Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- An investigation of the personality traits that could identify young people who will be susceptible to influence by social media influencers (SMIs): the case of Gen Zers in IrelandPublication . Castro, Charles Alves de; Sousa, Jorge PedroEste estudo exploratório visa aprofundar a compreensão geral dos influenciadores de mídia social e tentou entender quem será suscetível à influência deles. O principal objetivo desta pesquisa é determinar se existe um perfil de personalidade específico que predispõe os jovens à influência de influenciadores de mídia social. Isto depende de uma abordagem de métodos mistos. Os participantes (N=91) responderam a um questionário chamado SUSIS, perguntando-lhes sobre seus hábitos nas redes sociais e sua relação com os influenciadores. Eles foram solicitados a listar seus cinco principais influenciadores de mídia social e sobre sua compreensão e percepção em relação aos influenciadores digitais e conteúdo potencialmente prejudicial postado por eles. Os participantes também completaram um teste padrão de personalidade, a versão HEXACO-PI-R de 60 itens. Além disso, foi realizada uma análise temática das questões 5 e 6 do SUSIS para identificar padrões e semelhanças que possam apoiar a análise quantitativa dos dados. Além disso, foi realizada uma discussão crítica sobre quem é responsável pela proteção ética dos jovens no ambiente digital. O presente estudo revelou relações estatisticamente significativas entre o Questionário SUSIS e os Itens HEXACO-PI-R 60. O SUSIS Questionnaire é um novo instrumento desenvolvido, testado e validado neste estudo. Este questionário pode medir a influência dos influenciadores digitais nos jovens de duas dimensões diferentes, Perceção Social e Conteúdos Nocivos, compreendendo holisticamente a influência dos influenciadores na vida desses jovens, tanto de perspectivas positivas como negativas. Este estudo apresentou um modelo de equações estruturais que confirma a confiabilidade do Questionário SUSIS. Quando associado às dimensões do HEXACO, o modelo confirma que traços de personalidade, honestidade-humildade e consciência apresentam significativamente interdependência com a susceptibilidade a ser influenciado pelos influenciadores digitais. Os participantes que obtiveram uma pontuação elevada nestes dois traços de personalidade são menos susceptíveis a serem influenciados pelos influenciadores digitais. A vertente qualitativa utilizou uma análise temática que trouxe uma visão holística da influência dos influenciadores nos jovens, descrevendo os motivos, os principais influenciadores e os principais canais que representam as opiniões dos participantes. Finalmente, esta pesquisa oferece evidências sobre a influência dos influenciadores digitais na vida dos jovens de uma perspectiva quantitativa e qualitativa.