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A28 estrutura o território. Matosinhos: morfologias da urbanização difusa

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O Município de Matosinhos tem sido alvo de uma notável transformação ao nível do seu espaço edificado, desde o final do século XX e até ao início do século XXI. Tal como em muitas outras áreas urbanas contemporâneas, nomeadamente naquelas que despontaram no espaçamento entre as cidades tradicionais, aquela transformação decorreu do desenvolvimento das novas tecnologias, das infra-estruturas e dos suportes de mobilidade. Também, como em muitas delas, esse crescimento resultou numa (des)organização espacial que aparenta ser caótica. Como resultado desta expansão, globalmente descomprometida, Matosinhos deixa de ser identificado como cidade ou campo, para ser parte de uma nova entidade, enquadrada nos processos de urbanização evidenciados em grande parte do noroeste português. A dispersão que aí se verifica é facilmente associada à rede viária, cujo papel é normalmente o de ser estrutura urbana da sua expansão. Por este motivo, o foco principal desta dissertação é a rede viária, e, em concreto, a A28. Esta autoestrada, que percorre grande parte do noroeste português, é analisada na sua extensão compreendida no município de Matosinhos. Consequentemente, foca-se a área marginal da A28 em maior detalhe, e a do município no geral. Procura-se a compreensão dos modelos de urbanização, expressados no tempo e no espaço, e dos elementos morfológicos que lhe dão forma. A rede viária, em particular a A28, é questionada como um instrumento estruturante do território difuso, numa análise a várias escalas, onde se pode verificar esse papel.
The Matosinhos Municipality has undergone a remarkable transformation in terms of its built space, since the end of the 20th century and until the beginning of the 21st century. As in many other contemporary urban areas, namely those that emerged in the spacing between traditional cities, that transformation was due to the development of new technologies, infrastructures and mobility supports. Also, as in many of them, this growth resulted in a spatial (des)organization that appears to be chaotic. As a result of this expansion, globally uncompromised, Matosinhos is no longer identified as a city or countryside, to be part of a new entity, framed in the urbanization processes evidenced in much of the portuguese northwest. The dispersion that occurs there is easily associated with the road network, whose role is usually to be an urban structure for its expansion. For this reason, the main focus of this dissertation is the road network, and, in particular, the A28. This highway, which runs through a large part of the portuguese northwest, is analyzed in its extension included in the Matosinhos municipality. Consequently, we focus on the marginal area of the A28 in greater detail, and the municipality in general. It seeks to understand the models of urbanization, expressed in time and space, and the morphological elements that shape it. The road network, in particular the A28, is questioned as a structuring instrument of the diffuse territory, in an analysis at several scales, where this role can be verified.

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Keywords

Rede viária Cidade difusa Estrutura urbana Paisagem Território Morfologia urbana Road network Diffuse city Urban structure Landscape Territory Urban morphology

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