Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O gestor na valorização dos recursos humanos docentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_35789.pdf357891.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A gestão é de suma importância para as instituições públicas e privadas. No município de Santarém deixa transparecer, a qualquer análise, resultados preocupantes quanto ao conhecimento efetivo de tal modalidade por parte de alguns gestores. Observam-se vários fatores que convergem para a compreensão da problemática. Dentre esses, consta o fator valorização dos Recursos Humanos Docentes nas organizações de ensino. Como palavra que tem um amplo valor nas teorias que abordam a gestão e suas demais ramificações, como por exemplo, liderança, gestão de pessoas, harmonia na equipe, motivação e organizações na atualidade. Esses conhecimentos têm servido ricamente para um redimensionamento ou para nortear medidas de caráter facilitador do conhecimento de gestão no relacionamento e na aprendizagem e, portanto, da comunidade entres os integrantes das instituições. A pesquisa proposta visa descrever, a partir do contexto teórico atualizado, em que medida há a presença de fatores interativos nas propostas da abordagem da gestão endossado na escola de Santarém onde se realizou o estudo. Sendo essa pesquisa de cunho interdisciplinar, porque envolve o tema gestão, fundamentaram-se teoricamente nas contribuições da gestão, liderança e recursos humanos. O método inclui a análise das propostas alternativas na área da gestão, a conhecer. A gestão com base na liderança, e gestão democrática, a gestão de pessoas e a harmonia na equipe, com a participação de 30 professores questionados. Este trabalho, portanto, voltado ao levantamento das condições da gestão e os recursos humanos das instituições das referidas propostas, tem-se como enfoque a valorização dos agentes envolvidos nas instituições, especificamente aos docentes das instituições de ensino.
Management is of paramount importance to public and private institutions. In the municipality of Santarém it shows, at any analysis, some worrying results regarding the effective knowledge of this modality by some managers. Several factors converge to understand the problem. Among these, there is the value factor of Human Resources Teachers in teaching organizations. As a word that has a wide value in the theories that approach the management and its other ramifications, as for example, leadership, people management, harmony in the team, motivation and organizations in the actuality. This knowledge has served richly for a resizing or to guide measures of character facilitating the management knowledge in the relationship and learning and, therefore, of the community among the members of the institutions. The proposed research aims to describe, from the updated theoretical context, in which measures there is the presence of interactive factors in the proposals of the management approach endorsed in the X school of Santarém. Since this research is of an interdisciplinary nature, because it involves the management theme, it was based theoretically on the contributions of management, leadership and human resources. The method includes the analysis of alternative proposals in the area of management, to be known. Management based on leadership, and democratic management, people management and harmony in the team, with the participation of 30 teachers questioned. This work, therefore, focused on surveying the management conditions and the human resources of the institutions of these proposals, focusing on the valuation of the agents involved in the institutions, specifically the teachers of educational institutions.

Description

Keywords

Gestão Liderança Recursos Humanos Instituições de ensino Management Leadership Human Resources Educational institutions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License