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- Um estudo comparativo entre as legislações portuguesa e brasileira no âmbito das políticas educacionais de inclusão dos alunos com necessidades especiaisPublication . Fernandes, Leno Márcio Mira; Ramalho, JoaquimAs tentativas de inclusão social, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, têm ganhado mais espaço em debates na área da educação especial, e trazido diversas reflexões e questionamentos acerca dos métodos e mecanismos que podem ser instituídos para promover o sucesso da inclusão das pessoas portadoras de deficiência, nas redes regulares de ensino, de forma equitativa, justa e igualitária. Desse modo, a presente dissertação tem como escopo analisar de forma sistêmica as legislações acerca dessa questão, de modo que seja possível compreender o contexto em que se inserem as políticas sociais de educação no Brasil e em Portugal. Ademais, também abordar-se-ão diversas considerações no que diz respeito aos contrastes entre as respectivas legislações, tornando possíveis algumas sugestões de intervenções que objetivam aprimorar essas legislações para que possam assegurar a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais dentro de uma realidade definitivamente concretizada tanto na teoria quanto em termos práticos.
- Educação especial na perspectiva inclusiva nos anos iniciais: o que diz a escola e a famíliaPublication . Pereira, Lidiane dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesO processo de inclusão nos anos iniciais da Educação Básica vem com transformações dos sistemas educacionais, e isso inclui o cumprimento de leis e decretos que trazem nas suas orientações teóricas, condições de acesso para alunos com necessidades especiais na educação regular. São principalmente mudanças na gestão da educação e na formação dos professores, que garantem o acesso a alunos com NEE à educação inclusiva. Neste cenário, o objetivo geral desta dissertação é analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais nos anos iniciais e quais os objetivos específicos que melhor se adequam: verificar se o planejamento pedagógico dos anos iniciais atende aos alunos com NEE; identificar se a escola possui estrutura física; identificar se os professores e a coordenação possuem formação em Educação Inclusiva. Neste contexto, é importante conhecermos todo o processo inclusivo no ensino fundamental; a estrutura física e pedagógica da escola; o processo de ensino aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais; o planejamento do processo pedagógico da escola e do professor, a formação continuada, para então buscarmos dentro toda esta estrutura, condições para a efetivação das linhas que se cruzam e renovam nos anos iniciais. Em relação à metodologia de investigação, ela incide sobre o contexto do estudo de caso, com a preocupação de mostrar um tipo de pesquisa qualitativa. Nesta análise orientada, os resultados vão no sentido de ajudar a compreender, que para a inclusão ser contemplada nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, será fundamental a formação continuada em inclusão para todos os profissionais que atuam diretamente com os alunos com NEE.
- Protocolo de cimentação das restaurações indiretas: revisão narrativaPublication . Amico, Claudia; Silva, LígiaA constante demanda por uma maior estética e conservação dos tecidos dentários, tem levado ao desenvolvimento contínuo dos materiais dentários. A cimentação é uma etapa fundamental para o sucesso clínico das reabilitações indiretas. A longevidade e a resistência de muitos dos materiais reabilitadores está dependente do seu correto manuseamento. Pretende-se com esta revisão narrativa esclarecer a etapa da cimentação, através da apresentação das características e indicações dos diversos tipos de cimento atualmente disponíveis. Serão também abordados os protocolos de cimentação, considerando os materiais reabilitadores aplicados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed/Medline, Google Académico e Science Direct. A cimentação é um procedimento complexo que requer conhecimento das propriedades dos materiais e correta execução do protocolo. Ainda não existe um material de cimentação que possa ser considerado ideal e universal. Mostra-se necessário realizar estudos clínicos que visem analisar comparativamente a sobrevivência das reabilitações cimentadas com cada método descrito.
- Complicações técnicas e biológicas na reabilitação com implantes em pacientes bruxómanos: revisão narrativaPublication . Costa, Maria do Carmo de Eça de Queiroz Couceiro da; Falcão, CarlosA presente revisão tem como papel central estudar as complicações técnicas e biológicas associadas a uma reabilitação com implantes num paciente com bruxismo. O bruxismo é um hábito para-funcional caracterizado pelo aperto e ranger de dentes e com etiologia multifatorial, mas ainda com poucas evidências e de difícil diagnóstico. O bruxismo é considerado dos principais fatores de risco para a reabilitação com implantes causando complicações biológicas e técnicas. As complicações técnicas e biológicas são discutidas em várias revisões sistemáticas, com maior evidência para as técnicas. Métodos: pesquisa bibliográfica, recorrendo à Pub-Med, B-on e Google, consultando livros e artigos de jornais, sem limite temporal.
- Panorama das intoxicações em Portugal: o que mudou com a pandemia da Covid-19?Publication . Sousa, Bárbara Alexandra Almeida; Carvalho, Márcia; Rato, FátimaO confinamento e outras medidas de mitigação da pandemia de Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento físico, resultaram em mudanças abruptas no quotidiano da sociedade, limitando o acesso aos cuidados de saúde e potencialmente incentivando a automedicação, bem como a exacerbação ou surgimento de transtornos mentais. Além disso, as medidas de proteção da saúde pública contra a Covid-19, como o uso de produtos de limpeza e desinfeção, podem aumentar a exposição a produtos perigosos. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo descrever o impacto da pandemia de Covid-19 na incidência e padrões de exposições tóxicas em Portugal utilizando os dados do Centro de Informação Antivenenos, CIAV. Foi realizado um estudo retrospetivo utilizando dados de consultas recebidas pelo CIAV relacionadas a exposições tóxicas nos períodos pré-pandémicos (2018 e 2019) e pandémicos (2020 e 2021). Os dados recolhidos incluíram as características da chamada, do indivíduo intoxicado e da exposição. De janeiro de 2020 a dezembro de 2021, o CIAV recebeu um total de 50.344 consultas relacionadas a exposições tóxicas, o que representa uma diminuição de 5,3% no número de consultas em relação ao mesmo período de 2018 a 2019. Observou-se um aumento significativo nas consultas feitas a partir de casa (particulares) (15% em 2019 vs 27% em 2020), enquanto as consultas feitas por profissionais de saúde diminuíram. Nos quatro anos em apreço, os intoxicados foram principalmente adultos (mais de 65%), com as crianças representando cerca de 30%. As exposições foram relatadas em todas as faixas etárias, sendo os adultos na faixa dos 40 aos 49 anos e as crianças dos 1 aos 4 anos os mais afetados. Tanto no ano de 2019 como no ano de 2020, 40% das exposições ocorreram no sexo masculino e 60% no sexo feminino. Considerando a via de exposição, a mesma manteve-se inalterada ao longo do período em estudo, sendo a via digestiva a mais frequente (~80% do total de consultas). O número de exposições acidentais aumentou significativamente em adultos (32% no período pandémico vs 27,7% no período pré-pandémico), enquanto as exposições intencionais aumentaram em crianças (16,1% no período pandémico vs 7,3% no período pré-pandémico). Os medicamentos foram a classe mais comum de agentes tóxicos no período em estudo, correspondendo a 60% em crianças e 62% em adultos. Um aumento acentuado nas consultas relacionadas a produtos desinfetantes foi observado tanto em crianças como em adultos (9,8% e 3,2% em 2020 vs 2,1% e 0,5% em 2019). As classes farmacoterapêuticas mais frequentes nas intoxicações em adultos foram fármacos psicotrópicos (ansiolíticos e antipsicóticos) e anti-hipertensivos, enquanto nas crianças foram ansiolíticos, analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Em conclusão, a pandemia de Covid-19 alterou as características das consultas ao CIAV, com aumento dos atendimentos feitos ao público, bem como o padrão de exposição, com aumento das consultas relacionadas com a exposição a desinfetantes e a psicofármacos.
- A cárie dentária do ponto de vista microbiológico: revisão narrativaPublication . Nahhas, Anass; Magalhães, RicardoO objetivo desta tese é realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre a cárie dentária do ponto de vista microbiológico. Em particular, descreve a constituição do biofilme dental saudável e patológico e suas diferentes fases de desenvolvimento. Também o seu envolvimento no desenvolvimento da cárie dentária através dos diversos microrganismos quem o coloniza. Além disso, uma transmissão dessas bactérias entre mãe e filho foi demonstrada por estudos citados. Existem fatores de riscos que aumentam a sua probabilidade de ocorrência. Mas existem meios eficazes de prevenção contra o seu desenvolvimento. Trabalho consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados eletrónicas, nomeadamente: B-on, Pubmed, Researchgate e Science direct com o intuito de “cárie dentária”, “biofilme dentário”, “S.mutans”, “bacterias”, “Lactobacillus”, “Actinomyces”. Foram incluídos artigos completos sobre o assunto, revisões e estudos com seres humanos em inglês, português e francês. Os artigos relevantes para a revisão foram escolhidos pelo autor de acordo com aqueles que obedeciam aos critérios de inclusão estabelecidos. Concluiu-se que a cárie dentária é uma doença causada por um desequilíbrio de microrganismos na flora oral. Existem alguns fatores que aumentam o risco de cárie dentária. O tratamento da cárie dentária depende da sua extensão.
- A realidade da inclusão em duas escolas no município de Santarém da rede pública e particularPublication . Almeida, Sulanita Silva de; Ventura, TerezaA inclusão de alunos com deficiência na escola regular busca prover educação igualitária a todos alunos, sem distinção entre eles. Este estudo tem por objetivo, analisar a inclusão escolar, através da percepção de gestores, equipe técnica e professores de duas escolas da rede pública e particular do Município de Santarém. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, foi aplicada um entrevista a 58 participantes onde se incluiam gestores, equipe pedagógica, professores do AEE e professores regulares de duas escolas, uma particular e outra pública, no Município de Santarém – Pará. Os participantes relataram que a inclusão escolar iniciou em Santarém, em 1991, com a criação de classes especiais, mas a inclusão nas salas regulares foi a partir de 2008. Estas escolas oferecem vários serviços aos alunos com deficiência, realizados por uma equipe multiprofissional, com psicólogo, assistente social, pedagogo, especialista em AEE, psicopedagoga, instrutor surdo, mediador, além da sala de recursos. Para os participantes, a inclusão é um processo contínuo, visando ofertar uma educação de qualidade e igualitária a todos os alunos. Entretanto, há ainda dificuldades para que a inclusão se torne eficaz, como falta de recursos para implementação das atividades pedagógicas específicas, além de falta de verbas para essas atividades no setor público, além da falta de aceitação destes alunos, por falta de conhecimento e preconceito de alguns membros da comunidade escolar. Assim, o atendimento dos alunos com deficiência é realizado, além das atividades na classe regular, através de projetos envolvendo-os e as suas famílias, que é monitorado e avaliado, especialmente pela equipe multiprofissional e pela equipe pedagógica, e na escola pública, também pelos professores regulares. Os professores recebem formação continuada na área de Educação Inclusiva, e na escola pública, realizam cursos de Braile e Libras, além do atendimento ao aluno com espectro autista. Também são realizadas atividades com todos os alunos visando a sensibilização para o contato diário com os alunos com deficiência, ensinando-os respeito e a conviver com a diversidade. Como desafio para efetivação da inclusão, foi observado a discriminação e falta de participação da família no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Analisando as duas escolas, observou-se que as duas tem estrutura predial para o atendimento dos alunos com deficiência, recursos humanos capacitados, porém, ainda há muito a ser feito para alcançar a excelência em educação inclusiva, como ampliar a formação continuada dos professores e ofertar recursos tecnológicos para o trabalho com o público-alvo. Concluiu-se ainda que a inclusão nas escolas analisadas apresenta perspectivas de que, gradativamente, esse processo se concretize totalmente, porém fica perceptível que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para chegar à verdadeira inclusão desses alunos na rede regular de ensino, conforme prescritos pelos autores que fundamentaram este estudo, que ressaltam que incluir, exige serviços e recursos de apoio tanto para educadores, quanto para os educandos.
- Atuação docente na educação inclusiva: práticas de ensino para alunos com perturbação de hiperatividade com défice de atenção numa escola pública localizada no município de Mazagão/APPublication . Vieira, Cione dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesA presente dissertação tem como temática de estudo e objetivo geral, investigar a educação inclusiva na educação básica, dando ênfase à atuação docente na inclusão dos alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). A investigação refere que o Perturbação se caracteriza a partir de sintomas de distração, inquietação e ansiedade que podem influenciar, de forma negativa, o processo educativo dos alunos diagnosticados com PHDA. Este trabalho foi estruturado em seções. Sendo que, a primeira se refere à fundamentação teórica e abrangeu três capítulos. O primeiro capítulo da fundamentação teórica foi sobre a educação especial e inclusiva na história da educação brasileira, com delimitação no Brasil e legislações pertinentes à inclusão educacional no Brasil; no segundo capítulo foi abordado o Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a partir de seus conceitos e principais manifestações, seguido das causas, sintomas, tipos de diagnóstico e tratamento. Por fim, o terceiro capítulo refere a atuação docente na inclusão dos alunos com PHDA, a necessidade da formação inicial e continuada docente, além da importância da participação da família na aprendizagem da criança com PHDA e as adaptações na metodologia de ensino. A segunda parte foi o trabalho empírico, que se desenvolveu a partir de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa, com recurso a instrumentos de recolha de dados, tais como: observação direta e entrevista a professores, do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado, além da mãe do aluno diagnosticado com o referido transtorno. No final os dados foram analisados com intuito de compreender os resultados alcançados. Como conclusão podemos considerar que os objetivos da pesquisa foram alcançados e acreditamos que podem contribuir para uma melhor compreensão da profissionalidade docente, reforçando o compromisso dos docentes envolvidos na formação contínua em prol de uma educação de qualidade.
- Sono, alimentação e atividade profissional de professores de alunos com necessidades educativas especiais no domínio cognitivo e motor, antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Rio de Janeiro, BrasilPublication . Helal, Maria Cecília; Silva, RaquelIntrodução: O sono e a alimentação têm sido um tema cada vez mais estudado nos últimos anos, inclusive no período da COVID-19, e esses dois temas elencados ao processo da atividade profissional de professores que atuam com alunos com NE, tem sido tema relevante. Em busca de aprofundar sobre a temática, o objetivo geral desta investigação foi avaliar a atividade e as estratégias que os professores brasileiros utilizam com os seus alunos com NEEs e conhecer os hábitos de sono e alimentares destes professores antes e durante a Pandemia por COVID-19. Metodologia: Participaram da coleta de dados, 21 professores que lecionam alunos com NEEs no domínio cognitivo e motor. Foi aplicado um questionário aplicado aos professores de alunos com NEEs. Ele engloba perguntas relativas aos seus dados sociodemográficos, da sua atividade docente e dos seus hábitos alimentares e de sono antes e durante a pandemia por COVID-19. Os resultados dos hábitos de sono antes da pandemia, demonstravam que a maioria dos participantes 42,9% costumavam levantar antes da pandemia às 6h, enquanto durante da pandemia 33,3% dos participantes, levantavam as 7h. Em relação as horas que costumavam deitar antes da pandemia, a maioria 38,1 disseram ser as 22h e durante o COVID-19 a maioria dos participantes deitam na cama entre 23 e 01h da manhã, nos levam a inferir que a qualidade do sono durante a pandemia era menor que antes e quanto as refeições, a quantidade foi maior durante a pandemia. Conclusões: o sono regular e a qualidade da alimentação são fatores importantes para o desenvolvimento das atividades profissionais dos professores, e caso haja interferência nesses itens, a qualidade do ensino tende a não ser de qualidade.
- Performance evaluation of the composite resins inlay/onlay: narrative reviewPublication . Sister, Geoffrey; Coelho, SusanaO aparecimento de novos materiais restauradores levou a restaurações indiretas que estão a meio caminho entre as restaurações diretas em resinas compostas e as restaurações de prótese fixa. Estas restaurações indiretas são aplicadas em boca por colagem. Existem 3 subtipos: inlays, onlays e overlays, sendo diferenciados pelo seu grau de cobertura cuspídea. Esta evolução foi possível graças não só ao aparecimento de novos materiais, mas também aos avanços técnicos no campo da adesão. O sucesso das restaurações indiretas depende dos materiais utilizados, do respeito pelas indicações, do procedimento de colagem e da metodologia de implementação. O objectivo deste trabalho é definir o conceito de Inlays/Onlays, averiguar as indicações, contra-indicações, protocolo e eficácia destas restaurações em resina composta, de acordo com os dados científicos. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa de artigos científicos com as palavras- chave: "inlay", "onlay", "resina composta", "protocolo", "desempenho", nas bases de dados on- line: PubMed, Sci-Hub and Scielo.