Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados pelos bancos em AngolaPublication . Silva, Cesário Helder Fançony da; Bandeira, FernandoO presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes da banca angolana. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também importa realçar que o estudo de satisfação levado acabo em alguns bancos representativos do setor em Angola sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar. Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos/serviços, a competência dos recursos humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pelos bancos angolanos aos seus clientes. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando-o à realidade angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a XXX clientes. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os consequentes da satisfação são a leadade, a recomendação e as reclamações, tendo-se verificado que existe um impacto positivo e significativo da satisfação com a lealdade, a recomendação e as reclamações.
- Mucosite oral: diversas estratégias de tratamentos preventivos e curativosPublication . Beausoleil Guerra, Anette; Silveira, AugustaA mucosite oral é resultante de toxicidade e um dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia e da quimioterapia. Clinicamente estas alterações caracterizam-se por atrofia epitelial, edema, eritema e pelo aparecimento de úlceras, que podem acometer toda a mucosa bucal, gerando dor e desconforto, prejudicando a fala, a deglutição e a alimentação. Além da importante sintomatologia, as úlceras aumentam o risco de infeção local e sistêmica, comprometem a função oral e interferem no tratamento antineoplásico, podendo levar à sua interrupção. O presente trabalho teve como propósito rever algumas de las opções terapêuticas preventivas e curativas que apresenta a mucosite oral. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, onde se limitou o intervalo de tempo a artigos entre 2011 e 2019, tendo-se recorrido a 16 artigos dos quais 4 correspondem a revisões bibliográficas, 10 a estudos clínicos randomizados controlados e 2 a estudos experimentais. A terapia certa permanece desconhecida sendo importante que uma vez instalada dita entidade manter a qualidade de vida do paciente, aliviar a dor e prevenir a infeção é fundamental para ou medico dentista.