Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.25 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A publicidade é um discurso que afeta o nosso comportamento e nos influencia a comprar produtos ou a pensar sobre as ideias propostas num anúncio. Desta forma, a publicidade pode promover certas causas e apoiar o combate de problemas sociais por meio da consciencialização por meio de campanhas de comunicação pública. A violência doméstica é um fenómeno social controverso e as instituições de combate ao problema sugerem mais campanhas de mobilização pública e incentivos à denúncia de terceiros. O presente artigo compreende a publicidade como uma prática cultural capaz de promover a informação e o debate acerca de um problema social como a violência doméstica. O objetivo central deste artigo foi o de analisar sete campanhas publicitárias institucionais produzidas em Portugal com recurso à análise de discurso, pela perspetiva de Cook (2001). Resumo A maior parte destas campanhas analisadas é direcionada para as vítimas, sendo apenas uma delas direcio-nada para a população em geral. Os objetivos específicos deste artigo são o de a) analisar as imagens e as informações que aparecem em sete campanhas educativas contra a violência doméstica escolhidas em pesquisa documental prévia e b) avaliar o modo como o debate do fenómeno da violência doméstica está a ser promovido por essas sete campanhas institucionais em Portugal. A partir desta análise, verifica-se que as estratégias mais presentes nestes anúncios são a metáfora e a intertextualidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que as campanhas publicitárias podem ser uma importante forma de combater o problema por meio da promoção do debate sobre o assunto.
Description
Keywords
Publicidade Análise de discurso Violência doméstica
Citation
Nogueira, E., Simões, E., & Sani, A. (2022). Análise de campanhas publicitárias institucionais no combate à violência doméstica. Estudos em Comunicação, 35, 1-25. https://doi.org/10.25768/1646-4974n35-01
Publisher
LabCom - Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior