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- A perceção da sexualidade em idosos/as residentes em estruturas residenciais para idosos ou utentes de centros de dia, do grande PortoPublication . Miguel, Jorge Filipe Ferreira; Costa, AnaOs principais objetivos presentes neste estudo, foram conhecer a perceção dos idosos acerca da sexualidade, considerando o local de residência (ERPI ou casa própria), o sexo (feminino ou masculino), a orientação sexual (heterossexual, homossexual ou bissexual) e a religião (católica, protestante, muçulmana, judaica, espiritismo). Considerando uma amostra de 21 indivíduos (13 mulheres) e (8 homens). Tendo em conta os critérios de inclusão que foram terem mais de 65 anos e não existir presença de declinio cognitivo. Todos os elementos da amostra estão institucionalizados ou frequentam centros de dia (17 individuos em ERPI e 4 em centros de dia/casa própria. Para realizar a recolha de dados foram administrados dos testes, o o Mini-Exame de Estado Mental (MEEM, Folstein, et al., 1975) e a Escala sobre a perceção da sexualidade em indivíduos com mais de 65 anos (Miguel & Costa, 2017). Os resultados demonstram que a maiorias dos/as idosos/as se sentiam mais satisfeitos com a sua vida sexual antes dos 65 anos, sendo que os do sexo masculino apresentam médias mais elevadas (M=2.50) que as mulheres (M=2.31), depois dos 65 anos os resultados são para os homens (M=1.75) e as mulheres (M=0.85). Para além disto e dado toda a amostra ser institucionalizada, e frequentadores de centros de dia apresentam também médias de satisfação sexual mais elevadas antes dos 65 anos.
- Políticas públicas para a inclusão: estudo avaliativo de conformidade das orientações com a prática da inclusão nas escolas municipais de BetimPublication . Prado, Sandra Nunes Aníbal; Ventura, TerezaO trabalho em educação é consumado mediante o atendimento ao seu objetivo de ensino adaptado à realidade e necessidades de formação individual dos alunos como sujeitos que apresentam sua própria condição para aprender e estão inseridos em um meio social e cultural de que irão se valer para definir seu pertencimento e autonomia enquanto cidadãos munidos de direitos e responsabilidades. A proposta de Inclusão dos alunos com NEE traz desafios para a educação e o presente estudo procurou analisar o caminho percorrido no Brasil para a transformação da educação em atendimento à proposta de inclusão dos alunos com NEE nas escolas regulares e a percepção dos professores acerca das particularidades e adaptações do trabalho para dar resposta ao princípio fundamental da escola inclusiva proposto na Declaração de Salamanca de que “Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.” A pesquisa realizada contou com a participação de 191 professores do ensino fundamental, dentre estes 179 são docentes de turmas regulares e 12 do Atendimento Educacional Especializado. Foi possível perceber que a trajetória da Inclusão escolar no Brasil está bem fundamentada pela legislação e formatação de políticas públicas para inclusão de todos os alunos, o que se desenha a partir das propostas é um novo olhar dos gestores e professores em que se delineia uma mudança de paradigmas e segundo o retorno dado pelos professores na pesquisa é referendada pela maioria destes a legitimidade da inclusão e o quanto é benéfica para a educação que valoriza a todos indiscriminadamente. Na condição de fatores que dificultam e ao mesmo tempo ações imprescindíveis para a qualificação do trabalho de inclusão de todos os alunos foram identificadas: a necessidade de formação para os docentes, mais apoio técnico especializado, necessidade de parceria entre professores de AEE e professores do ensino regular e a valorização do apoio/acompanhamento da família dos alunos com NEE. Concluiu-se que os professores relatam atitudes positivas face a inclusão e conforme necessidade apontada por eles, recomendamos que seja formatado pelos gestores da educação um investimento em formação sobre o tema Inclusão e Atendimento Educacional Especializado para os professores e orientação do trabalho em rede contando com apoio técnico especializado e recursos pedagógicos e de acessibilidade.
- Craniossinostoses: síndrome de Apert e de Crouzon e suas implicações na medicina dentáriaPublication . Mesquita, Maria Eduarda deEste trabalho tem como objetivo enfatizar as manifestações bucais das síndromes de Apert e Crouzon e apontar informações importantes para o plano de tratamento destes doentes. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Scielo e BVS-Bireme, com o intuito de revisar a literatura científica a cerca do tema. Das craniossinostoses sindrômicas, as mais frequentes são a Síndrome de Apert e a Síndrome de Crouzon, ambas acontecem devido a mutações no gene que codifica o recetor do Fator de Crescimento de Fibroblastos, isto resulta num fechamento precoce das suturas cranianas, podendo por sua vez ocasionar uma hipertensão intracraniana. O tratamento destes pacientes, deve ser realizado em ordem inter e multidisciplinar, e o diagnóstico precoce é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos portadores e dos seus familiares.
- Clima e Cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola públicaPublication . Campos, Luis Carlos Magno Sales; Almeida, João deA educação democrática infunde o processo de aprendizagem com valores fundamentais de participação e cidadania na sociedade. Esta educação vê os jovens não como receptores passivos do conhecimento, mas, sim, como cocriadores ativos de sua própria aprendizagem. Eles não são os produtos de um sistema educacional, mas, sim, os participantes valorizados em uma comunidade de aprendizado. Trata-se de um processo de educação da sociedade efetivado por meio de atividades educativas, transferindo princípios, regras da Democracia, os conhecimentos sobre direitos humanos e a ideia de coletividade. Para que a cultura da Democracia se torne um modo de vida, é importante que os indivíduos estejam em um ambiente em que esta cultura seja inserida, ainda nas idades muito iniciais, pois os modos e as atitudes do ambiente escolar interiorizem o sentido de Democracia nas crianças. Assim, o objetivo de uma escola não é usar o conhecimento existente, mas criar pessoas que possam produzir novos conhecimentos. Para ensinar a Democracia é importante aplicá-la. Um dos deveres mais importantes das escolas é fazer o aprendizado dos alunos também os valores democráticos. Nesse sentido, o presente projeto de investigação objetivou observar o clima e a cultura organizacionais e suas implicações na gestão democrática no contexto da escola pública. Tal observação foi possível a partir da recolha de dados através de entrevista dialogada e aplicação de questionários para duas categorias de sujeitos (alunos e professores). Adotou-se uma amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 Supervisores Escolares, 10 docentes, 40 alunos do Ensino Médio, 10 pais e 4 funcionários. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino Fundamental da cidade de São Domingos do Maranhão –Maranhão – Brasil. A aplicação destes instrumentos visou alcançar informações que possibilitem a visualização de que o clima organizacional permite utilizar os estudos indicadores da adequação da gestão democrática num momento determinado no cenário escolar.
- As perceções dos professores sobre a unidade de ensino especializado numa escola de 2º e 3º ciclo no FunchalPublication . Carvalho, Elisabete Fernanda Ferreira de; Coelho, FátimaÁ luz das orientações e concretizações verificadas ao longo de décadas no contexto internacional, compatíveis com o regime em vigor no espaço nacional e com o sentido de pôr em prática a filosofia e os princípios da Escola Inclusiva, uma das medidas implementadas nos últimos anos, na Região Autónoma da Madeira, de modo, a que todas as crianças e jovens possam aprender juntos, no mesmo contexto, beneficiando de respostas educativas adequadas e diferenciadas, que visem o sucesso educativo de todos sem exceção, tem sido a criação de Unidades de Ensino Especializado. Esta resposta educativa, pretende apoiar a educação e o ensino de crianças e jovens com problemas graves de cognição e situações de multideficiência. Este estudo essencialmente quantitativo, desenvolveu-se numa escola básica de 2º e 3º ciclos, do Funchal e visa analisar as perceções dos professores sobre a Unidade de Ensino Especializado na mesma, no que se refere à inclusão, à resposta educativa e à formação dos docentes. Para a realização do estudo, utilizou-se um questionário, ao qual responderam 108 professores. Os resultados encontrados mostram que, de uma maneira geral, os professores parecem revelar uma perceção favorável face à Unidade de Ensino Especializado e à inclusão educacional, mas não revelam concordância com os benefícios da integração na sala de aula, ao nível das aprendizagens e na aquisição de competências académicas para alunos com problemas graves de cognição e situações de multideficiência, considerando, o ensino destes alunos uma tarefa demasiado exigente para o professor do ensino regular. Os resultados evidenciam ainda, que e escola reúne condições para assegurar o sucesso educativo destes alunos, no entanto, apontam a falta de recursos e a necessidade de formação especifica como fatores que dificultam o processo de inclusão. Conclui-se, que de uma maneira geral, as variáveis estudadas, exercem uma influência pouco significativa nas perceções dos professores.
- Protocolo terapêutico de pré-exodontia dos terceiros molares inferiores inclusosPublication . Cordat, Manon Hélène; Arcanjo, AlexandraA exodontia dos terceiros molares faz parte das intervenções mais comuns na área da cirurgia em Medicina Dentaria. A maior parte do tempo está associada as complicações como dor, edema, trismo e infeções que podem interferir no conforto e qualidade de vida do paciente. Desde hà longo tempo, os Médicos Dentistas procuram a diminuir as sequelas pós-operatórias, mas também de prevenir as suas aparências pela aplicação dum protocolo terapêutico que pode conter contém anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, ansiolíticos. O objetivo do trabalho será de comprovar a eficácia da terapêutica nas complicações pós-operatórios para uma melhor cicatrização e qualidade de vida do paciente.
- A perceção dos alunos sobre indisciplina e insucesso escolarPublication . Fernandes, Olga Maria De Ascenção; Coelho, FátimaSendo a indisciplina um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar com repercussões nos resultados escolares dos alunos, torna-se pertinente um estudo sobre “A Perceção dos Alunos sobre Indisciplina e Insucesso Escolar”, que tem como objetivo geral “Compreender a perceção dos alunos do 2º Ciclo, 5º e 6º anos de escolaridade, sobre indisciplina e insucesso escolar”. Para este estudo de cariz descritivo quantitativo, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas aplicado a 97 alunos do 2º Ciclo de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos de uma escola de Santa Cruz. Conclui-se que que 60% dos inquiridos consideram que a indisciplina se deve ao desinteresse e desmotivação pela escola. A grande maioria dos inquiridos (75%) concorda que as sanções são importantes para melhorar comportamentos menos adequados e aumentar o sucesso escolar. Constatou-se ainda que 42% dos participantes, é de opinião que o incumprimento das regras se deve a situações exteriores à escola e 49% assume que a Direção Executiva deveria ser mais autoritária para acabar com a indisciplina. Verifica-se ainda que não existe influência do género dos alunos ou do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, no número de reprovações. Ao mesmo tempo confirmou-se que as habilitações do pai e a idade dos alunos estão positiva e significativamente correlacionadas com o número de reprovações dos alunos A grande maioria dos participantes refere que as regras constantes do Regulamento Interno e do Projeto Educativo, não se adequam à realidade escolar e considera que os delegados e subdelegados, deveriam participar na realização daquele documento. Com base nos resultados, organizou-se um conjunto de recomendações a ser apresentado à Comunidade Educativa.
- A influência da liderança na motivação da classe docentePublication . Luís, Filipa da Silva Gabriel Marques; Coelho, FátimaAs constantes mudanças das políticas educativas, as pressões sociais, o “descrédito” da profissão pela sociedade, a desresponsabilização de muitos pais pelo processo educativo dos filhos, as tarefas burocráticas, a não progressão na carreira, entre outros, são apontados como fatores que influenciam e interferem com a motivação dos professores no desempenho das suas funções, que cada vez mais se sentem desapoiados e sem forças para lutar pela profissão que escolheram. Este trabalho tem como objetivo geral, conhecer os fatores de desmotivação dos professores. Contudo, o foco principal prende-se com a liderança escolar, e a forma como ela poderá ou não influenciar o desempenho dos docentes, tornando-os mais ou menos motivados para o exercício da sua prática educativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário fechado ao qual responderam 66 docentes. Foi ainda empregue um questionário com perguntas abertas, ao qual responderam 4 diretores de escola. Conclui-se, que o diretor se esforça por envolver todos os docentes, realiza as reuniões necessárias para assegurar essa participação, dando autonomia aos envolvidos. Concluiu-se também que os fatores considerados mais relevantes em relação à motivação por parte dos docentes são a relação com os alunos, o interesse dos mesmos pelo estudo, bem como a realização pessoal. Em relação à liderança e motivação, concluiu-se que nas escolas onde foi desenvolvido o estudo, a maioria dos docentes encontram-se motivados para o desempenho das suas funções, identificando-se com o líder (diretor) e com o seu estilo de liderança. No que concerne ao questionário aplicado aos diretores, concluiu-se que todos os diretores inquiridos praticam um estilo de liderança democrática, incentivando a participação de todos. Após análise dos resultados definiu-se uma proposta de intervenção.
- Programas de aprendizagem no combate à evasão escolar: proposta de intervenção em uma escola pública de ensino médio do município de Fortaleza-Ce/BrasilPublication . Sampaio, Francisca Elieuza Rodrigues; Ventura, TerezaO fenômeno da evasão escolar não é novo no percurso da educação formal e nem é privilégio dos países em desenvolvimento. É vasta a produção de estudos que abordam o tema, ora definido como evasão, ora como abandono escolar. No Brasil, a situação tem-se agravado entre jovens de 15 a 17 anos, faixa etária em que concluem o ensino fundamental e passam a frequentar o ensino médio. O trabalho precoce é apontado como um dos fatores que mais favorecem a evasão ou abandono escolar, especificamente entre as classes menos favorecidas. Dentre as estratégias adotadas para combatê-lo e, por consequência, a evasão escolar, estão os programas que favorecem o primeiro emprego. Neste trabalho busca-se, através de estudo teórico conceitual e de pesquisa qualitativa, ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno da evasão escolar em sua relação com os programas de aprendizagem, popularmente conhecidos como programas “primeiro emprego”, no sentido de subsidiar teoricamente um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma escola pública de ensino médio na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Espera-se, assim, um aprofundamento teórico que embase uma ação capaz de contribuir para minimizar esta problemática tão frequente entre os jovens aprendizes trabalhadores. Nessa perspectiva, o presente trabalho, fundamentado em estudos já efetivados sobre os temas em questão, apresenta reflexões e sugestões que visam desenvolver “olhares” mais cuidadosos dos diversos intervenientes no processo formativo dos estudantes jovens aprendizes, proporcionando uma relação mais significativa entre aluno-escola-empresa e contribuindo, assim, tanto para a permanência do aluno na escola como para sua inserção no mercado de trabalho de forma orientada e protegida.
- Vantagens, desvantagens e aplicabilidade do enxerto ósseo autólogo em medicina dentáriaPublication . Laborie, Tiphaine Lisa; Arcanjo, AlexandraUm enxerto ósseo consiste em levar osso de um local anatômico (local doador) onde é abundante e onde a remoção resultará apenas em consequências mínimas, para coloca-lo noutro local onde o volume ósseo é diminuído (local de recepção) e onde melhorará a estética e / ou a função. No arsenal terapêutico das cirurgias dentárias, um enxerto ósseo é indicado com mais frequência em uma das seguintes situações: Cirurgia reconstrutiva e reconstrutiva facial (sequelas pós-traumáticas, reconstrução das maxilas e contornos do osso facial). Cirurgia pré-implantar onde o enxerto ósseo restaurará um volume ósseo suficiente para acomodar um implante dentário. Cirurgia periodontal onde o enxerto ósseo restaurará um tecido de suporte abundante e normal ao redor do dente. Existem diversos tipos de enxerto ósseo; O autoenxerto é um enxerto ósseo retirado da pessoa que recebe o transplante. O osso é mais frequentemente tomado na mandíbula, perto da área a ser enxertada. Para enxertos maiores, o osso pode ser removido, por exemplo, da crista ilíaca. Existem enxertos de origem externas, o defeito ósseo pode então ser preenchido por diferentes materiais de origem sintética, humana ou animal. O transplante aloplástico é um material sintético, também conhecido como aloplasto, é um substituto ósseo produzido em laboratório. Este material pode ou não permanecer no corpo; Alguns permanecem e se tornam parte do novo osso, enquanto outros se dissolvem, estimulando o crescimento ósseo na área enxertada durante a sua dissolução. O xenoenxerto é um aloenxerto, o que significa que ele não vem da mesma pessoa para quem o transplante é usado. O material ósseo não vem de um ser humano, mas de outras espécies. O mais comumente usado é o xenoenxerto bovino. Isso significa que o material ósseo é retirado de uma vaca (tratada, esterilizada e condicionada naturalmente). O Alo-enxerto humano é um osso humano retirado de uma pessoa (tratado, esterilizado e embalado) e usado como enxerto ósseo para ser implantado em outra pessoa. A escolha será feita de acordo com o volume e posição do site para preencher. Nenhum dos materiais acima mencionados é usado sistematicamente. O cirurgião dá a indicação de acordo com a extensão da reconstrução, valorizando as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais.