Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O corpo indelével: tatuagens em presidiáriosPublication . Toscan, Marcia; Torres, Rui; Jólluskin, GloriaA tatuagem é uma forma de comunicação inscrita no corpo que, com um sentimento individualista, imprime homenagens, fúrias, alegrias, códigos; muitas com cunhos ideológicos e outros estéticos. Essas opções são produzidas em momentos distintos da vida de seu usuário. As tatuagens agudizam as várias áreas de atuação como a médica, a psicológica e antropológica. Contudo, nesta pesquisa, o foco de interesse foi nas tatuagens feitas por presidiários e foram consideradas aquelas feitas fora e dentro da prisão, onde – nessa população – encontram-se tatuagens com intenções diferenciadas e ficou evidente também que o meio interfere na decisão, motivação de escolhas para tatuar, considerando a mundivivência de cada entrevistado. A pesquisa foi realizada em duas penitenciárias distintas: na P1 (no Brasil) e P2 (em Portugal). Assim, este estudo tem como objetivo identificar as motivações dos presidiários em realizar as tatuagens. Para obter respostas, foram entrevistados 200 participantes com 1.177 tatuagens observadas, das quais 440 produzidas no cárcere. Desse modo, a pesquisa foi exploratória e dentro das necessidades que ela apontou, foram levantados dados de natureza qualitativa e quantitativa com diferentes técnicas de recolha como observação do campo de estudo, perfil dos participantes (população alvo), entrevistas com perguntas semiestruturadas e fotografias individuais. Para as análises, optou-se pela interpretação dos símbolos a partir da semiótica, pois as tatuagens são signos a serem decodificados e a análise de conteúdo interpretada por meio da categorização das tatuagens e das entrevistas, portanto, conseguiu-se traçar transversalmente os propósitos da investigação. Após as análises dos dados, os resultados obtidos apontam que, na categoria Família e Relacionamentos, está concentrado o maior número de tatuagens, das quais 216 e 88 (40%) são direcionadas aos filhos, onde o pertencimento, a homenagem e o estar junto são as principais motivações para realizá-las.
- Impacto da idade de introdução dos açúcares na cárie dentária nas crianças: revisão narrativaPublication . Teixeira, Claudia Pinto; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Avaliar o impacto da idade da introdução dos açúcares na cárie dentária nas crianças em idade pré-escolar. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados: PubMed, Scielo e B-On. Foram definidos termos de pesquisa, critérios de inclusão e de exclusão para a seleção dos artigos. No final foram incluídos 38 artigos para a realização desta revisão. Principal Tópico Abordado: As evidências demonstram que a introdução de açúcar no primeiro ano de vida pode colocar as crianças numa trajetória de elevado risco para o desenvolvimento de cárie precoce da infância. De uma forma transversal a ingestão de açúcar até aos dois anos de idade não está recomendada como medida para a proteção não só da saúde oral mas também da saúde geral das crianças.
- Efeito do plasma rico em plaquetas como opção terapêutica na implantologia oral: uma revisão narrativaPublication . Ramalho, Marcos Aurélio Araújo; Silva, Carla Sousa eO plasma autólogo rico em plaquetas foi desenvolvido no início da década de 1970, sendo então reconhecido como um poderoso agente adesivo e hemostático. Tem sido descrito como fator importante no processo de cicatrização tecidual na área cirúrgica, uma vez que liberta fatores de crescimento que melhoram o processo de regeneração tecidual, permitindo uma reparação da integridade dos tecidos de forma mais breve e eficaz. Com este trabalho pretendeu-se realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso do plasma rico em plaquetas, particularidades e características deste produto terapêutico, métodos de obtenção e indicações que justifiquem o seu uso clínico na implantologia dentária.