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- A crítica de artes plásticas como campo e a sua prática em Portugal nos anos 60Publication . Monteiro, Isabel Maria Figueira Marques; Barroso, Eduardo PazPartindo da construção de um quadro geral de referências teóricas, metodológicas e territoriais que caracterizam a Crítica de Arte como campo epistemológico específico, e considerando que os anos 60 foram decisivos, quer globalmente, quer em Portugal, na instauração da heterotopia cultural contemporânea, o trabalho que se apresenta equaciona o contributo de oito autores - José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Júlio Giraldes, Alfredo Margarido Fernando Pernes, Nelson Di Maggio, António Areal e Ernesto de Sousa - para a conformação da disciplina no nosso país nesse período e nas épocas liminares. O estudo propõe-se analisar as estratégias adoptadas por cada um dos autores e, nesse sentido, aferir a sua importância na consolidação da crítica de arte como profissão e no estabelecimento de paradigmas locais, na primeira metade da década de 60 e ao longo do decénio, para a reestruturação das artes plásticas e a dinamização dos seus territórios adjacentes, em concordância com os entraves específicos acrescidos pela situação marginal e anacrónica em que o país se encontrava. Considerando a importância do “Jornal de Letras e Artes” no panorama cultural português da época, este constituiu a principal fonte da nossa investigação, apresentando-se, em anexo, uma caracterização genérica dessa publicação, complementando-a com a listagem dos artigos que consagrou às artes plásticas entre 1961 e 1966 e com uma entrevista, focada na época e em alguns dos objectos do estudo, feita a Bruno da Ponte – seu principal dinamizador. Nelson Di Maggio, integrado como caso de estudo no corpo principal do trabalho, foi o crítico que se vinculou durante mais tempo e que partilhou com mais convicção as directrizes éticas e estéticas condutoras do “Jornal de Letras e Artes”, justificando-se que a entrevista que lhe fizemos tenha sido integrada no mesmo anexo.
- Síndrome de MarfanPublication . Nunes, Mariana João de Nibra; Cardoso, Inês LopesA Síndrome de Marfan (SDM) é a mais comum das doenças genéticas do tecido conjuntivo, de caráter hereditário e com herança autossómica dominante, que se manifesta nos sistemas músculo-esquelético, cardiovascular e ocular e com alto grau de variabilidade clínica. É causada por mutações no gene codificante da fibrilina-1 (FBN1), uma glicoproteína ligante de cálcio localizada no cromossoma 15 (15q21.1). Esta proteína é o principal componente da matriz extracelular. Até ao momento já foram reportadas mais de 500 mutações do gene FBN1, em que a mais comum é uma mutação missense, que conduz à síntese de uma fibrilina defeituosa com capacidade de formar polímeros. O diagnóstico baseia-se num conjunto de critérios, denominados critérios de Ghent, e é muito importante juntamente com o aconselhamento genético, já que 75% dos indivíduos portadores da síndrome apresentam um dos progenitores afetados.