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FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo

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  • A evolução urbana das cidades médias em Portugal: análise, tempo, seis cidades
    Publication . Mota, Mário Edgar Alves; Sucena, Sara
    A presente dissertação "A evolução urbana das cidades médias em Portugal. Análise | Tempos | 6 cidades" tem como objetivo analisar um conjunto de cidades médias, com uma morfologia relativamente contida, para compreender as diferentes fases do seu crescimento e as suas transformações urbanas e espaços mais significativos, como em cada tempo se desenvolveram. O paralelismo que se estabelece entre as seis cidades – Almeida, Castelo de Vide, Mértola, Óbidos, Sabugal e Valença – visa recolher e concluir sobre aspetos e dinâmicas comuns dessa evolução, que possam ser verificados por investigações posteriores sobre outras cidades médias e assim contribuir para melhor conhecer o processo de transformação urbana em Portugal. Num âmbito teórico, discute-se um conjunto de parâmetros nos quais a análise de cada caso depois refletirá e que, no final, permitirão a síntese comparativa. A componente prática fundamenta-se especialmente na análise cartográfica, mas inclui a visita a algumas das cidades estudadas e o registo fotográfico correspondente que solidifica as conclusões. Estudam-se os tecidos e a malha, a rede viária, as formas das estruturas e dos elementos organizadores do urbano, temas que são organizados em relação com distintas escalas (macro, meso e micro, em alguns casos, quando mais aprofundados). Através da análise será possível compreender as transformações que ocorreram ao longo dos anos e a maior ou menor preservação de elementos que apoiam a identidade e história das cidades, ao mesmo tempo que estas se adaptam às necessidades contemporâneas. Irá assim tornar-se clara a importância de alguns valores urbanos e o resultado da alteração desses valores na construção da cidade atual. Este estudo contribuirá ainda para uma reflexão sobre a importância da valorização do património histórico e cultural das cidades, através da compreensão das diferentes fases da evolução urbana e dos processos de transformação das cidades portuguesas.
  • O modelo da cidade dos 15 minutos no Porto: um estudo com foco na população idosa com restrições de mobilidade física
    Publication . Pereira, Madalena Sofia Araújo; Sucena, Sara; Guerreiro, Maria João
    O presente trabalho pretende analisar a acessibilidade urbana na cidade do Porto, tendo como base o conceito de cidade dos 15 minutos. O aumento da população nas cidades coloca a estas novos desafios, enfrentando uma crescente dependência do automóvel, e consequente diminuição da qualidade de vida. A problemática centra-se na necessidade de reorganizar o espaço urbano para um estilo de vida mais sustentável e mais acessível, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. Neste sentido, o estudo inclui a revisão da literatura científica sobre o conceito de cidade dos 15 minutos, análise de casos de estudo de seis cidades internacionais e uma avaliação prática da acessibilidade da população na cidade do Porto. Foram analisadas duas áreas da cidade, o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos, com recurso a ferramentas de geoprocessamento (QGIS), focando-se especialmente na acessibilidade aos serviços para a população idosa. Adicionalmente, existiu a recolha de dados fotográficos e a realização de estudos esquemáticos para avaliar as condições de acessibilidade nas áreas em análise. A investigação conclui que, embora o conceito em estudo tenha um forte potencial para melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida na cidade do Porto, ainda há barreiras significativas à sua implementação, especialmente no que diz respeito à adaptação dos espaços públicos para a população idosa. Em suma, o trabalho permite a discussão sobre a viabilidade de aplicar o modelo da cidade dos 15 minutos num contexto português, adaptando-o às realidades locais e às necessidades de um país com uma elevada percentagem de população idosa. O estudo não só contribui para o debate sobre a acessibilidade urbana em Portugal, como também propõe soluções práticas para tornar as cidades mais inclusivas, promovendo um planeamento urbano mais sustentável e centrado nas pessoas.
  • A evolução e o impacto dos arranha-céus nas cidades: avanços na arquitetura vertical – caso de estudo Shard
    Publication . Silva, João David; Félix, Daniel
    Este estudo investiga a evolução das construções em altura, focando em suas implicações arquitetónicas, tecnológicas e sociais desde o século VIII até a contemporaneidade. As construções verticais têm uma rica história que reflete não apenas inovações técnicas, mas também transformações culturais e sociais. O conceito de “torre” é explorado em suas diversas classificações, ressaltando as distinções entre edifícios verticais e arranha-céus. A pesquisa traça a trajetória histórica das construções em altura, desde as torres medievais até os arranha-céus modernos, destacando os avanços tecnológicos que possibilitaram a construção de estruturas cada vez mais altas e complexas. Um aspecto central da pesquisa é a análise das inovações arquitetónicas que caracterizam as construções em altura contemporâneas, investigando como as novas tecnologias influenciam a conceção e a execução desses edifícios, incluindo o uso de materiais avançados e sistemas de engenharia inovadores. A sustentabilidade é um foco importante, com ênfase em como os edifícios verticais podem contribuir para a eficiência energética e a redução do impacto ambiental nas cidades. A pesquisa também aborda a crescente demanda por habitação e espaços comerciais nas áreas urbanas, que impulsiona o desenvolvimento de novas construções em altura. Um estudo de caso detalhado sobre o Shard em Londres ilustra as questões discutidas, sendo analisadas em termos de sua arquitetura, tecnologias empregadas e impacto social e económico no ambiente urbano. As visitas a Londres e a cidades na Itália enriqueceram a pesquisa, permitindo uma observação direta das construções em altura e suas interações com o tecido urbano, evidenciando tanto os desafios quanto às oportunidades que esses edifícios apresentam. Em síntese, este estudo conclui que o futuro das construções em altura dependerá da habilidade de equilibrar inovação tecnológica com a responsabilidade social e ambiental, permitindo que as edificações verticais desempenhem um papel importante no desenvolvimento urbano sustentável, contribuindo para a criação de cidades mais habitáveis e resilientes.
  • Rio Leça e espaço público: um exercício de reflexão e redesenho sobre os limites urbanos
    Publication . Borges, Carla Germana Moreira; Sucena, Sara
    A presente dissertação foca-se no corredor do Rio Leça e na sua relação com os limites na área urbana que o envolvem. O plano em curso para a revitalização do rio concentra-se essencialmente nas margens próximas e parece deixar um potencial de relação por desenvolver. Através da leitura unitária dos planos diretores municipais e de um conjunto de casos de estudo, assim como da análise e reinterpretação cartográfica, procuram-se princípios que possam ser referência para uma intervenção mais alargada. Termina-se com um exercício de exploração esquematizada desses princípios de desenho em segmentos da realidade.
  • Espaço público como sistema intermunicipal: o caso de Santo Tirso, Valongo e Gondomar
    Publication . Pinto, Ana Beatriz Flora Ramos Vieira; Sucena, Sara
    O espaço público, enquanto sistema capaz de redefinir a paisagem urbana através da sua qualificação, é o objeto primordial de investigação da presente dissertação. A leitura em unidade dos concelhos de Santo Tirso, Valongo e Gondomar constitui a base do estudo de um sistema de espaços coletivos intermunicipal, capaz de articular diferentes escalas territoriais. Através de uma abordagem teórica e empírica, sublinha-se a relevância de uma perspetiva coletiva, em detrimento dos limites administrativos, que pode proporcionar um novo nível de coesão metropolitana. A contextualização espacial no território de urbanização difusa emerge como chave de leitura, evidenciando o papel fundamental que as estruturas verdes e azuis desempenham na estruturação do território. Assim, o espaço público é explorado enquanto parte integrante (e integradora) dessas estruturas, com potencial para redefinir o caráter estético e identitário do urbano contemporâneo.
  • A última muralha da cidade circunscrita: estrada da Circunvalação
    Publication . Machado, Paulo Alexandre de Carvalho; Sucena, Sara
    A Estrada da Circunvalação é uma via semicircular integrada na área metropolitana do Porto. A sua caracterização formal foi, durante muito tempo, associada à moldura da cidade, patente nas representações cartográficas do último século. Os desígnios que promoveram a sua construção, patentes no seu traçado, evidenciam uma clara intenção de circunscrever a cidade. Este estudo expõe as divergências entre a sua base conceptual original e a sua função atual, uma vez que esta infraestrutura foi construída antes da era dos veículos motorizados, sendo, por isso, desnecessária para a distribuição de tráfego circular na época. A premissa surge assim pela confrontação entre o conceito e planeamento implícito na designação – associada à técnica militar de circunscrição de um espaço por uma vala ou fosso – e o seu domínio funcional, observado tanto durante o desenvolvimento da cidade como na conjuntura atual. Identificam-se aqui as cumplicidades implícitas na sua génese, como as influências das antigas muralhas do Porto e os paralelismos com barreiras existentes noutras cidades europeias à data da sua criação. Destacam-se os períodos conturbados do século XIX, como as Invasões Francesas, a Guerra Civil de 1832-1834 e a revolta de 1846, que fomentaram a construção de fortificações em torno do núcleo urbano. As questões sociais e económicas, bem como as vicissitudes da Era Industrial, que promoveram novas formas de pensar a cidade, foram igualmente identificadas como indutoras do surgimento desta barreira de circunscrição urbana. Este estudo baseia-se na recolha bibliográfica de carácter histórico, análise cartográfica comparativa e visitas in loco à área de estudo, constituindo estas as principais metodologias que suportam a investigação. O objetivo inicial é comprovar o desígnio da muralha urbana, cuja função primordial era condicionar os acessos à cidade, circunscrevendo-a com uma barreira física, em contraponto com a sua função atual. São identificados os pontos críticos no desenvolvimento das malhas urbanas, das nucleações ao longo do percurso e nos condicionalismos e regulação dos fluxos pendulares, refletindo assim o efeito da muralha no contexto urbano.
  • Espaço público acessível a todos? Análise da acessibilidade para idosos na cidade do Porto
    Publication . Ferreira, Diogo Alexandre Vieira; Sucena, Sara; Guerreiro, Maria João
    A dissertação analisa a acessibilidade pedonal em duas áreas da cidade do Porto: o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos. O estudo visa identificar e comparar os principais problemas de acessibilidade enfrentados pelos peões (nas suas deslocações) em cada uma dessas áreas, oferecendo uma visão crítica sobre os desafios específicos e as necessidades de intervenção. A pesquisa concentra-se em vários aspetos da acessibilidade urbana, designadamente a presença e a qualidade das rampas de acesso às passadeiras, a ausência de rampas em passagens pedonais, a presença de obstáculos físicos nos passeios e problemas relacionados com as superfícies das vias. Além disso, examina ainda a falta de passeios na área urbana, um problema que afeta diretamente a segurança e a mobilidade dos pedestres, em especial dos mais idosos. O Centro Histórico do Porto, com as suas ruas estreitas de origem antiga, enfrenta por isso desafios significativos em termos de acessibilidade, especialmente relacionados com obstáculos e a falta de passeios. Por outro lado, Cedofeita/Paranhos, uma área com um contexto urbano diferente, de construção mais recente (séc. XX), apresenta os seus próprios desafios, especialmente em relação às rampas e aos problemas de superfície. A dissertação não só apresenta uma análise detalhada dos problemas encontrados em cada área, mas também procura identificar as diferenças e semelhanças nos desafios de acessibilidade enfrentados. Com base nesta comparação, o objetivo é propor intervenções e estratégias direcionadas que visem melhorar a acessibilidade e promover um ambiente urbano mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. O problema central analisado nesta dissertação é a acessibilidade do espaço público associado à população idosa e os desafios que este grupo enfrenta devido aos condicionamentos físicos, naturais do envelhecimento. A cidade, mais especificamente o espaço público, muitas vezes não está adequadamente preparado para receber e acomodar as necessidades desta população. À medida que a proporção de idosos na população aumenta, torna-se imperativo avaliar e melhorar a acessibilidade urbana de forma a garantir que todos os cidadãos possam caminhar pela cidade de maneira segura e independente. A investigação envolve a realização de levantamentos de campo para identificação e categorização dos problemas de acessibilidade, utilizando Sistemas de Informação Geográfica na criação de mapas. Estes permitirão uma análise comparativa dos dados recolhidos, e a circunscrição das áreas com maior necessidade de intervenção. Este estudo é essencial para compreender como as diferentes características urbanas influenciam a acessibilidade e para oferecer sugestões de reformulação do espaço público que atendam às necessidades específicas de cada área, contribuindo para a melhoria da qualidade da acessibilidade pedonal e, consequentemente, da vida e da inclusão social da população idosa.
  • Humanização na arquitetura hospitalar: a influência da configuração dos quartos na recuperação dos pacientes
    Publication . Gomes, Floriano Martins; Faria, Luís Pinto de
    A consolidação de uma medicina auto-suficiente e a conceção do hospital como máquina de curar, desvalorizou a sua dimensão humana e transformou o espaço hospitalar num mero suporte físico das práticas curativas. Desde o final de século XX, à abordagem puramente biomédica e sanitária, vem sucedendo uma abordagem de cariz mais psicossocial, um conceito de saúde mais complexo e multidimensional, que desloca o foco da doença para o indivíduo na sua complexidade e que defende um sistema de cuidados que respeite o doente na sua individualidade. Esta mudança de paradigma nos cuidados de saúde, em prol da sua humanização, reacendeu a importância de se refletir sobre a adequação do ambiente físico hospitalar, não apenas às práticas e equipamentos médicos, mas igualmente às necessidades de conforto físico e psicológico dos seus utilizadores. O objetivo desta dissertação é refletir sobre o papel da arquitetura na humanização do quarto hospitalar e as estratégias de projeto que podem contribuir para o tornar um espaço simultaneamente funcional, seguro e humanizado. A revisão bibliográfica realizada permite concluir que a humanização dos quartos pela arquitetura, compreendidas as necessidades biopsicossociais dos seus atores, pode ter um impacto significativo quer na vivência hospitalar, quer na forma como as pessoas enfrentam a doença e o tratamento. A investigação científica põe em evidência o impacto, positivo e negativo, do ambiente hospitalar nos níveis de stress experienciados e o potencial restaurador que certas variáveis ambientais, como a luz natural, a cor, as ligações ao exterior, entre outras, podem ter, inclusive, nos resultados clínicos.
  • Geometria e estrutura espacial na obra da Arq. Manuela Braga
    Publication . Magalhães, José Luís Sequeira; Ferreira, João Castro; Leite, Luís
    Os conceitos de Geometria e Estrutura Espacial estão interligados, de forma intrínseca, com o exercício da Arquitetura. O estudo do espaço, como fundamento e premissa desta prática, tem inequivocamente presente uma conceção geométrica, podendo esta ser mais ou menos marcada. A presente Dissertação pretende abordar estes dois temas, o da Geometria e o da Estrutura Espacial, numa análise focada a Obras da Arquiteta Manuela Braga. Inicialmente, pretende-se introduzir o percurso arquitetónico da Arquiteta Manuela Braga, a inserção das suas Obras na cultura arquitetónica Portuguesa e Açoreana, salientando a importância da Geometria no seu processo criativo. De seguida, será abordada alguma literatura premente para o estudo da Geometria como elemento ordenador da forma arquitetónica, oferecendo uma base teórica para os elementos analisados. Por fim, serão estudados casos concretos de produção arquitetónica, as Obras da Arquiteta Manuela Braga selecionadas para este trabalho académico. Concluindo, procura-se demonstrar a importância da Geometria e da Estrutura Espacial no Projeto de Arquitetura, evidenciando estes aspetos nos casos de estudo apresentados.
  • Desenvolvimento sociodemográfico e urbano de Santo Tirso
    Publication . Ferreira, Pedro Miguel Moreira; Branco-Teixeira, Miguel
    O presente trabalho tem como objetivo a análise sociodemográfica da cidade de Santo Tirso, com o objetivo de analisar e compreender as alterações a nível urbano com a finalidade de responder à questão núcleo desta dissertação, “para quem construímos?”. Isto permitirá elaborar uma ligação ou correlação entre o desenvolvimento urbano com a atual situação demográfica da cidade de Santo Tirso, podendo-se observar algumas questões relacionadas com o passado, presente e futuro da mesma. Que impacto tiveram esses acontecimentos no passado que levaram ao atual “estado” ou condição do concelho e cidade, e que efeitos terá no seu futuro. Através de uma prospeção demográfica, entre o ano de 2021 e 2031, é pretendido a elaboração de uma análise sobre o futuro demográfico do concelho assim como uma análise a uma menor escala referente á união de freguesias de Santo Tirso, Burgães, Santa Cristina do Couto e São. Miguel, de forma a identificar quais as alterações não só na população tirsense assim como futuros desafios no tecido urbano da cidade. Este trabalho irá ser desenvolvido por diversos capítulos, analisando enumeres aspetos atuais e não atuais da cidade, fazendo uma relação com o espontâneo aparecimento de vários empreendimentos habitacionais que estão a ser construídos atualmente na cidade de Santo Tirso, sendo este um dos motivos que suscitou o meu interesse em abordar este fenómeno.