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- A saúde oral nos cursos de licenciatura em enfermagemPublication . Pinard, Julie Marine; Bulhosa, José Frias; Santos, José Manuel dosA educação em saúde oral para os estudantes de enfermagem é crucial, pois serão os profissionais de saúde mais próximos dos doentes. A saúde oral influencia diretamente a saúde geral dos pacientes e é um componente essencial do bem-estar deles. Sendo assim, é muito importante avaliar a inclusão e a abordagem dada à saúde oral no contexto dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, garantindo assim que o currículo aborde de forma adequada estes tópicos, para assegurar prestações de cuidados adequados aos pacientes. Objetivos: Esta dissertação busca examinar a abordagem dos cursos de Licenciatura em Enfermagem em relação à saúde oral, com um foco específico na estrutura curricular e perceções dos coordenadores de curso sobre a importância da integração da saúde oral na formação dos alunos. Com isso, pode-se identificar lacunas, áreas de melhoria e, portanto, aperfeiçoar a preparação dos futuros enfermeiros. Material e métodos: O estudo foi realizado por meio do preenchimento de um inquérito online, destinado aos coordenadores de curso das 38 instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Além disso, foi realizada uma entrevista com um coordenador, no âmbito de obter uma visão mais aprofundada das suas respostas no inquérito. Resultados: A totalidade dos oito coordenadores de curso que responderam ao inquérito concorda que deveria ser aprimorada a educação em saúde oral na formação dos futuros enfermeiros. Existe uma grande disparidade no número de horas lecionadas em relação a este tema, variando desde 2h até 20h, dependendo da instituição. Os tópicos mais abordados em aula são as técnicas de higiene oral, destacando a importância da prevenção de doenças orais. No entanto, os tópicos menos abordados são as doenças orais e os seus diagnósticos. A falta de conhecimento sobre este tema pode resultar em dificuldades na identificação precoce de problemas, no diagnóstico correto e, consequentemente, num tratamento eficiente dessas condições. Os coordenadores de curso acreditam que recursos adicionais úteis poderiam incluir a participação de especialistas nas aulas, a disponibilização de mais modelos para treino e também o aumento da carga horária de prática laboratorial. Conclusão: A abordagem fragmentada da temática da saúde oral demonstra uma lacuna significativa na uniformização e padronização do ensino de saúde oral nas instituições de enfermagem. Considerando que a saúde bucal é uma parte integrante da saúde geral dos pacientes, é muito importante revisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Enfermagem para garantir uma abordagem mais equilibrada e abrangente que inclua tanto a prevenção como o diagnóstico das doenças orais. Isso facilitará uma melhor interação com os profissionais da Medicina Dentária, garantindo cuidados integrados, mais eficazes e até menos invasivos para os pacientes.
- Toxina botulínica e bruxismo: controvérsias na atualidade (revisão narrativa)Publication . Godelli, Colombo; Stocker, Inês Novaes MachadoO bruxismo é uma patologia que consiste no apertamento e/ou ranger dos dentes que afeta o sistema estomatognático e de etiologia multifatorial, afetando crianças e adultos dos dois géneros. Epidemiologicamente, 60 a 70% da população já terá tido um episódio de bruxismo durante a vida, com uma prevalência em adultos que varia entre 8 e 31%. Esta patologia tem uma magnitude clínica considerável devido à sua associação com abrasões, mobilidade dentária, restaurações fraturadas, mialgias, artralgias, hipertrofia muscular e disfunções temporomandibulares. Atualmente, existem diversos tratamentos para o bruxismo, sendo a mais aplicada a utilização de goteiras oclusais. A utilização da toxina botulínica tem sido apresentada como uma proposta de tratamento do bruxismo, tendo a vantagem de não requerer a colaboração do paciente, podendo ser administrada mesmo com ausência de consciência, ou na presença de perturbações psiquiátricas. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo analisar as controvérsias atuais no uso da toxina botulínica no tratamento do bruxismo. Para tal, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, B-On e ScienceDirect com a seguinte combinação de termos de pesquisa: botox and bruxism, botox and bruxism treatment, botulinum toxin and bruxism. Foram definidos os seguintes critérios de inclusão: publicações escritas em português e inglês, com limite temporal dos últimos 15 anos (2009-2024), de modo a reunir informação pertinente sobre a utilização da toxina botulínica no tratamento do bruxismo. Foram excluídos os artigos que não estavam nas línguas escolhidas, duplicados, sem disponibilidade na íntegra ou que, após a leitura do resumo e do corpo de texto, não atendiam ao objetivo proposto. Desta forma, foram incluídos nesta revisão 58 artigos que se consideraram pertinentes. Verifica-se assim que, em relação ao protocolo de administração da toxina botulínica no bruxismo, existe uma clara disparidade entre autores relativamente ao local de injeção/punção, já que não existe um protocolo padronizado definido. Também em relação à dosagem existem controvérsias, pelo que há a necessidade de estudos que classifiquem e indiquem as doses de acordo com critérios pré-definidos, como por exemplo, dependendo da quantidade de contração rítmica ou mesmo episódios e frequência de bruxismo.
- Comunicação de marketing para promoção da temática educação financeira no Brasil: estudo de caso do projeto Sim PlanejarPublication . Costa, Simone Aparecida da; Simões, Elsa; Rocha, FátimaA problemática desta pesquisa é: qual a relevância das estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar junto ao cidadão brasileiro? O Sim Planejar é um projeto cujo propósito é disseminar a educação financeira no Brasil. O projeto é dividido em duas versões, a gratuita e a onerosa. A versão gratuita constitui a disseminação de conteúdo por meio, sobretudo, das redes sociais e website do projeto. A versão onerosa, por sua vez, é constituída pelo livro intitulado "Planejamento financeiro: você no controle!". Nesta tese são expostos dados que evidenciam a precariedade da temática educação financeira no Brasil. Neste sentido, apresenta-se o Sim Planejar como projeto independente para promoção da educação financeira no país. Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa compreende avaliar as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção do Sim Planejar nas versões gratuita e onerosa, junto ao cidadão brasileiro. Com base nesta pesquisa, pretende-se chegar às seguintes conclusões baseadas em hipóteses: i. de acordo com o público que interagiu com o Sim Planejar, as estratégias de comunicação de marketing empregues para promoção na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; ii. com igualdade aplica-se esta alegação à versão onerosa; iii. consoante ao público que interagiu com o Sim Planejar, os meios empregues para promoção do projeto na versão gratuita são interessantes, eficazes, atraentes, informativas, profissionais, educativas, criativas, emocionais e dá vontade de compartilhar; iv. de igual modo aplica-se essa afirmativa para a versão onerosa; v. segundo o público que interagiu com o Sim Planejar na versão gratuita, o conteúdo é prático, útil, inspirador, realista, motivante, interessante, educativo, possui linguagem acessível e dá vontade de compartilhar e; iv. da mesma forma esta afirmação é considerada para a versão onerosa do projeto. No tocante à metodologia, a teoria base é fundamentada no método hipotético-dedutivo e o método científico empregue é o comparativo. O procedimento técnico utilizado é o estudo de caso. Quanto aos instrumentos, recorreu-se a inquéritos por meio de dois questionários com o público que interagiu com o Sim Planejar, um para a apreciação da versão gratuita e outro para a versão onerosa. Ambos avaliam a percepção do público a respeito das estratégias de comunicação de marketing, meios e conteúdo empregues para promoção do projeto. Assim, pretende-se apresentar uma pesquisa coesa e original.