Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by advisor "Alves, Ana Paula Antunes"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- As atitudes e práticas dos professores do município de Mazagão-AP, sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE)Publication . Silva, Almiria Messias da; Alves, Ana Paula AntunesA Declaração de Salamanca de 1994, reafirma o direito à educação para todos, independentemente das diferenças individuais. Sendo necessário para tal propósito, o direito fundamental da matrícula e permanência no sistema educacional pautado na perspectiva inclusiva, para atingir certo nível de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. Cabe aos governos incentivar a inclusão, desenvolver políticas para a inclusão, destinar orçamentos e promover a inserção. Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares.
- A atividade de docência e transtorno do espectro do autismo em ensino regular: percepção dos desafios e possibilidadesPublication . Baulies, Margareth Camanho Bastos; Alves, Ana Paula AntunesEste trabalho teve como premissa a discussão do papel do docente aplicado à disseminação do conhecimento em turmas onde haja alunos com necessidades especiais, dando ênfase ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi tida em consideração a intensidade de apresentação, bem como os possíveis comprometimentos de linguagem ou do comportamento que porventura sejam apresentados. A condição patológica que pressupõe comprometimento do sistema psicomotor e comportamental indica, em tese, haver um problema no cérebro humano. A percepção de sinais e sentidos deverá ser objeto de constante estudo, visando compor bases sólidas para definição das habilidades cerebrais, suas possíveis limitações e a importância de compor uma atmosfera favorável, que venha conferir autoconfiança, contribuindo para que fortaleça a discussão de assuntos apresentados em sala de aula, respeitando o tempo de resposta a cada estímulo, entendendo que desafios propostos virão gerar subsídios para superar as dificuldades do cotidiano, sendo de fundamental importância para tornar-se um adulto preparado as grandes questões que se impuserem. A formação de um corpo docente conhecedor para lidar com cenários desta natureza, passa, necessariamente, por um processo de formação, onde bases sólidas possam ser apresentadas, enfatizando a importância de estabelecer relação professor-aluno de forma solidária, participativa, questionadora, estimulando o compromisso cognitivo e inserção no contexto, processo de fundamental importância tanto para a socialização quanto para discussão e esclarecimento dos assuntos abordados, propriamente ditos, favorecendo a obtenção do conhecimento. Este trabalho constitui-se tema de interesse no estabelecimento de conceitos e propostas para aplicação em instituição de ensino, especificamente para alunos do ensino fundamental apresentando quadro de autismo, considerando situações específicas relativas aos cuidados dispensados, com a presença ou não de mediadores, visando fortalecer os processos envolvidos no trabalho de disseminação do conhecimento; ênfase às dificuldades geradas e possíveis soluções aplicadas para casos específicos. Ressalta-se a importância de um ambiente colaborativo e atuação conjunta de profissionais multidisciplinares, viabilizando uma condição natural favorável à obtenção do conhecimento, estabelecendo canais para contribuir para fixação de conceitos e melhora no processo de socialização. É apresentado estudo de caso para discussão sobre a inclusão de aluno do ensino regular diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), com questionamento direcionado ao docente para melhor compreensão do quadro educacional.
- Atuação docente na educação inclusiva: práticas de ensino para alunos com perturbação de hiperatividade com défice de atenção numa escola pública localizada no município de Mazagão/APPublication . Vieira, Cione dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesA presente dissertação tem como temática de estudo e objetivo geral, investigar a educação inclusiva na educação básica, dando ênfase à atuação docente na inclusão dos alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). A investigação refere que o Perturbação se caracteriza a partir de sintomas de distração, inquietação e ansiedade que podem influenciar, de forma negativa, o processo educativo dos alunos diagnosticados com PHDA. Este trabalho foi estruturado em seções. Sendo que, a primeira se refere à fundamentação teórica e abrangeu três capítulos. O primeiro capítulo da fundamentação teórica foi sobre a educação especial e inclusiva na história da educação brasileira, com delimitação no Brasil e legislações pertinentes à inclusão educacional no Brasil; no segundo capítulo foi abordado o Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a partir de seus conceitos e principais manifestações, seguido das causas, sintomas, tipos de diagnóstico e tratamento. Por fim, o terceiro capítulo refere a atuação docente na inclusão dos alunos com PHDA, a necessidade da formação inicial e continuada docente, além da importância da participação da família na aprendizagem da criança com PHDA e as adaptações na metodologia de ensino. A segunda parte foi o trabalho empírico, que se desenvolveu a partir de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa, com recurso a instrumentos de recolha de dados, tais como: observação direta e entrevista a professores, do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado, além da mãe do aluno diagnosticado com o referido transtorno. No final os dados foram analisados com intuito de compreender os resultados alcançados. Como conclusão podemos considerar que os objetivos da pesquisa foram alcançados e acreditamos que podem contribuir para uma melhor compreensão da profissionalidade docente, reforçando o compromisso dos docentes envolvidos na formação contínua em prol de uma educação de qualidade.
- Conscientização do movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ BrasilPublication . Vasconcellos, Raphaela Carvalho Neto de; Alves, Ana Paula AntunesA importância da valorização do corpo para a aprendizagem tem sido alvo de vários estudos. Considerou-se pertinente analisar se a conscientização do movimento poderia ser instrumento de auxílio à aprendizagem de adultos, promovendo a reflexão da prática didática, gerando mudança de comportamento, maior aproximação entre professor e aluno facilitando, assim, a interação entre docente e discente. Tendo em conta que, nos dias de hoje, se defendem competências como criatividade, capacidade de comunicação, colaboração e pensamento crítico, acredita-se que este trabalho foi relevante na procura de caminhos que facilitem o desenvolvimento das mesmas. Como o movimento é algo natural a todo ser humano, a conscientização e domínio do mesmo pode funcionar como forma de reflexão e modificação dos estados emocionais, bem como de adoção de padrões de ação mais saudáveis e eficientes. De acordo com a problemática e os objetivos definidos, adotou-se um estudo de caso de caráter qualitativo, com recurso de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um programa com os docentes em horário especial, cujo objetivo era perceber os efeitos da prática das aulas de dança contemporânea. Dos resultados obtidos verifica-se que a aproximação entre professor e aluno é muito importante para o processo de ensino – aprendizagem, que o movimento é capaz de influenciar essa aproximação e que as emoções influenciam o movimento. O trabalho sobre o mesmo gera diminuição das tensões, maior abertura para a mudança e reflexão sobre o comportamento. Estes resultados reforçam a ideia de que a arte, enquanto experiência, desenvolve uma gama de capacidades mais estéticas, podendo influenciar a personalidade e o comportamento, a expressão, o pensamento crítico e a socialização. O vasto leque de vivências simbólicas e emocionais contribui, de modo especial, para a transformação. Desta forma, considerou-se que a dança contemporânea é um excelente meio de reflexão e um método capaz de promover aprendizagem transformadora em adultos.
- A construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down através do método dos dedinhosPublication . Campos, Erika Almeida de; Alves, Ana Paula AntunesA construção sintática nos processos de leitura e escrita em crianças e adolescentes com síndrome de Down, tema desta dissertação, busca apresentar os benefícios da intervenção precoce com o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos®, para a aceleração das habilidades e competências das crianças e adolescentes com a síndrome de Down. A linguagem é um importante mecanismo para as atividades sociais do sujeito e esta investigação, tem como objetivo geral: analisar como se dá a construção sintática nos processos de leitura e escrita de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, através do material e gestos do Método dos Dedinhos®. Para isso, foram criados cinco objetivos específicos que conduziram o processo de investigação: 1. Analisar em bibliografia recente como o uso de pistas visuogestuais auxiliam o desenvolvimento da linguagem oral de crianças com síndrome de Down. 2. Investigar se pistas visuogestuais podem auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de estratégias e/ou métodos mais utilizados com esta população. 3. Investigar sobre o desenvolvimento sintático na leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down, através de bibliografia recente. 4. Analisar se o uso do material e gestos do Método dos Dedinhos® pode auxiliar no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita da adolescente estudada neste trabalho, através de intervenções clínicas. 5. Questionar se a utilização do material e gestos do Método dos Dedinhos® podem auxiliar professores, terapeutas da fala, pais e crianças e adolescentes com síndrome de Down, no processo de desenvolvimento sintático da leitura e da escrita. Para responder a esses objetivos, utilizou-se como metodologia de investigação, a abordagem voltada para o estudo de caso com o cariz qualitativo. Obteve-se como resultados o desenvolvimento sintático da leitura e escrita a partir de intervenções clínicas com o material Varal do Método dos Dedinhos®.
- A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da matemática básica no ensino fundamentalPublication . Cheverria, Silvia Cristiane Fogaça de Assis; Alves, Ana Paula AntunesO presente trabalho procurou investigar a importância que a Educação Física e a Matemática constitui na formação dos alunos. O principal objetivo foi verificar a importância dos Planejamentos Metodológicos práticos nas Aulas de Educação Física adequados ao PCNS- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, desse segundo ano do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos foi verificar a importância da educação física na aprendizagem da matemática e no cotidiano desses alunos; verificar através dos professores regentes de sala se houve melhora nas atividades de matemática. Para o alcance desses objetivos, contou-se com a participação de 20 crianças da Educação Infantil de 7 a 8 anos e que fazem aulas de Educação Física no segundo ano do Ensino Fundamental I, em uma rede de ensino pública, além da professora regente da turma. Como metodologia, a investigação tem um desenho voltado para o Estudo de Caso com o enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento de investigação uma grelha de observação que demonstrou passo a passo o percurso das atividades aplicadas nas aulas de Educação Física. Os resultados apontaram para a importância que a Matemática atrelada a Educação Física tem na vida dos alunos. O papel da Educação Física na escola é o desenvolvimento humano em todos os seus aspetos; motores e cognitivo e a inserção da Matemática pôde contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos.
- A contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsicossocial, após o quinto ano da sua criaçãoPublication . Filgueiras, Rômulo Nojosa; Alves, Ana Paula AntunesO estudo em questão intitulado “A contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsicossocial, após o quinto ano da sua criação” tem como fim verificar a contribuição da referida escola na promoção do desenvolvimento biológico, psicológico e social de seus alunos. A pesquisa foi realizada em um universo de vinte pessoas, de entre elas adolescentes, jovens e adultos, matriculados na referida instituição, na faixa etária dos catorze a sessenta anos de idade. Para a recolha de dados utilizou-se um questionário investigativo com intuito de obter as informações pertinentes à presente tese. Os resultados obtidos comprovam a importância da música, a relevância no investimento em educação musical, bem como a sua contribuição social, física, pessoal e intelectual, como elemento capaz de dar força a um contexto e transformar os sujeitos. Nesta perspectiva, os pesquisados relataram que a música contribui para um melhor desempenho em outras atividades fora do ambiente escolar, promovendo o companheirismo e a amizade. Foram obtidos também relatos com visão positiva sobre a competência dos professores. E, em uma análise significativa, no que se refere à gestão dos primeiros cinco anos, percebeu-se que, apesar dos aspectos positivos, problemas relativos à estrutura e administração prejudicaram a aprendizagem. Desta forma, conclui-se que a educação musical é imprescindível à sociedade, pois contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo.
- Currículo e o ensino de arte na escola: ensino da linguagem teatral no ensino médioPublication . Ferreira, Mirian Souza Rodrigues; Alves, Ana Paula AntunesO presente trabalho traça um breve panorama do ensino de Arte no Brasil, aborda questões relativas aos processos pedagógicas, produção, aplicação, aceitação e eficácia nas práticas do ensino de Arte/ teatro no ensino médio. Assim, este trabalho abarca três momentos, primeiro uma revisão bibliográfica, e em seguida um estudo de caso e discussão dos resultados. Foi dado ênfase ao estudo de caso, tendo sido aplicada uma metodologia qualitativa. Desse modo, a pesquisa promove a reflexão sobre os pressupostos da possibilidade na prática de ensino, tendo em vista o contexto, a clientela, currículo e realidade vivida pelos professores de arte/ educação da rede estadual do Maranhão/Brasil. Participaram deste estudo os professores de Arte, na escola Centro de Ensino Liceu Maranhense, São Luís - Maranhão, Brasil, durante o ano letivo de 2017. Dessa forma, o presente trabalho discute o modo como o ensino de Arte está sendo visto pela sociedade, sua trajetória e dificuldades. Evidenciando um currículo, pautado na realidade escolar, na formação do docente, sua especialidade e domínio da linguagem artística, afim de mostrar o processo do ensino do componente curricular Arte, como fonte de muitas possibilidades para o: alargamento da cultura, criatividade, senso crítico, da imaginação, e ampliação do desenvolvimento educativo do aluno.
- Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motorPublication . Moraes, Carolina Rondon; Alves, Ana Paula AntunesNeste trabalho, foi feita uma análise do possível efeito da dança na alteração das dificuldades de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um projeto específico, aplicado em um grupo de alunos selecionados de uma escola pública, por apresentarem estas dificuldades. Os alunos foram avaliados antes e depois da participação no projeto por uma bateria de testes motores. Foram coletadas as médias anuais das disciplinas estudadas na escola no intervalo de dois anos letivos. Apresenta-se um pequeno relato sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, quais os principais aspectos do desenvolvimento motor e do desenvolvimento cognitivo, como a intervenção da dança pode apresentar aspectos positivos no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Após a aplicação dos testes, os dados foram tratados estatisticamente para verificar sua consistência no apoio da hipótese de que a dança poderia ser um importante instrumento na correção das dificuldades de aprendizagem. Entretanto, a análise estatística, apesar de mostrar diferenças significativas na variação da idade motora predita, entre os testes pré e pós, apresentou uma menor significância nas comparações das médias do quociente motor e das médias das notas escolares. Isso possivelmente aconteceu em função do inevitável aumento da idade cronológica que tem uma grande influência na composição do quociente motor, e, em função da falta de objetividade dos instrumentos de avaliação escolar, pois são construídos subjetivamente por pessoas diferentes com objetivos e intenções diferentes, o que acaba tornando a nota escolar uma medida inapropriada para procedimentos estatísticos precisos. Em função disso, decidiu-se por reexaminar a mostra com foco no tempo efetivo de aula. Dessa forma, a mostra foi dividida em dois grupos baseando-se no tempo que os alunos efetivamente participaram do projeto. A análise estatística dos dados desses dois grupos mostrou que, no grupo com menos tempo de participação, a significância das comparações das médias analisadas foi muito semelhante ao da mostra completa. Já os resultados da análise estatística dos dados do grupo com mais tempo de participação, apresentou resultados bem mais significativos, que indicam que a intervenção por meio da dança deve ter tido um papel significante na composição das variações apresentadas entre os testes. Contudo, parece depender de uma certa quantidade de tempo de atividade, que no presente trabalho, só pôde ser estimada sem muita precisão.
- Dificuldades do docente do 1º ciclo do ensino fundamental numa escola inclusivaPublication . Oliveira, Maria Umbelina de; Alves, Ana Paula AntunesA inclusão dos alunos com necessidades especiais no 1º ciclo do Ensino Fundamental tem sido tema recorrente da formação do professor que se encontra diante de vários questionamentos de como incluir com qualidade. Embora haja uma lei brasileira que versa para a inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n.13.145/2015, essa por sua vez, traça o perfil dos sujeitos com necessidades especiais, mas não discorre sobre como atendê-los em uma realidade de educação regular, colocando assim, grandes desafios para os educadores. Foi a partir desses questionamentos sobre a inclusão no Ensino Fundamental que surgiu a necessidade de investigar esse tema que tem como objectivo geral: Investigar se o docente está preparado para compreender o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular e como objectivo específico: Identificar as dificuldades encontradas pelos docentes no atendimento as crianças NEE – Necessidades Educacionais Especiais, e as estratégias por eles sugeridas para responder a essas dificuldades. O método utilizado na investigação foi o de um estudo de caso, e como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário fechado que foi respondido por 20 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Santa Catarina- Brasil. Perante os resultados da investigação, verificou-se que a grande maioria dos professores se sente insegura na inclusão dos alunos no ensino regular. Para eles há sempre um grande desafio que envolve a formação em inclusão, a formação continuada, o planeamento e a aplicação das atividades de forma a contemplar o currículo e ao mesmo tempo incluir as diversas necessidades existentes. Contudo, percebe-se que os educadores procuram sempre uma forma de contribuir para que o aluno se sinta incluído e acreditam que é benéfica a interação entre alunos com diferentes habilidades.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »