Loading...
17 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 17
- Words of empowerment: (pseudo-)scientific discourse in magazine advertisementsPublication . Freitas, Elsa; Tuna, Sandra
- A comunicação lúdica no anúncio publicitário: o jogo discursivo com o leitorPublication . Silva, Susana; Torres, Rui; Simões, Elsa
- Nota introdutóriaPublication . Simões, Elsa; Tuna, Sandra
- Análise de campanhas publicitárias institucionais no combate à violência domésticaPublication . Esmeraldo Nogueira, Elayne; Simões, Elsa; Sani, Ana IsabelA publicidade é um discurso que afeta o nosso comportamento e nos influencia a comprar produtos ou a pensar sobre as ideias propostas num anúncio. Desta forma, a publicidade pode promover certas causas e apoiar o combate de problemas sociais por meio da consciencialização por meio de campanhas de comunicação pública. A violência doméstica é um fenómeno social controverso e as instituições de combate ao problema sugerem mais campanhas de mobilização pública e incentivos à denúncia de terceiros. O presente artigo compreende a publicidade como uma prática cultural capaz de promover a informação e o debate acerca de um problema social como a violência doméstica. O objetivo central deste artigo foi o de analisar sete campanhas publicitárias institucionais produzidas em Portugal com recurso à análise de discurso, pela perspetiva de Cook (2001). Resumo A maior parte destas campanhas analisadas é direcionada para as vítimas, sendo apenas uma delas direcio-nada para a população em geral. Os objetivos específicos deste artigo são o de a) analisar as imagens e as informações que aparecem em sete campanhas educativas contra a violência doméstica escolhidas em pesquisa documental prévia e b) avaliar o modo como o debate do fenómeno da violência doméstica está a ser promovido por essas sete campanhas institucionais em Portugal. A partir desta análise, verifica-se que as estratégias mais presentes nestes anúncios são a metáfora e a intertextualidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que as campanhas publicitárias podem ser uma importante forma de combater o problema por meio da promoção do debate sobre o assunto.
- Nota introdutóriaPublication . Simões, Elsa; Tuna, Sandra
- A simbologia da água em As I lay dying, de William FaulknerPublication . Simões, Elsa
- Nota introdutóriaPublication . Simões, Elsa; Tuna, Sandra
- Instances of verbal fraud in Ben Jonson´s VolponePublication . Simões, ElsaIn Volpone, the major characters are defined by the language they use and how they use it to influence the beliefs and behaviour of others. Volpone and Mosca exercise their cheating through a carefully controlled dramatisation of their own selves. Their verbal fraud assumes a complex and almost metaphysical quality: these are actors outside and inside the economy of the play. They are players in self-engendered plot. Even if they are finally outwitted by the course of events, they are still authorial figures. These and other occurrences of wilful verbal deceit in the play and the different roles they play in Jonson’s strategy of satire are analysed below. Em Volpone, as personagens principais definem-se pela linguagem utilizada e pela forma como a usam para influenciar os comportamentos alheios. Volpone e Mosca praticam as suas fraudes recorrendo a uma cuidadosa dramatização de si mesmos. Esta fraude verbal apresenta características complexas e quase metafísicas: trata-se aqui de actores dentro e fora da peça, que representam um enredo por eles criado. Mesmo sendo finalmente derrotados pelo curso da história, continuam a ser figuras autoriais. Estas e outras ocorrências de fraudes verbais deliberadas e os diferentes papéis que estes desempenham nas estratégias satíricas de Jonson são aqui analisadas.
- Comunicação publicitária em tempos de crise: análise discursiva de estratégias de honestidade em duas campanhas 'Estilo de vida'Publication . Simões, Elsa; Tuna, SandraÉ objectivo deste artigo analisar duas campanhas multimeios onde o posicionamento de honestidade perante o consumidor se destaca. Trata-se de anúncios de imprensa e televisão de natureza diversa que publicitam produtos diferentes – limpeza e bebidas – mas que coincidem na sua atitude no-nonsense perante o consumo num contexto de fragilidade económica. Nesta análise discursiva pretende-se detectar as estratégias utilizadas para levar a cabo esta abordagem de forma convincente e eficaz em termos de comunicação publicitária. It is the purpose of this article to analyse two multimedia campaigns where an honest approach of the consumer is foregrounded. These campaigns include press ads and television spots for different types of products – a clothes detergent and still drinking water – which present similar no-nonsensical attitudes as to consumption habits within a context of economic frailty. With the analysis undertaken in this article, we aim to reveal the strategies used in these campaigns to accomplish this approach in a convincing and effective form.
- A tradução na poesia concreta: algumas reflexõesPublication . Costa, Elisa Gomes da; S.L.Freitas, ElsaO objectivo do presente artigo é fazer uma análise breve das características da poesia concreta e sugerir algumas possibilidades de tradução de um poema do autor português António Aragão. Com este fim, as autoras farão uma reflexão teórica sobre as dificuldades inerentes ao processo de tradução poética e apresentarão uma explicação minuciosa das estratégias de tradução utilizadas na transposição do poema português para a língua inglesa. It is the aim of the present article to briefly analyse the characteristics of concrete poetry and to suggest some translating possibilities for a poem by the Portuguese author António Aragão. For this purpose, the authors will undertake a theoretical reflection on the difficulties inherent to the process of poetry translation and provide a step-by-step explanation of the translatory strategies employed in the transposition of this Portuguese poem to the English language.