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- As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Pública: estudo de caso no município de Itaituba, Sudoeste do Pará, BrasilPublication . Cruz, Maria Gessicléia Costa; Ventura, TerezaEsta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Benedito Corrêa de Souza, localizada na cidade de Itaituba, Sudoeste do Estado do Pará/Brasil, a qual objetivou averiguar de que forma a Gestão Escolar tem contribuído com a incorporação e a operacionalização das TIC na rede pública do Ensino Médio no município de Itaituba, de forma que alunos e professores tenham acesso a essas tecnologias de maneira efetiva e eficaz. Trilhou-se um duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Pública - estudo de caso no município de Itaituba, Sudoeste do Pará, Brasil. Utilizou-se uma análise qualitativa e quantitativa, levando à reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados. Para tanto foi realizada pesquisa básica de natureza qualitativa e quantitativa tendo como critério ou classificação uma base exploratória e descritiva. Constatou-se durante a pesquisa que de maneira geral, foi imprescindível investigar vários requisitos necessários à incorporação da informática que esbarram ainda numa forte tradição prática, mesmo na escola que já possui recursos computacionais/tecnológicos. Para fim de coleta de dados, foi aplicado entrevistas aos professores e equipe gestora e pedagógica da escola envolvida na pesquisa. Os dados foram analisados e tabulados para elaborar um levantamento detalhado das ações. Nessa perspectiva a pesquisa assinala para a necessidade de maiores discussões sobre a demanda de políticas públicas que priorizem a inserção das novas tecnologias na prática educativa e formação docente.
- A interrelação entre cultura organizacional e eficácia da organização escolar: caso da Fundação Nice Lobão no Estado do MaranhãoPublication . Silva, Izabel Gomes da; Almeida, João deO estudo sobre cultura organizacional na esfera educacional, nas últimas décadas, tornou-se um tema bastante discutido, em virtude de possibilitar a compreensão dos fenômenos organizacionais e de que forma, esta influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O presente projeto tem como objetivo analisar a cultura organizacional na educação e ensino do CINTRA - Fundação Nice Lobão, localizada em São Luís, no Estado do Maranhão, Brasil. A concretização desta pesquisa foi realizada em duas etapas: a fundamentação teórica através da revisão de literatura sobre o tema e uma pesquisa de campo sob a perspectiva da cultura organizacional por meio de um estudo comparativo entre os turnos do CINTRA, objetivando esclarecimentos do tema em análise.
- A técnica de Hall em odontopediatriaPublication . Michel, Quentin; Rodrigues, RitaObjetivo: Compreender técnica de Hall, desde a sua história até à sua aplicabilidade, assim como, comparar as taxas de sucesso com outros tratamentos de lesão de cárie, através de uma revisão bibliográfica. Métodos: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane Library e B-on sem limitação temporal, de artigos publicados em Inglês e Português. Descrição do tema: A abordagem biológica da lesão da cárie leva ao aparecimento de tratamentos não convencionais, cujo o objetivo é ser menos invasivo. A técnica de Hall, apoia-se sobre uma abordagem biológica da lesão de cárie dentária, cujo o principio é a colocação de uma coroa metálica pré-formada sem que haja uma preparação prévia do dente, sem o recurso à anestesia e sem a remoção da lesão de cárie.
- A liderança como essência: Delegar para liderar com qualidade na inclusão escolarPublication . Nascimento, Marinalva Lisboa; Almeida, João deNos dias atuais é cade vez maior a preocupação em torno da promoção de uma educação mais inclusiva, onde todos os indivíduos possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades. Infelizmente o processo de inclusão escolar apresenta muitas dificuldades a serem enfrentadas para se estabelecer, sendo que na maioria dos casos o sucesso ou insucesso da efetivação de uma educação voltada para alunos especiais depende especialmente da forma como a gestão escolar atua e lidera as pessoas. O presente projeto teve como objetivo demonstrar quais são as dificuldades existentes dentro do processo de inclusão, voltado para o papel do gestor e a visão dos professores, pais de alunos e dos próprios gestores em relação ao tema. Para se atingirem os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores, pais/responsáveis de alunos e aos gestores. Ao todo participaram da pesquisa dezoito professores, oito pais/responsáveis de alunos e dois gestores. No final do trabalho de campo foi possível concluir que a maioria dos professores enfrentam dificuldades relacionadas com a falta de capacitação para atuarem com alunos especiais, embora os gestores afirmarem fazer o possível para que a educação inclusiva possa ser posta em prática. Outra, das conclusões que retiramos da análise dos questionários aplicados é que os pais necessitam participar de forma mais ativa na vida educacional dos filhos.
- O coordenador pedagógico enquanto gestor do trabalho docente e suas contribuições para o sucesso escolar: um estudo de caso em uma escola da rede privada no BrasilPublication . Lins, Maria do Socorro Mendonça de Oliveira; Fragata, OrlandoMuito se tem refletido acerca da atuação do coordenador pedagógico dentro das escolas e sobre a concretização do seu trabalho, mediante os desafios e conflitos enfrentados no seu cotidiano. A esse profissional, tem-se atribuído a responsabilidade de acompanhar todas as etapas do trabalho docente contribuindo para a melhoria contínua do processo ensino e aprendizagem e, consequentemente, para a melhoria do resultado apresentado pelo aluno. Neste projeto interventivo, intitulado: O Coordenador Pedagógico enquanto Gestor do Trabalho Docente e suas Contribuições para o Sucesso Escolar: um estudo de caso em uma escola da rede privada no Brasil, pretendeu-se investigar as práticas da coordenação pedagógica, dentro de uma escola da Rede Particular do Brasil, verificando se a forma como esses profissionais organizam a sua rotina e atuam, enquanto líderes e gestores dentro de sua atividade, contribuem efetivamente para a obtenção do sucesso escolar do aluno. Como metodologia de investigação, utilizamos o Estudo de Caso com o método misto que abordou tanto as questões quantitativa quanto qualitativo, na qual foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário de perguntas semiestruturadas O estudo apontou para o fato de que, muitas vezes, o trabalho pedagógico é prejudicado pela burocracia e por fatores externos e internos ao contexto escolar. Sobretudo a falta de tempo para a efetivação de atividades pedagógicas junto aos professores em relação ao planejamento, à avaliação e a formação do docente comprometendo, desta forma a qualidade do trabalho docente e a construção do sucesso escolar.
- O gestor na valorização dos recursos humanos docentesPublication . Ribeiro, Alcilene dos Santos; Almeida, João deA gestão é de suma importância para as instituições públicas e privadas. No município de Santarém deixa transparecer, a qualquer análise, resultados preocupantes quanto ao conhecimento efetivo de tal modalidade por parte de alguns gestores. Observam-se vários fatores que convergem para a compreensão da problemática. Dentre esses, consta o fator valorização dos Recursos Humanos Docentes nas organizações de ensino. Como palavra que tem um amplo valor nas teorias que abordam a gestão e suas demais ramificações, como por exemplo, liderança, gestão de pessoas, harmonia na equipe, motivação e organizações na atualidade. Esses conhecimentos têm servido ricamente para um redimensionamento ou para nortear medidas de caráter facilitador do conhecimento de gestão no relacionamento e na aprendizagem e, portanto, da comunidade entres os integrantes das instituições. A pesquisa proposta visa descrever, a partir do contexto teórico atualizado, em que medida há a presença de fatores interativos nas propostas da abordagem da gestão endossado na escola de Santarém onde se realizou o estudo. Sendo essa pesquisa de cunho interdisciplinar, porque envolve o tema gestão, fundamentaram-se teoricamente nas contribuições da gestão, liderança e recursos humanos. O método inclui a análise das propostas alternativas na área da gestão, a conhecer. A gestão com base na liderança, e gestão democrática, a gestão de pessoas e a harmonia na equipe, com a participação de 30 professores questionados. Este trabalho, portanto, voltado ao levantamento das condições da gestão e os recursos humanos das instituições das referidas propostas, tem-se como enfoque a valorização dos agentes envolvidos nas instituições, especificamente aos docentes das instituições de ensino.
- A inclusão dos alunos com perturbação intelectual numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Santarém do ParáPublication . Amaral, Rosinei Fernandes; Saavedra, LuísaO presente estudo tem como finalidade mostrar o processo de interação entre os alunos que apresentam Perturbação Intelectual, e os demais colegas de sala de aula, bem como, apresentar a falta de conhecimento de alguns professores que elaboram suas atividades sem considerar a presença desses alunos, avaliando-os no mesmo nível, e contribuindo assim para o insucesso da aprendizagem. Ressaltando que atualmente o DSM V, é considerado a mais recente edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da Associação Psiquiátrica Americana e, determinou que os transtornos geralmente diagnosticados na infância ou adolescência, fossem substituídos por transtornos do neurodesenvolvimento, uma vez que, os critérios para Deficiência Intelectual enfatizaram que, além da avaliação cognitiva é fundamental avaliar a capacidade funcional adaptativa. Os Transtornos de Comunicação agrupam antigos diagnósticos com discretas alterações quanto à divisão e nomenclatura. O trabalho foi realizado através do teste sociométrico aplicado aos alunos com incapacidade intelectual, além do questionário com os docentes em uma escola na cidade de Santarém-Pará-Brasil. A escola escolhida por conveniência. Observou-se que os alunos com perturbação intelectual incluídos nesta instituição, são atendidos por uma professora de educação especial, em horário oposto ao horário normal das aulas. Os alunos possuem desenvolvimento cognitivo e social, e que, as maiores dificuldades para a inclusão são falta de capacitação dos professores, falta de parcerias com profissionais especializados para trabalhar a inclusão de forma mais realista com a comunidade escolar e materiais adaptados para os alunos incluídos. O projeto de intervenção incluiu as medidas corretivas à situação diagnosticada, elaboradas colaborativamente.
- Projetos Escolares para Melhoria das Práticas PedagógicasPublication . Oliveira, José Inaldo Belfort de; Saavedra, LuísaA elaboração de projetos escolares direciona o crescimento pessoal e intelectual dos alunos, diante das situações adversas, proporcionando um melhor desempenho das atividades associadas, além das relações interpessoais no decorrer e após o período de integração e execução do projeto escolar, encaminhando para o desenvolvimento pessoal do aluno. O presente estudo visa abordar a aprendizagem por meio de projetos como uma metodologia na contribuição de melhorias das práticas pedagógicas, analisando facilidades e dificuldades na elaboração de projetos, o desenvolvimento e a geração de impacto na comunidade escolar, fomentando experiências adquiridas. Trata-se de um estudo de caso, onde as informações foram recolhidas através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos mostram-nos as concepções dos professores em relação aos projetos escolares, as limitações encontradas em trabalhos desenvolvidos através dos projetos, o processo de avaliação ao longo da construção do conhecimento e também a participação da comunidade escolar no processo de ensino aprendizagem.
- Saúde oral no paciente pediátrico em contexto hospitalar: percepção e educação para a saúde oralPublication . Pequeneza, Rita Sofia Pita; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Caracterizar os conhecimentos dos pais/responsáveis das crianças com saúde sistemicamente comprometida sobre os cuidados de saúde oral infantis a serem adotados durante o regime de internamento, bem como, nas crianças em acompanhamento hospitalar regular no Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, o qual visou a aplicação de questionários aos responsáveis das crianças internadas (n=36) e das que frequentavam o hospital de dia (n=36) para caracterização dos seus conhecimentos. O levantamento epidemiológico foi realizado entre junho e agosto de 2017 e, posteriormente, os dados foram analisados estatisticamente com um nível de significância de 0,05. Resultados: A maioria dos responsáveis das crianças doentes não está devidamente informada relativamente às medidas de higiene oral que devem ser adotadas após o diagnóstico da doença, facto que é exemplificado pela diminuição da frequência da escovagem dentária no regime de internamento. Os responsáveis direcionam pouca atenção para a monitorização da cavidade oral dos seus educandos refletindo-se, por exemplo, na inexistência de supervisão da escovagem dentária das crianças. Conclusões: No meio hospitalar, a saúde oral é frequentemente negligenciada com prejuízo direto para a saúde geral da criança. A integração de um médico dentista na equipa hospitalar, poderia constituir uma alternativa para uma visão mais holística na prestação de cuidados neste contexto, podendo deste modo, ser enfatizada a prevenção e promoção para a saúde oral e, consequentemente, ser otimizada a saúde geral destes pacientes pediátricos.
- O Panorama do Baixo Desempenho no Índice de Desenvolvimento Educacional do Pará (IDEPA): medidas corretivas para uma escola pública de Ensino Médio: estudo de caso em Itaituba-Pará, BrasilPublication . Santos, Maria Lúcia dos; Almeida, João deO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Trata-se de um índice que é divulgado nacionalmente a cada dois anos, tendo como principais finalidades medir a qualidade da educação no Brasil em todos os seus confederados (estados, município e Distrito Federal), bem como das escolas/redes de ensino e a proposição de políticas púbicas para corrigir déficits no desenvolvimento educacional. De acordo com o Resumo Técnico (INEP, 2005-2015, p. 52), sabe-se que as escolas de ensino médio público no Brasil não tiveram resultados favoráveis ao longo dos anos, ficando abaixo da meta esperada para o país em 2015 (Tais questões serão melhores exemplificada com dados numéricos no decorrer desse trabalho). Como o objetivo de contribuir com a elevação desse indicador em âmbito nacional, o Estado do Pará criou o Índice Educacional do Pará (IDEPA) com o propósito de acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das unidades escolares, anualmente, já que, também, as escolas de ensino médio de sua jurisdição, principalmente as dos municípios periféricos, como é o caso das unidades de ensino do Município de Itaituba, não atingiram bons resultados neste ano. De ante dessa situação, o presente trabalho traz um relato da pesquisa “O Panorama do Baixo Desempenho no Índice de Desenvolvimento Educacional do Pará (IDEPA): medidas corretivas para uma escola pública de nível médio”. A investigação foi efetivada em uma escola de nível médio de grande porte, da rede pública estadual de ensino, situada na zona urbana do Município de Itaituba, Estado do Pará e apresentou os seguintes objetivos: identificar as causas culminantes do baixo desempenho da escola no IDEPA em 2015, bem como descrever as medidas corretivas para a melhoria do IDEPA da unidade de ensino. Para tanto, fez-se uso do método Estudo de Caso com o auxílio de procedimentos e instrumentos qualitativos e quantitativos na pesquisa bibliográfica, na aplicação de questionário, nas entrevistas e na observação dos instrumentos direcionadores do ensino desse educandário. As informações foram coletadas junto a equipe gestora e o corpo docente desse espaço educativo. A justificativa do estudo deu ao fato da escola não ter alcançado bom o desempenho no IDEPA em 2015, e em virtude disso, a questão refletiu negativamente na comunidade educativa, recaindo a responsabilidade de tal situação, principalmente a gestão escolar e aos educadores. Os principais pontos desse relato estão constituídos da revisão de literatura que contextualizou o IDEB como medidor do desempenho escolar no Brasil; referendou a interfase entre o SisPAE/IDEPA: uma ferramenta da qualidade educacional nas escolas de nível médio do Estado do Pará; analisou o ensino médio nas políticas educacionais brasileira com enfoque ao contexto educacional do Estado do Pará, abordou uma visão geral da gestão escolar na mudança de paradigma institucional e a importância da participação ativa da comunidade escolar na conquista de um ensino médio público de qualidade. Na sequência, traz uma síntese do processo de investigação, bem como os resultados e discussões dos pontos essenciais da pesquisa, um projeto de intervenção com as medidas corretivas com possibilidades de melhorias ao IDEPA da escola estudada, as considerações finais, o referencial bibliográfico e os anexos.