FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Bandeira, Fernando"
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- Avaliação da liderança, motivação e recompensa: estudo de caso num banco de Luanda - AngolaPublication . Malebo, Gaspar Pedro; Bandeira, FernandoO ambiente organizacional no mundo globalizado actual é altamente instável, como consequência quer a gestão estratégica quer a sua implementação operacional, são solicitadas constantemente a adaptar-se a novos modelos de gestão e suscitam problemas às organizações que fazem sentir os seus efeitos transversalmente, uma das áreas que faz ressonância destas constantes mudanças são os Recursos Humanos. O presente trabalho centra-se no segmento restrito dessa realidade que se focaliza na liderança, motivação e recompensa. O objecto da investigação é uma instituição bancária em Luanda (Angola), como instrumento de investigação foi usado um inquérito, cujas questões decorreram do acervo conceptual patente na literatura. Concluiu-se que a avaliação da liderança é simétrica à avaliação da recompensa e que a motivação apresenta um perfil aproximado à média geral, analisados os dados em função das categorias das variáveis sociodemográficas, foi possível concluir que em múltiplas instâncias, elas condicionam e sobre determinam os resultados globais.
- Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados pelos bancos em AngolaPublication . Silva, Cesário Helder Fançony da; Bandeira, FernandoO presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes da banca angolana. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também importa realçar que o estudo de satisfação levado acabo em alguns bancos representativos do setor em Angola sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar. Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos/serviços, a competência dos recursos humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pelos bancos angolanos aos seus clientes. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando-o à realidade angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a XXX clientes. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os consequentes da satisfação são a leadade, a recomendação e as reclamações, tendo-se verificado que existe um impacto positivo e significativo da satisfação com a lealdade, a recomendação e as reclamações.
- Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)Publication . Augusto, Gabriel; Bandeira, FernandoEste trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.
- A motivação na escola de formação de professores INE Maristas: aplicação da escala Multi-MotiPublication . Sachambula, Angélica Maria Taty Baiúa; Bandeira, FernandoEste trabalho investiga a Motivação na escola de Formação de Professores INE Marista (Luanda), fundada em 1958 pela Congregação dos Irmãos Marista da Igreja Católica. Para o fazer usou-se a escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti), cujas quatro dimensões: Organização do Trabalho; Motivação para o Desempenho; Motivos de Realização e Poder; Envolvimento, são compostas por 7 questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 5). A análise dos dados permitiu concluir pela prevalência da opinião negativa e pela existência 50% associações estatisticamente significativas entre as dimensões e factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas.
- Perceção do papel dos recursos humanos no posicionamento estratégico da empresa: estudo de caso na Empresa Nacional de Gestão de Aeroportos e Navegação Aérea - AngolaPublication . Nóbrega, Filipe de Freitas Sodré da; Bandeira, FernandoA história da sociedade humana sempre foi fiel ao retrato das diferentes etapas do seu desenvolvimento. O ser humano sempre sentiu a necessidade de realizar os seus propósitos de sobrevivência, conjugando os diferentes elementos inerentes a este processo. As organizações se destacam na manipulação de recursos valiosos, que exigem a busca permanente de equilíbrios sustentáveis. Para tal, estas elaboram estratégias, que permitam o alcance de seus objetivos, garantindo a sustentabilidade interna e externa. O presente trabalho de pesquisa centrou o seu exercício na perceção do papel que a Área de Recursos Humanos no processo definição da estratégia, focalizando os diferentes modelos que vão desde o RH estritamente operacional ao RH estratégico. Esta dimensão evidenciou o papel decisivo do alinhamento do RH à estratégia, como parte integrante da estratégia global da organização, desde a formulação até a implementação. Foi realizado um estudo de caso qualitativo na Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA-EP), em Angola, caracterizado, pela recolha exaustiva de documentos relevantes da gestão da empresa, e concomitantemente a coleta de dados por via de um questionário escrito, que revelaram o estádio evolutivo da Área de RH, bem como o seu posicionamento ainda como órgão de consultoria interna, necessitando trabalhar novas ideias e estruturar procedimentos que integrem com maior facilidade a Área de RH no processo de definição da estratégia, configurando-a como gestora de talentos e competências, com foco no conhecimento e no capital humano.
- Percepção da gestão do capital humano na administração provincial do DandePublication . Capamba, Cacilda Olga Celeste Delfina; Bandeira, FernandoA presente dissertação visa avaliar a percepção da gestão do capital humano e tem como objecto de estudo a Administração Provincial do Dande, uma empresa pública que tem a missão de implementar as políticas públicas do Estado Angolano nesta província. Para fazer essa avaliação e com base na revisão da literatura foram definidas quatro dimensões de análise; auto-avaliação do desempenho; o capital humano no contexto da gestão; capital humano e gestão dos recursos humanos e gestão estratégica do capital humano. O instrumento de pesquisa usado foi o questionário escrito. A análise dos dados incidiu sobre as respostas dadas ao inquérito e também sobre a independência e tipo de associação entre as variáveis sócio demográficas (idade, género, habilitações literárias, etc) e as respostas às questões específicas do questionário. As principais conclusões permitiram perceber que a maioria das opiniões é positiva, embora também se tenha constactado uma quantidade de respostas sem opinião formada é muito significativa. Por seu turno os testes estatísticos revelaram ser estatisticamente significativa a não independência entre as variáveis, rejeitando-se por isso a hipótese nula (independência), já a associação entre variáveis revelou-se fraca.
- A qualidade de vida no trabalho: a aplicação do job diagnostic survey no Complexo das Escolas de Artes (CEARTE) - Belas - LuandaPublication . Cosme, Maria Natália Morais; Bandeira, FernandoO presente trabalho estuda a Qualidade de Vida no Trabalho no CEARTE, uma escola de artes em Angola. Para o fazer foram analisadas diferentes alternativas e modelos, tendo-se optado pelo “Job Diagnostic Survey” Hacklman e Oldham (1974) usando para o efeito a versão brasileira normalizada Pedroso, et al, (2014). A pesquisa questiona: o que caracteriza o cargo; o impacto do cargo; em que medida o trabalho proporciona satisfação, motivação e segurança; de que forma o trabalho apresenta as características necessárias. Para a aplicação da escala de Hacklman e Oldham, assegurou-se a autorização da direcção da escola e a participação dos colaboradores. Depois de recolhida e tratada a informação, concluiu-se que no que respeita ao meio organizacional (variáveis sociodemográficas) o CEARTE se apresenta equilibrado e dotando das sinergias precisas para encarar o futuro. Quanto aos resultados específicos relativos ao “Job Diagnostic Survey” os factores apresentam desempenhos maioritariamente positivos, bem como as dimensões, o Potencial Motivador Do Trabalho embora apresente um valor positivo, este não é suficientemente elevado para ser considerado satisfatório na escala definida pelos autores.