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Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de Goiás

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Abstract(s)

A educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.
Heritage education contributes to the formation of the individual as it allows the development of a critical sense, reinforcing their identity and self-esteem, while promoting the empowerment of these subjects through the appreciation of their culture, location and traditions. This concept of education is directly linked to the preservation of material and immaterial heritage as a fundamental right of individuals and is also in line with the documents of Unesco, the National Plan of Culture of Brazil and Brazilian school curriculum documents. In this sense, this research investigates how we can contribute to better teaching and learning practices in the Local History teaching from the contributions of Heritage Education using Digital Collections available at the Goiás Memory Center, an online platform that provides access to historical heritage and cultural of the territory of Goiás, acting as the locus for the management and preservation of these materials. This study was developed in the city of Morrinhos, located in southern Goiás, central Brazil and as it is a city relatively far from the large centers where Archives and Museums exist, the most accessible way to work with historical sources, documents and artifacts is the starting from digital collections or school manuals made available by the government, in which historical documents dealing with large centers are prioritized. Based on on-site observation and internships with the city's history teachers, it was found that these data from the digital collections, as they are presented online, do not meet the pedagogical needs of teachers in the basic education network, due to difficult to access even though they are available online. In this way, this doctoral research intends to contribute – through the diagnosis of the history professors of Morrinhos and the Studies of Users – to propose a new experience of reuse of digital cultural collections, based on the construction of a model for accessing and organizing the digital collections according to the needs of teachers and the creation of the Local History Teaching Repository at the Goiás Memory Center, thus organizing an ecosystem that integrates the activities of the Goiás State University and its academics as Digital Curators and the school community.
L'éducation au patrimoine contribue à la formation de l'individu car elle permet le développement d'un sens critique, renforçant son identité et son estime de soi, tout en favorisant l'autonomisation de ces sujets par l'appréciation de leur culture, de leur emplacement et de leurs traditions. Ce concept d'éducation est directement lié à la préservation du patrimoine matériel et immatériel en tant que droit fondamental des individus et est également conforme aux documents de l'Unesco, au Plan national de la culture du Brésil et aux documents du programme scolaire brésilien. En ce sens, cette recherche examine comment nous pouvons contribuer à de meilleures pratiques d'enseignement et d'apprentissage dans l'enseignement de l'histoire locale à partir des contributions de l'éducation au patrimoine à l'aide des collections numériques disponibles au Centre de la Mémoire de Goiás, une plate-forme en ligne qui donne accès au patrimoine historique et culturel du territoire de Goiás, agissant comme lieu de gestion et de préservation de ces matériaux. Cette étude a été réalisée dans la ville de Morrinhos, située dans le sud de Goiás, au centre du Brésil et comme c'est une ville relativement éloignée des grands centres où existent des archives et des musées, la façon la plus accessible de travailler avec des sources historiques, des documents et des artefacts est le départ à partir de collections numériques ou de manuels scolaires mis à disposition par le gouvernement, dans lesquels sont priorisés les documents historiques traitant des grands centres. Sur la base d'observations sur place et de stages auprès des professeurs d'histoire de la ville, il a été constaté que ces données issues des collections numériques, telles qu'elles sont présentées en ligne, ne répondent pas aux besoins pédagogiques des enseignants du réseau de l'éducation de base, en raison de difficultés d'accès même s'ils sont disponibles en ligne. Ainsi, cette recherche doctorale entend contribuer – à travers le diagnostic des professeurs d'histoire de Morrinhos et les Etudes des Usagers – à proposer une nouvelle expérience de réutilisation des biens culturels numériques, fondée sur la construction d'un modèle d'accès et d'organisation du collections numériques en fonction des besoins des enseignants et la création du référentiel d'enseignement de l'histoire locale au Centre de la Mémoire de Goiás, organisant ainsi un écosystème qui intègre les activités de l'Université d'État de Goiás et de ses universitaires en tant que conservateurs numériques et de la communauté scolaire.

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Keywords

Acervos culturais digitais Educação patrimonial Reuso educacional Centro de memória de Goiás Curadoria digital Digital cultural collections Heritage education Educational reuse Goiás memory center Digital curatorship Collections culturelles numériques Éducation au patrimoine Réutilisation éducative Centre de la mémoire de Goiás Conservatoire numérique

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