FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, Ana Paula Antunes"
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- As atitudes e práticas dos professores do município de Mazagão-AP, sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE)Publication . Silva, Almiria Messias da; Alves, Ana Paula AntunesA Declaração de Salamanca de 1994, reafirma o direito à educação para todos, independentemente das diferenças individuais. Sendo necessário para tal propósito, o direito fundamental da matrícula e permanência no sistema educacional pautado na perspectiva inclusiva, para atingir certo nível de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. Cabe aos governos incentivar a inclusão, desenvolver políticas para a inclusão, destinar orçamentos e promover a inserção. Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares.
- A atividade de docência e transtorno do espectro do autismo em ensino regular: percepção dos desafios e possibilidadesPublication . Baulies, Margareth Camanho Bastos; Alves, Ana Paula AntunesEste trabalho teve como premissa a discussão do papel do docente aplicado à disseminação do conhecimento em turmas onde haja alunos com necessidades especiais, dando ênfase ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi tida em consideração a intensidade de apresentação, bem como os possíveis comprometimentos de linguagem ou do comportamento que porventura sejam apresentados. A condição patológica que pressupõe comprometimento do sistema psicomotor e comportamental indica, em tese, haver um problema no cérebro humano. A percepção de sinais e sentidos deverá ser objeto de constante estudo, visando compor bases sólidas para definição das habilidades cerebrais, suas possíveis limitações e a importância de compor uma atmosfera favorável, que venha conferir autoconfiança, contribuindo para que fortaleça a discussão de assuntos apresentados em sala de aula, respeitando o tempo de resposta a cada estímulo, entendendo que desafios propostos virão gerar subsídios para superar as dificuldades do cotidiano, sendo de fundamental importância para tornar-se um adulto preparado as grandes questões que se impuserem. A formação de um corpo docente conhecedor para lidar com cenários desta natureza, passa, necessariamente, por um processo de formação, onde bases sólidas possam ser apresentadas, enfatizando a importância de estabelecer relação professor-aluno de forma solidária, participativa, questionadora, estimulando o compromisso cognitivo e inserção no contexto, processo de fundamental importância tanto para a socialização quanto para discussão e esclarecimento dos assuntos abordados, propriamente ditos, favorecendo a obtenção do conhecimento. Este trabalho constitui-se tema de interesse no estabelecimento de conceitos e propostas para aplicação em instituição de ensino, especificamente para alunos do ensino fundamental apresentando quadro de autismo, considerando situações específicas relativas aos cuidados dispensados, com a presença ou não de mediadores, visando fortalecer os processos envolvidos no trabalho de disseminação do conhecimento; ênfase às dificuldades geradas e possíveis soluções aplicadas para casos específicos. Ressalta-se a importância de um ambiente colaborativo e atuação conjunta de profissionais multidisciplinares, viabilizando uma condição natural favorável à obtenção do conhecimento, estabelecendo canais para contribuir para fixação de conceitos e melhora no processo de socialização. É apresentado estudo de caso para discussão sobre a inclusão de aluno do ensino regular diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), com questionamento direcionado ao docente para melhor compreensão do quadro educacional.
- Atuação docente na educação inclusiva: práticas de ensino para alunos com perturbação de hiperatividade com défice de atenção numa escola pública localizada no município de Mazagão/APPublication . Vieira, Cione dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesA presente dissertação tem como temática de estudo e objetivo geral, investigar a educação inclusiva na educação básica, dando ênfase à atuação docente na inclusão dos alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). A investigação refere que o Perturbação se caracteriza a partir de sintomas de distração, inquietação e ansiedade que podem influenciar, de forma negativa, o processo educativo dos alunos diagnosticados com PHDA. Este trabalho foi estruturado em seções. Sendo que, a primeira se refere à fundamentação teórica e abrangeu três capítulos. O primeiro capítulo da fundamentação teórica foi sobre a educação especial e inclusiva na história da educação brasileira, com delimitação no Brasil e legislações pertinentes à inclusão educacional no Brasil; no segundo capítulo foi abordado o Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a partir de seus conceitos e principais manifestações, seguido das causas, sintomas, tipos de diagnóstico e tratamento. Por fim, o terceiro capítulo refere a atuação docente na inclusão dos alunos com PHDA, a necessidade da formação inicial e continuada docente, além da importância da participação da família na aprendizagem da criança com PHDA e as adaptações na metodologia de ensino. A segunda parte foi o trabalho empírico, que se desenvolveu a partir de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa, com recurso a instrumentos de recolha de dados, tais como: observação direta e entrevista a professores, do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado, além da mãe do aluno diagnosticado com o referido transtorno. No final os dados foram analisados com intuito de compreender os resultados alcançados. Como conclusão podemos considerar que os objetivos da pesquisa foram alcançados e acreditamos que podem contribuir para uma melhor compreensão da profissionalidade docente, reforçando o compromisso dos docentes envolvidos na formação contínua em prol de uma educação de qualidade.
- A construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down através do método dos dedinhosPublication . Campos, Erika Almeida de; Alves, Ana Paula AntunesA construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down, tema desta dissertação, busca apresentar os benefícios da intervenção precoce com o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos®, para a aceleração das habilidades e competências das crianças e adolescentes com a síndrome de Down. A linguagem é um importante mecanismo para as atividades sociais do sujeito e esta investigação, tem como objetivo geral: analisar como se dá a construção sintática nos processos de leitura e escrita de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, através do material e gestos do Método dos Dedinhos®. Para isso, foram criados cinco objetivos específicos que conduziram o processo de investigação: 1. Analisar em bibliografia recente como o uso de pistas visuogestuais auxiliam o desenvolvimento da linguagem oral de crianças com síndrome de Down. 2. Investigar se pistas visuogestuais podem auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de estratégias e/ou métodos mais utilizados com esta população. 3. Investigar sobre o desenvolvimento sintático na leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de bibliografia recente. 4. Analisar se o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos® pode auxiliar no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita da adolescente estudada neste trabalho, através de intervenções clínicas. 5. Questionar se a utilização do material e gestos do Método dos Dedinhos® podem auxiliar professores, terapeutas da fala, pais e crianças e adolescentes com síndrome de Down, no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita. Para responder a esses objetivos, utilizou-se como metodologia de investigação, a abordagem voltada para o estudo de caso com o cariz qualitativo. Obteve-se como resultados o desenvolvimento sintático da leitura e escrita a partir de intervenções clínicas com o material Varal do Método dos Dedinhos®.
- Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motorPublication . Moraes, Carolina Rondon; Alves, Ana Paula AntunesNeste trabalho, foi feita uma análise do possível efeito da dança na alteração das dificuldades de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um projeto específico, aplicado em um grupo de alunos selecionados de uma escola pública, por apresentarem estas dificuldades. Os alunos foram avaliados antes e depois da participação no projeto por uma bateria de testes motores. Foram coletadas as médias anuais das disciplinas estudadas na escola no intervalo de dois anos letivos. Apresenta-se um pequeno relato sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, quais os principais aspectos do desenvolvimento motor e do desenvolvimento cognitivo, como a intervenção da dança pode apresentar aspectos positivos no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Após a aplicação dos testes, os dados foram tratados estatisticamente para verificar sua consistência no apoio da hipótese de que a dança poderia ser um importante instrumento na correção das dificuldades de aprendizagem. Entretanto, a análise estatística, apesar de mostrar diferenças significativas na variação da idade motora predita, entre os testes pré e pós, apresentou uma menor significância nas comparações das médias do quociente motor e das médias das notas escolares. Isso possivelmente aconteceu em função do inevitável aumento da idade cronológica que tem uma grande influência na composição do quociente motor, e, em função da falta de objetividade dos instrumentos de avaliação escolar, pois são construídos subjetivamente por pessoas diferentes com objetivos e intenções diferentes, o que acaba tornando a nota escolar uma medida inapropriada para procedimentos estatísticos precisos. Em função disso, decidiu-se por reexaminar a mostra com foco no tempo efetivo de aula. Dessa forma, a mostra foi dividida em dois grupos baseando-se no tempo que os alunos efetivamente participaram do projeto. A análise estatística dos dados desses dois grupos mostrou que, no grupo com menos tempo de participação, a significância das comparações das médias analisadas foi muito semelhante ao da mostra completa. Já os resultados da análise estatística dos dados do grupo com mais tempo de participação, apresentou resultados bem mais significativos, que indicam que a intervenção por meio da dança deve ter tido um papel significante na composição das variações apresentadas entre os testes. Contudo, parece depender de uma certa quantidade de tempo de atividade, que no presente trabalho, só pôde ser estimada sem muita precisão.
- Dificuldades do docente do 1º ciclo do ensino fundamental numa escola inclusivaPublication . Oliveira, Maria Umbelina de; Alves, Ana Paula AntunesA inclusão dos alunos com necessidades especiais no 1º ciclo do Ensino Fundamental tem sido tema recorrente da formação do professor que se encontra diante de vários questionamentos de como incluir com qualidade. Embora haja uma lei brasileira que versa para a inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n.13.145/2015, essa por sua vez, traça o perfil dos sujeitos com necessidades especiais, mas não discorre sobre como atendê-los em uma realidade de educação regular, colocando assim, grandes desafios para os educadores. Foi a partir desses questionamentos sobre a inclusão no Ensino Fundamental que surgiu a necessidade de investigar esse tema que tem como objectivo geral: Investigar se o docente está preparado para compreender o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular e como objectivo específico: Identificar as dificuldades encontradas pelos docentes no atendimento as crianças NEE – Necessidades Educacionais Especiais, e as estratégias por eles sugeridas para responder a essas dificuldades. O método utilizado na investigação foi o de um estudo de caso, e como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário fechado que foi respondido por 20 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Santa Catarina- Brasil. Perante os resultados da investigação, verificou-se que a grande maioria dos professores se sente insegura na inclusão dos alunos no ensino regular. Para eles há sempre um grande desafio que envolve a formação em inclusão, a formação continuada, o planeamento e a aplicação das atividades de forma a contemplar o currículo e ao mesmo tempo incluir as diversas necessidades existentes. Contudo, percebe-se que os educadores procuram sempre uma forma de contribuir para que o aluno se sinta incluído e acreditam que é benéfica a interação entre alunos com diferentes habilidades.
- Dislexia: as perceções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalPublication . Patriani, Fernanda Ferreira; Alves, Ana Paula AntunesO presente estudo averiguou as perceções, os conhecimentos e os equívocos acerca da dislexia por parte dos professores de ensino fundamental do município de Santo André, a fim de garantir a identificação e o suporte necessário oferecido em um contexto educacional inclusivo. As inquietações surgiram a partir de questionamentos como: O professor consegue identificar os sinais de transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia? O que poderia ser feito para erradicar as lacunas conceituais? Na busca por respostas, optou-se por um estudo empírico, utilizando a metodologia quantitativa, na qual a coleta de dados se deu mediante a aplicação do instrumento de avaliação adaptado para a população brasileira “Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale (KBDDS)”, de Soriano-Ferrer e Echegaray-Bengoa (2014). O questionário envolveu 67 professores de escolas que atendem ao ensino fundamental I, servidores da rede municipal de Santo André- SP/ /Brasil. O presente estudo foi iniciado por uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundar conhecimentos e redimensionar o olhar no que diz respeito à temática dislexia. A pesquisa documental foi essencial para conhecer a realidade do contexto estudado, em que se utilizaram documentos como planilhas e e-mails oficiais. Nesse sentido, foi possível ter acesso aos dados relativos à quantidade de crianças diagnosticadas com dislexia. Os resultados indicaram que a compreensão dos professores sobre dislexia varia e há lacunas em seu conhecimento, bem como conceitos errôneos sobre esse tópico. Além disso, as descobertas mostraram que há falta de conhecimento sobre as estratégias e programas de intervenção para alunos com dislexia. Foi possível concluir que os professores da rede de educação não receberam formação continuada sobre dislexia, mas parte deles a buscou por conta própria, visto ser elementar para o trabalho com as crianças com dislexia. Finalmente, esta dissertação faz recomendações relativas à preparação dos professores, bem como dá instruções a pesquisas futuras.
- Educação especial na perspectiva inclusiva nos anos iniciais: o que diz a escola e a famíliaPublication . Pereira, Lidiane dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesO processo de inclusão nos anos iniciais da Educação Básica vem com transformações dos sistemas educacionais, e isso inclui o cumprimento de leis e decretos que trazem nas suas orientações teóricas, condições de acesso para alunos com necessidades especiais na educação regular. São principalmente mudanças na gestão da educação e na formação dos professores, que garantem o acesso a alunos com NEE à educação inclusiva. Neste cenário, o objetivo geral desta dissertação é analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais nos anos iniciais e quais os objetivos específicos que melhor se adequam: verificar se o planejamento pedagógico dos anos iniciais atende aos alunos com NEE; identificar se a escola possui estrutura física; identificar se os professores e a coordenação possuem formação em Educação Inclusiva. Neste contexto, é importante conhecermos todo o processo inclusivo no ensino fundamental; a estrutura física e pedagógica da escola; o processo de ensino aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais; o planejamento do processo pedagógico da escola e do professor, a formação continuada, para então buscarmos dentro toda esta estrutura, condições para a efetivação das linhas que se cruzam e renovam nos anos iniciais. Em relação à metodologia de investigação, ela incide sobre o contexto do estudo de caso, com a preocupação de mostrar um tipo de pesquisa qualitativa. Nesta análise orientada, os resultados vão no sentido de ajudar a compreender, que para a inclusão ser contemplada nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, será fundamental a formação continuada em inclusão para todos os profissionais que atuam diretamente com os alunos com NEE.
- A eficácia do atendimento de um programa para crianças superdotadas de classe desfavorecida: Programa Estrela Dalva - Instituto LECCAPublication . Chehin, Maria Clara Ligiéro; Alves, Ana Paula AntunesO presente trabalho tem como objetivo apresentar a identificação de potencialidades de crianças superdotadas (especificamente aquelas de famílias de classe economicamente desfavorecida) atendidas pelo Instituto LECCA – crianças estas que, embora tenham garantidos seus direitos educacionais e reconhecidas suas singularidades escolares, são invisíveis aos olhos da educação brasileira. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, esse Instituto vem apoiando, desde sua fundação em 2003, os superdotados em programas desenvolvidos no contraturno das escolas regulares. Neste trabalho serão apresentados conceitos que fazem parte do universo dos superdotados e talentosos, bem como os mitos dessa área. Também serão abordados os programas Estrela Dalva e Alexandria, desenvolvidos pelo Instituto, que lançam jovens a futuros jamais imaginados por eles, provocando reflexões sobre os benefícios do trabalho com estas crianças e seu consequente desenvolvimento em prol da humanidade.
- O envolvimento familiar na educação especial de crianças e adolescentes com NEE: como se dá a participação dos paisPublication . Ferreira, Kamila Galvão Barreto; Alves, Ana Paula AntunesO presente estudo tratou sobre o envolvimento familiar na educação especial de crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a fim de compreender como ocorre a participação dos pais. O envolvimento parental no âmbito escolar é uma temática relevante e tem sido discutida amplamente, visto a necessidade de ações conjuntas entre pais e escola, a fim de potencializar o desenvolvimento dos alunos. No entanto esta proposta traz desafios para a política educacional que precisa se adequar e aprimorar sua atuação para cumprir o que a legislação já prevê no que tange a participação familiar no processo educacional, respeitando os novos formatos familiares e suas especificidades. Para a realização deste estudo foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários, que contou com a participação de trinta familiares de alunos de quatro a dezessete anos com NEE. Mediante a realização da pesquisa, foi possível perceber que as famílias realizam ações que evidenciam preocupação sobre a importância de sua participação no processo educacional dos filhos. No geral, a maior parte dos pais ou responsáveis responderam que realizam com grande frequência a maioria das atividades que foram questionadas. Porem ficou sinalizado que algumas atividades importantes não estão sendo realizadas com tanta constância. Uma delas é a participação oral dos pais por iniciativa própria em reuniões, onde grande parte comparece, mas não expressa suas opiniões, dúvidas, elogios e reclamações. Também ficou evidenciado que menos da metade dos inquiridos sempre costuma oferecer ajuda a escola quando toma conhecimento que acontecerá alguma atividade festiva. A partir dos dados recolhidos verificamos também que a maior parte das famílias nem sempre realiza atividades que não são exigidas pelas escolas. O outro ponto que chamou atenção foi à frequência que os pais incentivam seus filhos a terem contato com seus colegas de escola em outros ambientes, pois não foi alto o índice de familiares que faz isso com grande frequência. Conclui-se que os familiares têm se inteirado e assumido seu papel fundamental e complementar na educação de seus filhos, no entanto existem factores que precisam ser trabalhados, aprimorados e repensados para que o envolvimento parental seja efetivo e contínuo.