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- Análise dos fatores que influenciam os estudantes na seleção da instituição de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul - BrasilPublication . Ohlweiler, Marcelo Fábio; Cardoso, AntónioEsta dissertação de mestrado busca analisar os fatores que influenciam os estudantes na seleção do Instituto de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Como problemática, buscou-se analisar o que motiva os alunos do ensino superior na hora de definir a instituição de ensino? O estudo apresentou como objetivo conhecer os fatores influenciadores na região do estudo. Foi utilizado abordagem exploratória e descritiva na qual buscou-se conhecer o assunto e posterior geração de hipóteses. Já a pesquisa descritiva complementou o estudo pois tem o objetivo de descrever as características de uma população e estabelecer a relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Estima-se uma população de aproximadamente 378.000 alunos matriculados divididos em 131 estabelecimentos de ensino superior, caracterizadas na categoria privada e pública, com organização acadêmica de faculdade, centro universitário, universidade e instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa disponível online, onde foi criado 15 questões de múltiplas escolhas, mais 4 blocos de questões para identificação dos fatores onde se abordou áreas como ensino, instalações, serviços e influências, totalizando 19 questões. Como técnica de estatística de amostragem, utilizou-se o modelo “bola de neve”, em que, após enviado o questionário para o responsável da instituição de ensino superior era repassado aos demais para participação. A população alcançada foi de 423 questionários respondidos por alunos residentes em 49 municípios do Estado. Constatou-se que fatores como qualidade do ensino, capacidade de transmissão do conhecimento por parte dos docentes, corpo docente qualificado, empregabilidade ou reconhecimento do diploma no mercado como também infraestrutura das salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, conectividade, segurança física, limpeza e visita as instalações são fatores predominantemente importantes no momento da seleção da instituição de ensino.
- Oficina de Panificação: educação para ética e cidadania em uma perspectiva de educação não-formalPublication . Lopes, Paulo Cesar Silva; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesEm meio às diversas transformações que a sociedade moderna tem passado, a educação e os sujeitos envolvidos no processo educacional, estão sendo chamados a enfrentar os desafios gerados a partir da globalização, das crises econômicas, dos avanços tecnológicos e do crescimento da pobreza. Nos últimos anos, temos observado o nascimento de diversos pensamentos, propostas, projetos e iniciativas que se alicerçam na necessidade de revisão de antigas concepções educacionais. A pedagogia proposta por Paulo Freire tão difundida na América Latina; as Conferências Internacionais de Educação de Adultos promovidas pela UNESCO; a concepção de “Aprendizagem ao longo da vida”; a valorização de novas modalidades de ensino como a educação não-formal e os quatro pilares norteadores da educação no século XXI propostos pelo Relatório elaborado por Jacques Delors (Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a conhecer, Aprender a viver juntos), de forma geral, sintetizam as diversas iniciativas a nível mundial de promoção da educação tendo em vistas os desafios atuais. Neste trabalho, pesquisamos a Oficina de Panificação promovida pela ONG Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem. A Oficina de Panificação é uma proposta educacional que pretende articular formação ética, cidadã e profissional por meio da educação não-formal, com o intuito de complementar a educação formal e promover a inclusão de jovens em situação de risco social. Elegemos como método de pesquisa a ser adotado no percurso de elaboração deste trabalho, a abordagem qualitativa. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevistas abertas e a observação periférica. O objetivo da pesquisa foi analisar as características e os possíveis contributos deste tipo de educação de cunho social e não-formal. Por fim, concluímos que na prática sócio-educativa da Oficina de Panificação da Casa de Apoio de Contagem, encontramos elementos significativos como: a promoção da cidadania, da ética e de ações empreendedoras que nos autoriza considera-la uma alternativa educativa diferenciada, atual e viável ao contexto na qual esta inserida.
- Porque não vou (mais) à escola?: do pai que apoia à mãe que acompanhaPublication . Sampaio, João Rui Duarte; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesMuitos são os investigadores e estudiosos que, em todas as partes do mundo, se têm debruçado sobre a relação Escola–Família–Comunidade, tentando perceber os preditores que justificam, por exemplo, a indisciplina ou o (in)sucesso na sala de aula. Movidos pela curiosidade de 25 anos a trabalhar no sistema educativo, quisemos perceber o papel da mulher no que à educação formal dos filhos diz respeito. Empiricamente sabíamos que normalmente à mãe cabe mais esta tarefa de ser a Encarregada de Educação dos seus descendentes e quisemos perceber porquê. Que características concorrem para que a ela seja entregue esta “missão”? Igualmente quisemos saber se esta “missão” era solitária ou se o seu cônjuge coopera e de que forma. De uma parte teórica baseada na literatura existente através da qual procurámos perceber o(s) papel(éis) da mulher anterior e posteriormente ao 25 de abril de 1974 e da lenta integração legal dos Encarregados de Educação nas escolas, partimos para um trabalho de investigação assente nos alunos do AENelas e respetivos Encarregados de Educação. Colaboraram connosco 44 Encarregados de Educação de alunos do 9.º ano que, através das suas respostas, permitiram perceber que os novos tempos são, teoricamente, de partilha, porém, na prática, é ao elemento feminino da família que compete a assunção do cargo de Encarregado de Educação. Os respondentes inclinam-se (nas suas respostas) para a disponibilidade de tempo, contudo, coincidência ou não, a maioria trabalha e a minoria, quer de Encarregados quer de Encarregadas de Educação, tem habilitações literárias inferiores ao seu cônjuge ou companheira(o). Há aspetos incontornáveis que não deixam dúvidas: a função de EE é “vitalícia” e marcadamente “feminina”.
- O valor do empreendedorismo na Universidade: perspectivas dos alunos do curso de Administração da Faculdade Padrão - Goiânia/Goiás.BrasilPublication . Carvalho, Maria de Lourdes Ferreira; Santos, LuísO objeto central deste estudo são os significados que os alunos do curso de Administração atribuem aos valores do ensino do Empreendedorismo em sua formação acadêmica, delineado à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia de Vygotsky e alicerçado com a pesquisa efetuada durante o ano de 2015, com um cariz qualitativo. A proposta metodológica da pesquisa contempla a triangulação de procedimentos, a saber: questionários, entrevistas e grupo focal. Participaram do trabalho de entrevista e grupo focal um total de 14 alunos somados aos 109 que integraram o procedimento metodológico em forma de questionário. Todos os alunos participantes cursavam, no momento da pesquisa, o sexto e sétimos períodos do curso de administração. Como ponto de partida dos núcleos de significação deste trabalho, procurou-se verificar as possíveis formas de apreensão do conhecimento acadêmico com vistas à ação empreendedora dos sujeitos pesquisados, buscando estudá-los nas seguintes dimensões: quem são os alunos universitários; como é a sua vida acadêmica; de que maneira os estudantes constroem e significam a importância do conhecimento empreendedor para a construção de seu caminho na busca de seus objetivos e sonhos. O estudo permite defender a seguinte tese central: os significados atribuídos pelos alunos do Curso de Administração à sua formação empreendedora. A apreensão do conhecimento é significada com responsabilidade, compromisso, persistência e confiança em si mesmos. São pessoas que possuem esperança de ter um futuro promissor, de realizar seus objetivos, coroados de fortes sentimentos advindos de suas vivências, compreendendo o Empreendedorismo como forma de desenvolvimento social. A partir dessa tese central, outra se destacou por ter sido considerada a base de todo o processo empreendedor delineado pelos sujeitos pesquisados: a família. Esta instituição central declarou-se ser a base geradora para a sua motivação na construção de seus caminhos, rumo à conquista dos sonhos e anseios desejados. É ponto de destaque e elo firme em suprir uma das características do empreendedor, que é ter um “modelo”, aquele que o inspira, que o influencia para seguir em frente em sua meta. Outra tese que emergiu neste estudo foi o distanciamento da instituição de ensino das empresas, fato uníssono nas falas dos sujeitos pesquisados. A carência da prática no curso de administração foi sentida e evocada como um óbice a ser resolvido.
- Intervenção Precoce com Jovens Mães: Implementação de um Programa de Formação ParentalPublication . Capela, Cláudia Sofia Rodrigues; Saavedra, LuísaA Formação Parental poderá ser a chave para o sucesso de muitas famílias, principalmente para aquelas que se encontram menos preparadas para este novo papel, que é ser mãe ou pai, sobretudo quando ainda são jovens. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos identificar quais as necessidades de formação de mães com filhos com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos apoiadas pelo Centro da Mãe do Funchal; aplicar um programa de formação parental adequado às necessidades das mães; avaliar a evolução das competências e estilos parentais e comparar os resultados com outros estudos. Como já supramencionado, este estudo desenvolveu-se no Centro de Mãe do Funchal, Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objetivo apoiar e/ou acolher grávidas adolescentes e jovens mães, com os seus filhos, em situação de risco. As participantes do estudo foram três assistentes sociais, uma psicóloga e seis jovens mães de crianças em idade pré-escolar, apoiadas pelo Centro de Mãe. A identificação das necessidades de formação das mães foi concretizada recorrendo a entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, procedemos à adaptação de um programa de formação parental, baseando-o no programa “Escola de Mães” do estudo de Bernardo (2013). Após as alterações necessárias ao programa de formação parental, este foi aplicado às mães. Com o objetivo de avaliar a evolução das competências e estilos parentais, foi efetuada também uma entrevista antes e após a frequência da formação parental. De forma a consubstanciar esta avaliação foram utilizados três instrumentos validados para a população portuguesa, designadamente o Questionário de Estilos Parentais – Pais adaptado de Parental Authority Questionnaire PAQ, de Buri (1991, cit in Pires et al.,2011), a Escala de Estima de Si - S.E.R.T.H.U.A.L. adaptado de Tap et al., (2009) e a Escala de Autoeficácia Parental de Brites (2010). As alterações do estilo parental praticado antes e após a frequência do programa indicam que o Programa de formação parental teve um impacto positivo junto da maioria das participantes neste estudo. É de realçar ainda a evolução das competências parentais das mães, manifestadas na sua autoestima e na relação com os seus filhos.
- A ampla defesa e o contraditório aplicados ao inquérito policial: um olhar comparativo luso-brasileiroPublication . Santos, Tiago Gregório de Vieira; Ribeiro, Manuela Niza; Rebocho, Maria FranciscaTrata-se de um estudo sistêmico e metódico dos institutos da ampla defesa e do contraditório aplicados no bojo de um inquérito policial à luz dos demais princípios constitucionais fundamentais. Far-se-á um olhar comparativo entre as normas e demais fatores jurídicos, políticos, econômicos e sociais do Brasil e de Portugal, bem como referências subsidiárias de outros países da Europa e do mundo. O tema gira em torno do sistema processual penal brasileiro no que tange às investigações preliminares da polícia judiciária. Estabelece como ponto de partida a efetivação do Estado Democrático de Direito no processo de construção de uma sociedade comprometida no senso de igualdade e justiça. Para tanto, avaliaremos a conveniência de se instituir aqueles princípios no texto constitucional e respectivas leis como forma de dar concretude à formação da culpa do acusado ainda na fase policial; ou, pelo menos, para promover uma investigação criminal livres de quaisquer vícios. Também será necessário refletir sobre a evolução da persecução penal no mundo e no Brasil para que possamos, a partir de uma análise comparativa, avaliar os aspectos positivos e negativos que devem ser repetidos ou rechaçados. Proporemos uma mudança de paradigma de investigação criminal, elegendo o órgão ministerial como condutor das investigações, em contraponto ao atual modelo brasileiro que deposita essa prerrogativa exclusivamente nas mãos da polícia judiciária, para então concluirmos se vale a pena uma alteração normativa lastreada na otimização dos resultados no combate à criminalidade tendo o inquérito policial como instrumento de controle. Nesta esteira, feito o breve estudo da evolução histórica dos institutos, passaremos por uma reflexão mais moderna do Estado Garantidor pautado no senso democrático atual, para, então, esmiuçar a merecida atenção dos princípios fundamentais constitucionais e finalmente mergulhar nos principais aspectos do inquérito policial, sempre propondo a eventual aplicabilidade da ampla defesa e do contraditório como forma de compatibilizar de vez com a noção de democracia plena dos institutos penais. Em seguida, iremos colacionar os resultados da pesquisa empírica feita por meio de entrevistas com profissionais de alta envergadura jurídica, os quais apresentarão suas perspectivas quanto ao tema e terão suas manifestações analisadas de forma qualiquantitativa. Concluiremos o trabalho com as reflexões finais.
- A influência da comunicação de marketing na indústria da beleza: a perspectiva dos consumidores dos profissionais de belezaPublication . Santos, Fabiana do Nascimento Bettin dos; Gaio, SofiaO presente trabalho situa-se entre compreender o papel que a comunicação realizada pelo marketing da indústria de beleza desempenha, para o desenvolvimento e crescimento em suas vendas, por meio da influência constituída e disseminada pelos padrões de beleza, impostos pela mídia por meio da visão dos profissionais, que contribuem diretamente em sua atualização e divulgação de informações dessa mesma indústria da beleza. E por outro lado, os consumidores se mantêm informados acerca dos lançamentos de produtos e serviços. Nesta perspectiva, a influência apresentada por meio dos padrões de beleza, que vão sendo constituídos pela indústria de beleza e impostos por seu próprio marketing, mostra-se como o nosso objetivo de investigação, que em nossa pesquisa pretendemos apresentar um estudo a respeito da importância dada à influência desta comunicação do marketing para os profissionais de vários segmentos desta grande área da beleza e a relação com os seus profissionais e consumidores. Levamos em consideração aprioristicamente que a comunicação realizada pelo marketing é um recurso extremamente eficaz, para gerar influência a partir de sua divulgação. Estas informações por sua vez são reproduzidas pelos profissionais, que atuam na área da beleza por meio de seus vários segmentos. Eles constituem o objeto desta pesquisa. Há constatações evidentes da influência da comunicação constituída pelo marketing na indústria da beleza, porém, este trabalho investigativo toma como foco empírico, estes profissionais que estão diretamente ligados e atuantes na área da beleza e são agentes que materializam para os clientes o que há de mais inovador no mercado de produtos e serviços de beleza. Por ambicionar investigar a comunicação via o marketing, os profissionais da indústria da beleza e os clientes, esta investigação possui uma perspectiva transversal, que constitui o nosso objetivo.
- O papel do diretor de turma como mediador na escola e na comunidadePublication . Santos, Fernando Manuel da Costa; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho teve como objeto de estudo uma investigação sobre O papel do Diretor de Turma como mediador na escola e com a comunidade, implementada na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Padre João Rodrigues. A apreensão sobre os handicaps ao desenvolvimento de um processo educativo sinérgico ao nível local surge como móbil para a observação sobre o aproveitamento do papel polissémico do Diretor de Turma (DT), como mediador e intermediário da comunicação entre vários atores, no sentido de os aproximar de forma eficiente através do exercício das suas funções: na relação com os alunos, professores da turma, Encarregados de Educação; assim como nas tarefas organizativas/administrativas (de gestão) e na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade. Para responder à nossa questão-problema – Como melhorar a imagem, interação, identificação e satisfação de alunos, pais/Encarregados de Educação e comunidade em relação ao Agrupamento? – realizaram-se entrevistas a sete Diretores de Turma representativos de todos os níveis de ensino, no sentido de ouvir a sua opinião face ao funcionamento da instituição onde trabalham e de recolher opiniões acerca dos aspetos passíveis de melhoramento. Os resultados mostram que o DT medeia o envolvimento dos pais/EE na realização de atividades educativas com os alunos e os professores da turma em contextos de aprendizagem, sendo necessário responsabilizar-se pela operacionalização de estratégias específicas para aproximar todos os agentes educativos, tornando-os mais participativos e atentos na procura de soluções adequadas aos problemas e desafios colocados pela educação. Então, perante os resultados obtidos e porque reconhecemos que a motivação dos alunos e dos seus pais, no que concerne à Escola, é fundamental, elaborámos um projeto de intervenção intitulado “A nossa escola mudou”, a implementar no próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, centrado na relação escola-comunidade, privilegiando a inovação. O projeto assenta em três vetores, designadamente a criação do Dia dos pais/Encarregados de Educação, da TV Escola e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Na conjuntura atual, apesar dos vários obstáculos à sua funcionalidade como projetor de imagens sobre uma comunidade educativa, cabe ao DT pintar um quadro sobre a escola como uma janela aberta para o mundo. Pretendemos implementar o projeto “A nossa escola mudou”, na certeza de que este ajudará a mudar a imagem da escola perante as comunidades escolar e extraescolar, projetando o Agrupamento para um patamar de inovação e de diferença.
- A importância da adaptação da linguagem do visual merchandising para o varejo de baixa rendaPublication . Fernandes, Karina Carla de Araújo; Cardoso, AntónioA evolução do varejo no Brasil, também atribuída ao crescimento econômico das últimas décadas, foi marcada pelo surgimento de novos formatos e estratégias comerciais e por um surpreendente processo de transformação social. Observa-se que a referida transformação social foi seguida pelo aumento do poder aquisitivo das diferentes classes sociais que compõem o cenário econômico. O crescimento econômico, proporcionado pela instituição de políticas econômicas e de inclusão social, fez despontar um nicho de mercado, que até o momento apresentava-se com acesso restrito ao consumo, formado pela classe social de baixa renda. O surgimento de um novo cenário mercadológico constituído por indivíduos pertencentes à classe social de baixa renda e a concorrência saturada dos mercados consolidados despertaram o interesse de muitas empresas em incrementar suas atividades investindo no emergente mercado de consumo. Para consolidar suas atuações em um mercado pouco conhecido, algumas empresas perceberam a necessidade de compatibilizar sua estratégias comerciais e de marketing ao novo perfil e comportamento dos respectivos consumidores. Entretanto, ainda é possível observar que muitas das referidas estratégias são desenvolvidas a partir de mitos acerca das motivações e comportamentos de consumo da classe social de baixa renda e, desta forma, não correspondente ao estilo de vida e formação cultural do referido público alvo. O presente estudo pretende contribuir para o aperfeiçoamento do varejo de baixa renda e, desta forma, apresentar a importância de planejar ações comerciais e de convencimento de consumo coordenadas com estratégias de marketing, notadamente do visual merchandising, adaptadas ao referido público alvo. Para alcançar a proposta deste estudo fez-se necessária a compreensão do estilo de vida do respectivo público alvo através do desenvolvimento de métodos de pesquisa investigativos, para uma análise detalhada e assertiva das respectivas motivações de consumo.
- Efeitos da prática do Jiu-Jitsu brasileiro no controle cognitivo de estudantes do ensino secundário da rede pública de Abu Dhabi, Emirados Árabes UnidosPublication . Bueno, Jean Carlo Benetti; Saavedra, LuísaUma das formas de atividade física que tem revelado expressivos resultados na mediação comportamental e cognitiva são as Artes Marciais (AM). Dentre elas, o Jiu-Jitsu Brasileiro ou BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) tem se mostrado cada vez mais popular entre jovens de idade escolar, no entatanto nenhum estudo sobre os seus efeitos nas Funções Executivas (FE) foi encontrado. O objetivo desse estudo foi primeiramente, encontrar diferenças nas FE com a pratica do BJJ; secundariamente, pretendeu-se observar o tipo de correlação entre as FE e os niveis de participação; e por fim posicionar os resultados deste estudo a outros trabalhos similares da literatura científica. O estudo avaliou 125 alunos de uma escola pública de Abu Dhabi, antes e após 6 meses de prática, através de um modelo não randomizado. Após todas as exclusões, 59 alunos foram separados em 3 niveis de participação e correlacionados com os resultados do teste de Stroop (VST - Victoria Stroop Test). Os resultados deste estudo mostraram que 30 sessões de BJJ, foram suficientes para oferecer significativas diferenças no Controle Inibitório (CI). Sua boa participação (2 a 3 vezes por semana), não somente mostrou grande tamanho de efeito (SE) comparado a baixa e media participação, como maiores SE comparado a outras formas de Atividade Fisica e Artes Marciais Tradicionais como o Tae Kwon Do e Wu Shu (Kung Fu). Com uma moderada correlação, sua participação apontou uma capacidade de influenciar em 20,8% o (CI) sobre atividades automáticas, bem como 27,3% a distração sobre atividades irrelevantes. Esses achados sugerem que a pratica do BJJ possa levar a melhoras nas Funções Executivas de pré-adolescentes nativos dos Emirados Arabes Unidos.