FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, Carlos Teixeira"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Os conflitos na escola de hoje: a mediação inter-pares no conflitoPublication . Amaral, Teresa da Conceição Abrunhosa; Alves, Carlos TeixeiraA gestão de conflitos é tarefa que cada vez mais se tem de atualizar, de forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem na sociedade de hoje. Se isso é válido para a generalidade das organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Verificar a evolução da metodologia de gestão dos conflitos nas escolas e a possibilidade de escolha de um dos processos foi o objetivo do presente trabalho. No entanto, o objetivo principal recaiu na apresentação de uma estratégia alternativa para gerir esses conflitos – a mediação. Para que tal se efetivasse, era necessário saber que tipos de liderança e que tipos são recetivos, ou melhor, envidam esforços e desencadeiam dinâmicas, que sejam propícias à implementação de outros processos de gestão de conflitos. Importava também ter noção das características dos conflitos que se registam hoje entre os alunos, bem como se tornou útil proceder à distinção entre comportamentos usualmente inseridos no foro da indisciplina e os de carácter mais violento aparentemente cada vez mais recorrentes. Essa especificação conceptual permitiu-nos optar de um modo mais preciso pela solução a - mediação. Que deixem de existir conflitos é impossível, visto o conflito ser algo próprio do ser humano e que faz parte integrante do seu crescimento moral e emocional. Mas é necessário aprender a lidar com os conflitos de forma mais ou menos natural. Essa tarefa, revelou-se como consequência prática da implementação da estratégia da mediação, que pretende, acima de tudo, um efeito preventivo no surgimento dos conflitos mais agressivos. A permanência e estabilidade do corpo docente constituem fatores determinantes de toda a dinâmica organizacional de uma escola. A satisfação do corpo docente perpassa para os alunos, exercendo efeitos positivos na aprendizagem, contagiando-os de tal forma que o ambiente vivido é muito agradável, até pela consequente desdramatização da conflitualidade que se possa verificar, encarando-a de forma natural. Conflict management is a task that urges to be brought up to date, as a way of responding appropriately to each sort of conflicts that are rising among today’s society. If that is valid to most of the organizations it is also essential at the educational institutions, because of the formative role they play in children and teenagers lives. Verifying the evolution of the conflict management methodology in schools and the possibilities of process choosing was one of the goals of the present work. Nevertheless, the main purpose was the presentation of an alternative strategy to manage those conflicts – mediation. In order to make it possible, it was necessary to know the kind of leadership and the kind of organizational culture that allow, or make efforts and activate dynamics that provide the development of other conflict management procedures. It was also important to be aware of the conflict features that happen among students nowadays. Proceeding to the distinction of behaviours, usually taken as indiscipline and those (that seems to be growing today) which are more violent, became very useful. That conceptual specification led us to manage scientific perspectives in a more precise strategy-mediation. Abolish conflicts is impossible since conflicts are something proper of human being – they are part of his moral and emotional growth. But it is necessary to learn how to deal with conflicts in a natural way. That task turned out as a practical consequence of the implementation of mediation strategy, that focus, above all else, on having a preventive effect in the emerging of the most aggressive conflicts. The permanence and stability of teaching staff constitute the decisive elements of all organizational dynamics the well-being of teaching staff is extended to the pupils, applying positive effects in their learning in such a way that the school environment is very pleasant; even for the dedramatization of the scarce conflictuality we observe there, facing it in a natural mode. The development of this project, allowed us, to conclude that the school make the choice of mediation as conflict management, will give students greater responsibility therefore, its action in this process give enough visibility to the role of the student in the school environment harmony. The exploration carried out literature, which took into account rules, concerning the activity of documentary research, as well as our experience as a teacher and legislation that supports this theme allowed us to draft a Mediation, as well as create some supporting documents, namely: Report of Conflict, Commitment Agreement, the Performance Evaluation Report of the Mediator by the parties, Report Assessing the performance of mediators by Professor Supervisor, Questionnaire to Carers and Questionnaire for teachers. This is a project that can be applied to any school / group, according to the specificities.
- O estágio curricular supervisionado como forma de intervenção para a capacitação profissionalPublication . Santos, Efigênia Lúcia de Oliveira; Alves, Carlos TeixeiraO estágio curricular, quando bem organizado, estruturado e orientado representa importante elemento no processo de formação académica e profissional, no qual o aluno dos cursos técnicos se prepara para a integração no mercado de trabalho por meio de sua participação em situações reais de trabalho e onde futuramente, ele poderá exercer a sua profissão. O estágio curricular supervisionado, dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto, foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, desenvolveu- se uma estratégia de intervenção a fim de obter melhorias no setor de atendimento específico ao estágio, dentro da instituição. Para isso, foi necessário entrar no universo da Educação profissional principalmente nos últimos três governos no país. Também foi importante conhecer o histórico do estágio curricular na educação profissional enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo do estágio e a inserção dos alunos no mercado de trabalho, e como o setor de estágio, como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os informações sobre a lei de estágio no país e dados sobre o funcionamento do estágio dentro da própria instituição em questão. Face aos resultados da investigação, elaborámos um projeto que nos permitiu concluir que, dentro do universo institucional de educação profissional, o estágio curricular é de grande importância, principalmente com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho.
- A interferência das relações interpessoais na gestão escolarPublication . Santos, Carla Cristina Sousa dos; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho reúne argumentos que comprovam a importância da valorização das relações interpessoais na gestão escolar, enfoca diversas particularidades, dentre elas sua influência na gestão escolar, a dinâmica como ocorrem no ambiente escolar. Teve como objetivo demonstrar que a relação interpessoal, através dos indicadores de qualidade da gestão escolar, com mudança de paradigma, visão estratégica e ações interligadas contribuem no avanço dos processos socioeducativos. Uma nova concepção de gestão escolar, que observe o essencial da educação: o diálogo, a participação, a criatividade e a diversidade cultural e pedagógica. Para consolidar essa perspectiva inovadora adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa para descrever as ideias dos principais autores a respeito da inovação educacional, fazendo uma intersecção com a gestão escolar. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se questionário para os 121 (cento e vinte um) docentes e entrevista semiestruturada para os gestores 2 (dois) totalizando 123 (cento e vinte e três) servidores nas Escolas de Agrupamento do Algueirão e do Carregal do Sal. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos gestores encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que as relações pessoais contribuem no sucesso da gestão escolar, há uma diferença relevante entre os gestores e professores, visto que o segundo participa de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar cada vez mais na direção de consolidar uma participação mais eficiente e eficaz de toda a comunidade acadêmica, tanto no processo de tomada de decisão quanto nas formulações e implementações das políticas e ações institucionais. É uma contribuição reflexiva que visa discutir a desinstalação do paradigma fabril, para fazer emergir o paradigma da complexidade, da inovação escolar e educacional, e criar novos saberes educacionais, culturais e sociais, novas possibilidades inovadoras no âmbito da gestão da escola. Os resultados confirmam que as relações interpessoais, nas concepções dos gestores, são importantíssimas para a gestão e principalmente para o desenvolvimento humano. Os resultados apresentados confirmam e correspondem ao objetivo da dissertação através do impacto das relações interpessoais na gestão escolar, gera um diferencial que favorece o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento escolar. Na parte final deste trabalho são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.
- Metodologias de intervenção no ensino profissional em alunos de necessidades educativas especiaisPublication . Matos, José Alexandre Taveira; Alves, Carlos TeixeiraProcurou-se com este projeto de investigação-ação relacionar as dimensões da aprendizagem tendo como base a exploração das ideias defendidas por diversas teorias educativas. Esta exploração foi feita interrogando os docentes, como abordam os alunos com Necessidades Educativas Especiais, como realizam uma intervenção ajustada de forma a desenvolver competências nos jovens e a aumentar a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de dois questionários com perguntas essencialmente fechadas, aplicadas a professores e alunos. Relativamente ao estudo da prática educativa realizada pelos docentes de diversas áreas disciplinares, apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de uma adaptação Curricular do Ensino Secundário / Profissional, como alternativa à abordagem de conceitos e conteúdos das disciplinas da componente técnica de forma adaptada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Analisaram-se os contributos dos docentes para a inclusão escolar e social dos estudantes nos Cursos Profissionais. Durante a elaboração deste trabalho desenvolveram-se, estudaram-se e promoveram-se interações sociais em cenários de educação formal e especial. Assumiu-se uma abordagem interpretativa, tendo-se desenvolvido um projeto de investigação-ação ao longo de 3 anos letivos. A comunidade educativa construiu um currículo flexível para o curso que os alunos de necessidades educativas especiais e os colegas de turma concluíram. Para eles, este percurso facilitou a inclusão escolar e social, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências sociocognitivas e emocionais, que lhes permitiram melhorar a trajetória de participação ao longo da vida. Conclui-se que os alunos consideram a intervenção educativa eficiente, motivadora e útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E valorizam bastante a intervenção e acompanhamento do professor no desenvolvimento de um ambiente enriquecedor em sala de aula. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma sala de aula multifacetada que permita explorar diferentes ambientes de aprendizagem.
- O papel do diretor de turma como mediador na escola e na comunidadePublication . Santos, Fernando Manuel da Costa; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho teve como objeto de estudo uma investigação sobre O papel do Diretor de Turma como mediador na escola e com a comunidade, implementada na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Padre João Rodrigues. A apreensão sobre os handicaps ao desenvolvimento de um processo educativo sinérgico ao nível local surge como móbil para a observação sobre o aproveitamento do papel polissémico do Diretor de Turma (DT), como mediador e intermediário da comunicação entre vários atores, no sentido de os aproximar de forma eficiente através do exercício das suas funções: na relação com os alunos, professores da turma, Encarregados de Educação; assim como nas tarefas organizativas/administrativas (de gestão) e na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade. Para responder à nossa questão-problema – Como melhorar a imagem, interação, identificação e satisfação de alunos, pais/Encarregados de Educação e comunidade em relação ao Agrupamento? – realizaram-se entrevistas a sete Diretores de Turma representativos de todos os níveis de ensino, no sentido de ouvir a sua opinião face ao funcionamento da instituição onde trabalham e de recolher opiniões acerca dos aspetos passíveis de melhoramento. Os resultados mostram que o DT medeia o envolvimento dos pais/EE na realização de atividades educativas com os alunos e os professores da turma em contextos de aprendizagem, sendo necessário responsabilizar-se pela operacionalização de estratégias específicas para aproximar todos os agentes educativos, tornando-os mais participativos e atentos na procura de soluções adequadas aos problemas e desafios colocados pela educação. Então, perante os resultados obtidos e porque reconhecemos que a motivação dos alunos e dos seus pais, no que concerne à Escola, é fundamental, elaborámos um projeto de intervenção intitulado “A nossa escola mudou”, a implementar no próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, centrado na relação escola-comunidade, privilegiando a inovação. O projeto assenta em três vetores, designadamente a criação do Dia dos pais/Encarregados de Educação, da TV Escola e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Na conjuntura atual, apesar dos vários obstáculos à sua funcionalidade como projetor de imagens sobre uma comunidade educativa, cabe ao DT pintar um quadro sobre a escola como uma janela aberta para o mundo. Pretendemos implementar o projeto “A nossa escola mudou”, na certeza de que este ajudará a mudar a imagem da escola perante as comunidades escolar e extraescolar, projetando o Agrupamento para um patamar de inovação e de diferença.
- As percepções dos professores sobre seus líderes educacionais: a interferência na motivação docentePublication . Cataldi, Rosangela Maria Simão Pedreira; Alves, Carlos TeixeiraA presente pesquisa tem como foco a percepção dos docentes sobre seus líderes educacionais em uma escola da rede particular e uma da rede pública de Brasília (Distrito Federal, Brasil), suas necessidades e expectativas, no intuito de identificar aspectos motivacionais em sua prática. A motivação é o elemento fundamental que determina o comportamento dos indivíduos, envolvendo necessidades, impulsos, desejos, interesses, propósitos, atitudes e aspirações. Por meio de uma pesquisa de campo foi realizado um questionário para a coleta de dados em Instituições do Distrito Federal, buscando identificar as percepções dos docentes destas instituições sobre seus líderes educacionais. No decorrer da pesquisa, fez-se necessário evidenciar a motivação do docente tanto em uma instituição da rede privada quanto em uma instituição da rede pública de Brasília, com vistas a identificar os fatores e influências que interferem na prática docente em dois modelos de gestão distintos, visando possíveis mudanças da ação pedagógica de professores. Nesta pesquisa, verificou-se a importância da motivação e como a gestão destas instituições, apesar de distintas, num todo, promovem atividades para motivar o educador em sua prática diária.
- Qualidade de vida no trabalho e o acolhimento como intervençãoPublication . Neves, Gisele Baeta; Alves, Carlos TeixeiraA qualidade de vida no trabalho é, cada vez mais, tema de relevância no mundo atual. As organizações estão atentas aos conflitos existentes dentro do tema e a forma mais adequada de se lidar com ele, no sentido de propiciar, aos sujeitos no mundo do trabalho, mais dignidade em seu cotidiano laboral. A evolução da qualidade de vida no trabalho dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, verificou-se uma estratégia de intervenção para a evolução da qualidade de vida no trabalho: o acolhimento. Para tanto, era necessário saber que tipo de situações acontecem dentro do universo do trabalho que interferem na sua produção e na qualidade de vida. Também era importante conhecer a motivação, a saúde mental e o trabalho, enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo da qualidade de vida no trabalho, e como o acolhimento como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os dados do órgão responsável pela saúde ocupacional do servidor público federal, o SIASS (Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor), e um estudo piloto sobre Qualidade de Vida no Trabalho, também elaborado pelo SIASS, dentro da instituição em questão. A elaboração do projeto permitiu-nos concluir que, dentro do universo institucional de educação, o acolhimento como forma preventiva de vários tipos de desgaste pode ser um instrumento pertinente e eficaz.