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- A cidade como signo: ações publicitárias no âmbito urbano e geração de sentidoPublication . Kulak, Sergio Marilson; Torres, Rui; Almeida, Carlos CândidoA cidade se configura como espaço dos mais variados tipos de trocas simbólicas. Dentre eles destaca-se a publicidade, que no intuito de alcançar seu público-alvo faz uso de recursos que envolvem estratégias elaboradas de produção de sentido em fenômenos que propiciam experiências únicas entre marcas e consumidores enquanto exploram os ambientes citadinos. Esse é o caso das Ambient Advertisings. O objetivo deste trabalho é compreender como os espaços da cidade são convertidos em paisagem publicitária pelas marcas por meio de processos comunicacionais que trabalham com a interação, buscando uma reação/percepção favorável do potencial consumidor em relação à marca anunciante, ao mesmo tempo em que alteram a natureza desses espaços. Assim, a questão que norteia o estudo almeja entender de que modo a publicidade utiliza a cidade como mídia e interfere na paisagem urbana para promover suas mensagens. A revisão de literatura se ramifica em três eixos: a semiótica e a teoria da percepção segundo C. S. Peirce (1931-1935 e 1958); a cidade e sua capacidade de produção de sentido; e as relações mercadológicas nos ambientes urbanos. Para responder ao problema de pesquisa recorre-se a uma metodologia mista, qualiquantitativa, que se vale de preceitos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) para categorizar o corpus que, dado o seu caráter multidisciplinar, é composto por uma amostra intencional de 50 campanhas de Ambient Advertising. Em seguida, são extraídas três classes da Análise de Conteúdo, quais sejam Data de veiculação; Finalidade e Interação, para atribuir o perfil de quatro classificações: Campanha de Interesse Público Ocasional; Campanha Comercial Ocasional; Campanha de Interesse Público Motivada; e Campanha Comercial Motivada. As peças são analisadas sob as perspectivas de linha interpretativa semiótica, por meio dos conceitos desenvolvidos por Charles Sanders Peirce. A pesquisa utiliza os procedimentos de análise da semiótica aplicada, conforme propõe Santaella (2018). Neste processo também são explorados princípios da teoria peirceana da percepção. Posteriormente, o corpus é avaliado à luz das concepções do Marketing Experimental, segundo Schmitt (2002), com base nas relações de sentido, sentimento, pensamento, ação e identificação. A partir das compreensões geradas pelas análises, o procedimento analítico é finalizado com a avaliação da representação urbana que os espaços propiciam ao usuário da cidade (Lynch, 2011; Ferrara, 1993 e 2000). Esta tese permitiu identificar que diferentes elementos citadinos são utilizados como suporte para as Ambient Advertisings, mas que estes adequam-se às demandas de cada campanha, não apresentando um padrão de atuação. Do mesmo modo, identificou-se que as campanhas deste formato possuem uma capacidade significativa de envolvimento e propiciam discursos elaborados aos seus receptores, que podem afetar o sentido urbano de um ambiente da cidade. Porém, isso ocorrerá somente se o receptor o permitir, mesmo que inconscientemente, pois seu processo de representação dos ambientes se relaciona a elementos que extrapolam a relação da campanha com o espaço, sendo a sua capacidade interpretativa determinante para a efetivação desta representação.
- Efeito dos ômega-3 na estomatite aftosa recorrente: revisão sistemáticaPublication . Dias, Maria Manuela de Pereira; Lopes, OtíliaObjectivo: Avaliar a eficácia dos ômega-3 no controlo da estomatite aftosa recorrente e para isso pretendeu-se responder à questão: “Os ácidos gordos ômega-3 melhoram os sinais e sintomas da estomatite aftosa recorrente?”. Metodologia: A revisão foi registada na base de dados PROSPERO e foi conduzida segundo as guidelines do PRISMA. Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica na PubMed, Cocrhane Library, Livivo, Lilacs e Google Académico durante março de 2022 e os artigos considerados foram os publicados na última década. O risco de viés foi determinado com recurso ao Cochrane risk of bias tool 2 (RoB 2). Resultados: Incluíram-se 4 artigos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão aos 213 potencialmente elegíveis. Em 3 estudos houve um decréscimo da duração das úlceras a partir dos 3 meses, diminuição da dor e do número médio mensal de úlceras aos 6 meses. Houve redução do tamanho das úlceras e da sua recorrência aos 6 meses em 2 dos estudos. Conclusão: A suplementação com ômega-3 parece ter potencial terapêutico no controlo da estomatite aftosa recorrente.
- Esclerose múltipla e manifestações orofaciais: um caso clínicoPublication . Santiago, Hugo Alexandre Dinis; Soares, Sandra; Costa, CéuPacientes com esclerose múltipla têm um risco maior de desenvolver doença periodontal, apesar da evidência limitada sobre cárie dentária. O objetivo deste trabalho é apresentar uma associação entre perda dentária por cárie e a esclerose múltipla assim como uma paciente sem as manifestações orofaciais típicas da doença. As três manifestações orofaciais comuns associadas à esclerose múltipla são a nevralgia do trigémio, parestesia do trigêmeo e a paralisia facial sendo que no caso relatado outras foram observadas tais como distúrbios da articulação temporomandibular, hipersensibilidade dentária, bruxismo e halitose. Foram discutidos variados tratamentos dependentes da avaliação óssea e gengival. Mesmo com uma boa higiene oral e longos períodos de remissão, pacientes com esta patologia apresentam mais perdas dentárias por cárie devido à própria doença ou aos fármacos imunossupressores. O número de dentes cariados e perdidos destaca a evidência de que a doença tem um impacto significativo na qualidade de vida da paciente.
- Várias gerações de sistema Protaper®: revisão narrativaPublication . Dalcastagner, André; Guimarães, DuarteA evolução da engenharia dos materiais e design dos dispositivos tem impactado positivamente o tratamento endodôntico mecanizado, isto porque a melhoria dos materiais e técnicas de fabrico, confere maior segurança e confiabilidade nos tratamentos, bem como, diminui gradativamente as dificuldades na sua execução e reduz também, o risco de acidentes. Estas mudanças são notórias e significativas no decorrer dos anos, com o lançamento de cada sistema mecanizado ProTaper proporcionando maior segurança e menor risco de na taxa de sucesso dos tratamentos endodônticos. Este trabalho constitui uma revisão narrativa da literatura cujo objetivo é apresentar e descrever os sistemas ProTaper de instrumentação em endodontia, e como este evoluiu com o decorrer dos anos, comparando os sistemas mecanizados Protaper Universal, Next, Gold e Ultimate.