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- Influência de um programa de treinamento parental na comunicação social de crianças em idade pré-escolar com perturbação do espectro do autismoPublication . Campo, Katia Badin Braz; Coelho, FátimaO presente estudo busca verificar a influência de um programa de treinamento parental no desenvolvimento da comunicação social de crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em idade pré-escolar. Procura-se compreender se um programa que vise o treinamento parental, propicia o desenvolvimento da comunicação social dessas crianças nos parâmetros de Atenção Compartilhada e Contato Visual; nas Habilidades Comunicionais; no Espaço Comunicativo e Meios Comunicativos em crianças com PEA. Buscaremos compreender se as crianças com diagnósticos de autismo quando estimuladas por seus pais conseguem ampliar as habilidades comunicacionais após o período de treinamento parental. A pesquisa foi aplicada em 5 crianças do município de Rio de Janeiro, com idades entre 3 e 5 anos. Quanto à metodologia, optou-se por uma investigação que se apresenta com o foco de pesquisa qualitativa, a partir dos fundamentos teóricos do Modelo Denver de Intervenção Precoce e do programa de intervenção precoce balizado na conexão afetiva e no desenvolvimento de comportamentos típicos relativos à interação social em crianças com PEA. Ambos os programas visavam estimular a reciprocidade socioemocional e ampliar as iniciativas comunicacionais do indivíduo, além de apoiar e estimular o desenvolvimento geral. Os pais participantes do estudo receberam instrução teórico-prática durante seis sessões onde eram propostas dinâmicas lúdico-interativas com seus filhos. Todas as crianças foram avaliadas inicialmente e ao final do treinamento parental, totalizando oito sessões. As famílias receberam orientações acerca do desenvolvimento infantil, sobre a importância de estabelecer relações de afeto e de seguir a liderança da criança durante a brincadeira, variando o uso de estratégias, a partir da motivação da criança. Observou-se inicialmente nas crianças do estudo, uso predominante de funções menos interativas e dificuldades no nível de engajamento social, diminuição das iniciativas comunicacionais e déficits no estabelecimento de interações recíprocas e intencionais. Conclui-se que todas as crianças submetidas ao estudo ampliaram suas habilidades comunicacionais e o uso de funções mais interativas, ou seja, com intenção de comunicação interpessoal. Constatou-se incremento no nível de engajamento social e maior conexão afetiva com a avaliadora na sessão de reavaliação, onde foram percebidas interações qualitativamente mais recíprocas. As crianças aumentaram as iniciativas de comunicação exibindo o incremento de 3 atos comunicativos na média geral. Quatro das cinco crianças apresentaram redução no uso de funções menos interativas. Considera-se que a implementação da intervenção pelos pais deve ser agregada aos programas regulares de intervenção de saúde aos indivíduos com PEA, buscando minimizar os déficits que a perturbação ocasiona no desenvolvimento da comunicação social e no comportamento adaptativo. Esta modalidade de intervenção implementada pelos pais, a partir do treinamento parental, oportuniza a promoção do desenvolvimento geral da criança com PEA e qualifica as famílias de baixa renda, que não conseguem acessar tratamentos para seus filhos, seja pela escassez de vagas em serviços públicos ou pelo alto custo dos serviços profissionais especializados.
- Literacia emergente: avaliação e estimulação das habilidades da consciência fonológica no pré-escolar, como fator significativo para a aquisição da leitura e escritaPublication . Passos, Larissa de Camargo; Saavedra, LuísaA literacia emergente é reconhecida como imprescindível para a aprendizagem em leitura e escrita, sendo a consciência fonológica uma de suas competências. O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da estimulação da consciência fonológica na promoção da aprendizagem formal da leitura e escrita em crianças pré-escolares. Tendo como critério de participação na pesquisa, crianças com frequência regular à escola e não apresentar déficits perceptivos ou cognitivos. O estudo baseou-se em dois momentos de avaliação, um período de pré-teste, seguido da implementação de um programa de intervenção e posteriormente um pós-teste. Trata-se de uma abordagem quase experimental, na qual um grupo de 24 crianças entre 5 e 6 anos de idade realizou testes cognitivos de inteligência não verbal (R2), este de Habilidades e Competência Pré-Alfabetização e de tarefa consciência fonológica. Depois foi aplicado um programa de intervenção de consciência fonológica com duração de 20 sessões semanais de 30 minutos cada, as crianças foram reavaliadas com a tarefa de consciência fonológica em três componentes. Os resultados do pré teste e pós teste e das comparações realizadas, indicam resultados positivos do programa na consciência fonológica das crianças, em duas das três subtarefas analisadas: identificando rimas e representando fonemas com letras. A presente pesquisa, em consonância com pesquisas realizadas no Brasil e em outros países, mostra ser possível um trabalho voltado para o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de pré-escola independentemente do seu nível socioeconómico.
- O impacto estético do sorriso resultante da variação das ameias incisaisPublication . Fermeiro, Maria Inês Lopes; Ribeiro, Paulo Soares; Manso, M. Conceição; Costa, Liliana GavinhaObjetivos: Avaliar a influência da variação das ameias incisais sobre a perceção de atratividade do sorriso em Leigos e Médicos Dentistas (MD) em três países: Portugal, França e Itália, e entre género, idade e áreas de especialidade dos MD. Métodos: Estudo transversal aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa. A partir de duas fotografias faciais iniciais, criaram-se 6: 3 de um modelo masculino e 3 de um modelo feminino com ameias incisais diferentes. Participantes Leigos e MD Portugueses (204 Leigos/195 MD), Franceses (214 Leigos/199 MD) e Italianos (204 Leigos/210 MD). Avaliação da atratividade das imagens (escala visual analógica VAS: 0-10) por preenchimento de questionário. Análise de dados com comparações não-paramétricas (IBM© SPSS® Statistics vs.28.0, p<0.05). Resultados: Detetam-se diferenças significativas entre MD e Leigos nos três países. Portugal teve maior diferença de perceção de atratividade. A ameia mais atrativa foi a arredondada e a pior a retangular. A perceção de atratividade não diferiu por área de atuação de MD. As mulheres MD Portuguesas foram mais críticas que os homens; Leigos Franceses foram mais críticos que Leigas. A idade não influenciou na perceção de atratividade da ameia. Conclusões: Concluiu-se existirem diferenças de perceção estética entre MD e Leigos nos três países. Em Portugal os MD são mais rigorosos na perceção estética de ameias incisais do que os Leigos. O mesmo não acontece em Itália, e França situa-se entre estes dois. O género teve algum impacto na avaliação em Portugal e França, ao contrário da idade. A área de atuação dos MD não teve qualquer impacto.
- O impacto da variação das proporções dentárias na perceção estética do sorrisoPublication . Pascal, Laura Marie; Costa, Liliana Gavinha; Manso, M. ConceiçãoObjetivos: Avaliar como a proporção do tamanho dos dentes ântero-superiores alteram a perceção da atratividade do sorriso por Leigos e Médicos Dentistas (MD) de diferentes países, grupos etários, áreas de especialidade e por género. Métodos: Estudo observacional transversal, aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa. A partir de um modelo facial simétrico (MFS) desenvolveram-se 6 imagens com diferentes proporções dentarias do sector anterior. Amostra de conveniência com participantes Leigos e MD de França, Itália e Portugal, que preencheram um questionário online onde classificaram a auto perceção de atratividade das 6 imagens (escala VAS: 0 (mínimo) -10 (máximo)). Análise de dados com comparações não-paramétricas (IBM© SPSS® Statistics vs. 28.0), α=0.05. Resultados: Os participantes Portugueses (204Leigos/ 195MD), Italianos (204Leigos/ 210MD) e Franceses (214Leigos/ 199MD). Detetaram-se níveis de atratividade significativamente mais elevadas percecionadas por Leigos do que MD em França nas imagens com proporções 70%, 75%, 85% e 90% e em Portugal nas imagens com proporções de 70%, 80%, 85%, 90% e proporções douradas. Não houve diferença significativa entre os MD ligados área de atuação estética e os demais. Detetaram-se diferenças significativas por género nos MD Italianos e Leigos Portugueses. Participantes mais velhos percecionam maior atratividade. Conclusões: Todos os grupos preferiram o sorriso com os dentes superiores anteriores com proporção dourada e consideraram a imagem com proporção dentaria de 70% como sendo o sorriso menos estético. A área de atuação dos MD não influenciou a perceção, mas o género, idade e nacionalidade são fatores que influenciam a perceção estética.
- As necessidades na formação docente em educação inclusiva: uma análise na rede de ensino no município do Rio de JaneiroPublication . Almeida, Fernanda Limeira Mussallam; Coelho, FátimaA escola atual assume um papel fundamental na formação dos alunos. Consequentemente esta deve atender as necessidades específicas da comunidade escolar e adaptar se a todos os alunos sem exceção. Neste contexto, o professor é visto como peça fundamental. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as necessidades na formação dos professores do Município do Rio de Janeiro, para que estes se sintam preparados para o atendimento de crianças com Necessidades Especiais (NE) em uma sala de aula diversificada. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com a aplicação de um questionário, via “Google Forms”. Optou-se por constituir uma amostra de conveniência tipo “bola de neve” com 50 professores respondentes do 1º ciclo do Município do Rio de Janeiro, que estão atuando em sala de aula. A análise dos dados foi realizada pelo software SPSS. Conclui-se que a maioria dos professores não obteve formação específica na área da Educação Inclusiva e consideram a formação inicial insuficiente. No entanto estão disponíveis para buscarem práticas, elementos e ferramentas que os auxiliem na inclusão de alunos com necessidades específicas. A maioria sente-se mais segura com a frequência de formação continuada e consideram-na essencial para o desenvolvimento de competências, estratégias e práticas capazes de atender todos os alunos. Os participantes na sua maioria apontam como as principais dificuldades que sentem na sala de aula causas externas (o elevado número de alunos na sala de aula; escassez de profissionais especializados e falta de estruturas e recursos). Quando aos cursos de formação continuada gostariam que fossem mais práticos e menos teóricos. Referem à falta de tempo por motivo das horas de jornada de trabalho, como o maior impedimento para a frequência destes cursos. Quanto às suas necessidades de formação a maioria indica o aprender formas de promover o sucesso escolar e educativo de todos os alunos, adquirir mais conhecimentos sobre pedagogia diferenciada na sala de aula e sobre planificação de atividades e organização de materiais de acordo com o perfil do aluno.
- Custom abutments for dental implants, their evolution and uses: a narrative reviewPublication . Tramontana, Davide; Macedo, José PauloIntrodução: Recentemente no mundo da dentística o uso de Computer Imaging and Computer Manufacturing (CAD/CAM) para criar pilares de implantes personalizados de Titânio ou Zircônia para atender às demandas funcionais e estéticas de nossos pacientes, está se tornando cada vez mais proeminente com vários métodos, cada um adequado para uma melhor localização e tipo de dente que deve substituir. Objetivo: Este estudo tem como objetivo a discussão dos pilares personalizados em implantes dentários, seus desenvolvimentos, vantagens e desvantagens, técnicas de fabrico, indicações e contraindicações e por fim sua viabilidade clínica. Metodologia: Pubmed, B-on (1990-2022) com as palavras-chave: : (“dental implant” OR” dental abutment” OR “custom dental abutment”) AND (“3D Printing” OR “zirconia” OR” titanium” OR “milled abutment” OR “sintering” OR “emergence profile” OR “peri-implant tissue” OR “replacement” OR “materials” OR “ CAD/CAM” OR “Clinical Trial” OR “Esthetic”). Resultado: Os Abutments Personalizados que atualmente apresentam melhor desempenho são os de Titânio, sendo que os copings de Zircônia sobre Titânio conseguem obter os melhores resultados estéticos e funcionais.
- O perfil de liderança do professor do ensino fundamental I e suas influências nas atitudes inclusivasPublication . Morgado, Fernanda Cristina Guedes; Almeida, João deA inclusão tem sido um tema amplamente discutido na atualidade. Porém, alguns estudos mostram que obstáculos precisam ser superados para que a escola possa ser um ambiente inclusivo, de forma efetiva (Schmit et al., 2016, Pereira, 2009 e Toyoda, 2011, cit. in Thesing e Costas, 2018). Nesse momento a figura do professor surge como protagonista deste processo, mas sem as ferramentas necessárias para que possa efetivá-lo. Atualmente, transformar a sala de aula em um ambiente favorável ao processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio. Diante do quadro atual o professor deixa de ser alguém que apenas transmite conhecimento, sendo necessário que empregue outras habilidades, como o Espírito de Liderança, sendo capaz de motivar, agregar, acolher, incluir e transformar a sala de aula em um ambiente propício ao processo de aprendizagem e formação de cidadãos. O perfil de liderança do professor influencia a capacidade de inclusão de alunos com necessidades especiais? A partir desta pergunta esse estudo começou a ser desenvolvido, visando identificar se há um perfil de liderança associado à melhor prática inclusiva. Esta pesquisa de abordagem quantitativa, cumpriu os princípios éticos necessários e foi realizada através da aplicação de dois questionários enviados através do Google Docs pelo período de um mês, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental I. A amostra foi de 54 entrevistados. O primeiro instrumento utilizado visa identificar os estilos de liderança dos professores através de seis grupos de afirmações em que o avaliado teve que escolher a opção que melhor reflete seu modo de pensar e atuar (Cunha e Rego, 2007). Este instrumento abordou as seguintes áreas: Decisões, Convicções, Conflito, Emoções, Senso de humor e Empenho. Através da análise dos dados foi possível enquadrá-los em um dos cinco perfis de liderança apresentados: Laissez-Faire, Simpático, Intermédio, Directivo/Autocrático e Integrador. O segundo questionário, foi uma adaptação do questionário de Gomes (2016) em que foram utilizadas perguntas relacionadas às atitudes inclusivas na sala de aula, formação dos docentes, facilidades e dificuldades face à inclusão. Foi realizada uma correlação entre os que apresentavam maior atitude inclusiva e os perfis de liderança, visando avaliar se algum perfil específico foi mais frequente no grupo de professores com maior capacidade inclusiva.