Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 128
Results Per Page
Sort Options
- A28 estrutura o território. Matosinhos: morfologias da urbanização difusaPublication . Marques, Catarina Salomé Brandão Silva; Sucena, SaraO Município de Matosinhos tem sido alvo de uma notável transformação ao nível do seu espaço edificado, desde o final do século XX e até ao início do século XXI. Tal como em muitas outras áreas urbanas contemporâneas, nomeadamente naquelas que despontaram no espaçamento entre as cidades tradicionais, aquela transformação decorreu do desenvolvimento das novas tecnologias, das infra-estruturas e dos suportes de mobilidade. Também, como em muitas delas, esse crescimento resultou numa (des)organização espacial que aparenta ser caótica. Como resultado desta expansão, globalmente descomprometida, Matosinhos deixa de ser identificado como cidade ou campo, para ser parte de uma nova entidade, enquadrada nos processos de urbanização evidenciados em grande parte do noroeste português. A dispersão que aí se verifica é facilmente associada à rede viária, cujo papel é normalmente o de ser estrutura urbana da sua expansão. Por este motivo, o foco principal desta dissertação é a rede viária, e, em concreto, a A28. Esta autoestrada, que percorre grande parte do noroeste português, é analisada na sua extensão compreendida no município de Matosinhos. Consequentemente, foca-se a área marginal da A28 em maior detalhe, e a do município no geral. Procura-se a compreensão dos modelos de urbanização, expressados no tempo e no espaço, e dos elementos morfológicos que lhe dão forma. A rede viária, em particular a A28, é questionada como um instrumento estruturante do território difuso, numa análise a várias escalas, onde se pode verificar esse papel.
- Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de GoiásPublication . Chagas, Paula Roberta; Gouveia, Feliz RibeiroA educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.
- A adoção e implementação da modalidade b-learning no ensino superior: um estudo de caso em universidades do estado do AmazonasPublication . Vieira, Anacília Maria Cavalcante de Almeida Palmeira; Ribeiro, Nuno Magalhães; Pio, José Luiz de SouzaDe um modo geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Naturalmente, nas instituições de ensino superior, as TIC também se apresentam, no entanto, ainda há um caminho longo a ser percorrido até que essas se tornem agente determinante para o processo ensino-aprendizagem. A teoria geral de sistemas (TGS) e os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento são mecanismos que podem auxiliar na promoção desta integração das TIC nos sistemas de ensino superior. O objetivo deste estudo foi de discutir sobre as TIC no âmbito do Ensino Superior com foco na adoção e implementação da modalidade b-learning, que se caracteriza pelo processo híbrido de ensino-aprendizagem, por meio da interação presencial e do e-learning e identificar as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de instituições de ensino superior em relação ao uso da modalidade b-learning, bem como a identificação do estágio de adoção e implementação dessas universidades. Para isso, investigou-se as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de 3 instituições públicas de ensino superior do estado do Amazonas. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e quali-quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo construída por meio de revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com gestores e aplicação de questionários com docentes, técnicos e discentes. A análise dos dados coletados foi feita por meio da Análise de conteúdo (qualitativa) e da Análise estatística descritiva (quantitativa). Por meio da comparação dos dados entre docentes e discentes e da triangulação dos dados de gestores, técnicos e docentes, foi possível constatar que as IES estudadas encontram-se atualmente no Estágio 1 (consciência/exploração). Após todo o processo investigatório, análise e classificação das IES estudadas, desenvolveu-se um Modelo de Melhoramento de Processo para a Adoção e Implementação de BL – (MMPAI-BL) com base no CMM (Capability Maturity Model) e Framework teórico de Graham, Woodfield e Harrison. A aplicação deste modelo permite que as IES estudadas possam avançar para um nível de maturidade de maneira progressiva em relação à adoção e implementação da modalidade b-learning.
- Um algoritmo de seleção polinomial para mensuração de densidade radiográficaPublication . Oliveira, Márcio Teixeira; Gouveia, Luis BorgesOs raios-X descobertos em 1895, por Wihelm Conrad Roentgen, é uma importante fonte de diagnóstico por imagem, principalmente na investigação de fraturas ósseas, acompanhamento de remodelação óssea pós-fratura e a avaliação da densidade óssea. O exame radiográfico é de fácil execução e não invasiva. Porém a exposição excessiva do paciente (tecidos moles) podem causar danos biológicos significativos. Embora permita avaliar a densidade óssea o exame possui limitações em quantificar a densidade em perdas ósseas inferiores a 30%. Doenças ósseas e a osteoporose utilizam equipamentos de imagem para mensurar a densidade óssea. O DXA é o exame padrão ouro para mensuração de densidade óssea. O Sistema Único de Saúde do Brasil realiza o exame gratuito, entretanto o paciente deve obter o encaminhamento médico para agendamento do exame. Na rede privada de saúde possui custo estimado de € 22,22 à € 66.66 (dependendo da localização geográfica). O Brasil é divido por 5 regiões (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). A região norte possui algumas particularidades (difícil acesso ambulatorial e diagnóstico por imagem, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH) que impossibilita o diagnóstico rápido de doenças. A Densitometria Radiográfica é uma técnica que permite mensurar densidade óssea por meio de imagens radiográfica. Para mensurar densidade esta técnica emprega análise estatística – modelo de análise de regressão. Entretanto não há consenso sobre a determinação da função de ajuste polinomial para calcular a densidade em milímetros de alumínio. O objetivo deste trabalho é a construção de um algoritmo de seleção polinomial que permita mensurar a densidade radiográfica. Para execução do algoritmo, foram realizadas 36 tomadas radiográficas de amostras ósseas bovina, além de estudo sobre possível aplicação da proposta na região norte do Brasil. Os resultados obtidos pelo algoritmo para as amostras 1, 2, 4 e 5 demonstraram grande precisão e exatidão, atestando a validade e confiabilidade do algoritmo proposto. Entretanto as amostras 3 e 6 observou-se exatidão, porém, baixa precisão.
- Alojamento para seniores: dos imperativos legais às necessidades reaisPublication . Peixe, Rui Pedro Gonçalves; Faria, Luís Pinto deEsta dissertação foca-se nas estruturas residenciais para pessoas idosas, concretamente na análise da área de alojamento constituída pelo quarto e instalação sanitária. Inicialmente é abordado o tema do fenómeno de envelhecimento de modo a caraterizar os habitantes seniores do alojamento, assim como a sua realidade demográfica. Após isso, uma análise da evolução da legislação ao longo dos anos, focada na área de alojamento, indica as principais alterações nas normas e requisitos legais. Posteriormente procura-se esclarecer a perceção e requisitos dos utentes e colaboradores destas estruturas residenciais através da realização de entrevistas, simultaneamente revendo parâmetros fundamentais de arquitetura. Por último são apresentadas várias propostas de revisão das áreas de alojamento de acordo com os elementos abordados no desenvolvimento do trabalho, culminando numa proposta pessoal que procede a uma revisão formal e tipológica englobando todos os dados desta investigação.
- Análise do docente e do estudante face às tecnologias de informação e comunicação na educação superior para suporte ao processo de aprendizagem em sala de aulaPublication . Sana, Ana Rosa do Carmo; Gouveia, Luis BorgesOs problemas sociais no contexto brasileiro são muitos, e um deles está relacionado com a questão da adaptação dos profissionais nos mais diversos contextos de trabalho e, principalmente, da educação, mediante as exigências de um mundo globalizado e cada vez mais digital. Um dos desafios do docente na contemporaneidade é usar práticas inovadoras que contribuam e desenvolvam o indivíduo do ponto de vista pessoal, humano e social. A abordagem da educação conservadora, onde o estudante era um agente passivo e mero reprodutor de conhecimento, cede lugar a uma abordagem inovadora cujo objetivo é tornar o estudante independente e protagonista, não apenas como centro do processo de ensino e aprendizagem, mas igualmente como o seu ator, ativo e protagonista. O foco central desta pesquisa será analisar o comportamento docente frente às metodologias inovadoras, bem como, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior para suporte ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa justifica-se devido ao facto de que o ambiente do século XXI se torna cada dia mais exigente, tanto para o professor como para o estudante. Neste sentido, explorar as TIC tornou-se um elemento importante para o docente no ambiente da sala de aula; já o estudante, desenvolver competências axiológicas como autonomia e responsabilidade se tornaram necessárias para com a sua própria aprendizagem, deixando de ser apenas um receptáculo de conhecimento. Deste modo, o foco deixa de ser o professor e passa a ser o estudante que, agora, se encontra no centro do processo de ensino e aprendizagem. O problema abordado nesta pesquisa tem por origem a dificuldade de adaptação do professor às tecnologias de base digital, nomeadamente aquelas que suportam as metodologias ativas e, no estudante, que mesmo percebendo a demanda do século XXI ainda insiste em participar em um contexto de uma aprendizagem conservadora e tradicional, com base em conteúdos previamente estruturados. As hipóteses levantadas nesta pesquisa são de que para que a educação aconteça ela precisa ser ofertada com qualidade e significado, o professor deve buscar formas de tornar a sua aula mais significativa e atrativa promovendo qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudante terá aulas mais significativas que o preparam para um contexto profissional onde terá certamente que tomar decisões complexas. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa do estado da arte, de natureza descritiva e exploratória. Os resultados esperados da investigação apontam caminhos para a educação superior, bem como, auxiliam os seus professores na sua atividade letiva, com impacto para a qualidade de ensino no contexto educacional brasileiro. Essa investigação permitiu concluir que o docente precisa buscar preparo para utilizar as TIC de maneira eficaz a fim de contribuir com a aprendizagem do estudante, pois o ambiente pós-globalidade aliado às tecnologias pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente a qualidade desejada nas IES brasileiras, apontando pistas para a sua concretização.
- Aplicação da arquitetura bioclimática em habitações de interesse social: caso de estudo – condomínio fechado ARMONIA, Valledupar, ColômbiaPublication . Vargas Muegues, Juan Daniel; Silva, Hugo Machado daThis dissertation aims to explore the application of bioclimatic architecture in social housing. The aim is to understand the whole employment of this strategy, selected a project that has it in use, in order to analyze the methods and strategies that ensure the quality of life of the beneficiary families and reduce the environmental impact. This research aims not only to analyse the execution of architectural works, but also to contribute to social development and the improvement of the quality of life of communities benefited by social housing projects. For this purpose, it seeks to identify and apply methods and strategies that provide maximum comfort in terms of materials, design and meeting social needs, aiming at making housing accessible to all families. One of the central themes of this dissertation is the perception of the quality of materials and the design of dwellings. Many times, the idea of social housing is associated to low quality constructions or simple design. Socially, we have verified this reality all over the world, in projects that do not take into account sustainability and bioclimatic architecture. Throughout this thesis, two examples of social housing projects that do not apply these principles will be presented, and a third one that uses bioclimatic architecture as one of its fundamental pillars. The aim of this research is to break with the prejudice generated by society and to present solutions to improve social projects anywhere in the world by applying bioclimatic architecture, an interesting and necessary methodology for the present and future of civil construction. Through the analysis of a pioneer project in social housing that follows the principles of bioclimatic architecture, it is intended to understand how it is possible to apply and improve this sustainable methodology, thus contributing to the social development of communities around the world.
- A arquitectura do Estado Novo no Porto e o movimento modernoPublication . Gonçalves, David Manuel Domingues; Cerveira Pinto, ManuelA presente tese de mestrado tem como objecto de estudo o património edificado sob a vigência do Estado Novo na cidade do Porto. Estes equipamentos constituem uma presença marcante no universo da arquitectura do século passado. Da quantidade e qualidade do investimento feito e tutelado pelo Ministério das Obras Públicas e também de diversos projectos privados, resultou um conjunto de obras que justifica uma análise historiográfica, contextualizada no âmbito quer da campanha de obras públicas, promovida pelo regime, quer da arquitectura vulgarmente designada por “Português Suave”. Partindo de um retrato global da evolução da arquitectura portuguesa desde as primeiras influências da Arquitectura Moderna, passando por uma reflexão sobre a realidade social, sustenta-se este trabalho em quatro pontos. Primeiro, sintetiza-se o enquadramento histórico a nível nacional. Aborda-se a transformação social e económica desde o início do Séc. XX e o papel dos Arquitectos no decurso do Estado Novo. Em segundo, desenvolve-se a contextualização do Poder e as influências do regime político que usa a arquitectura como meio de propaganda, para enaltecer os valores da nacionalidade, muito à semelhança de outros regimes europeus da época. Apresentam-se caracterizações formais e tipológicas dessa expressão artística desenvolvida, bem como os seus principais autores. Em terceiro, aborda-se o impacto oposicionista do Movimento Moderno, com especial enfoque no Congresso de 1948, a partir do qual assistimos ao gradual declínio desta arquitectura de Estado. Por último, são analisadas as correntes estéticas predominantes e adoptadas na cidade do Porto, antes do aparecimento do Estado Novo, os motivos que ditaram a mudança e os significados que lhe foram associados. Apresenta-se o enquadramento possível da presença e influência da arquitectura do Estado Novo na cidade. Claramente com menos projecção do que na Capital, mas num contexto com algumas particularidades impostas quer pelos aspectos sociais e vivenciais da cidade, quer pela própria morfologia urbana, serem bastante distintas. A Arquitectura do Estado Novo no Porto e o Movimento Moderno Subjacente, estará sempre presente, tanto um conceito amplo e multifacetado de modernismo que teimou em predominar, como uma visão dinâmica e plural do regime chefiado por Salazar.
- Arquitectura em Terra: o TabiquePublication . Oliveira, Bruno André; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação tem como tema central um modelo construtivo de arquitectura em terra, designadamente o tabique. Este modelo construtivo ancestral de alvenarias reserva na sua génese inúmeras particularidades, que vão desde as mais variadas formas de concepção do modelo por parte dos diferentes povos espalhados pelo mundo aos valiosos contributos sociais e ambientais. Na sua essência, o tabique foi muito utilizado por pessoas de parcos recursos económicos em soluções, por vezes muito engenhosas, levando-as a recorrer à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários para a construção das suas casas. Um pouco por todo o mundo existem exemplares deste modelo tradicional contribuindo activamente para o enriquecimento dum vasto espólio de arquitectura em terra, matéria esta que tem vindo a ganhar um novo alento de acordo com as actuais “políticas" ecológicas. Deste modo e ao abrigo dos princípios gerais da conservação e restauro do património, o tabique detém informação relevante no que respeita à sustentabilidade do planeta, tornando o tema mais apelativo ao debate e à planificação de novas acções, envolvendo cada vez mais os profissionais em prol de um objectivo que garanta ao planeta um futuro mais próspero e equilibrado.
- Arquiteto Ernesto Korrodi: vi(n)da e obraPublication . Teixeira, José Manuel; Cerveira Pinto, ManuelErnesto Korrodi, suíço de nascimento, mas, tão português como os melhores na defesa do património edificado, da história e da cultura nacionais, foi um dos mais importantes arquitetos do seu tempo em Portugal e, seguramente, aquele que, operando a partir do interior do País, alcançou maior sucesso a nível nacional. Todavia, o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido ainda está aquém do que merecidamente lhe é devido, muito por insuficiente divulgação da sua vida e obra. O ponto de partida para a elaboração duma biografia que desse a conhecer os traços da sua personalidade, a sua ação pedagógica como professor do ensino industrial e formador de artistas escultores, os seus estudos histórico-arqueológicos dos monumentos nacionais e a obra arquitetónica realizada, seria necessáriamente, uma profunda investigação que colma-tasse o que já se apurou e que consta da escassa, mas, preciosa bibliografia publicada. Este trabalho biográfico sobre Ernesto Korrodi é o resultado duma rigorosa pesquisa bibliográfica, com consulta e estudo de documentos, correspondência, projetos, livros, jornais e revistas da época e que incluiu deslocações à Suíça e à Itália e aos mais recôndidos lugares do País; sítios por onde passou ou deixou o seu registo no património edificado local. Novas revelações, esclarecimento pormenorizado de factos menos evidentes e retificação de algumas divulgadas imprecisões sobre o percurso de vida e sobre a obra, que constituem o seu legado, são o gratificante corolário do empenho posto neste propósito.