FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- Além do Twitter: o uso da rede social por Donald TrumpPublication . Lima, Joana Ribas Bernardes; Sousa, Jorge PedroEsta pesquisa parte de um problema de partida que é a questão da disseminação de informação por meio de dispositivos e plataformas atuais, em um momento em que surgem novos produtores de conteúdo e a informação já não passa pelas barreiras impostas pelos meios de comunicação tradicionais. Temos como protagonista da pesquisa o Twitter, mais especificamente, a proposta de aprofundar os temas relacionados à política e o uso da rede social. A analise foi feita pelo candidato e posteriormente eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levando em consideração a grande visibilidade que o uso da ferramenta trouxe para ele. através da análise de conteúdo durante o período determinado. O objetivo foi de entender os assuntos mais abordados por Trump, para assim verificar se a troca de informações é de qualidade, se expõe de forma embasada questões sociais, de interesse público, e de que modo. Concluiu-se que nomeadamente no caso das mídias sociais, é essencial notar que elas trazem uma mudança fundamental para o panorama tecnológico, além de alterar as estruturas que guiam aspectos de comunicação política tradicional. A partir dessas plataformas, há um “ambiente alternativo” no qual líderes, políticos e cidadãos têm a capacidade de se engajar em causas e se relacionarem uns com os outros, sendo esta capacidade multidimensional e expressivamente única em toda a história dos sistemas políticos. Além disso, as mídias sociais permitem que haja uma interação que independe de elementos geográficos, e a rapidez com que seus efeitos podem ser sentidos faz com que seja necessária uma maior eficiência na comunicação política, o que conduz à criação de novos cálculos na arena política. Donald Trump está à frente da ─ ainda ─ maior potência mundial. Sendo assim, cada ação que toma e cada opinião que emite é capaz de influenciar toda a política internacional. O diferencial de sua gestão está na maneira em que se pronuncia e que se comunica: Trump faz um amplo uso de mídias sociais, sendo o Twitter a principal delas. A forte influência que estas redes sociais têm na formação da opinião pública exigem que cada vez mais, existam regras de enunciação sobre aquilo que é publicado por políticos em rede.
- An investigation of the personality traits that could identify young people who will be susceptible to influence by social media influencers (SMIs): the case of Gen Zers in IrelandPublication . Castro, Charles Alves de; Sousa, Jorge PedroEste estudo exploratório visa aprofundar a compreensão geral dos influenciadores de mídia social e tentou entender quem será suscetível à influência deles. O principal objetivo desta pesquisa é determinar se existe um perfil de personalidade específico que predispõe os jovens à influência de influenciadores de mídia social. Isto depende de uma abordagem de métodos mistos. Os participantes (N=91) responderam a um questionário chamado SUSIS, perguntando-lhes sobre seus hábitos nas redes sociais e sua relação com os influenciadores. Eles foram solicitados a listar seus cinco principais influenciadores de mídia social e sobre sua compreensão e percepção em relação aos influenciadores digitais e conteúdo potencialmente prejudicial postado por eles. Os participantes também completaram um teste padrão de personalidade, a versão HEXACO-PI-R de 60 itens. Além disso, foi realizada uma análise temática das questões 5 e 6 do SUSIS para identificar padrões e semelhanças que possam apoiar a análise quantitativa dos dados. Além disso, foi realizada uma discussão crítica sobre quem é responsável pela proteção ética dos jovens no ambiente digital. O presente estudo revelou relações estatisticamente significativas entre o Questionário SUSIS e os Itens HEXACO-PI-R 60. O SUSIS Questionnaire é um novo instrumento desenvolvido, testado e validado neste estudo. Este questionário pode medir a influência dos influenciadores digitais nos jovens de duas dimensões diferentes, Perceção Social e Conteúdos Nocivos, compreendendo holisticamente a influência dos influenciadores na vida desses jovens, tanto de perspectivas positivas como negativas. Este estudo apresentou um modelo de equações estruturais que confirma a confiabilidade do Questionário SUSIS. Quando associado às dimensões do HEXACO, o modelo confirma que traços de personalidade, honestidade-humildade e consciência apresentam significativamente interdependência com a susceptibilidade a ser influenciado pelos influenciadores digitais. Os participantes que obtiveram uma pontuação elevada nestes dois traços de personalidade são menos susceptíveis a serem influenciados pelos influenciadores digitais. A vertente qualitativa utilizou uma análise temática que trouxe uma visão holística da influência dos influenciadores nos jovens, descrevendo os motivos, os principais influenciadores e os principais canais que representam as opiniões dos participantes. Finalmente, esta pesquisa oferece evidências sobre a influência dos influenciadores digitais na vida dos jovens de uma perspectiva quantitativa e qualitativa.
- Aspectos do documentário e da intimidade na fotografia: contemporaneidade/imagens/superaçãoPublication . Bacelar, José Manuel Teixeira de Oliveira Brito e; Barroso, Eduardo PazEsta tese procura investigar a fotografia enquanto potencial imagem do mundo, em resultado de uma prática documental e de uma prática artística subjectiva. A noção de “documentário” e de “intimidade” são também aspectos a estudar. Em virtude da crescente hibridização entre o real e o ficcional na fotografia contemporânea, a fotografia é assumida como uma prática complexa que impõe a necessidade de uma profunda reflexão. O estudo da história da fotografia e dos diferentes discursos estéticos e críticos em torno da representação do real, o estudo de diferentes práticas documentais e também da forma como a intimidade passa a fazer parte de um novo caminho na fotografia documental são objectos de estudo. Procura-se contextualizar as novas correntes da fotografia contemporânea e contribuir para o recorrente debate sobre as fronteiras que delimitam os discursos artísticos e críticos da própria prática fotográfica. Em consequência da impossibilidade de se proceder a uma investigação que englobe, de forma inequívoca, toda a variedade de práticas e discursos que dominam o campo da fotografia, esta tese apresenta como eixo central a fotografia documental, o seu legado de verosimilhança com o real e a inclusão da intimidade na sua esfera sob a perspectiva da prática fotográfica enquanto exercício da expressão fragmentária do artista. De forma a sustentar a argumentação teórica aqui defendida, é apresentada uma reflexão sobre a prática fotográfica, analisando um trabalho de Jocob Aue Sobol e outro de JH Engstrom.
- Blogues de viagens portugueses: uma análise estrutural, expressiva, autoral e jornalística e prospecção do seu impacto na decisão de viajar e na criação de imaginários sobre PortugalPublication . Fernandes, Samanta Souza; Sousa, Jorge Pedro; Hohlfeldt, AntonioComo as mudanças na tecnologia aumentaram consideravelmente as fontes de informação, o aumento das ofertas on-line, a organização e o planejamento de viagens mudaram para a internet, seja para comprar, seja para pesquisar sobre o destino a visitar. Assim com o surgimento de formas hibridizadas de Jornalismo de Viagens (Cocking, 2020), pode se dizer que os blogues de viagens e turismo e os jornalistas de viagens estão ganhando cada vez mais espaço como referência (Tiede, 2016). Reconhecendo que a comunicação em rede é um potencial de forças produtivas (Castells, 2005) e considerando os blogues de viagens exemplos do que Jorge Pedro Sousa (2000, pp. 23-24) considera parajornalismo, a investigação aqui exposta pretendeu verificar como é feita a divulgação dos destinos de viagens, do ponto de vista estrutural, autoral e expressivo, em dez dos blogues de viagens mais seguidos e impactantes de Portugal, escolhidos por terem sido nomeados no Blogger Travel Awards, da Bolsa Turismo de Lisboa (BTL), anos seguidos – maior evento de turismo em Portugal. Foram eles: Uma Foto Uma História, Viaje Comigo, Alma de Viajante, Julie Dawn Fox in Portugal, Comedores de Paisagem, João Leitão Viagens, Hotelandia, Diário da Pikitim, Viajar entre Viagens e Roadrunner. Observou-se de que forma os blogueiros de viagens (a) fabricam informação, construindo narrativas com repercussão nos imaginários sobre os lugares falados, (b) se apropriam do meio digital, (c) compõem estratégias para as redes sociais, e (d) são fonte de informação sobre destinos de viagens e turismo. Verificou-se, igualmente, se na sua atuação os blogueiros de viagens e turismo – os que têm e os que não têm formação como jornalistas – se guiam por critérios jornalísticos, como a fatualidade discursiva, a verificação cuidadosa e rigorosa da informação e a contrastação de fontes. Analisou-se, ainda, a forma como incorporam elementos do acervo cultural e social da literatura e do Jornalismo de Viagens nas suas narrativas de viagens e como transmitem as suas experiências particulares e necessariamente subjetivas ou mesmo críticas de viagens aos seus leitores. A investigação contribuiu, ainda, para entender as dinâmicas entre o mercado de viagens e turismo e os blogues que atuam no setor e para compreender o impacto da comunicação por meio destes dispositivos na criação de narrativas e imaginários sobre destinos turísticos portugueses, ponderando-se o seu valor potencial para a promoção de destinos turísticos. A metodologia combinou a análise estrutural e discursiva dos dez blogues de viagens portugueses selecionados com entrevistas aos blogueiros e grupo focal. Concluiu-se que o os blogues de viagens portugueses retratam o imaginário midiático, contribuindo também para compreender o impacto da comunicação por meio desses dispositivos na criação de significados e recursos culturais. A pesquisa revelou que os internautas procuram os blogues de viagens para planejarem, organizarem as suas viagens e fazerem escolhas sobre destinos turísticos. A investigação demonstrou ainda que esses dispositivos se inserem no topo mais recente de um longo processo histórico de narrativas sobre viagens e destinos, retratando o imaginário cultural do país, demonstrando também a sua relevância para o desenvolvimento da cultura e das comunidades digitais. São as experiências no destino que originam um maior envolvimento e familiaridade, estimulando a recomendação, a repetição da visita e a escolha por destinos semelhantes. O estudo contribui ainda para a inovação narrativa à social, analisando os produtos noticiosos culturais digitais, associados ao Jornalismo de Viagens como tendência de especialização jornalística.
- Cenários observados na imprensa em diferentes etapas do tráfico de drogas: um estudo do discurso de jornais do Paraguai, Brasil e Portugal (2015-2017)Publication . Luz, Sandra Madalena Barbosa da; Sousa, Jorge PedroO tráfico de drogas é um fenômeno transnacional presente na maioria dos países, mas materializado de forma diferente conforme a região e etapa da cadeia. Por oferecer ruptura da normalidade, o tema está presente nas páginas da imprensa, seja pelo retrato da violência gerada ou pelas práticas de despenalização aos usuários de substâncias que alteram a consciência aplicadas como alternativa à política proibicionista. Este estudo busca conhecer o tratamento discursivo por meio da observação dos enquadramentos mediáticos comuns ao tráfico de drogas em quatro jornais localizados no Paraguai, Brasil e Portugal. Serão analisados os periódicos ABC Color, Correio do Estado, O Globo e o Diário de Notícias, que exibem matérias nas etapas de cultivo, transformação e distribuição de estupefacientes ilíticos tendo, em cada uma das etapas da cadeia, diferentes impactos sobre as populações dos países escolhidos. A análise teve uma dimensão qualitativa e outra quantitativa. O conteúdo foi analisado com o suporte da teoria do enquadramento, utilizada para compreender o discurso produzido e os critérios de noticiabilidade, para compreender as escolhas noticiosas. Por meio da comparação, foi possível perceber diferenças editoriais, mas também a ausência reflexão de profunda sobre o tema, apenas apresentado ao público por meio da reprodução episódica pelos quatro periódicos analisados. Por essa postura, os jornais, em especial o periódico paraguaio e os brasileiros, reforçam discursos excludentes, preconceituosos e priorizam as fontes de ligação com o Estado, com ênfase à polícia. O periódico português, contudo, também prioriza o episódio em detrimento à cobertura autoinduzida, necessária para o debate público do tema consumo e tráfico de drogas na imprensa.
- A cidade como signo: ações publicitárias no âmbito urbano e geração de sentidoPublication . Kulak, Sergio Marilson; Torres, Rui; Almeida, Carlos CândidoA cidade se configura como espaço dos mais variados tipos de trocas simbólicas. Dentre eles destaca-se a publicidade, que no intuito de alcançar seu público-alvo faz uso de recursos que envolvem estratégias elaboradas de produção de sentido em fenômenos que propiciam experiências únicas entre marcas e consumidores enquanto exploram os ambientes citadinos. Esse é o caso das Ambient Advertisings. O objetivo deste trabalho é compreender como os espaços da cidade são convertidos em paisagem publicitária pelas marcas por meio de processos comunicacionais que trabalham com a interação, buscando uma reação/percepção favorável do potencial consumidor em relação à marca anunciante, ao mesmo tempo em que alteram a natureza desses espaços. Assim, a questão que norteia o estudo almeja entender de que modo a publicidade utiliza a cidade como mídia e interfere na paisagem urbana para promover suas mensagens. A revisão de literatura se ramifica em três eixos: a semiótica e a teoria da percepção segundo C. S. Peirce (1931-1935 e 1958); a cidade e sua capacidade de produção de sentido; e as relações mercadológicas nos ambientes urbanos. Para responder ao problema de pesquisa recorre-se a uma metodologia mista, qualiquantitativa, que se vale de preceitos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) para categorizar o corpus que, dado o seu caráter multidisciplinar, é composto por uma amostra intencional de 50 campanhas de Ambient Advertising. Em seguida, são extraídas três classes da Análise de Conteúdo, quais sejam Data de veiculação; Finalidade e Interação, para atribuir o perfil de quatro classificações: Campanha de Interesse Público Ocasional; Campanha Comercial Ocasional; Campanha de Interesse Público Motivada; e Campanha Comercial Motivada. As peças são analisadas sob as perspectivas de linha interpretativa semiótica, por meio dos conceitos desenvolvidos por Charles Sanders Peirce. A pesquisa utiliza os procedimentos de análise da semiótica aplicada, conforme propõe Santaella (2018). Neste processo também são explorados princípios da teoria peirceana da percepção. Posteriormente, o corpus é avaliado à luz das concepções do Marketing Experimental, segundo Schmitt (2002), com base nas relações de sentido, sentimento, pensamento, ação e identificação. A partir das compreensões geradas pelas análises, o procedimento analítico é finalizado com a avaliação da representação urbana que os espaços propiciam ao usuário da cidade (Lynch, 2011; Ferrara, 1993 e 2000). Esta tese permitiu identificar que diferentes elementos citadinos são utilizados como suporte para as Ambient Advertisings, mas que estes adequam-se às demandas de cada campanha, não apresentando um padrão de atuação. Do mesmo modo, identificou-se que as campanhas deste formato possuem uma capacidade significativa de envolvimento e propiciam discursos elaborados aos seus receptores, que podem afetar o sentido urbano de um ambiente da cidade. Porém, isso ocorrerá somente se o receptor o permitir, mesmo que inconscientemente, pois seu processo de representação dos ambientes se relaciona a elementos que extrapolam a relação da campanha com o espaço, sendo a sua capacidade interpretativa determinante para a efetivação desta representação.
- Comunicação de marketing para promoção da temática educação financeira no Brasil: estudo de caso do projeto Sim PlanejarPublication . Costa, Simone Aparecida da; Simões, Elsa; Rocha, FátimaA problemática desta pesquisa é: qual a relevância das estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar junto ao cidadão brasileiro? O Sim Planejar é um projeto cujo propósito é disseminar a educação financeira no Brasil. O projeto é dividido em duas versões, a gratuita e a onerosa. A versão gratuita constitui a disseminação de conteúdo por meio, sobretudo, das redes sociais e website do projeto. A versão onerosa, por sua vez, é constituída pelo livro intitulado "Planejamento financeiro: você no controle!". Nesta tese são expostos dados que evidenciam a precariedade da temática educação financeira no Brasil. Neste sentido, apresenta-se o Sim Planejar como projeto independente para promoção da educação financeira no país. Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa compreende avaliar as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar nas versões gratuita e onerosa, junto ao cidadão brasileiro. Com base nesta pesquisa, pretende-se chegar às seguintes conclusões baseadas em hipóteses: i. de acordo com o público que interagiu com o Sim Planejar, as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; ii. com igualdade aplica-se esta alegação à versão onerosa; iii. consoante ao público que interagiu com o Sim Planejar, os meios empregues para promoção do projeto na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; iv. de igual modo aplica-se essa afirmativa para a versão onerosa; v. segundo o público que interagiu com o Sim Planejar na versão gratuita, o conteúdo é prático, útil, inspirador, realista, motivante, interessante, educativo, possui linguagem acessível e dá vontade de compartilhar e; iv. da mesma forma esta afirmação é considerada para a versão onerosa do projeto. No tocante à metodologia, a teoria base é fundamentada no método hipotético-dedutivo e o método científico empregue é o comparativo. O procedimento técnico utilizado é o estudo de caso. Quanto aos instrumentos, recorreu-se a inquéritos por meio de dois questionários com o público que interagiu com o Sim Planejar, um para a apreciação da versão gratuita e outro para a versão onerosa. Ambos avaliam a percepção do público a respeito das estratégias de comunicação de marketing, meios e conteúdo empregues para promoção do projeto. Assim, pretende-se apresentar uma pesquisa coesa e original.
- Comunicação em saúde: o discurso da imprensa diária portuguesa sobre infeções hospitalares – o caso “Hospital de Gaia” (2015)Publication . Leite, Liliana Manuela Pereira Santos; Sousa, Jorge PedroEsta tese propõe realizar um estudo de caso sobre a mediatização e cobertura jornalística de periódicos locais da crise de infeções nosocomiais ocorrida em 2015 no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho - EPE, localizado no distrito do Porto. Tem como foco compreender de que forma ocorre a cobertura jornalística em casos de crise na saúde, com base nos critérios de noticiabilidade (Galtung; Ruge, 1965; Wolf, 1995, 1999; Traquina, 2005; 2020). Assim, formulou-se a seguinte problematização: Como os critérios de noticiabilidade comumente adotados pelo jornalismo direcionam e caracterizam a cobertura de crises na área da saúde?. Quanto ao objetivo geral procura-se demonstrar a relação entre os critérios de noticiabilidade na cobertura de factos da área da saúde, tendo em vista os conhecimentos técnicos específicos que são alheios ao campo jornalístico. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Como procedimentos técnicos, adota-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e o Estudo de Caso (Yin, 2001), realizando-se a análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos. O corpus compreende peças publicadas entre os dias 14 de outubro de 2015 e 14 de novembro de 2015 nos cinco jornais impressos mais populares na cidade do Porto, sobre as infeções hospitalares ocorridas no Hospital de Gaia. Em linhas gerais, conclui-se que os critérios de noticiabilidade orientam quando os temas da saúde são relevantes, dando maior destaque em momentos excepcionais, como nos casos de surtos, epidemias e pandemias. Com o destaque para os momentos de crise, os mass media perdem a oportunidade de contribuir na prevenção de doenças, bem como de informar e possibilitar uma literacia que poderia ser realizada diariamente na área. Além disso, verifica-se que as fontes oficiais e técnicas recebem menos atenção nas peças que, em grande parte, se utilizam da personificação e da tematização com destaque negativo que, por tendência, desperta maior interesse do público.
- O corpo indelével: tatuagens em presidiáriosPublication . Toscan, Marcia; Torres, Rui; Jólluskin, GloriaA tatuagem é uma forma de comunicação inscrita no corpo que, com um sentimento individualista, imprime homenagens, fúrias, alegrias, códigos; muitas com cunhos ideológicos e outros estéticos. Essas opções são produzidas em momentos distintos da vida de seu usuário. As tatuagens agudizam as várias áreas de atuação como a médica, a psicológica e antropológica. Contudo, nesta pesquisa, o foco de interesse foi nas tatuagens feitas por presidiários e foram consideradas aquelas feitas fora e dentro da prisão, onde – nessa população – encontram-se tatuagens com intenções diferenciadas e ficou evidente também que o meio interfere na decisão, motivação de escolhas para tatuar, considerando a mundivivência de cada entrevistado. A pesquisa foi realizada em duas penitenciárias distintas: na P1 (no Brasil) e P2 (em Portugal). Assim, este estudo tem como objetivo identificar as motivações dos presidiários em realizar as tatuagens. Para obter respostas, foram entrevistados 200 participantes com 1.177 tatuagens observadas, das quais 440 produzidas no cárcere. Desse modo, a pesquisa foi exploratória e dentro das necessidades que ela apontou, foram levantados dados de natureza qualitativa e quantitativa com diferentes técnicas de recolha como observação do campo de estudo, perfil dos participantes (população alvo), entrevistas com perguntas semiestruturadas e fotografias individuais. Para as análises, optou-se pela interpretação dos símbolos a partir da semiótica, pois as tatuagens são signos a serem decodificados e a análise de conteúdo interpretada por meio da categorização das tatuagens e das entrevistas, portanto, conseguiu-se traçar transversalmente os propósitos da investigação. Após as análises dos dados, os resultados obtidos apontam que, na categoria Família e Relacionamentos, está concentrado o maior número de tatuagens, das quais 216 e 88 (40%) são direcionadas aos filhos, onde o pertencimento, a homenagem e o estar junto são as principais motivações para realizá-las.
- A crítica de artes plásticas como campo e a sua prática em Portugal nos anos 60Publication . Monteiro, Isabel Maria Figueira Marques; Barroso, Eduardo PazPartindo da construção de um quadro geral de referências teóricas, metodológicas e territoriais que caracterizam a Crítica de Arte como campo epistemológico específico, e considerando que os anos 60 foram decisivos, quer globalmente, quer em Portugal, na instauração da heterotopia cultural contemporânea, o trabalho que se apresenta equaciona o contributo de oito autores - José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Júlio Giraldes, Alfredo Margarido Fernando Pernes, Nelson Di Maggio, António Areal e Ernesto de Sousa - para a conformação da disciplina no nosso país nesse período e nas épocas liminares. O estudo propõe-se analisar as estratégias adoptadas por cada um dos autores e, nesse sentido, aferir a sua importância na consolidação da crítica de arte como profissão e no estabelecimento de paradigmas locais, na primeira metade da década de 60 e ao longo do decénio, para a reestruturação das artes plásticas e a dinamização dos seus territórios adjacentes, em concordância com os entraves específicos acrescidos pela situação marginal e anacrónica em que o país se encontrava. Considerando a importância do “Jornal de Letras e Artes” no panorama cultural português da época, este constituiu a principal fonte da nossa investigação, apresentando-se, em anexo, uma caracterização genérica dessa publicação, complementando-a com a listagem dos artigos que consagrou às artes plásticas entre 1961 e 1966 e com uma entrevista, focada na época e em alguns dos objectos do estudo, feita a Bruno da Ponte – seu principal dinamizador. Nelson Di Maggio, integrado como caso de estudo no corpo principal do trabalho, foi o crítico que se vinculou durante mais tempo e que partilhou com mais convicção as directrizes éticas e estéticas condutoras do “Jornal de Letras e Artes”, justificando-se que a entrevista que lhe fizemos tenha sido integrada no mesmo anexo.