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- Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervençãoPublication . Santos, Lúcia Regina Silva dos; Ventura, TerezaNeste estudo, nosso objetivo foi o de identificarmos os pontos considerados, na percepçãodos utilizadores, como fortes e fracos, inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem cuja metodologia é baseada no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e é desenvolvida no Estado do Amazonas/Brasil, no âmbito do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). Para alcançarmos os resultados, utilizamos métodos quantitativos e qualitativos, lançando mão de uma abordagem de triangulação de fontes, obtendo dados oriundos de três contextos diferenciados: CEMEAM, Comunidade São Francisco - Manacapuru/Brasil, além da escola dessa localidade, com intuito de observarmos as atividades desenvolvidas e a recepção de tais ações pelos utilizadores. Os resultados revelaram que o processo de ensino e de aprendizagem que foi objeto desta investigação apresenta muitos aspectos positivos, contudo as questões levantadas pelos utilizadores augerem que se tomem medidas, nas esferas: comunitária, municipal e estadual, que sejam planejadas e efetivadas a fim de sanar pontos fracos e impactantes na metodologia do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia.
- O estágio curricular supervisionado como forma de intervenção para a capacitação profissionalPublication . Santos, Efigênia Lúcia de Oliveira; Alves, Carlos TeixeiraO estágio curricular, quando bem organizado, estruturado e orientado representa importante elemento no processo de formação académica e profissional, no qual o aluno dos cursos técnicos se prepara para a integração no mercado de trabalho por meio de sua participação em situações reais de trabalho e onde futuramente, ele poderá exercer a sua profissão. O estágio curricular supervisionado, dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto, foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, desenvolveu- se uma estratégia de intervenção a fim de obter melhorias no setor de atendimento específico ao estágio, dentro da instituição. Para isso, foi necessário entrar no universo da Educação profissional principalmente nos últimos três governos no país. Também foi importante conhecer o histórico do estágio curricular na educação profissional enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo do estágio e a inserção dos alunos no mercado de trabalho, e como o setor de estágio, como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os informações sobre a lei de estágio no país e dados sobre o funcionamento do estágio dentro da própria instituição em questão. Face aos resultados da investigação, elaborámos um projeto que nos permitiu concluir que, dentro do universo institucional de educação profissional, o estágio curricular é de grande importância, principalmente com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho.
- Tratamento da sensibilidade radicular em pacientes com periodontite: revisão narrativaPublication . Távora, Mafalda Maria Ferreiro; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivos: A presente revisão narrativa tem como objetivo avaliar qual a terapêutica mais adequada para a sensibilidade radicular em pacientes periodontalmente comprometidos. Materiais e Métodos: Efetuou-se uma pesquisa recorrendo à base de dados Pubmed/ME-DLINE. Apenas foram incluídas revisões sistemáticas e meta-análises, publicadas inglês ou português. Não foram empregues quaisquer limites temporais. A pesquisa resultou num total de 8 artigos. Resultados: Devido à grande heterogeneidade e dispersão de resultados entre os estudos, não foi possível identificar qual a terapêutica mais vantajosa e com eficácia superiormente comprovada na redução da sensibilidade radicular, em pacientes com periodontite. Conclusões: São necessários mais estudos, com uma maior evidência científica, para se poder aconselhar uma determinada abordagem terapêutica em detrimento de outra.
- Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCHPublication . Pascoal, Carla Sofia Gonçalves; Ventura, TerezaA presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos.