Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-12"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Importância da razão neutrófilo/linfócito no cancro oralPublication . Lopes, Maria Ana Senra Marto; Palmeira, CarlosA progressão e evolução tumoral está intimamente relacionada com a inflamação e respetiva resposta imune do hospedeiro. É sabido que os neutrófilos se encontram envolvidos na resposta inflamatória pro-tumoral e os linfócitos na resposta imune anti-tumoral. A investigação do cancro tem-se focado na caracterização de marcadores que estejam prontamente disponíve is, sejam pouco dispendiosos e que tenham o potencial de identificar pacientes com alto risco de recorrência e morte por doença. A relação neutrófilo/linfócito tem sido relatada como um fator de prognóstico independente e valioso para diferentes neoplasias como cancro do esófago, gástrico e colorretal. Esta revisão bibliográfica pretende compreender a importância da relação neutrófilo/linfócito no cancro oral e perceber qual a utilidade para o médico dentista. Foi realizada uma revisão da literatura através das bases de dados PubMed, Scielo e B-on entre fevereiro e março de 2018. Assim, e uma vez que é um teste prático, barato e de fácil obtenção, seria uma mais valia a sua introdução na prática clínica corrente.
- A importância do mini implante no tratamento ortodônticoPublication . Silva, Ciro Pascoal Porto daPerante a necessidade de uma ancoragem absoluta, onde os resultados são mais seguros e apresentam maior previsibilidade para os ortodontistas, surgiram no início do século XXI os mini-implantes, que atualmente temos como uma das inovações tecnológicas mais relevantes para a prática clínica na ortodontia. Estes dispositivos apresentam uma grande variedade de aplicação clínica no que se trata de ancoragem, os quais permitem o uso de forças eficazes para se promover movimentação dentária. O mini-implante é um ponto fixo presente no interior da boca, que agem contribuindo com o controle da ancoragem e movimentação dentária, em substituição de métodos tradicionais, como o tracionamento extraoral ou outros dispositivos intraorais, e independente da colaboração do paciente. Neste trabalho os estudos selecionados nos permitiu identificar o consenso que existe no que diz respeito à forma, tamanho, princípios quanto a instalação e remoção, quando indicar e contra indicar e vantagens e desvantagens da técnica.
- A escolha de uma escola secundária: fatores que condicionam a tomada de decisão pelas famíliasPublication . Ribeiro, Pedro Miguel da Costa; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesA família e a escola são os principais contextos de desenvolvimento humano e a sua interação é determinante para a qualidade do ensino e da aprendizagem. De entre as diversas estratégias educativas, a escolha da escola tem merecido uma grande atenção por parte das famílias. Esta investigação traduz-se num estudo empírico que envolveu Encarregados de Educação de alunos matriculados no décimo ano de escolaridade, nas três escolas secundárias da cidade de Viseu (Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato). Através de um inquérito por questionário, aplicado no final do ano letivo 2016-17, foi possível conhecer (i) as fontes de informação a que as famílias recorrem acerca das escolas, para poderem fazer as opções de escolha, (ii) os aspetos que os Encarregados de Educação mais valorizam na seleção da escola, bem como os mais desfavoráveis, (iii) o grau de satisfação das famílias relativamente à qualidade da educação e (iv) as expetativas que têm em termos dos resultados e das competências a atingir pelos educandos no final do ensino secundário. Tendo como principal objetivo compreender as racionalidades que estão na base da seleção da escola por parte dos decisores – normalmente, os Encarregados de Educação – pretendeu-se identificar as causas associadas ao decréscimo do número de alunos na Escola Secundária Viriato e elaborar um projeto de intervenção cuja aplicação possa elevar o grau de satisfação dos Encarregados de Educação relativamente àquele estabelecimento de ensino, tornando-o, também, numa primeira prioridade de escolha para as famílias na sua área de influência. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que os inquiridos usam, principalmente, fontes informais de conhecimento sobre as escolas, como é o caso da sua própria experiência, a opinião de familiares, amigos ou de outros pais. Identificaram-se pontos em comum no processo de seleção da escola, tais como a importância da sua localização e da rede de transportes e as intenções de escolha do grupo de amigos. Já a indisciplina, a falta de cumprimento de regras, o mau ambiente na zona envolvente e a má fama de uma escola são aspetos que podem evitar a escolha da mesma. Um dado que emergiu como significativo foi a possibilidade de existir diferenciação de públicos escolares entre as três escolas secundárias e haver estratégias seletivas de escolha.
- Hábitos de sucção: reflexos na cavidade oral (revisão de literatura)Publication . Cruz, Luany Pereira Santos daOs hábitos bucais deletérios são aqueles que promovem alterações no desenvolvimento craniofacial e muscular, e iniciam-se na infância. Dentre os principais hábitos pode-se citar a sucção nutritiva e a não-nutritiva, deglutição atípica e respiração bucal. O objetivo do presente trabalho é atraves de revisão de literatura com busca em base de dados, estudar mais especificamente os hábitos de sucção não-nutritiva e as maloclusões advindas de tais hábitos. Conclui-se que o hábito de sucção não-nutritiva é prejudicial e implica alterações na cavidade oral, sendo o diagnóstico precoce de extrema importância e quando não tratado em tempo hábil a terapêutica multidisciplinar faz-se necessária.
- MicroRNAs como biomarcadores no cancro oralPublication . Rodrigues, Catarina Alexandre da Rocha; Palmeira, Carlos; Santos, JoanaO cancro oral representa o sexto tipo de cancro mais frequente a nível mundial, estando associado a índices de mortalidade elevados, que se devem, em parte, ao seu diagnóstico tardio. Para contrariar este facto, novas formas de diagnóstico e de prognóstico desta patologia têm sido estudadas. Os microRNAs, que se encontram desregulados no cancro oral, têm despertado interesse enquanto biomarcadores da carcinogénese oral. O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel dos microRNAs no cancro oral, indicando alguns dos mais desregulados e verificar o seu potencial como biomarcadores de diagnóstico precoce e prognóstico nesta doença. Para tal, recorreu-se às bases PubMed, SciELO e Elsevier, para pesquisa de artigos pertinentes e disponíveis em Inglês, Português e Espanhol, publicados entre 2007 e 2018. Foi possível concluir que os microRNAs constituem bons biomarcadores de deteção precoce e prognóstico do cancro oral, podendo vir a ser uma ferramenta bastante útil na prática clínica.
- Desenvolvimento de aplicativo móvel para carona acadêmicaPublication . Martins, Ernane; Trindade, Glenda; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges
- Uso do kahoot como ferramenta de aprendizagemPublication . Martins, Ernane; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges
- Metodologias de intervenção no ensino profissional em alunos de necessidades educativas especiaisPublication . Matos, José Alexandre Taveira; Alves, Carlos TeixeiraProcurou-se com este projeto de investigação-ação relacionar as dimensões da aprendizagem tendo como base a exploração das ideias defendidas por diversas teorias educativas. Esta exploração foi feita interrogando os docentes, como abordam os alunos com Necessidades Educativas Especiais, como realizam uma intervenção ajustada de forma a desenvolver competências nos jovens e a aumentar a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de dois questionários com perguntas essencialmente fechadas, aplicadas a professores e alunos. Relativamente ao estudo da prática educativa realizada pelos docentes de diversas áreas disciplinares, apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de uma adaptação Curricular do Ensino Secundário / Profissional, como alternativa à abordagem de conceitos e conteúdos das disciplinas da componente técnica de forma adaptada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Analisaram-se os contributos dos docentes para a inclusão escolar e social dos estudantes nos Cursos Profissionais. Durante a elaboração deste trabalho desenvolveram-se, estudaram-se e promoveram-se interações sociais em cenários de educação formal e especial. Assumiu-se uma abordagem interpretativa, tendo-se desenvolvido um projeto de investigação-ação ao longo de 3 anos letivos. A comunidade educativa construiu um currículo flexível para o curso que os alunos de necessidades educativas especiais e os colegas de turma concluíram. Para eles, este percurso facilitou a inclusão escolar e social, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências sociocognitivas e emocionais, que lhes permitiram melhorar a trajetória de participação ao longo da vida. Conclui-se que os alunos consideram a intervenção educativa eficiente, motivadora e útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E valorizam bastante a intervenção e acompanhamento do professor no desenvolvimento de um ambiente enriquecedor em sala de aula. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma sala de aula multifacetada que permita explorar diferentes ambientes de aprendizagem.
- Erros durante a instrumentação endodônticaPublication . Monsignori, Federico; Guimarães, DuarteIntrodução: A realização de um tratamento endodôntico não cirúrgico (TENC) é muito recorrente na vida profissional de um Médico Dentista. Apesar disso è uma das áreas da Medicina Dentária em que há maior risco de acidentes e erros iatrogénicos devido à possibilidade de imprevistos. Existem dificuldades de vária natureza que podem afectar o prognóstico favorável de cura ao longo dos anos. Objetivo e Metodologia: O objectivo deste trabalho foi identificar os principais erros que podem verificar-se durante um TENC, bem como o seu diagnóstico, tratamento e prognóstico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de artigos científicos publicados entre o ano 1939 e o 2016. Conclusões: Todos os erros tem o potencial de afectar a saúde do paciente sendo que, se devidamente tratados podem ser resolvidos sem deixar sequelas. O profissional deve oferecer uma sólida base de conhecimento e boa gestão clínica do procedimento para reduzir a ocorrencia das situações adversas.
- O uso do whatsApp na aprendizagem: uma experiência no ensino superiorPublication . Martins, Ernane; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges