Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by advisor "Almeida, João de"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Clima e Cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola públicaPublication . Campos, Luis Carlos Magno Sales; Almeida, João deA educação democrática infunde o processo de aprendizagem com valores fundamentais de participação e cidadania na sociedade. Esta educação vê os jovens não como receptores passivos do conhecimento, mas, sim, como cocriadores ativos de sua própria aprendizagem. Eles não são os produtos de um sistema educacional, mas, sim, os participantes valorizados em uma comunidade de aprendizado. Trata-se de um processo de educação da sociedade efetivado por meio de atividades educativas, transferindo princípios, regras da Democracia, os conhecimentos sobre direitos humanos e a ideia de coletividade. Para que a cultura da Democracia se torne um modo de vida, é importante que os indivíduos estejam em um ambiente em que esta cultura seja inserida, ainda nas idades muito iniciais, pois os modos e as atitudes do ambiente escolar interiorizem o sentido de Democracia nas crianças. Assim, o objetivo de uma escola não é usar o conhecimento existente, mas criar pessoas que possam produzir novos conhecimentos. Para ensinar a Democracia é importante aplicá-la. Um dos deveres mais importantes das escolas é fazer o aprendizado dos alunos também os valores democráticos. Nesse sentido, o presente projeto de investigação objetivou observar o clima e a cultura organizacionais e suas implicações na gestão democrática no contexto da escola pública. Tal observação foi possível a partir da recolha de dados através de entrevista dialogada e aplicação de questionários para duas categorias de sujeitos (alunos e professores). Adotou-se uma amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 Supervisores Escolares, 10 docentes, 40 alunos do Ensino Médio, 10 pais e 4 funcionários. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino Fundamental da cidade de São Domingos do Maranhão –Maranhão – Brasil. A aplicação destes instrumentos visou alcançar informações que possibilitem a visualização de que o clima organizacional permite utilizar os estudos indicadores da adequação da gestão democrática num momento determinado no cenário escolar.
- Gestão Escolar: os obstáculos encontrados pelos gestores em suas práticas pedagógicasPublication . Assunção, Iracilda Silva da; Almeida, João deEste estudo busca refletir sobre os principais obstáculos que os gestores encontram ao desenvolver seu trabalho enquanto agente educativo nas instituições escolares no município de Santarém-Pará. Sendo que o gestor é o maior responsável pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola quanto aos seus resultados, encontrando o melhor caminho para defender e implementar suas propostas educacionais, sociais, culturais e políticas, sempre com o propósito de garantir melhorias tanto nas tarefas dos docentes quanto na sua função. Desta forma, procurou-se neste projeto de pesquisa, observar como o gestor das escolas municipais em Santarém tem enfrentado as dificuldades, em desenvolver sua proposta pedagógica na instituição em que trabalha. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida através de questionário fechado aos gestores da região de rios, e área urbana com o objetivo de coletar as informações as quais foram propostas neste estudo de pesquisa. Somando assim, os entraves que os mesmos encontram diariamente no ambiente escolar. Ao analisar os dados, inferiu-se que, de acordo com os resultados, tanto gestor escolar da região de rios como o da área urbana possui problemas que precisam ser solucionados, mas que não dependem somente de sua administração enquanto gestor. Pois, há diversos fatores que dependem de terceiros, com suas peculiaridades que de certa forma são recorrentes e complexas, sendo imprescindível um olhar diferenciado do poder público, que efetivamente cumpra com os objetivos propostos no artigo 205 da Constituiçao Federal do Brasil de 1988, frente às problemáticas que os gestores das escolas públicas enfrentam. Após os resultados da pesquisa de campo, percebe-se de que a proposta de intervenção a ser executada - o cumprimento das ações estabelecidas nos planos de educação na política educacional do município, integração das ideias e compromisso mútuo - têm a finalidade de amenizar e/ou solucionar os problemas que confrontam dentro da rede de ensino municipal de Santarém-PA.
- O gestor na valorização dos recursos humanos docentesPublication . Ribeiro, Alcilene dos Santos; Almeida, João deA gestão é de suma importância para as instituições públicas e privadas. No município de Santarém deixa transparecer, a qualquer análise, resultados preocupantes quanto ao conhecimento efetivo de tal modalidade por parte de alguns gestores. Observam-se vários fatores que convergem para a compreensão da problemática. Dentre esses, consta o fator valorização dos Recursos Humanos Docentes nas organizações de ensino. Como palavra que tem um amplo valor nas teorias que abordam a gestão e suas demais ramificações, como por exemplo, liderança, gestão de pessoas, harmonia na equipe, motivação e organizações na atualidade. Esses conhecimentos têm servido ricamente para um redimensionamento ou para nortear medidas de caráter facilitador do conhecimento de gestão no relacionamento e na aprendizagem e, portanto, da comunidade entres os integrantes das instituições. A pesquisa proposta visa descrever, a partir do contexto teórico atualizado, em que medida há a presença de fatores interativos nas propostas da abordagem da gestão endossado na escola de Santarém onde se realizou o estudo. Sendo essa pesquisa de cunho interdisciplinar, porque envolve o tema gestão, fundamentaram-se teoricamente nas contribuições da gestão, liderança e recursos humanos. O método inclui a análise das propostas alternativas na área da gestão, a conhecer. A gestão com base na liderança, e gestão democrática, a gestão de pessoas e a harmonia na equipe, com a participação de 30 professores questionados. Este trabalho, portanto, voltado ao levantamento das condições da gestão e os recursos humanos das instituições das referidas propostas, tem-se como enfoque a valorização dos agentes envolvidos nas instituições, especificamente aos docentes das instituições de ensino.
- A interrelação entre cultura organizacional e eficácia da organização escolar: caso da Fundação Nice Lobão no Estado do MaranhãoPublication . Silva, Izabel Gomes da; Almeida, João deO estudo sobre cultura organizacional na esfera educacional, nas últimas décadas, tornou-se um tema bastante discutido, em virtude de possibilitar a compreensão dos fenômenos organizacionais e de que forma, esta influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O presente projeto tem como objetivo analisar a cultura organizacional na educação e ensino do CINTRA - Fundação Nice Lobão, localizada em São Luís, no Estado do Maranhão, Brasil. A concretização desta pesquisa foi realizada em duas etapas: a fundamentação teórica através da revisão de literatura sobre o tema e uma pesquisa de campo sob a perspectiva da cultura organizacional por meio de um estudo comparativo entre os turnos do CINTRA, objetivando esclarecimentos do tema em análise.
- A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolarPublication . Nascimento, Marinalva Lisboa; Almeida, João deNos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos.
- O Panorama do Baixo Desempenho no Índice de Desenvolvimento Educacional do Pará (IDEPA): medidas corretivas para uma escola pública de Ensino Médio: estudo de caso em Itaituba-Pará, BrasilPublication . Santos, Maria Lúcia dos; Almeida, João deO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Trata-se de um índice que é divulgado nacionalmente a cada dois anos, tendo como principais finalidades medir a qualidade da educação no Brasil em todos os seus confederados (estados, município e Distrito Federal), bem como das escolas/redes de ensino e a proposição de políticas púbicas para corrigir déficits no desenvolvimento educacional. De acordo com o Resumo Técnico (INEP, 2005-2015, p. 52), sabe-se que as escolas de ensino médio público no Brasil não tiveram resultados favoráveis ao longo dos anos, ficando abaixo da meta esperada para o país em 2015 (Tais questões serão melhores exemplificada com dados numéricos no decorrer desse trabalho). Como o objetivo de contribuir com a elevação desse indicador em âmbito nacional, o Estado do Pará criou o Índice Educacional do Pará (IDEPA) com o propósito de acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das unidades escolares, anualmente, já que, também, as escolas de ensino médio de sua jurisdição, principalmente as dos municípios periféricos, como é o caso das unidades de ensino do Município de Itaituba, não atingiram bons resultados neste ano. De ante dessa situação, o presente trabalho traz um relato da pesquisa “O Panorama do Baixo Desempenho no Índice de Desenvolvimento Educacional do Pará (IDEPA): medidas corretivas para uma escola pública de nível médio”. A investigação foi efetivada em uma escola de nível médio de grande porte, da rede pública estadual de ensino, situada na zona urbana do Município de Itaituba, Estado do Pará e apresentou os seguintes objetivos: identificar as causas culminantes do baixo desempenho da escola no IDEPA em 2015, bem como descrever as medidas corretivas para a melhoria do IDEPA da unidade de ensino. Para tanto, fez-se uso do método Estudo de Caso com o auxílio de procedimentos e instrumentos qualitativos e quantitativos na pesquisa bibliográfica, na aplicação de questionário, nas entrevistas e na observação dos instrumentos direcionadores do ensino desse educandário. As informações foram coletadas junto a equipe gestora e o corpo docente desse espaço educativo. A justificativa do estudo deu ao fato da escola não ter alcançado bom o desempenho no IDEPA em 2015, e em virtude disso, a questão refletiu negativamente na comunidade educativa, recaindo a responsabilidade de tal situação, principalmente a gestão escolar e aos educadores. Os principais pontos desse relato estão constituídos da revisão de literatura que contextualizou o IDEB como medidor do desempenho escolar no Brasil; referendou a interfase entre o SisPAE/IDEPA: uma ferramenta da qualidade educacional nas escolas de nível médio do Estado do Pará; analisou o ensino médio nas políticas educacionais brasileira com enfoque ao contexto educacional do Estado do Pará, abordou uma visão geral da gestão escolar na mudança de paradigma institucional e a importância da participação ativa da comunidade escolar na conquista de um ensino médio público de qualidade. Na sequência, traz uma síntese do processo de investigação, bem como os resultados e discussões dos pontos essenciais da pesquisa, um projeto de intervenção com as medidas corretivas com possibilidades de melhorias ao IDEPA da escola estudada, as considerações finais, o referencial bibliográfico e os anexos.
- O perfil de liderança do professor do ensino fundamental I e suas influências nas atitudes inclusivasPublication . Morgado, Fernanda Cristina Guedes; Almeida, João deA inclusão tem sido um tema amplamente discutido na atualidade. Porém, alguns estudos mostram que obstáculos precisam ser superados para que a escola possa ser um ambiente inclusivo, de forma efetiva (Schmit et al., 2016, Pereira, 2009 e Toyoda, 2011, cit. in Thesing e Costas, 2018). Nesse momento a figura do professor surge como protagonista deste processo, mas sem as ferramentas necessárias para que possa efetivá-lo. Atualmente, transformar a sala de aula em um ambiente favorável ao processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio. Diante do quadro atual o professor deixa de ser alguém que apenas transmite conhecimento, sendo necessário que empregue outras habilidades, como o Espírito de Liderança, sendo capaz de motivar, agregar, acolher, incluir e transformar a sala de aula em um ambiente propício ao processo de aprendizagem e formação de cidadãos. O perfil de liderança do professor influencia a capacidade de inclusão de alunos com necessidades especiais? A partir desta pergunta esse estudo começou a ser desenvolvido, visando identificar se há um perfil de liderança associado à melhor prática inclusiva. Esta pesquisa de abordagem quantitativa, cumpriu os princípios éticos necessários e foi realizada através da aplicação de dois questionários enviados através do Google Docs pelo período de um mês, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental I. A amostra foi de 54 entrevistados. O primeiro instrumento utilizado visa identificar os estilos de liderança dos professores através de seis grupos de afirmações em que o avaliado teve que escolher a opção que melhor reflete seu modo de pensar e atuar (Cunha e Rego, 2007). Este instrumento abordou as seguintes áreas: Decisões, Convicções, Conflito, Emoções, Senso de humor e Empenho. Através da análise dos dados foi possível enquadrá-los em um dos cinco perfis de liderança apresentados: Laissez-Faire, Simpático, Intermédio, Directivo/Autocrático e Integrador. O segundo questionário, foi uma adaptação do questionário de Gomes (2016) em que foram utilizadas perguntas relacionadas às atitudes inclusivas na sala de aula, formação dos docentes, facilidades e dificuldades face à inclusão. Foi realizada uma correlação entre os que apresentavam maior atitude inclusiva e os perfis de liderança, visando avaliar se algum perfil específico foi mais frequente no grupo de professores com maior capacidade inclusiva.
- Políticas públicas de educação inclusiva: o posicionamento dos docentes de Santo André - BrasilPublication . Alves, Everton Ucela; Almeida, João deNas últimas décadas a inclusão escolar deixou de ser um ideal e passou a ser uma prática cotidiana, tornando-se responsabilidade dos órgãos competentes garanti-la e para que a inclusão verdadeiramente aconteça se faz necessário a consciência do docente sobre o seu papel fundamental de executar na prática tudo o que foi idealizado em teoria. Este estudo tem como objetivo analisar a satisfação dos docentes de escolas públicas da cidade de Santo André frente à inclusão de alunos com deficiência, bem como analisar as práticas e percepções que os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I possuem em torno da problemática. Para o desenvolvimento empírico da pesquisa, participaram um total de 82 professores de diversas escolas da cidade de Santo André, com representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, aos quais foi aplicado um questionário para captação de dados. Os resultados obtidos apontam que o tempo de serviço não influencia na satisfação em relação a inclusão, no entanto o grupo de docentes que atuam entre 6 e 11 anos demonstra-se mais insatisfeitos. Verificamos também que os docentes da Educação Infantil possuem maior disposição a incluir alunos com deficiência quando comparados aos docentes do Ensino Fundamental I. Observamos igualmente que os docentes que atuam em escolas periféricas são mais inclusivos do que os docentes de escolas centrais. Constatamos ainda que, os docentes da Educação Infantil buscam mais formações sobre a inclusão que os docentes do Ensino Fundamental I. De nossa análise, no que diz respeito as barreiras e facilitadores percebidos pelos docentes em relação a inclusão dos alunos com deficiência, constata-se que existem ações e recursos para garantir a inclusão de tais alunos, no entanto não são suficientes. Observa-se também que os docentes não se sentem preparados para lidar com a inclusão de alunos com deficiência. Por fim, constata-se com uma média ligeiramente favorável que os docentes concordam com a inclusão de todos os alunos, independentemente de sua deficiência.