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- Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de GoiásPublication . Chagas, Paula Roberta; Gouveia, Feliz RibeiroA educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.
- Tratamento não cirúrgico da peri-implantite: revisão integrativa da literaturaPublication . Fantros, Ahmed; Castro, FilipeObjetivo: Comparar nesta revisão integrativa da literatura, os resultados obtidos no tratamento não cirúrgico em implantes afetados por peri-implantite e avaliar quais as técnicas mais previsíveis e mais eficazes que irão aumentar a sobrevida dos implantes afetados por peri-implantite. Materiais e métodos: Foi realizado uma pesquisa electrónica através das bases de dados PubMed e Cochrane de 2011 até 2021. A seleção dos estudos foi direcionada através da leitura do título, do resumo da leitura integral do artigo. Foram incluídos estudos através da estratégia de pesquisa PRISMA, estudos clínicos randomizados (RCTs), ensaios em humanos, idioma em inglês, que abordem o tratamento não cirúrgico da PI, tomando em consideração os respetivos parâmetros: PPD, BoP/SoP, MBL e dados microbiológicos. Resultados: De acordo com a pesquisa bibliográfica efetuada, encontramos 102 artigos sobre o sujeito. Após a leitura integral de 6 artigos, foram incluídos e analisados os respetivos 6 artigos nesta revisão integrativa da literatura. Conclusão: O tratamento não cirúrgico da PI mostra-se eficaz na redução dos parâmetros clínicos PPD, BoP/SoP, MBL, inflamação dos tecidos afetados por PI. Contudo a evidência científica é limitada no que concerne ao êxito deste tratamento, neste sentido existe a necessidade de se desenvolver estudos científicos adicionais com maior amostra assim como um período de follow-up mais longo de forma a ser possível obter resultados mais eficazes, mais homogéneos e mais fidedignos.
- Tratamento de manutenção peri-implantar: revisão integrativa da literaturaPublication . Iklef, Fiona; Castro, FilipeObjetivos: Comprar nesta revisão integrativa da literatura, os resultados obtidos no tratamento de manutenção peri-implantar e impacto positivo do tratamento de manutenção peri-implantar na sobrevida dos implantes dentários. Material e métodos: Foi realizado uma pesquisa electrónica através das bases de dados PubMed e B-On de 2011 até 2021. A seleção dos estudos foi direcionada através da leitura do título, do resumo e da leitura integral do artigo. Foram incluídos estudos através da estratégia de pesquisa PRISMA, estudos clínicos randomizados (RCTs), ensaios em humanos, idioma em inglês, que abordem o tratamento impacto positivo do tratamento de manutenção peri-implantar na sobrevida dos implantes dentários, tomando em consideração os respetivos parâmetros: PPD, BoP/SoP, MBL e dados microbiológicos. Resultados: De acordo com a pesquisa bibliográfica efetuada, encontramos 461 citações sobre o sujeito. Sobre 6 artigos em textos integrais estudados, 6 foram incluídos e analisados nessa revisão integrativa da literatura. Conclusão: O tratamento de manutenção peri-implantar na sobrevida dos implantes dentários mostra-se eficaz na redução dos parâmetros clínicos PPD, BoP/SoP, MBL, e inflamação dos tecidos afetado. Mais a evidência científica é limitada no que concerne ao êxito deste tratamento, por isso, serão necessários estudos científicos adicionais com um maior número de pacientes e um acompanhamento mais longo.