Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
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Browsing Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação by advisor "Alves, Carlos Teixeira"
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- Avaliação do Sistema de Gestão da Escola Pública Estadual do PiauíPublication . Rocha, Paulo Pereira da; Alves, Carlos TeixeiraEste estudo trata da avaliação do sistema de gestão da escola pública estadual do Piauí. Assim, tem como objectivo geral analisar as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais na Capital do Piauí que motivaram a concorrência de uma delas ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Ano Base/2006. Tem-se como objectivos específicos: identificar as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais da Capital do Piauí; descrever o grau de eficiência e eficácia das gestões implementadas por essas escolas; e avaliar a percepção da qualidade da gestão dessas escolas públicas através da óptica do público interno (directores, supervisores, professores e alunos) e o público externo (pais de alunos). A dimensão espacial e temporal do estudo está definida às escolas públicas estaduais situadas na Capital do Piauí no ano de 2009, considerando-se que essas representam o setor dinâmico da gestão estadual, com qualidade para concorrerem ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar. Esta escolha amostral está voltada para a preocupação em se responder à problemática levantada no estudo, ou seja: quais foram as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais da capital do Piauí que culminaram com a concorrência de uma delas ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Ano Base/2006? Para tanto, adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e aplicada, através de estudo de variáveis, sendo a abordagem de natureza quantitativa e qualitativa. Nesse caso, sua relevância está em poder analisar as formas de gestão desenvolvidas pelos directores das referidas escolas, para identificar aquela que se aproxima do modelo de gestão escolar mais apropriado ao sistema de ensino público do estado do Piauí, como forma de retificar e/ou solucionar eventuais equívocos existentes nesse processo. Os resultados apontaram para deficiências em pontos definidos da gestão escolar, que são: contexto de gestão direccionado ao aluno, os processos de gestão participativa que não seguem padrões técnicos desejáveis, os serviços prestados pelas escolas, o entrave da deficiência na falta de estrutura, baixos salários e mascaramento das gestões autoritárias frente a uma gestão democrática e necessidade do sistema assumir um contexto de gestão democrática e participativa de facto. This study addresses the evaluation of the management system of public state schools in Piauí. Therefore it has as general objective to analyze the forms of management implemented by the public schools in the capital of Piauí that led one of them to compete for the State Award for Excellence in School Management, 2006 edition. The specific objectives are: identify the forms of management implemented by the public schools of the capital of Piauí; describe the degree of efficiency and effectiveness of management implemented by these schools; and evaluate the perception of the quality of management of these public schools through the point of view of the staff (directors, supervisors, teachers and students) and external audience (parents of students). The spatial and temporal dimension of the study is set to public schools located in the capital of Piauí in 2009, considering that these schools represent the dynamic sector of the state management with enough quality to compete for the State Award for School Management Reference. The sample choice is such due to the concern in responding to the problem raised in the study, which is: what were the forms of management implemented by the public schools of the capital of Piauí that culminated in one of them competing for the State Award for Excellence in Management, 2006 edition? For that it was adopted a literature, exploratory, descriptive and applied methodology, through the study of variables, and the approach being that of quantitative and qualitative nature. In this case, its relevance is placed on the possibility of analyzing the forms of management developed by the directors of these schools to identify the one that is the closest to the model of school management most appropriate to the public education system of the state of Piauí in order to rectify and /or solve any occasional misapprehension existing on that process. The results indicated deficiencies in specific areas of school management, which are: management context directed to the student, participatory management processes that do not conform to desirable technical standards, the services provided by schools, the obstacle related to the deficiency in facility structure, low wages and the masking of authoritative management rather than a democratic management and the need for the system to take on a genuine context of democratic and participatory management. Cette étude s´agitde évaluation du système de gestion des écoles publiques de l'État du Piauí. Par conséquent, il a comme objectif général d'analyser les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí qui ont conduit l'un d'eux de concourir pour le Prix de l'Etat pour l'excellence en gestion scolaire, édition 2006. Les objectifs spécifiques sont les suivants: identifier les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí, décrire le degré d'efficacité et d'efficience de la gestion mise en oeuvre par ces écoles, et d'évaluer la perception de la qualité de la gestion de ces écoles publiques à travers le point de vue du personnel (directeurs, superviseurs, enseignants et étudiants) et assistances externes (parents d'élèves). La dimension spatiale et temporelle de l'étude est défini dans les écoles publiques situées dans la capitale du Piauí en 2009, en considerant que ces écoles représentent le secteur dynamique de la gestion de l'état avec une qualité suffisante pour concourir pour le Prix de l'Etat de Référence de Gestion des Écoles. Le choix de l'échantillon est due à la préoccupation de répondre au problème soulevé dans l'étude, qui est la suivante: quelles sont les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí qui ont abouti à l'un d'eux en compétition pour le Prix de l'Etat pour l'Excellence en Gestion, Édition 2006? Pour cela, il a été adopté comme téthodologie révision de litérature, d'exploration, de la méthodologie descriptive et appliquée, à travers l'étude de variables, et l'approche est celle de la nature quantitative et qualitative. Dans ce cas, sa pertinence est mis sur la possibilité d'analyser les formes de gestion développés par les directeurs de ces écoles afin d'identifier celui qui est le plus proche du modèle de gestion de l'école le plus appropriée pour le système d'éducation publique de l'État du Piauí afin de rectifier et / ou de résoudre tout malentendu occasionnel existant sur ce processus. Les résultats ont montré des lacunes dans des domaines spécifiques de la gestion de l'école, qui sont: le contexte de gestion dirigé vers les étudiants, les processus de gestion participative qui ne sont pas conformes aux normes techniques souhaitables, les services offerts par les écoles, l'obstacle lié à l'insuffisance de la structure des installations, bas salaires et le masquage de la gestion autoritaire plutôt que d'une gestion démocratique et la nécessité pour le système de prendre un contexte de la gestion démocratique et participative.
- Os conflitos na escola de hoje: a mediação inter-pares no conflitoPublication . Amaral, Teresa da Conceição Abrunhosa; Alves, Carlos TeixeiraA gestão de conflitos é tarefa que cada vez mais se tem de atualizar, de forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem na sociedade de hoje. Se isso é válido para a generalidade das organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Verificar a evolução da metodologia de gestão dos conflitos nas escolas e a possibilidade de escolha de um dos processos foi o objetivo do presente trabalho. No entanto, o objetivo principal recaiu na apresentação de uma estratégia alternativa para gerir esses conflitos – a mediação. Para que tal se efetivasse, era necessário saber que tipos de liderança e que tipos são recetivos, ou melhor, envidam esforços e desencadeiam dinâmicas, que sejam propícias à implementação de outros processos de gestão de conflitos. Importava também ter noção das características dos conflitos que se registam hoje entre os alunos, bem como se tornou útil proceder à distinção entre comportamentos usualmente inseridos no foro da indisciplina e os de carácter mais violento aparentemente cada vez mais recorrentes. Essa especificação conceptual permitiu-nos optar de um modo mais preciso pela solução a - mediação. Que deixem de existir conflitos é impossível, visto o conflito ser algo próprio do ser humano e que faz parte integrante do seu crescimento moral e emocional. Mas é necessário aprender a lidar com os conflitos de forma mais ou menos natural. Essa tarefa, revelou-se como consequência prática da implementação da estratégia da mediação, que pretende, acima de tudo, um efeito preventivo no surgimento dos conflitos mais agressivos. A permanência e estabilidade do corpo docente constituem fatores determinantes de toda a dinâmica organizacional de uma escola. A satisfação do corpo docente perpassa para os alunos, exercendo efeitos positivos na aprendizagem, contagiando-os de tal forma que o ambiente vivido é muito agradável, até pela consequente desdramatização da conflitualidade que se possa verificar, encarando-a de forma natural. Conflict management is a task that urges to be brought up to date, as a way of responding appropriately to each sort of conflicts that are rising among today’s society. If that is valid to most of the organizations it is also essential at the educational institutions, because of the formative role they play in children and teenagers lives. Verifying the evolution of the conflict management methodology in schools and the possibilities of process choosing was one of the goals of the present work. Nevertheless, the main purpose was the presentation of an alternative strategy to manage those conflicts – mediation. In order to make it possible, it was necessary to know the kind of leadership and the kind of organizational culture that allow, or make efforts and activate dynamics that provide the development of other conflict management procedures. It was also important to be aware of the conflict features that happen among students nowadays. Proceeding to the distinction of behaviours, usually taken as indiscipline and those (that seems to be growing today) which are more violent, became very useful. That conceptual specification led us to manage scientific perspectives in a more precise strategy-mediation. Abolish conflicts is impossible since conflicts are something proper of human being – they are part of his moral and emotional growth. But it is necessary to learn how to deal with conflicts in a natural way. That task turned out as a practical consequence of the implementation of mediation strategy, that focus, above all else, on having a preventive effect in the emerging of the most aggressive conflicts. The permanence and stability of teaching staff constitute the decisive elements of all organizational dynamics the well-being of teaching staff is extended to the pupils, applying positive effects in their learning in such a way that the school environment is very pleasant; even for the dedramatization of the scarce conflictuality we observe there, facing it in a natural mode. The development of this project, allowed us, to conclude that the school make the choice of mediation as conflict management, will give students greater responsibility therefore, its action in this process give enough visibility to the role of the student in the school environment harmony. The exploration carried out literature, which took into account rules, concerning the activity of documentary research, as well as our experience as a teacher and legislation that supports this theme allowed us to draft a Mediation, as well as create some supporting documents, namely: Report of Conflict, Commitment Agreement, the Performance Evaluation Report of the Mediator by the parties, Report Assessing the performance of mediators by Professor Supervisor, Questionnaire to Carers and Questionnaire for teachers. This is a project that can be applied to any school / group, according to the specificities.
- O estágio curricular supervisionado como forma de intervenção para a capacitação profissionalPublication . Santos, Efigênia Lúcia de Oliveira; Alves, Carlos TeixeiraO estágio curricular, quando bem organizado, estruturado e orientado representa importante elemento no processo de formação académica e profissional, no qual o aluno dos cursos técnicos se prepara para a integração no mercado de trabalho por meio de sua participação em situações reais de trabalho e onde futuramente, ele poderá exercer a sua profissão. O estágio curricular supervisionado, dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto, foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, desenvolveu- se uma estratégia de intervenção a fim de obter melhorias no setor de atendimento específico ao estágio, dentro da instituição. Para isso, foi necessário entrar no universo da Educação profissional principalmente nos últimos três governos no país. Também foi importante conhecer o histórico do estágio curricular na educação profissional enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo do estágio e a inserção dos alunos no mercado de trabalho, e como o setor de estágio, como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os informações sobre a lei de estágio no país e dados sobre o funcionamento do estágio dentro da própria instituição em questão. Face aos resultados da investigação, elaborámos um projeto que nos permitiu concluir que, dentro do universo institucional de educação profissional, o estágio curricular é de grande importância, principalmente com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho.
- Gestão do cooperativismo médico no Brasil: um estudo sobre o Sistema UNIMED (Cooperativa de Trabalho Médico)Publication . Bentiví, João Melo e Sousa; Alves, Carlos TeixeiraEsta pesquisa situa-se no campo da gestão, com interfaces no campo da saúde, da gestão em cooperativas, bem como da administração pública no setor saúde. Tem como objeto de estudo o Sistema UNIMED, uma cooperativa brasileira de serviços médicos, nascida no interior paulista, mais precisamente na cidade de Santos e, em 40 anos, atingiu todos os rincões brasileiros, adentrou na América do Sul e se encaminha para o mundo. Pelo inusitado e pela importância social e econômica, o Sistema UNIMED tem merecido múltiplas abordagens, desde as jornalísticas, até as científicas, como essa tese, cuja originalidade deve-se ao fato de abordar a gestão deste sistema por meio da identificação e da desvelamento dos tipos de liderança, com ênfase em seus mecanismos de avaliação; de formação de seus quadros e em suas estratégias de comunicação. Nesses termos, esta tese passa pelo entendimento do cooperativismo como fenômeno social e cultural, quer no mundo e quer no Brasil. Aborda também a historiografia da saúde brasileira, como se instituiu o Sistema UNIMED e todas as suas correlações sociais, políticas, mercadológicas e trabalhistas. Noutra vertente, adentra nos conceitos de liderança e cultura organizacional, para entender e correlacionar esses conceitos com a realidade do Sistema UNIMED, na visão do setor basilar do sistema: as cooperativas singulares. Constitui-se a pesquisa num estudo de caso com intuito de conhecer a evolução da instituição no que concerne a suas práticas. Na recolha das informações, optou-se pela aplicação de um inquérito por questionário aplicado aos médicos cooperados que ocupam cargos na diretoria do Sistema, articulando-se, por meio da técnica escolhida, informações sintetizadas nas seguintes temáticas: perfil do entrevistado; perfil da UNIMED do entrevistado, subdividindo-se em: conhecimentos gerais, formação/treinamento/integração; liderança; comunicação e avaliação. A nossa investigação demonstrou o seguinte – sem o sistema UNIMED a saúde pública do Brasil atingiria dimensões de grande precarização; este sistema tem uma marca de qualidade, ao nível do SUS, da rede de seguradoras, autogestão e Medicina de Grupo; ao nível da liderança não existe um tipo específico; a UNIMED criou uma cultura organizacional própria, singular, repetível, aprendível, modificável e inteligente - chamada de cultura organizacional UNIMEDiana; promove práticas de transformação social – as práticas de responsabilidade socioambiental são uma realidade; é um criador de novos paradigmas dentro do cooperativismo. A cultura organizacional UNIMEDiana é, na verdade, uma das explicações para o sucesso do Sistema UNIMED.
- A interferência das relações interpessoais na gestão escolarPublication . Santos, Carla Cristina Sousa dos; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho reúne argumentos que comprovam a importância da valorização das relações interpessoais na gestão escolar, enfoca diversas particularidades, dentre elas sua influência na gestão escolar, a dinâmica como ocorrem no ambiente escolar. Teve como objetivo demonstrar que a relação interpessoal, através dos indicadores de qualidade da gestão escolar, com mudança de paradigma, visão estratégica e ações interligadas contribuem no avanço dos processos socioeducativos. Uma nova concepção de gestão escolar, que observe o essencial da educação: o diálogo, a participação, a criatividade e a diversidade cultural e pedagógica. Para consolidar essa perspectiva inovadora adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa para descrever as ideias dos principais autores a respeito da inovação educacional, fazendo uma intersecção com a gestão escolar. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se questionário para os 121 (cento e vinte um) docentes e entrevista semiestruturada para os gestores 2 (dois) totalizando 123 (cento e vinte e três) servidores nas Escolas de Agrupamento do Algueirão e do Carregal do Sal. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos gestores encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que as relações pessoais contribuem no sucesso da gestão escolar, há uma diferença relevante entre os gestores e professores, visto que o segundo participa de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar cada vez mais na direção de consolidar uma participação mais eficiente e eficaz de toda a comunidade acadêmica, tanto no processo de tomada de decisão quanto nas formulações e implementações das políticas e ações institucionais. É uma contribuição reflexiva que visa discutir a desinstalação do paradigma fabril, para fazer emergir o paradigma da complexidade, da inovação escolar e educacional, e criar novos saberes educacionais, culturais e sociais, novas possibilidades inovadoras no âmbito da gestão da escola. Os resultados confirmam que as relações interpessoais, nas concepções dos gestores, são importantíssimas para a gestão e principalmente para o desenvolvimento humano. Os resultados apresentados confirmam e correspondem ao objetivo da dissertação através do impacto das relações interpessoais na gestão escolar, gera um diferencial que favorece o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento escolar. Na parte final deste trabalho são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.
- Metodologias de intervenção no ensino profissional em alunos de necessidades educativas especiaisPublication . Matos, José Alexandre Taveira; Alves, Carlos TeixeiraProcurou-se com este projeto de investigação-ação relacionar as dimensões da aprendizagem tendo como base a exploração das ideias defendidas por diversas teorias educativas. Esta exploração foi feita interrogando os docentes, como abordam os alunos com Necessidades Educativas Especiais, como realizam uma intervenção ajustada de forma a desenvolver competências nos jovens e a aumentar a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de dois questionários com perguntas essencialmente fechadas, aplicadas a professores e alunos. Relativamente ao estudo da prática educativa realizada pelos docentes de diversas áreas disciplinares, apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de uma adaptação Curricular do Ensino Secundário / Profissional, como alternativa à abordagem de conceitos e conteúdos das disciplinas da componente técnica de forma adaptada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Analisaram-se os contributos dos docentes para a inclusão escolar e social dos estudantes nos Cursos Profissionais. Durante a elaboração deste trabalho desenvolveram-se, estudaram-se e promoveram-se interações sociais em cenários de educação formal e especial. Assumiu-se uma abordagem interpretativa, tendo-se desenvolvido um projeto de investigação-ação ao longo de 3 anos letivos. A comunidade educativa construiu um currículo flexível para o curso que os alunos de necessidades educativas especiais e os colegas de turma concluíram. Para eles, este percurso facilitou a inclusão escolar e social, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências sociocognitivas e emocionais, que lhes permitiram melhorar a trajetória de participação ao longo da vida. Conclui-se que os alunos consideram a intervenção educativa eficiente, motivadora e útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E valorizam bastante a intervenção e acompanhamento do professor no desenvolvimento de um ambiente enriquecedor em sala de aula. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma sala de aula multifacetada que permita explorar diferentes ambientes de aprendizagem.
- O papel do diretor de turma como mediador na escola e na comunidadePublication . Santos, Fernando Manuel da Costa; Alves, Carlos TeixeiraO presente trabalho teve como objeto de estudo uma investigação sobre O papel do Diretor de Turma como mediador na escola e com a comunidade, implementada na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Padre João Rodrigues. A apreensão sobre os handicaps ao desenvolvimento de um processo educativo sinérgico ao nível local surge como móbil para a observação sobre o aproveitamento do papel polissémico do Diretor de Turma (DT), como mediador e intermediário da comunicação entre vários atores, no sentido de os aproximar de forma eficiente através do exercício das suas funções: na relação com os alunos, professores da turma, Encarregados de Educação; assim como nas tarefas organizativas/administrativas (de gestão) e na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade. Para responder à nossa questão-problema – Como melhorar a imagem, interação, identificação e satisfação de alunos, pais/Encarregados de Educação e comunidade em relação ao Agrupamento? – realizaram-se entrevistas a sete Diretores de Turma representativos de todos os níveis de ensino, no sentido de ouvir a sua opinião face ao funcionamento da instituição onde trabalham e de recolher opiniões acerca dos aspetos passíveis de melhoramento. Os resultados mostram que o DT medeia o envolvimento dos pais/EE na realização de atividades educativas com os alunos e os professores da turma em contextos de aprendizagem, sendo necessário responsabilizar-se pela operacionalização de estratégias específicas para aproximar todos os agentes educativos, tornando-os mais participativos e atentos na procura de soluções adequadas aos problemas e desafios colocados pela educação. Então, perante os resultados obtidos e porque reconhecemos que a motivação dos alunos e dos seus pais, no que concerne à Escola, é fundamental, elaborámos um projeto de intervenção intitulado “A nossa escola mudou”, a implementar no próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, centrado na relação escola-comunidade, privilegiando a inovação. O projeto assenta em três vetores, designadamente a criação do Dia dos pais/Encarregados de Educação, da TV Escola e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Na conjuntura atual, apesar dos vários obstáculos à sua funcionalidade como projetor de imagens sobre uma comunidade educativa, cabe ao DT pintar um quadro sobre a escola como uma janela aberta para o mundo. Pretendemos implementar o projeto “A nossa escola mudou”, na certeza de que este ajudará a mudar a imagem da escola perante as comunidades escolar e extraescolar, projetando o Agrupamento para um patamar de inovação e de diferença.
- As percepções dos professores sobre seus líderes educacionais: a interferência na motivação docentePublication . Cataldi, Rosangela Maria Simão Pedreira; Alves, Carlos TeixeiraA presente pesquisa tem como foco a percepção dos docentes sobre seus líderes educacionais em uma escola da rede particular e uma da rede pública de Brasília (Distrito Federal, Brasil), suas necessidades e expectativas, no intuito de identificar aspectos motivacionais em sua prática. A motivação é o elemento fundamental que determina o comportamento dos indivíduos, envolvendo necessidades, impulsos, desejos, interesses, propósitos, atitudes e aspirações. Por meio de uma pesquisa de campo foi realizado um questionário para a coleta de dados em Instituições do Distrito Federal, buscando identificar as percepções dos docentes destas instituições sobre seus líderes educacionais. No decorrer da pesquisa, fez-se necessário evidenciar a motivação do docente tanto em uma instituição da rede privada quanto em uma instituição da rede pública de Brasília, com vistas a identificar os fatores e influências que interferem na prática docente em dois modelos de gestão distintos, visando possíveis mudanças da ação pedagógica de professores. Nesta pesquisa, verificou-se a importância da motivação e como a gestão destas instituições, apesar de distintas, num todo, promovem atividades para motivar o educador em sua prática diária.
- Qualidade de vida no trabalho e o acolhimento como intervençãoPublication . Neves, Gisele Baeta; Alves, Carlos TeixeiraA qualidade de vida no trabalho é, cada vez mais, tema de relevância no mundo atual. As organizações estão atentas aos conflitos existentes dentro do tema e a forma mais adequada de se lidar com ele, no sentido de propiciar, aos sujeitos no mundo do trabalho, mais dignidade em seu cotidiano laboral. A evolução da qualidade de vida no trabalho dentro do Instituto Federal Minas Gerais– Campus Ouro Preto foi o objetivo deste estudo, mas, principalmente, verificou-se uma estratégia de intervenção para a evolução da qualidade de vida no trabalho: o acolhimento. Para tanto, era necessário saber que tipo de situações acontecem dentro do universo do trabalho que interferem na sua produção e na qualidade de vida. Também era importante conhecer a motivação, a saúde mental e o trabalho, enfim, as contextualizações conceituais que embasassem o universo da qualidade de vida no trabalho, e como o acolhimento como estratégia de intervenção poderia ser utilizado. Para que a estratégia de intervenção tivesse uma linha de condução eficaz, algumas informações relevantes foram utilizadas, como os dados do órgão responsável pela saúde ocupacional do servidor público federal, o SIASS (Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor), e um estudo piloto sobre Qualidade de Vida no Trabalho, também elaborado pelo SIASS, dentro da instituição em questão. A elaboração do projeto permitiu-nos concluir que, dentro do universo institucional de educação, o acolhimento como forma preventiva de vários tipos de desgaste pode ser um instrumento pertinente e eficaz.