Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Aplicabilidade do método dos elementos finitos na Ortodontia: revisão de literaturaPublication . Negrissoli, Lays Priscilla JucaO método dos elementos finitos é uma metodologia de investigação muito utilizada em áreas da engenharia para situações em que propriedades biomecânicas são avaliadas a partir de uma tensão, deformação ou estresse sobre materiais. No entando, há algumas décadas, esteve muito evidente sua escolha também para pesquisas relacionadas com a ciência da saúde que demostrassem também esta problemática. A ortodontia é uma área da medicina dentária, onde é salientado sua total relação com eventos biomecânicos. Desta forma, com o contínuo emprego do método em inúmeras pesquisas ortodônticas, fica visível a necessidade de conhecer, entender e interpretar melhor este recurso. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar suas recorrentes aplicações dentro da ortodontia, tendo em vista suas vantagens e limitações como método de pesquisa de escolha.
- Parestesia do nervo alveolar inferior decorrente de tratamento endodôntico não cirúrgicoPublication . Gavina, Catarina Sofia Torrão; Martins, Luís FrançaO presente trabalho tem como objetivo a revisão bibliográfica referente à ocorrência de parestesia do nervo alveolar inferior decorrente do Tratamento Endodôntico Não Cirúrgico, assim como, opções de tratamento disponíveis e quais as medidas preventivas para evitar a ocorrência desta iatrogenia. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho constou na análise de artigos científicos através da pesquisa nas bases de dados PubMed e B-on. A seleção dos artigos foi baseada na aplicação de critérios de inclusão e exclusão, nomeadamente artigos publicados nos últimos 20 anos sob o formato de: case reports, clinical study, jounal article, reviews e systematic reviews, escritos em inglês, português ou espanhol. A pesquisa resultou num total de 78 artigos, dos quais foram selecionados e utilizados 43 artigos e 2 livros. A literatura relativa a esta temática ainda é escassa, sendo assim, necessário a realização de mais estudos.
- A gestão escolar na educação alimentar dos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Raposa, Maranhão, BrasilPublication . Almeida, Jenilce Pavão; Silva, RaquelA promoção de uma alimentação saudável deve ser considerada um eixo prioritário e, justamente por isso, o ambiente escolar é primeiro local onde as políticas públicas de educação alimentar e nutricional devem ser implantadas, visando proporcionar conhecimentos sobre a alimentação saudável para as crianças. Para que isso ocorra, é fundamental que a escola tenha um processo de gestão de maneira democrática, no sentido de que todo o seu corpo organizacional intensifique estudos e projetos que visem alcançar a eficácia da escola nos mais variados aspectos e a alimentação saudável é algo de suma importância. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as ações dos gestores escolares em relação à Educação Alimentar no 5º ano das escolas de ensino fundamental no município de Raposa, Maranhão, Brasil. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo, utilizando uma estrutura qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos 08 gestores, 08 supervisores e 16 professores. Com relação aos gestores, os resultados apontaram que a maioria deles (62%) acharam relevante que o tema “Educação Alimentar” fosse inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, enquanto que 38% afirmaram não ser importante essa questão. No que se refere aos supervisores, obteve-se como resposta dos inquiridos que 75% concordaram com a importância da inserção da temática em evidência no PPP da escola, ao passo que 25% negaram essa importância. A maioria dos professores, na pesquisa, o que representa 62% dos inquiridos, afirmaram que participaram da elaboração do PPP, demonstrando que houve uma gestão democrática e participativa. Porém, obteve-se um percentual de 38% afirmando que não participaram. Ainda com referência aos professores, quando perguntado sobre o trabalho com a temática, através da inclusão do tema nos seus planos de ensino e da realização de práticas pedagógicas diversificadas, 68% disseram que assim o fazem, mas, 32% responderam de forma negativa.
- Os desafios da gestão da educação ambiental no âmbito do ensino formal em Miranda Do Norte – Maranhão – Brasil, a partir da unidade de educação básica Francisco Carneiro De SousaPublication . Martins, Valmira Carneiro; Silva, RaquelNo limiar do século XXI, fica nítida que a interação entre o ser humano e meio ambiente já não é mais a mesma de tempos atrás, e ultrapassa uma questão primordial, que é a sua própria sobrevivência. Historicamente, o homem no intuito de atender suas necessidades básicas foi criando uma relação desarmônica e desequilibrada com a natureza, sem se dá conta que ele é parte integrante da mesma. Fica evidente a necessidade de estudos e pesquisas que visem sensibilizar o ser humano a agir de forma mais harmônica, responsável e consciente para com o meio ambiente, para que este se mantenha equilibrado para as presentes e futuras gerações. Atualmente o Brasil já tem uma política voltada para a Educação Ambiental formalizada para todas as escolas, em todos os níveis e instâncias. Isto é, que vem desde a Educação Infantil até a formação superior, de instituições públicas e particulares. A Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e dá outras providências. Como objetivo deste estudo, pretende-se entender as principais dificuldades encontradas pelos professores, em inserir a temática ambiental no cotidiano da escola, bem como alertá-los da importância de sua utilização enquanto componente curricular da educação formal, o que irá possibilitar o desenvolvimento dos educandos de forma a atuar com uma postura crítica e construtiva. A pesquisa foi realizada através de questionários com questões abertas e fechadas, as quais buscaram o entendimento dos profissionais da escola U. E. B. Francisco Carneiro de Sousa acerca da temática Educação Ambiental. Com a análise dos dados, podemos perceber que em sua maioria, os participantes possuem conhecimento sobre a questão ambiental como uma necessidade em sala de aula, sendo que alguns afirmam trabalhar esse conteúdo, mas, no entanto, ainda existem aqueles que afirmam não conseguir realizar essa atividade dentro do currículo escolar. Faz-se necessário então, a intervenção por parte do poder público responsável pelo fomento das atividades escolares, uma postura que assegure aos profissionais não apenas desta escola, mas de todo o município uma formação adequada para a execução da legislação vigente. A proposta de intervenção deste trabalho busca exatamente uma sensibilização dos profissionais, para então haver uma conscientização dos mesmo sobre a legislação e então ser oferecido uma formação adequada propondo uma abordagem pedagógica a ser utilizada em sala de aula.
- Diabetes Mellitus em OdontopediatriaPublication . Mendes, Dunia Margarida Abdulrahman; Silva, CristinaA Diabetes Mellitus é uma doença crónica encontra-se em larga expansão em todo mundo. Pode surgir em qualquer idade, afetando todo organismo, inclusive a cavidade oral. Apresentando manifestações orais como: xerostomia, hiposalivação, cárie dentária e doença periodontal. Estas manifestações orais apresentam maior incidência em pacientes com mau controlo glicémico, por esse motivo a melhor forma de prevenir as complicações orais associadas a diabetes é o controlo glicémico rigoroso seguindo as instruções do endocrinologista. O médico dentista deve fazer parte da equipa multidisciplinar para o acompanhamento do paciente diabético, dessa forma, oferecer acompanhamento médico completo reduzindo as complicações gerais e orais associadas à doença em questão. Na revisão bibliográfica presente destacamos as crianças diabéticas e abordamos a saúde oral da criança diabética e a importância do médico dentista para garantir um tratamento completo ao paciente diabético. Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no período de março a setembro de 2018, nos motores de pesquisa: B-ON, Pubmed, Science Direct, Google académico, Scielo, Lenus, Wiley online library e UNICID.
- Um algoritmo de seleção polinomial para mensuração de densidade radiográficaPublication . Oliveira, Márcio Teixeira; Gouveia, Luis BorgesOs raios-X descobertos em 1895, por Wihelm Conrad Roentgen, é uma importante fonte de diagnóstico por imagem, principalmente na investigação de fraturas ósseas, acompanhamento de remodelação óssea pós-fratura e a avaliação da densidade óssea. O exame radiográfico é de fácil execução e não invasiva. Porém a exposição excessiva do paciente (tecidos moles) podem causar danos biológicos significativos. Embora permita avaliar a densidade óssea o exame possui limitações em quantificar a densidade em perdas ósseas inferiores a 30%. Doenças ósseas e a osteoporose utilizam equipamentos de imagem para mensurar a densidade óssea. O DXA é o exame padrão ouro para mensuração de densidade óssea. O Sistema Único de Saúde do Brasil realiza o exame gratuito, entretanto o paciente deve obter o encaminhamento médico para agendamento do exame. Na rede privada de saúde possui custo estimado de € 22,22 à € 66.66 (dependendo da localização geográfica). O Brasil é divido por 5 regiões (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). A região norte possui algumas particularidades (difícil acesso ambulatorial e diagnóstico por imagem, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH) que impossibilita o diagnóstico rápido de doenças. A Densitometria Radiográfica é uma técnica que permite mensurar densidade óssea por meio de imagens radiográfica. Para mensurar densidade esta técnica emprega análise estatística – modelo de análise de regressão. Entretanto não há consenso sobre a determinação da função de ajuste polinomial para calcular a densidade em milímetros de alumínio. O objetivo deste trabalho é a construção de um algoritmo de seleção polinomial que permita mensurar a densidade radiográfica. Para execução do algoritmo, foram realizadas 36 tomadas radiográficas de amostras ósseas bovina, além de estudo sobre possível aplicação da proposta na região norte do Brasil. Os resultados obtidos pelo algoritmo para as amostras 1, 2, 4 e 5 demonstraram grande precisão e exatidão, atestando a validade e confiabilidade do algoritmo proposto. Entretanto as amostras 3 e 6 observou-se exatidão, porém, baixa precisão.
- A gestão participativa na reconstrução da proposta pedagógica de uma Escola Privada De Educação Profissional Técnica De Nível Médio em São Luís, Maranhão, Brasil: um estudo de casoPublication . Castro, Gecylene Pavão Almeida de; Reis, PedroO presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a gestão participativa na reconstrução da proposta pedagógica de uma escola privada de educação profissional técnica de nível médio em São Luís, Maranhão, Brasil. Inicialmente elaborou-se uma revisão bibliográfica acerca de temas Gestão Escolar, Planejamento e Projeto Político Pedagógico à luz dos principais teóricos da área. A presente pesquisa foi do tipo qualitativa e descritiva (tipo estudo de caso), com observação não participante, que teve como objetivo principal: apresentar um relato da experiência sobre a importância da gestão escolar participativa na reconstrução da proposta pedagógica de uma escola técnica-profissionalizante privada, em São Luís, Maranhão, Brasil e como objetivos específicos: acompanhar, descrever e analisar se todo o processo de reconstrução da proposta pedagógica da instituição estudada e se o mesmo foi realizado de forma participativa. As informações produzidas através desta pesquisa foram descritas na forma de um relato que foi construído através dos dados obtidos através da participação da pesquisadora nas diversas reuniões. Conclui-se que o planejamento participativo foi efetivado na instituição pesquisada, revelando-se como um instrumento indispensável no processo de construção e reconstrução de todo e qualquer projeto político pedagógico ou proposta pedagógica e que a instituição pesquisada conseguiu implantar a gestão participativa, dando total liberdade e autonomia aos professores em todo o processo.