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- Orthodontic movement acceleration devices during orthodontic treatment combined with aligners, professional perspective: a pilot studyPublication . Tijssen, Dominique Melanie; Pinho, Mónica MoradoObjetivos: O objetivo principal do presente estudo é analisar os interesses atuais dos ortodontistas em técnicas de aceleração do tratamento ortodôntico, com foco na vibração de alta frequência e na sua aplicação clínica. Materiais e Métodos: O presente estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa. Foi enviado um inquérito online anónimo a um grupo de médicos dentistas da Europa, América do Sul e América do Norte para analisar o conhecimento dos mesmos acerca da combinação do tratamento com técnicas auxiliares, tais como o uso de vibração de alta frequência, para acelerar o movimento dentário ortodôntico, diminuído o tempo de tratamento ortodôntico e melhorar a experiência do paciente durante o tratamento ortodôntico. Resultados: A amostra total de questionários respondidos foi constituída por 80 sujeitos que responderam ao questionário de forma voluntária e anónima. A maioria dos participantes (30%) era de Espanha, 21,25% do Brasil, 16% dos Estados Unidos, 10% do Equador, entre outros locais de menor dimensão. Dos participantes que têm conhecimento sobre os dispositivos de vibração de alta Frequência, o que corresponde a 48,75% do total de participantes, apenas 54,6% têm experiência com estes dispositivos no tratamento dos seus pacientes. E desses 54,6%, a maioria continuaria a usar aparelhos de alta frequência em combinação com a ortodontia para diminuir o tempo de tratamento. Conclusões: A utilização da vibração de alta frequência como ferramenta na prática ortodôntica merece uma análise mais completa e abrangente para facilitar a sua utilização nos planos de tratamento diários propostos pelos ortodontistas. Isto é particularmente importante na Europa, onde se observou um conhecimento relativamente menor entre os participantes relativamente à existência e às potenciais aplicações dos dispositivos vibratórios de alta frequência.
- Estado nutricional e saúde oral em migrantesPublication . Lugassy, Iris Simah Mimi; Silva, Raquel; Neves, HelenaSabe-se que um estado nutricional inadequado acompanhado de uma má saúde oral afetam negativamente a saúde geral e o bem-estar dos indivíduos. No caso de indivíduos vulneráveis, como os migrantes, que estão sujeitos a níveis elevados de stress torna-se importante avaliar a interação destas duas variáveis. Além disso, de acordo com o contexto geopolítico atual, este tema pretende ser um contributo para a discussão científica nas áreas indicadas. Para tal, realizou-se um estudo de revisão narrativa, tendo por base 45 artigos publicados em inglês e português, no período de 2013 a 2023, através das bases de dados: PubMed, b-On e Scielo Portugal. Dos vários estudos selecionados, verifica-se que independentemente da faixa etária dos migrantes (crianças, adultos e idosos), estes apresentam uma pior saúde oral que os nativos do país onde se encontram, e que estes resultados devem-se muitas vezes à sua própria perceção da necessidade de cuidados de saúde oral, e que o nível de aculturação dos migrantes influencia o seu estado nutricional.
- Abordagem do tratamento endodôntico não cirúrgico na presença de fraturas horizontais radiculares: revisão narrativaPublication . Gonçalves, Tamille Lima; Cascão, MárciaAs fraturas radiculares horizontais resultam de uma força de alta intensidade dirigida à raiz do dente, podendo envolver estruturas como a polpa, dentina e cemento, sendo o seu tratamento considerado um desafio para os profissionais de medicina dentária.Entre as complicações relacionadas com esta condição clínica, por norma associada a uma situação de trauma, podem-se destacar a necrose pulpar, reabsorção radicular externa e interna, inflamação periapical e perda do dente. No entanto, a realização do tratamento endodôntico em dentes com fraturas horizontais pode ser complicada devido às características anatómicas e à complexidade da lesão. Além disso, o sucesso do tratamento pode depender de vários fatores, como a técnica de instrumentação radicular utilizada e o tipo de material de obturação canalar. O objetivo proposto neste trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura, avaliando o tratamento endodôntico não cirúrgico em dentes com presença de fraturas horizontais assim como os melhores materiais para promover o seu selamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e, publicados nos últimos dez anos, em inglês e português, os motores de busca utilizados foram PubMed/NCBI, Cochrane Library e Science Direct, com as seguintes palavras-chave: (Endodontic treatment) AND (Horizontal root fracture) AND (root canal filling). Foram incluídos estudos clínicos, relatos de caso e estudos clínicos retrospectivos. Como critérios de exclusão os estudos realizados em animais, assim como artigos que não se adequaram ao tema proposto. Na literatura estão descritos vários estudos nos quais é possível verificar a importância de uma correta abordagem clínica e radiográfica das fraturas radiculares horizontais. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (CBCT) constitui o método de imagem mais útil na identificação, fornecendo uma melhor visualização do defeito. A terapia endodôntica apenas do fragmento coronal demonstrou ser suficiente, apresentando bons prognósticos. O Agregado de Trióxido de Mineral (MTA) e os cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio são os materiais mais utilizados durante o tratamento dos dentes com fratura radicular horizontal, entretanto, estão descritos estudos nos quais não foi possível estabelecer uma diferença na taxa de sucesso do tratamento entre estes dois materiais, sendo necessário a realização de mais estudos comparativos com maior tempo de proservação.
- Visões de futuro na administração pública em Portugal: contributos das comunidades transformacionais para uma melhor governaçãoPublication . Dias, Ricardo Daniel da Cunha; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Seixas, Paulo CastroA administração pública portuguesa é frequentemente descrita como excessivamente centralizada, hierárquica e burocrática, o que levanta dúvidas sobre a sua capacidade de se adaptar a um mundo em constante mudança. Este estudo pretendeu explorar a existência de Comunidades Transformacionais na administração pública em Portugal e compreender a relação entre as suas visões de futuro e uma governação mais flexível e orientada para o futuro. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem mista, recorrendo-se à aplicação de um questionário exploratório para identificar possíveis elementos de Comunidades Transformacionais na administração pública, seguido da realização de entrevistas com 21 transformadores nesse campo para explorar as suas relações e visões de futuro. Os resultados revelaram uma estrutura da transformação da governação em Portugal marcadamente institucional e influenciada por uma lógica de silos que dificulta a formação de Comunidades Transformacionais. Ainda assim, foram identificadas duas cliques potencialmente transformacionais: uma de âmbito mais local, relacionada com questões de governança territorial/multinível (formada pelo quadrado DGT/CCDR-LVT/AML/ICS); e a outra de nível central, associada a um movimento de “centrificação de competências” e à digitalização de serviços públicos (formada pelo triângulo AMA/INA/PlanAPP). Além disso, foram identificados 6 perfis-tipo de transformadores (o académico-consultor; o servidor público experiente; o pioneiro; o assessor-cooptado; o académico-dirigente; e o político-académico), sugerindo que a transformação da governação implica um “terceiro espaço” intermediador entre as esferas política e administrativa. As visões de futuro partilhadas pelos transformadores refletiram uma esperança em mudanças emergentes e em transformações rumo a uma governação mais colaborativa, equilibrada, integrada, independente, inclusiva e digitalmente responsável. No entanto, também dão conta da existência de desafios diversos à transformação, sobressaindo-se um padrão de Start&Stop da mudança decorrente da instabilidade política. Essas visões evidenciaram ainda a importância dos modelos de governação pública na idealização do futuro, apresentando relações fortes com os valores e princípios da Nova Governança Pública e do Estado Neoweberiano, apoiados pelos dos Novo Serviço Público e do Governo Digital. Com base nestes resultados, esta investigação procurou contribuir para o avanço dos Estudos Políticos e Humanitários ao demonstrar a relevância das visões de futuro na compreensão das dinâmicas político-administrativas que moldam a transformação da governação em Portugal, bem como para a prática governativa ao propor um Plano Transformacional que pode orientar a ação rumo à governação idealizada para o desenvolvimento do país.
- A adoção e implementação da modalidade b-learning no ensino superior: um estudo de caso em universidades do estado do AmazonasPublication . Vieira, Anacília Maria Cavalcante de Almeida Palmeira; Ribeiro, Nuno Magalhães; Pio, José Luiz de SouzaDe um modo geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Naturalmente, nas instituições de ensino superior, as TIC também se apresentam, no entanto, ainda há um caminho longo a ser percorrido até que essas se tornem agente determinante para o processo ensino-aprendizagem. A teoria geral de sistemas (TGS) e os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento são mecanismos que podem auxiliar na promoção desta integração das TIC nos sistemas de ensino superior. O objetivo deste estudo foi de discutir sobre as TIC no âmbito do Ensino Superior com foco na adoção e implementação da modalidade b-learning, que se caracteriza pelo processo híbrido de ensino-aprendizagem, por meio da interação presencial e do e-learning e identificar as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de instituições de ensino superior em relação ao uso da modalidade b-learning, bem como a identificação do estágio de adoção e implementação dessas universidades. Para isso, investigou-se as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de 3 instituições públicas de ensino superior do estado do Amazonas. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e quali-quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo construída por meio de revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com gestores e aplicação de questionários com docentes, técnicos e discentes. A análise dos dados coletados foi feita por meio da Análise de conteúdo (qualitativa) e da Análise estatística descritiva (quantitativa). Por meio da comparação dos dados entre docentes e discentes e da triangulação dos dados de gestores, técnicos e docentes, foi possível constatar que as IES estudadas encontram-se atualmente no Estágio 1 (consciência/exploração). Após todo o processo investigatório, análise e classificação das IES estudadas, desenvolveu-se um Modelo de Melhoramento de Processo para a Adoção e Implementação de BL – (MMPAI-BL) com base no CMM (Capability Maturity Model) e Framework teórico de Graham, Woodfield e Harrison. A aplicação deste modelo permite que as IES estudadas possam avançar para um nível de maturidade de maneira progressiva em relação à adoção e implementação da modalidade b-learning.