Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-26"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Hábitos alimentares e de sono e biomarcadores dos utentes de uma farmácia na Póvoa de LanhosoPublication . Lopes, Filipa Mariana Pereira; Silva, RaquelA doença provocada pelo novo coronavírus, denominada COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde, causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS- CoV-2). Devido à sua elevada transmissibilidade, a sua disseminação aumentou por todo o mundo. Apesar do isolamento social ser a estratégia mais eficaz para o controlo do surto, tal medida conduz a mudanças na rotina diária sobretudo nos hábitos alimentares, atividade física, padrões de sono e consequências do foro psicológico. Pretendeu-se avaliar o potencial impacto do confinamento nos hábitos alimentares e analisar os padrões de sono e biomarcadores dos utentes de uma farmácia na Póvoa de Lanhoso. Os dados foram colhidos através de procedimentos padronizados e de um questionário descrito a seguir: a) dados sociodemográficos e clínicos; b) hábitos alimentares; c) hábitos do sono; d) atividade física; e) composição corporal, pressão arterial e dados bioquímicos (glicemia e colesterol total). Os resultados obtidos revelaram um aumento de 10,2% consumo de frutas, 24,5% snacks doces, 14,3% snacks salgados e 12,2% ingestão de água. Contrariamente, 12,2% diminuiu o consumo de refeições pré preparadas e a ingestão de bebidas alcoólicas. Cerca de 69,5% dos inquiridos classificaram a qualidade do sono como razoavelmente boa, sendo que as mulheres foram as que relataram maiores distúrbios de sono. Ao nível da atividade física ambos os sexos foram classificados como ativos. Os efeitos positivos da atividade física sobre o sono foram consideravelmente superiores nos homens do que nas mulheres. Quanto à avaliação da composição corporal e biomarcadores não se registaram associações à qualidade subjetiva do sono. Com o presente estudo conclui-se que as preferências alimentares melhoraram ligeiramente e não se registaram alterações significativas na avaliação do sono e dos biomarcadores.
- A construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down através do método dos dedinhosPublication . Campos, Erika Almeida de; Alves, Ana Paula AntunesA construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down, tema desta dissertação, busca apresentar os benefícios da intervenção precoce com o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos®, para a aceleração das habilidades e competências das crianças e adolescentes com a síndrome de Down. A linguagem é um importante mecanismo para as atividades sociais do sujeito e esta investigação, tem como objetivo geral: analisar como se dá a construção sintática nos processos de leitura e escrita de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, através do material e gestos do Método dos Dedinhos®. Para isso, foram criados cinco objetivos específicos que conduziram o processo de investigação: 1. Analisar em bibliografia recente como o uso de pistas visuogestuais auxiliam o desenvolvimento da linguagem oral de crianças com síndrome de Down. 2. Investigar se pistas visuogestuais podem auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de estratégias e/ou métodos mais utilizados com esta população. 3. Investigar sobre o desenvolvimento sintático na leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de bibliografia recente. 4. Analisar se o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos® pode auxiliar no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita da adolescente estudada neste trabalho, através de intervenções clínicas. 5. Questionar se a utilização do material e gestos do Método dos Dedinhos® podem auxiliar professores, terapeutas da fala, pais e crianças e adolescentes com síndrome de Down, no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita. Para responder a esses objetivos, utilizou-se como metodologia de investigação, a abordagem voltada para o estudo de caso com o cariz qualitativo. Obteve-se como resultados o desenvolvimento sintático da leitura e escrita a partir de intervenções clínicas com o material Varal do Método dos Dedinhos®.
- Formação continuada: contribuições possíveis para a atuação do professor nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escritaPublication . Costa, Regina Celia Pires; Alves, Ana Paula AntunesSaber ler e escrever é fator importante para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania. A leitura e a escrita favorecem o desenvolvimento cognitivo e as relações com o outro e com o meio. São fundamentais para a trajetória acadêmica e a futura vida profissional dos indivíduos. Adquirir tais habilidades é, portanto, de suma importância para a construção de uma vida inserida na sociedade de forma digna e produtiva. Este trabalho discorre sobre a atuação docente na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando a importância de atrelar os conhecimentos científicos da neurociência e da psicologia cognitiva à prática do professor do Ensino Fundamental 1. O presente estudo propõe um modelo de educação continuada breve, de 20h, sobre o aprendizado da leitura e da escrita que atenda às necessidades da equipe de EF1 de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro, considerando o conhecimento científico das neurociências e da psicologia cognitiva e a prática pedagógica do grupo, buscando integrá-las. A proposta foi elaborada tomando como base um questionário, respondido pelos participantes, com o objetivo de verificar as necessidades do grupo. Constatou-se que a prática docente analisada não contemplava de forma consistente os conhecimentos científicos referidos acima. As conclusões dessa pesquisa podem contribuir para reflexões acerca da formação inicial dos professores, assim como para o desenho de propostas de formação continuada em serviço. Estas podem ser voltadas para o atendimento das necessidades efetivas de grupos específicos de professores, sendo um potencial caminho para ampliar a eficiência da atuação docente no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Aplicação da impressão 3D na medicina dentária: revisão narrativaPublication . Paixão, Diogo Rodrigo Pinto; Falcão, CarlosNa Medicina Dentária, informações específicas e personalizadas sobre o paciente são fundamentais tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Nesta nova era digital, a integração do conhecimento da Medicina, da Engenharia e Ciência tornaram possível a existência de progressos tecnológicos desde scanners 3D, câmaras digitais, imagens radiológicas e softwares CAD-CAM que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes técnicas de impressão 3D. A introdução da tecnologia 3D no consultório agiliza a atividade do médico dentista, com melhoria do fluxo de trabalho no consultório, na comunicação com os laboratórios e pacientes e com possibilidade de planeamento e simulação do tratamento com consequente previsão dos resultados. Para a concretização desta revisão narrativa foi elaborada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrónicas PubMed, B-on e Web of Science, com o objetivo de rever e descrever as técnicas de impressão 3D, os materiais utlizados e as suas principais aplicações nas diferentes áreas da Medicina Dentária.
- Percepção dos professores do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas docentes na inclusão de alunos com transtorno do espectro autistaPublication . Belo, Dionete Braga de Araújo; Coelho, FátimaO presente estudo apresenta como temática o transtorno do espectro autismo, e como objetivo geral busca compreender a percepção dos Professores sobre as Práticas Pedagógicas, bem como as dificuldades que estes enfrentam para a inclusão de alunos com espectro autismo no ensino regular. O estudo que se considerou descritivo de cariz quantitativo, foi efetuado em duas escolas da rede pública do município de Mazagão/AP. O Transtorno do Espectro Autista está relacionado com a dificuldade de relacionamento a vários níveis, entre os quais a dificuldade de comunicação, afetividade, comportamento social, que perpassa por todos os níveis da escolarização. Participaram 20 docentes, sendo 14 do ensino regular e 6 de educação especial. Foram inquiridos através de um questionário com 49 (quarenta e nove) perguntas fechadas. Conclui-se que as práticas pedagógicas docentes na inclusão de alunos com TEA precisam ser diversificadas, ou seja, os professores (ensino regular e ensino especial) devem atuar de acordo com as necessidades educativas desses alunos, conforme a sua classificação: Nível 1 ou leve; ajuda substancial: Nível 2 ou moderado e ajuda muito substancial ou total: Nível 3 ou severo. Sendo assim, é pertinente ressaltar que estes profissionais precisam ter conhecimentos específicos sobre o Transtorno em estudo. É notório que existem muitos desafios enfrentados pelos professores diante do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA na rede regular de ensino, podendo destacar: a falta de um planejamento integrado entre professores do ensino regular e professores do ensino especial; a falta de investimentos na formação continuada de professores, sobretudo, os que atuam no ensino regular; a falta do desenvolvimento de projetos inclusivos na educação regular; a ausência dos pais e/ou responsáveis na aprendizagem dos alunos, dentre outros.
- Desempenho escolar e hábitos de sono em crianças com perturbações do espectro do autismoPublication . Lima, Leticia Raquel de Souza; Silva, RaquelIntrodução: O sono é um estado de repouso temporário, que permite a manutenção do estado de saúde do indivíduo. Trata-se de um processo biologicamente complexo, cujo interesse tem vindo a crescer desde a Antiguidade até os dias atuais. Valle, (2016). Objetivo: Analisar os hábitos de sono e o estado emocional de alunos com Perturbação de Espectro de Autismo (PEA) e o seu aproveitamento escolar. Metodologia: Participaram deste estudo 30 crianças e 28 adolescentes de ambos os sexos, diagnosticados com Perturbação do Espectro do Autismo, no qual foram aplicados questionários, o que permitiu a recolha de dados sociodemograficos como: sexo, idade, ano que frequentam, média das notas e seus hábitos do sono. Para obtenção dos dados foi aplicado em conjunto o Sleep Self Report – SSR, e o Questionário de Sonolência em Adolescentes de Cleveland. Resultados: Em qualquer dos grupos amostrais é evidente um défice de horas. Este défice é maior nas crianças do sexo masculino de 2 horas e 30 minutos. Com relação aos adolescentes, percebe-se que este défice é 50% mais elevado para as raparigas. Conclusões: Conclui-se que, fica evidente uma carência de horas de sono para as crianças de ambos os sexos, com os rapazes a privarem-se de 2 horas e 31 minutos de sono e as raparigas 1 hora e 8 minutos. Já os adolescentes, apresentam uma carência de sono de 1 hora e 30 minutos para os rapazes e 2 horas para as raparigas. No inquérito sobre a emotividade dos adolescentes se percebe um elevado grau de irritabilidade e intolerância em especial nas raparigas. Neste estudo, não é possível estabelecer um efeito direto das poucas horas de sono das crianças e adolescentes sobre o seu aproveitamento escolar.
- Atividade docente, alimentação e o sono de professores de alunos com necessidades educativas especiais antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Soure, Pará, BrasilPublication . Santos, Carla de Jesus Pereira; Silva, Raquel; Saavedra, FranciscoEste trabalho integra-se num projeto abrangente sobre a atividade do professor que trabalha com alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no Brasil, sendo que este especificamente, com foco na alimentação e o sono antes e durante a Pandemia da COVID-19, decorrerá com professores da rede pública municipal de ensino, na cidade de Soure, localizada na área oriental da Ilha de Marajó, no estado do Pará, na região amazônica do Brasil. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar a atividade e as estratégias que os professores brasileiros utilizam com seus alunos com NEEs que levem ao conhecimento dos hábitos de sono e alimentares, analisando o tipo de trabalho que é ofertado ao aluno com NEEs da rede pública municipal de ensino e as condições dos hábitos de sono e alimentares destes professores na educação da cidade de Soure/Pará, antes e durante a Pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo de caso especifico nas escolas da rede pública de ensino com a aplicaçao de questionários a professores que trabalham com NEEs e a problematização de referencial teórico que destaca que o trabalho do professor de alunos com NEEs deve ser planeado, de acordo com as especificidades de cada aluno, assim como a qualificação de cada professor. Na complexidade educacional atual vivenciada, acarreta grande responsabilidade aos professores na sua tarefa diária de ensinar e está igualmente dependente de vários hábitos dentro e fora da sala de aula, entre eles, os seus hábitos alimentares e de sono, e que naturalmente, influenciam o sucesso no seu trabalho como docente.
- Atividade docente, alimentação e sono de professores e de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Mazagão no estado do Amapá, BrasilPublication . Carmo, Clara Rodrigues do; Silva, Raquel; Saavedra, FranciscoO presente trabalho teve por objetivo geral avaliar a atividade e as estratégias que os professores brasileiros utilizam com os seus alunos com necessidade educativas especiais (NEE) e conhecer os hábitos de sono e alimentares destes professores e dos seus alunos, antes e durante a pandemia pelo Coronavirus (COVID-19). Enquanto metodologia, o método utilizado fora o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, através de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário online, através do google forms. Com a pesquisa constatou-se que a atividade docente sofreu impactos com a pandemia do COVID-19, sendo que tal impacto também foi observado fora da vida profissional, pois os entrevistados reportaram mudanças nos seus hábitos diários de vida e de atividade docente. Tais mudanças também foram constatadas na vida dos alunos.
- A observância dos direitos humanos nas políticas de admissão dos imigrantes em Portugal: análise criminológica do caso Ihor HomeniukPublication . Cabral, Ana Acacia Christo; Ramalho, JoaquimO presente trabalho tem como objetivo principal através do caso Homeniuk abordar a imigração em Portugal e analisar a observância dos direitos humanos nas políticas de admissão de imigrantes no país. Para isso, investiga-se as razões pelas quais as migrações acontecem e como a globalização influencia o fenômeno migratório. Para tanto, são analisados os dados do fenômeno, o fluxo migratório atual em Portugal e no mundo, a forma como a globalização atua no trânsito internacional de pessoas, influenciando-as na decisão de deslocarem-se, bem como a decisão dos Estados em receberem ou não imigrantes, avaliando o conflito existente entre liberdade de locomoção e soberania estatal. O estudo expõe também uma visão geral acerca da estrutura normativa internacional e local de proteção ao imigrante, discorrendo acerca dos tratados internacionais de proteção ao imigrante, com destaque na atuação da ONU para a salvaguarda dos direitos humanos. Em seguida, é avaliada a legislação portuguesa sobre imigração e os direitos dos imigrantes. Ademais, são apresentadas informações sobre o Serviço de Imigrantes e Fronteiras (SEF), o Centro de Instalação Temporária (CIT) e os Espaços Equiparados a Centro de instalação temporária (EECIT). Por fim, em ordem cronológica, apresenta-se o caso Ihor Homeniuk e, através de uma análise crítica, são elencadas as principais violações de direitos humanos ocorridas, os desdobramentos do caso e o impacto que o caso gerou no direito das migrações em Portugal.