Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A resiliência da administração da Escola Romana Tavares Leal: o desafio da gestão diante do contextoPublication . Lima, Ana Célia Gondim; Ventura, TerezaO presente projeto intitulado, “A Resiliência na Administração da Escola Romana Tavares Leal: o desafio da gestão diante do contexto”, visará a realização de um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Romana Tavares Leal, que fica situada na Avenida Antônio Simões, no bairro de Santana. A Escola conta com aproximadamente 500 alunos, nas modalidades ensino fundamental I (Primeiro ao Quinto Ano), Ensino Fundamental II (Sexto ao Nono ano), Projeto Mundiar Fundamental e Médio. A referida escola tem como clientela alunos oriundos de classe baixa, que apresentam problemas socioeconômicos. Dentre as dificuldades apontadas na escola podemos citar: o uso e venda de entorpecentes (drogas), o desinteresse dos alunos pelo ensino, alguns inclusive chegam a abandonar a sala antes do horário permitido pelo colégio, ou seja, antes do término das aulas. Na questão social pode-se dizer que alguns alunos não têm condições de comprar o material escolar, saem de casa sem o alimento, tem que trabalhar para auxiliar no sustento da família e têm, as “tentações” próximo à escola, como casas de jogos e bares, que facilitam a bebida, além de drogas lícitas e ilícitas. Nesse contexto, o grande desafio torna-se a promoção da resiliência na administração escolar, de maneira a buscar a melhoria da dinâmica de trabalho no contexto escolar. Foi objetivo deste Trabalho de Projeto contribuir para uma melhor resposta a este desafio.
- Gestão Escolar: os obstáculos encontrados pelos gestores em suas práticas pedagógicasPublication . Assunção, Iracilda Silva da; Almeida, João deEste estudo busca refletir sobre os principais obstáculos que os gestores encontram ao desenvolver seu trabalho enquanto agente educativo nas instituições escolares no município de Santarém-Pará. Sendo que o gestor é o maior responsável pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola quanto aos seus resultados, encontrando o melhor caminho para defender e implementar suas propostas educacionais, sociais, culturais e políticas, sempre com o propósito de garantir melhorias tanto nas tarefas dos docentes quanto na sua função. Desta forma, procurou-se neste projeto de pesquisa, observar como o gestor das escolas municipais em Santarém tem enfrentado as dificuldades, em desenvolver sua proposta pedagógica na instituição em que trabalha. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida através de questionário fechado aos gestores da região de rios, e área urbana com o objetivo de coletar as informações as quais foram propostas neste estudo de pesquisa. Somando assim, os entraves que os mesmos encontram diariamente no ambiente escolar. Ao analisar os dados, inferiu-se que, de acordo com os resultados, tanto gestor escolar da região de rios como o da área urbana possui problemas que precisam ser solucionados, mas que não dependem somente de sua administração enquanto gestor. Pois, há diversos fatores que dependem de terceiros, com suas peculiaridades que de certa forma são recorrentes e complexas, sendo imprescindível um olhar diferenciado do poder público, que efetivamente cumpra com os objetivos propostos no artigo 205 da Constituiçao Federal do Brasil de 1988, frente às problemáticas que os gestores das escolas públicas enfrentam. Após os resultados da pesquisa de campo, percebe-se de que a proposta de intervenção a ser executada - o cumprimento das ações estabelecidas nos planos de educação na política educacional do município, integração das ideias e compromisso mútuo - têm a finalidade de amenizar e/ou solucionar os problemas que confrontam dentro da rede de ensino municipal de Santarém-PA.