restaurações dentárias realizadas no passado devido a fraturas ou fenómenos de cárie secundária. Pesquisou-se, assim, para a realização desta monografia em diferentes bases de pesquisa acerca dos fenómenos de cárie e cárie secundária. Um dos objetivos desta revisão bibliográfica estudar a microbiologia associada á cárie secundária, a histopatologia da lesão, o diagnóstico e os problemas associados ao diagnóstico. pretende-se, também, nesta monografia devido á sua pertinência investigar o potencial bacteriostático e bactericida dos diversos materiais disponíveis e em que situações esse efeito é potenciado, de modo a auxiliar o clinico na sua decisão no momento de restauração dentária, procurando prevenir ou adiar a necessidade de efetuar uma nova restauração. Para a realização desta monografia foram realizadas pesquisas nos motores de busca PubMed, B-on, Science Direct e Sci-elo. Depois de selecionados os artigos com interesse e com a utilização de seguintes palavras-chave e combinações de palavras sendo que no final foram selecionados 58 Artigos, dentro dos últimos 10 anos na língua portuguesa e na língua inglesa. Apesar da microbiologia e dos fenómenos histopatológicos de desenvolvimento da lesão estarem bem documentados, não existe consenso no que toca ao diagnóstico e tratamento das lesões. Existem diversos métodos de diagnóstico ao alcance da prescrição do Médico Dentista, sendo que, no entanto, nem todos estão indicados para o diagnóstico de lesões de cárie. Face á grande variedade de materiais restauradores e sistemas adesivos existentes no mercado torna-se imperativo que o Médico Dentista tenha os conhecimentos necessários sobre o potencial antibacteriano desses mesmos materiais. Sendo, assim, capaz de concluir mediante a situação apresentada: as vantagens, desvantagens e potencialidades dos diversos materiais á sua disposição na prevenção de lesões de cárie inicial e cárie secundária, aumentando a sobrevivência das peças dentárias. Conclui-se que a cárie secundária não é um fenómeno exclusivo a nenhum tipo de material forrador, ou restaurador não existindo também nenhum material capaz de efetuar com elevadas taxas de sucesso a sua prevenção. Contudo, atualmente, vem-se procurando a utilização de materiais que proporcionem um maior selamento da estrutura dentária, diminuindo a microinfiltração e consequentemente diminuindo os fenómenos de cárie secundária.
- Tratamento ortodôntico em pacientes com doença periodontalPublication . Santos, Joel Machado; Pinho, Mónica MoradoIntrodução: O tratamento ortodôntico tem como objetivo estabelecer uma oclusão funcionalmente e esteticamente estável e harmónica através de movimentos dentários apropriados. Estes movimentos estão fortemente relacionados com interações dentárias com os seus tecidos periodontais de suporte. Nos últimos anos, devido ao aumento do número de pacientes adultos que procuram tratamento ortodôntico, os ortodontistas frequentemente se deparam com pacientes com problemas periodontais. Assim, cabe ao profissional ter conhecimento das características da doença periodontal e suas sequelas bem como os efeitos, considerações e limitações do tratamento ortodôntico nos tecidos periodontais comprometidos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica de forma a verificar se o tratamento ortodôntico em pacientes com doença periodontal é possível sem agravar as condições periodontais, e sistematizar os pontos importantes a ter em conta para a realização do mesmo. Este tema torna-se importante uma vez que a procura de tratamento ortodôntico por parte de pacientes com problemas periodontais é cada vez mais frequente. Materiais e Métodos: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica de revisões sistemáticas, sendo aplicada uma limitação temporal de Janeiro de 2006 a Janeiro de 2016 e limitação linguística em inglês. Para a realização da mesma, utilizou-se o motor de busca MEDLINE/PubMed. Resultados: Foi possível constatar que o tratamento ortodôntico juntamente com a colaboração do paciente e ausência de inflamação periodontal pode conduzir a resultados satisfatórios sem causar danos irreversíveis para os tecidos periodontais. Além disso, o mesmo pode expandir as possibilidades de tratamento periodontal em certos pacientes.
- Avaliação da qualidade de vida e da autopercepção corporal em mulheres com câncer de mama submetidas à reconstrução mamáriaPublication . Fuga, Fernanda Michel; Festas, ClarindaO câncer de mama compõe-se de 22% dos casos novos verificados a cada ano, configurando o segundo tipo de doença mais frequente entre as mulheres. O tratamento para esse tipo de enfermidade, bem como os sintomas apresentados, provocam alterações psicológicas nas mulheres, afetando a dimensão da auto-imagem do dado existencial do ser. Logo, a escolha pela reconstrução mamária tem mostrado uma adaptação da imagem que cada mulher produz de si, e isso concorre para restabelecer o equilíbrio psicológico que é afetado, diante do diagnóstico e da perda da mama. A fisioterapia é essencial tanto na preparação, quanto após a intervenção cirúrgica das pacientes, tendo como premissa a recuperação das suas funções e também, no restabelecimento da sua autoimagem corporal, podendo minimizar os efeitos adversos da reconstrução mamária. Nesse ínterim, em uma forma transversal prospectiva, este estudo teve como objetivo, avaliar a qualidade de vida e da autopercepção corporal em pacientes com câncer de mama submetidas à reconstrução mamária, relacionando a qualidade de vida com a realização ou não da fisioterapia, após o processo da intervenção cirúrgica. Como resultados, observou-se a existência de correlações entre a IC - Imagem Corporal e os domínios da qualidade de vida, com uma correlação moderada significativa apenas no domínio psicológico e que correspondeu à melhor imagem corporal da paciente. Quanto à imagem corporal, todas as pacientes demonstraram um índice satisfatório na escala corporal. Quando comparado à execução ou não da fisioterapia apresentaram igual comportamento para quem fez e para aquelas que não realizaram fisioterapia. Na verificação de quem fez ou não fisioterapia, a satisfação foi superior no grupo que fez, e a insatisfação foi menor nesse grupo do que naquele que não realizou fisioterapia.
- Ser professor: riscos psicossociais e consequências para a saúde e bem-estar no trabalhoPublication . Sousa, Daniela Lucas; Barros, CarlaAs escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Assim, os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho, o que os leva a queixarem-se de dores de garganta, dores de pernas, dores de costas, rouquidão e cansaço. Enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, de acordo com Gollac & Bodier (2011), a saber: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação teve como objetivo a identificação dos riscos psicossociais e profissionais dos professores do 3.ºciclo e do ensino secundário, nela participando 89 professores. A identificação dos riscos psicossociais realizou-se através do INSAT e a entrevista aos docentes permitiu completar e comprovar estes mesmos dados. Esta investigação pretende alertar sobre as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a saúde e bem-estar no trabalho.
- Fraturas dentárias: da etiologia à restauração diretaPublication . Pinto, Jéssica Patrícia Campelo; Domingues, JoanaUma lesão traumática é, a seguir à cárie dentária, um dos problemas mais comuns da saúde oral. O traumatismo dentário consiste numa agressão que afeta os dentes ou os tecidos de suporte, podendo levar ao rompimento do ligamento periodontal, fratura dentária, fratura óssea ou alterações pulpares. Este problema causa desconforto físico, emocional e comprometimento estético. Quando os traumatismos afetam os tecidos duros ou polpa denominam-se de fraturas dentárias. Estas podem ser divididas em fraturas coronárias de esmalte; fraturas coronárias de esmalte e dentina sem exposição pulpar; fraturas coronárias de esmalte e dentina com exposição pulpar; fraturas corono-radiculares de esmalte, dentina e cemento sem exposição pulpar; fraturas corono-radiculares com exposição pulpar e fratura radicular envolvendo cemento, dentina e polpa. O objetivo deste trabalho monográfico foi fazer uma revisão bibliográfica de estudos científicos sobre fraturas dentárias. Assim, serão abordados os diversos tipos de fraturas dentárias, as suas etiologias, prevalências e fatores associados, também definir planos de tratamento, técnicas de restauração direta de fraturas coronárias e possíveis medidas de prevenção. A pesquisa bibliográfica para esta revisão foi realizada em bases eletrónicas de referência como Pubmed, Scielo, selecionando artigos entre os anos 2006 e 2016. Foram também utilizados como elementos de pesquisa o site Dental Trauma Guide (DTG), o site International Association of Dental Traumatology (IADT), livros da especialidade existentes na Biblioteca da Universidade Fernando Pessoa que embora com datas de publicação mais antigas (2001) foram imprescindíveis para o desenvolvimento da monografia. A pesquisa foi realizada em duas línguas, português e inglês. Como conclusão pode-se dizer que nos dias de hoje, o médico dentista tem muitas opções de tratamento de dentes fraturados. Para restaurar a fratura o médico pode optar por colar o fragmento, restaurar usando uma matriz guia ou restaurar à mão livre. A escolha da técnica deve ser estudada de acordo com cada paciente e suas expectativas.
- Dentes imaturos necrosados: apexificar ou revascularizar?Publication . Pereira, Sara Rosário; Matos, Miguel AlbuquerqueO desenvolvimento completo das raízes demora pelo menos dois a três anos a completar-se após a colocação da peça dentária na cavidade oral, na medida em que manutenção da vitalidade pulpar é de extrema importância, de modo a permitir o completo desenvolvimento dentário e radicular. Perante um diagnóstico de necrose pulpar num dente imaturo o objectivo do Médico Dentista deverá ser sempre permitir a maturação completa das raízes e consequente encerramento apical. Deste modo, podemos considerar que existem essencialmente duas abordagem terapêuticas em dentes imaturos necrosados: a apexificação e a revascularização. A apexificação é considerada como o tratamento standard de dentes imaturos, uma vez que induz a formação de uma barreira apical calcificada. No entanto, este procedimento tem diversas desvantagens, nomeadamente o risco de fractura radicular uma vez que não proporciona um espessamento das paredes da raiz deixando-as assim finas e susceptíveis à fractura. Nos últimos anos um novo tratamento, como alternativa à apexificação, tem vindo a ser estudado. A revascularização consiste no transporte de factores de crescimento para o espaço intracanalar através da estimulação do sangramento dos tecidos periapicais e, deste modo, promover de forma natural um espessamento e completo desenvolvimento das raízes. Assim, comparativamente à apexificação a revascularização apresenta algumas vantagens, podendo, num futuro próximo, tornar-se no tratamento de eleição aquando de um diagnóstico de necrose num dente imaturo.