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- A28 estrutura o território. Matosinhos: morfologias da urbanização difusaPublication . Marques, Catarina Salomé Brandão Silva; Sucena, SaraO Município de Matosinhos tem sido alvo de uma notável transformação ao nível do seu espaço edificado, desde o final do século XX e até ao início do século XXI. Tal como em muitas outras áreas urbanas contemporâneas, nomeadamente naquelas que despontaram no espaçamento entre as cidades tradicionais, aquela transformação decorreu do desenvolvimento das novas tecnologias, das infra-estruturas e dos suportes de mobilidade. Também, como em muitas delas, esse crescimento resultou numa (des)organização espacial que aparenta ser caótica. Como resultado desta expansão, globalmente descomprometida, Matosinhos deixa de ser identificado como cidade ou campo, para ser parte de uma nova entidade, enquadrada nos processos de urbanização evidenciados em grande parte do noroeste português. A dispersão que aí se verifica é facilmente associada à rede viária, cujo papel é normalmente o de ser estrutura urbana da sua expansão. Por este motivo, o foco principal desta dissertação é a rede viária, e, em concreto, a A28. Esta autoestrada, que percorre grande parte do noroeste português, é analisada na sua extensão compreendida no município de Matosinhos. Consequentemente, foca-se a área marginal da A28 em maior detalhe, e a do município no geral. Procura-se a compreensão dos modelos de urbanização, expressados no tempo e no espaço, e dos elementos morfológicos que lhe dão forma. A rede viária, em particular a A28, é questionada como um instrumento estruturante do território difuso, numa análise a várias escalas, onde se pode verificar esse papel.