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- A inclusão de crianças com NEE nas escolas do 1º ciclo do Estreito de Câmara De LobosPublication . Loreto, Laurinda; Saavedra, LuísaCom o objetivo de compreendendo a inclusão como um fenómeno complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente estudo de pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender segundo a perceção dos professores, as medidas do Decreto Legislativo Regional nº 33/2009/M, 30 de dezembro, se aplicam a todas as escolas. Foi realizado um estudo, que envolveu 52 professores, de quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico, do Estreito de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira. Os resultados obtidos mostraram que os professores têm a perceção do que é uma escola inclusiva e que, na generalidade, manifestam atitudes positivas face à inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos e materiais, do que por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, atitudes e práticas inclusivas e a necessidade de formação específica na área das Necessidades Educativas Especiais (NEE). Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva.
- Políticas públicas de educação inclusiva: o posicionamento dos docentes de Santo André - BrasilPublication . Alves, Everton Ucela; Almeida, João deNas últimas décadas a inclusão escolar deixou de ser um ideal e passou a ser uma prática cotidiana, tornando-se responsabilidade dos órgãos competentes garanti-la e para que a inclusão verdadeiramente aconteça se faz necessário a consciência do docente sobre o seu papel fundamental de executar na prática tudo o que foi idealizado em teoria. Este estudo tem como objetivo analisar a satisfação dos docentes de escolas públicas da cidade de Santo André frente à inclusão de alunos com deficiência, bem como analisar as práticas e percepções que os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I possuem em torno da problemática. Para o desenvolvimento empírico da pesquisa, participaram um total de 82 professores de diversas escolas da cidade de Santo André, com representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, aos quais foi aplicado um questionário para captação de dados. Os resultados obtidos apontam que o tempo de serviço não influencia na satisfação em relação a inclusão, no entanto o grupo de docentes que atuam entre 6 e 11 anos demonstra-se mais insatisfeitos. Verificamos também que os docentes da Educação Infantil possuem maior disposição a incluir alunos com deficiência quando comparados aos docentes do Ensino Fundamental I. Observamos igualmente que os docentes que atuam em escolas periféricas são mais inclusivos do que os docentes de escolas centrais. Constatamos ainda que, os docentes da Educação Infantil buscam mais formações sobre a inclusão que os docentes do Ensino Fundamental I. De nossa análise, no que diz respeito as barreiras e facilitadores percebidos pelos docentes em relação a inclusão dos alunos com deficiência, constata-se que existem ações e recursos para garantir a inclusão de tais alunos, no entanto não são suficientes. Observa-se também que os docentes não se sentem preparados para lidar com a inclusão de alunos com deficiência. Por fim, constata-se com uma média ligeiramente favorável que os docentes concordam com a inclusão de todos os alunos, independentemente de sua deficiência.
- Cálculos pulpares e suas relações com doenças sistémicasPublication . Andrade, Daiane Meira de; Vasconcelos, NatáliaO presente trabalho tem como objetivo relatar a prevaléncia de cálculos pulpares e sua associação com doenças sistémicas, nomeadamente doenças cardiovasculares e renais. Pretende-se avaliar, também, a possível relação entre a presença destas mineralizações e variáveis como o género, idade, status dentário, localização nas arcadas dentárias e o tipo de dentes mais afetados. Foi realizada uma revisão da literatura de trabalhos dos últimos 10 anos nas bases de dados da Pub Med, e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, baseados na relevância para o assunto, foram selecionados 25 artigos para a realização deste trabalho. Da análise da literatura verificou-se que os cálculos pulpares são achados clínicos muito comuns em exames radiográficos de rotina, e estes podem representar um possível meio de diagnóstico precoce de algumas doenças sistémicas. As investigações são importantes para uma nova perspectiva clínica da Medicina Dentária que valoriza possíveis marcadores de alterações sistémicas nos pacientes.
- As famílias de crianças com doenças raras residentes na região autónoma da MadeiraPublication . Pires, Maria Filomena Teixeira; Coelho, FátimaNeste trabalho de investigação, aborda-se a temática das famílias com crianças com doenças raras residentes na Região Autónoma da Madeira. O presente estudo tem como objetivo geral, conhecer as necessidades das famílias das crianças com doenças raras, bem como o impacto destas doenças na dinâmica familiar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a cinco mães de crianças,com doenças raras, na Ilha da Madeira, incluídas em escolas. Para análise e interpretação dos resultados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo. Conclui-se, que as necessidades sentidas pelas mães são sobretudo de suporte informativo, no desejo de mais informação e conhecimento sobre a doença. Relataram inclusivamente o recurso a redes sociais e ao convívio com outras pessoas. Valorizaram as terapias e indicaram como principais receios a saúde e as perspetivas futuras dos filhos. A noção da incerteza da situação, o medo de adoecer e não poder continuar a cuidar, abordando o receio do desconhecido do futuro. Conclui-se ainda, que do ponto de vista das mães as respostas dadas pelos técnicos, são na sua maioria suficientes para o desenvolvimento das crianças. Contudo há mães que consideram que o serviço educativo prestado não dispõe de meios suficientes e adequados às necessidades dos filhos, e sentem ainda a necessidade de apoio destes serviços por parte da comunidade. Referiram que as crianças com doenças raras são na sua maioria bem aceites pelos seus pares e indicaram algumas inquietações relativas à inclusão dos filhos no meio escolar.
- Inclusão de alunos no 1º ciclo da escola pública: perceção dos professores e dos paisPublication . Correia, Micaela Pereira; Coelho, FátimaCompreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral compreender a perceção dos professores e dos pais sobre a inclusão dos alunos no 1º ciclo da escola pública, tentando identificar as práticas utilizadas por parte dos professores e a ligação dos pais à escola. O estudo de cariz qualitativo decorreu num Agrupamento de Escolas do concelho de Loulé e dá a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas (NE) nas escolas desse Agrupamento. Inquiriram-se onze participantes, sendo cinco professores e seis pais, tendo sido utilizada uma entrevista semiestruturada. Aos dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo, com categorias e subcategorias, criadas à posteriori. Conclui-se que os professores têm a perceção do que é uma escola inclusiva e que, na generalidade, manifestam perceções positivas face à inclusão de alunos com necessidades educativas (NE) nas escolas do ensino regular, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação do processo de inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, do que por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, atitudes e práticas inclusivas e a necessidade de formação específica na área das NE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva. Quanto aos pais conclui-se que maioritariamente reconhecem que os professores tem realizado um bom trabalho com os seus educandos.