Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Imagem no jornalismo: a fotografia como retrato definitivo da históriaPublication . Arruda, Nilton Marlúcio de; Barroso, Eduardo Paz; Estrada, RuiEste trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade do jornalismo na construção e na legitimação do imaginário coletivo, a partir da publicação de fotografias com potencial para se transformarem em imagens definitivas ou universais. Reconhece-se, portanto, a capacidade jornalística de promover a passagem do real para a representação da realidade, além de garantir a possibilidade singular de se relacionar com o tempo. Tal definição de contemporaneidade implica na preservação de heranças e legados históricos, tanto individual quanto coletivamente, na medida em que a fotografia de jornal contribui para que o afastamento do tempo não represente um isolamento do presente com a intenção de se permanecer nostalgicamente no passado, mas a capacidade de apreender as peculiaridades do tempo retratado nelas. Assim, propõe-se devolver ao jornalismo a sua responsabilidade de consciência social, numa profunda reflexão sobre as atuais práticas de utilização de imagens caracterizadas por inflação, repetição, similaridades e banalização. Desta forma, a investigação promove uma ampla discussão teórica sobre o valor da imagem, numa abordagem que abrange desde a Antiguidade clássica até os periódicos dos dias de hoje. A configuração e o enquadramento do trabalho consideram também a presença e o poder da imagem a partir da análise crítica de filmes e de documentários, nos quais os aspectos visuais ou ilustrativos apresentam-se muito além da mera questão da estética da violência e que, inevitavelmente, remetem à perplexidade e estranheza. Após e à luz dessa teorização sobre a imagem, a tese aprofunda-se no desafio de elaborar uma aferição de valor, do ponto de vista semiótico, ético e ontológico, a determinadas imagens selecionadas como objeto de estudo da investigação.
- Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)Publication . Augusto, Gabriel; Bandeira, FernandoEste trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.
- Socializando o desenvolvimento ou o subimperialismo? a cooperação Sul-Sul brasileira durante o governo Lula e o caso ProSavanaPublication . Clementino, João Luiz Soares; Vila Maior, PauloDiminuir as desigualdades entre os povos, promover a igualdade social e construir parcerias entre países em busca de promover o desenvolvimento, sobretudo no contexto do Sul Global, é um desafio ainda no século XXI. O ex-presidente do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) dedicou parte de sua política externa à fomentação das práticas de cooperação Sul-Sul, especialmente com o continente africano. Durante os oito anos de governo, as relações com a África foram fortalecidas, se consolidando como um dos continentes que mais recebeu projetos de cooperação do Brasil. Pautado por uma política de horizontalidade e ausência de interesses, o então presidente creditava à parceria com a África um mecanismo para construção de um mundo mais justo. Por outro lado, apesar do posicionamento oficial ser baseado em uma diplomacia solidária, tal colocação pode gerar certo nível de desconfiança. Como objeto de estudo, será analisado o programa ProSavana, projeto de cooperação Sul-Sul criado entre Brasil e Moçambique, contando com o apoio do Japão, que visa melhorar as condições de vida da população local através de um desenvolvimento agrícola regional sustentável e inclusivo.
- Praças urbanas no município de São João de Meriti: análise do custo de investimento e manutençãoPublication . Moraes, Aline da Silva de; Coimbra, JoséO município de São João de Meriti, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro possui alta densidade demográfica, inclusive a maior da América Latina. A cidade é formada na sua maioria por zonas residenciais urbanizadas e a população apresenta situação socioeconômica de baixa renda. As Praças Urbanas do município têm função apenas para as práticas esportivas, suprindo à carência de recursos financeiros e ofertas de atividades de lazer. Diante da quantidade de processos de revitalização e construção deste tipo de intervenção utilizando recursos de emendas parlamentares, a autora definiu o tema do estudo de caso: Praças Urbanas no Município de São João de Meriti - Análise do Custo de Investimento e do Custo da Manutenção. Ao analisar amostras de processos finalizados, com construção de quadras esportivas com pavimentação de concreto, constatou-se a necessidade de avaliar a área de intervenção separando os espaços quadra e a área envoltória, que agrega a área de convivência destacando as características de projeto e propondo um conjunto de serviços que representam um escopo básico e alguns elementos construtivos adotados como extra. A análise do Custo do Investimento aplicando a metodologia de Baumann demonstrou a variação de custo das especificações das áreas. A autora também apresentou uma forma de desenvolver uma estimativa de custos considerando a característica de projeto e tendo como premissa as áreas a construir. Na etapa da Análise da manutenção, a pesquisa bibliográfica permitiu evidenciar os serviços comuns que necessitam de reparos nos ciclos de 01 (um) e 08 (oito) anos, sendo manutenção preventiva e corretiva respectivamente. Estes serviços correspondem ao custo mínimo destes períodos. Além de desenvolver uma matriz de significância dos serviços de manutenção, estabelecendo as faixas limites que definem a prioridade de execução. O estudo evidencia o que se observa pela cidade, ou seja, os projetos especificando constantes construções de quadras esportivas representam um custo de manutenção elevado e a prefeitura não consegue conservá-los, todavia seu custo de manutenção anual é baixo. Aplicando o conhecimento adquirido neste trabalho será possível melhorar o padrão de qualidade das unidades.